"...Possamos experimentar o que há para nós de mais precioso, que é a Tua presença, tocar ao Senhor, conhecer-Te mais e melhor por intermédio da tua palavra e do Teu Espírito. Pedimos ao Senhor toda a provisão neste momento em torno da Tua palavra, no coração de todos nós, a Tua abundante graça apesar do que nós somos e nós também intercedemos pelo nosso irmão Eliseu. O Senhor possa revigorar as suas forças, restaurá-lo Senhor e que o Senhor possa prosseguir na vida dele e através da vida dele, fluindo da benção do Senhor e da graça do Senhor, da palavra do Senhor. O Senhor dê discernimento ao irmão nesse final de viagem e o conduza de tal forma que ele possa experimentar o sustento da Tua presença na vida dele. Nós entregamos ao Senhor uma oportunidade futura para que o Senhor possa preparar para que ele possa estar aqui conosco e nós então esperamos em Ti, oramos em nome de Jesus. Amém."
Irmãos, nós vamos prosseguir então o nosso estudo da palavra de Deus, na Epístola aos Efésios. Vamos compartilhar um pouquinho mais com relação às figuras que o apóstolo Paulo usa para nos falar sobre a igreja, o significado da igreja, a beleza da igreja, o lugar da igreja no Supremo Propósito de Deus, esse lugar tão único, tão singular.
Eu disse aos irmãos que nós iríamos compartilhar um pouco na verdade, bem panoramicamente, cinco metáforas que Paulo usa para nos falar sobre a igreja de uma forma multifacetada, tão linda. Paulo tem predileção por algumas figuras das quais ele então faz uso. Nós já vimos que Paulo usa a figura da família para nos falar sobre a igreja, porque a igreja é família de Deus. Aos Gálatas ele diz que nós recebemos espírito de adoção e baseados nesse espírito nós clamamos Aba Pai. Privilégio nosso. Nós que cremos no Senhor somos o único povo sobre a face da terra, que chama Deus de Pai. Apenas os
cristãos, se referem a Deus com Pai, por causa da Sua revelação em Jesus Cristo seu Filho, e por causa da obra que o Seu Filho realizou na cruz, nos conduzindo ao seio do Pai. Nenhuma outra filosofia, idéia, ou seja o que for por aí, se atreve a chamar Deus de Pai. Deus é sempre um Deus distante nas filosofias, seitas e religiões. Mas, com relação à igreja, aqueles que crêem no Senhor Jesus, sua Pessoa, sua Obra, nós temos esse privilégio então de saber, conhecer, e experimentar na mente, no coração, no espírito, que Deus é o nosso Pai. O Senhor disse assim: ―Vós orareis assim‖. A primeira palavra: Pai. Pai nosso que estás nos céus. Então, que privilégio o nosso. Então Paulo usa muito essa figura da família. Todos não são família de Deus. Todos são criados por Deus. Família de Deus é constituída por aqueles que crêem no Senhor Jesus. Não apenas que Ele existiu como figura humana, mas crêem Nele como seu único, suficiente e pessoal salvador. Esses são filhos de Deus: aqueles que receberam o Senhor Jesus e se entregaram totalmente a Ele como seu único salvador e expressam através das suas vidas a comunhão com esse Salvador, com esse Senhor. Esses são os filhos de Deus. Romanos 8:16 O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Então há muita abordagem nesse assunto família. Nós já procuramos passar, mesmo que rapidamente, sobre essa figura tão linda. Primeira que Paulo usa: a igreja é Família do Pai.
Depois ele fala também sobre o corpo. Falamos bastante. A igreja é corpo do Filho. Corpo de Cristo. É Família do Pai e corpo do Filho. Ela é corpo de Cristo e como que Paulo faz uso dessa figura de uma forma extremamente variada, nas suas epístolas. Nós mal chegamos a examinar, por exemplo, 1ª Coríntios 12, onde ele fala tanto sobre esse corpo, que tem mãos, que tem pés e que não pode dizer a mão para o olho, porque eu não sou olho não sou do corpo. Então ele mostra como que aquele corpo funciona de uma forma linda, cheia de vida, de graça, e o mesmo corpo através dos diversos membros expressam um único Senhor. Então Paulo usa essa segunda figura do corpo.
Depois Paulo fala do Templo. Nós examinamos na reunião anterior, linda figura, que nós santuário do Deus vivente. Ele
diz assim: Se Deus destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, porque o santuário de Deus que sois vós, é sagrado. Ele fala desse santuário no aspecto corporativo, fala desse santuário no aspecto individual. Nós examinamos esses dois ângulos na reunião anterior. Todos dois são muito preciosos. Um corresponde ao outro. Eles se intercalam, se correspondem. Nós também já vimos. A terceira figura é essa: santuário.
Paulo usa uma quarta figura dizendo que a igreja é Noiva, esposa de Cristo, também uma linda figura. Ele diz que há então um relacionamento próprio caracterizado por amor. Nós amamos porque Ele nos amou primeiro. Vede que grande amor nos tem concedido o Pai a ponto de sermos chamados filhos de Deus, diz o apóstolo João. Então esse relacionamento de amor Paulo o usa através, particularmente da figura noiva. Porque claro que noiva fala disso. Fala acima de tudo de um relacionamento de aliança de amor. Paulo fala que a igreja é noiva de Cristo. A igreja é a sua noiva pela qual ele morreu. Ele está conduzindo essa noiva até a plenitude da sua varonilidade, de tal forma, como diz João, quando chegarmos na visão de João mais para frente, João viu em Apocalipse 19, aquelas bodas, a noiva ataviada. São chegadas as bodas do cordeiro, cuja esposa - que é a igreja, a si mesma já se ataviou, uma linda figura também. A noiva, que seria a quarta figura. Então hoje nós vamos ver a última figura, cinco metáforas. Paulo também diz, por um ângulo agora bem diverso, mas à medida em que compartilharmos um pouquinho, vamos poder observar, embora diverso, seja correspondente, seja paralelo a tudo que ele já falou.
Paulo diz que a igreja é um Exército do Senhor, que a igreja é um guerreiro do Senhor. Naturalmente falando, tantas distâncias nessas figuras, não é? O que é que tem a ver uma família com um exército? O que é que tem a ver uma Noiva com um Exército? Quase que nada, não é? Praticamente nada. Mas Paulo usa a figura por vários ângulos, porque ele quer destacar certas verdades usando aquelas figuras tão rica é a igreja que nós precisamos de cinco símbolos para falar sobre ela, para que haja abordagem de diversos ângulos, assim como foi com o Senhor Jesus. Quantas abordagens nós temos do nosso Senhor Jesus, a sua glória, na Bíblia, nos Evangelhos?
Nós temos quatro abordagens. Cada evangelista enfocou o Senhor de uma forma. O mesmo Senhor. Não estão falando coisas diferentes. Claro que estão falando da mesma pessoa. A mesma pessoa que é um Rei. Segundo Deus, Jesus é Rei e sempre foi. Ainda que crucificado, Ele é Rei. Sua ressurreição provou isso. Sua vida humana, seu ministério, aquele é um Rei, segundo o coração de Deus. É um Rei que lava os pés dos seus discípulos. É um Rei que tem autoridade sobre demônios. É um rei que ressuscita mortos, um Rei que multiplica pães. E é um Rei que assume aquela tarefa tão servil como acabei de citar, de lavar pés dos seus discípulos. Então esse é o Rei - Mateus fala dele. Marcos fala que Ele é o servo, segundo o coração de Deus. Ninguém é servo como Ele. Ele é Servo com S maiúsculo. Depois vem Lucas nos dizer que Ele é um homem, plenamente homem. Não tinha só figura humana, mas um homem com espírito humano, alma humana, sentimentos humanos, mente humana, feições humanas, vontade humana, e corpo humano. Tudo humano. Menos o pecado humano, porque ele não foi concebido por um relacionamento normal de um homem com uma mulher, mas concebido pela ação de Deus, o Espírito Santo no ventre de Maria. Então um homem real, mas sem pecado. Então Lucas faz essa abordagem e depois João. João dá aquele vôo de águia, próprio dele, e vai nos dizer que Jesus é Deus, é o próprio Deus encarnado. Deus conosco. Então você vê quatro ângulos da mesma pessoa. Da mesma forma Paulo faz com a igreja. Cinco ângulos do mesmo povo, a igreja.
Hoje então nós vamos examinar o último ângulo, o Exército, o guerreiro. É claro que mais uma vez a nossa intenção é apenas sermos panorâmicos. Essa é a finalidade de nós estarmos tocando nesses alicerces. Nós não estamos entrando a fundo. Às vezes nós mergulhamos um pouquinho mas logo tiramos a cabeça, porque a finalidade é termos uma visão panorâmica, porque esses assuntos nós vamos estudá-los até que o Senhor volte, toda a nossa vida, porque eles são extensos demais na palavra. Então vamos fazer apenas uma abordagem panorâmica, sobre a igreja como um Exército ou guerreiro se quiserem.
Vamos ler Efésios mais uma vez. Os irmãos já perceberam que Paulo em Efésios usa todas as cinco abordagens. Em
Efésios ele fala que a igreja é Família no cap. 2; em Efésios ele fala que a igreja é Santuário, também no cap. 2; em Efésios ele fala que a igreja é Corpo, no cap. 3 e 4; em Efésios ele fala que a igreja é Noiva no cap. 5 e em Efésios ele fala que a igreja é Exército, cap. 6. Todas as cinco figuras estão em Efésios, porque Efésios é a carta da igreja, acima de todas as outras. É a carta que Paulo mais fala sobre a igreja na sua forma tão facetada, multifacetada, multicolorida. É a expressão que ele usa no cap. 3. Ele diz que Efésios 3:10 para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, A igreja se mostrando que ela é família e em outro face que ela é o corpo de Cristo e em outra face, que ela é um santuário para Deus. Em outra face que ela é a noiva de Cristo e vive em relacionamento de amor com Ele. E em outra face que ela é também, um Exército para Deus. Quanta coisa sobre um mesmo povo. Então vamos ver o que é que Paulo fala em Efésios cap. 6 sobre a igreja como Exército ou guerreiro de Deus. Efésios 6:10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; Ficar firmes. Essa é uma expressão muito importante e depois nós vamos ver um pouquinho dela. Ficar firmes. 12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. 14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Primeiro item dessa armadura de Deus. A Verdade. 15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; 16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos 19 ¶ e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido
o mistério do evangelho, 20 pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo. Irmão, é interessante que desde que o Senhor começou os seus tratos com o homem que Ele criou, Ele deixou muito claro que no seu trato com o homem haveria esse foco além de outros. Além da comunhão, relacionamento, amor, submissão, obediência, e muitos aspectos da relação do homem com Deus, o homem que Ele criou. Você vê lá em Gênesis, lá nos princípios de tudo. Mas eu queria que você notasse - eu vou citar o texto para você abrir a sua bíblia, em Gênesis 2:15 - note que nesse versículo, desde o início, isso vai nos ajudar aqui com uma base, com um fundamento, desde o início que o Senhor criou o homem, soprou nele aquele sopro de vida, Ele já disse ao homem - preste atenção no versículo 15 - Ele já disse ao homem que haveria um aspecto do relacionamento desse homem que Ele criou com Deus, que envolveria a questão da batalha. Preste atenção. 15 Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. Para o cultivar e o guardar. Veja essa palavra aí – guardar. Agora, antes de continuar, vamos olhar uns dois ou três textos no Novo Testamento. Abra comigo por favor. 1 Timóteo 1:18 Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate, Ele coloca dois pontos então, qual dever: combate, firmando nelas, o bom combate. Vamos à 2ª Timóteo. Na primeira Paulo exortou o a Timóteo: combate o bom combate. No cap. 4 ele fala dele com as seguintes palavras. 2 Timóteo 4:7 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Veja. Guardei. Assim como nós vimos lá em Gênesis, o Senhor colocou o homem no jardim para o cultivar e o guardar. Claro que ali havia circunstâncias específicas. Antes da queda Satanás não havia invadido o coração do homem com aquelas sugestões e por isso mesmo ele deveria guardar e era exatamente contra isso que ele deveria guardar o jardim. Era contra a invasão daquele que antes de Adão se rebelar contra o Senhor, ele, Satanás, já tinha se rebelado. Aquele que era o guardião tão altaneiro de Deus, um anjo de luz, Lúcifer, que se rebelou contra Deus e foi julgado por Deus porque não se contentou contra a sua própria glória mas aspirou a glória de
Deus. Então foi julgado por Deus, pela soberba do seu coração. Então esse próprio Lúcifer, procuraria invadir aquela relação, não apenas o jardim. Você não de ver ser tão simplório de pensar assim. Satanás não queria invadir o jardim em primeiro lugar. Ele queria invadir o homem, o coração do homem. Então ele fez aquelas propostas e insinuações relativas à relação de Deus com o homem. O que é que Deus disse? Não comerás de toda árvore do jardim. Primeiro ele sondou para ver se ali havia a palavra de Deus. Então o homem, em primeiro lugar deveria guardar, a palavra de Deus, porque Satanás bateu ali e fez o primeiro teste: ―É assim que Deus disse?‖ Ele faz uma pergunta. E o homem deveria estar preparado para responder. Então Satanás fala assim: ―É assim que Deus disse? Não comereis de toda árvore do jardim?‖. Veja que ele falou uma coisa errada, porque não foi isso que o Senhor falou. Então Adão sabia que não era. Ele respondeu corretamente na primeira parte. Ele disse assim: De todas as árvores do jardim podemos comer. Realmente, foi isso que o Senhor falou, mas aí ele vai fazer os acréscimos dele. Ele acrescenta algo que o Senhor não falou. Ele diz assim: mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não podemos comer e nem mesmo tocar. Mas o Senhor não falou nada disso. Mas Adão acrescentou. Ele já foi além da palavra, o seu primeiro erro. E depois Satanás vem em uma segunda investida, quando ele viu que Adão foi além da palavra. A palavra de Deus nos exorta em mais de um lugar que nós não podemos ir além do que está escrito e quantos hoje tem ido além do que está escrito, alegando revelações pessoais(1 Coríntios 4:6 - Gálatas 3:10). O Senhor me arrebatou, me revelou, e tem mostrado isso e mais aquilo. Misticismo. Indo mais além do que está escrito. O nosso fiel da balança para discernimento da nossa vida cristã, do nosso andar, da nossa relação com Deus, é a palavra revelada da Bíblia e nada mais. Tudo o que é acréscimo às escrituras é espúrio e nós vemos isso então desde Adão, que acrescenta algo que o Senhor não falou. ―Nem tocareis nele‖. O Senhor não falou isso. Então Satanás faz uma segunda investida e agora ele é mais violento. Ele diz: ―é certo que não morrereis, porque Deus sabe que no dia em que comerdes este fruto, vocês serão como Ele, conhecedores do bem e do mal‖. Você consegue
perceber o que Satanás está dizendo? Vou mudar as palavras para você entender. Satanás está dizendo: Adão e Eva, é o seguinte: Se vocês tocarem nesse fruto e comerem dele, vocês vão terão tanto conhecimento quanto Deus tem. Agora, sabe qual é o problema de Deus? É que Ele não quer ninguém igual a Ele. Ele é um tirano. Então se vocês forem iguais a Ele, Ele vai ter um problema. Mas comam para vocês verem. Terão tanto conhecimento quanto Ele. Satanás não estava mentindo totalmente. Toda meia verdade é uma meia mentira. Então Satanás usou uma meia verdade, que era uma meia mentira. Ele iriam ganhar um conhecimento que eles não tinham. Agora, era um conhecimento em uma relação independente de Deus. O conhecimento que eles absolutamente não sabiam usar. Eles se tornaram conhecedores do bem e do mal, mas escravos do mal e de certa forma escravos do bem. Toda religião sem Deus, sem Cristo, sem a cruz de Cristo, o valor expiatório de Cristo, é o bem sem Deus. ―Pratica o bem, faça boas obras, faz o que você puder, ajuda os outros, dê esmolas e faz mais o quê‖. Mas o que é ensinado é que você vai para o inferno com todas as suas boas obras, porque o caminho de salvação não é a pregação do bem. É pregação de Cristo e a sua cruz. É uma pregação que nós, por nós mesmos, nunca somos capazes de fazer o bem porque tudo o que o provém de nós tem motivação errada. Tudo o que nós fazemos é baseada em troca seja ela qual for. Há pessoas religiosas que pensam assim: ―eu dou em oculto. Eu dou em secreto. Não troco com ninguém. Ninguém vê o que eu faço. Ninguém vê o que eu dou. Ninguém vê a boa obra que eu pratico‖. Mas irmãos, muitas pessoas trocam consigo mesmas. Elas trocam com a sua própria consciência. Elas fazem aquilo para apaziguar as suas consciências acusadas, culpadas com senso de dívida que elas tem diante de Deus e querem pagar com as obras. Essa é a religião do bem. Ela cheira tão mal aos olhos de Deus quanto a religião do mal. Porque o caminho de Deus não é o do bem e do mal, mas sim o da Árvore da Vida. E a palavra de Deus diz que o Senhor Jesus se tornou o nosso pão da vida. É Nele que nós temos a vida. Não é através do bem ou muito menos através do mal. Mas é através do Senhor Jesus que é a nossa Árvore da Vida. Então veja que a cabeça de Adão foi toda torcida naquela relação, naquele lugar que ele
deu ao inimigo, ao invés de guardar a palavra de Deus. Primeiro há um acréscimo da palavra. ―Nem podemos tocar. Disse que não era nem para tocar‖. Mas Deus não disse isso. E depois Satanás investe porque ele viu que, de alguma maneira, ele tinha um caminho ali. E diz assim: ―é certo que vocês não vão morrer‖. Então ele aceita a sugestão e faz o teste. E quando ele faz o teste ele entra em uma confusão interior espiritual, emocional e até física terrível. A Bíblia nos mostra em Gênesis 3 o que é que aconteceu. Ele passou a ter vergonha de Deus, de si mesmo, vergonha da sua mulher, tratou de dar um jeito de se vestir porque a sua nudez era uma vergonha. E quando Deus falou com ele, mais vergonha, mais medo e até se escondeu atrás da árvore do jardim quando o Senhor o chamou: ―Adão. Onde estás?‖ Vergonha, medo, confusão. Resultado do pecado. O melhor de nossas vidas naturais são isso. São essa coisa, esse misto de vergonha, medo e confusão. Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Ele é nossa Árvore da Vida. Ele foi crucificado para que nós tivéssemos Nele, vida. Agora irmãos depois que nós nascemos de novo, e a vida do Senhor está em nós, a nossa batalha espiritual não termina. Em certo sentido ela apenas começa. Se antes nós estávamos absolutamente ali escravizados e sem chance de sermos libertos, como já falei, nem pelo bem, nem pelas obras, nem por coisa alguma, mas somente pela fé em Cristo, pela sua obra na cruz, se isso é uma verdade, antes de crermos no Senhor, quando nós cremos no Senhor isso não é diferente. A nossa batalha espiritual ela assume uma nova característica. Antes nós estávamos escravos. Não era bem uma batalha. Nós éramos súditos e tinha um senhor sobre nós. Esse senhor é o pecado. Ele nos domina, ele nos rege. Nós não tínhamos opção. Nós só sabíamos pecar. Nós poderíamos até tentar uma outra coisa, mas não dava certo, porque nós não temos recurso nenhum em nós mesmos. Agora, quando conhecemos o Senhor, nós temos uma batalha espiritual completamente diferente. Agora não é súdito-escravo. Agora nós sabemos que está em nós o Senhor. E há em nós uma nova natureza que esse Senhor plantou. Mas então nós percebemos que na medida em que vamos andando com o Senhor que também habita na nossa carne, o pecado. E nós vemos então que nós enfrentamos uma batalha espiritual. Só
que nós não somos mais escravos. Nós não somos marionetes mais, em que o pecado simplesmente nos veste e diz: agora vai lá, agora vem para cá. Agora busque este prazer, agora busque esse outro prazer. Agora tente apaziguar a sua consciência dessa forma. Agora tenta dessa outra. E tantas pessoas correm para tanto lado, tentando apaziguar de alguma forma. Não é assim? Mas, depois que nós cremos no Senhor nós temos uma outra esfera de batalha espiritual. Agora nós conhecemos A Verdade. O Senhor Jesus disse: Eu sou o Caminho, A Verdade. Nós somos absolutamente convictos disso e há vida. Nós temos vida Nele e exatamente por isso a nossa batalha espiritual assume uma outra forma. E agora, realmente, é uma batalha, porque embora nós tenhamos Ele em nós como nossa vida, nós ainda somos pecadores. A palavra de Deus deixa isso tão claro. Efésios 6:12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Gálatas 5:16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Sempre essa dialética. Espírito e carne. Então a boa nova para nós é que não somos nem escravos do pecado, nem da carne, nem do mundo e nem de Satanás. Nós somos absolutamente livres e se queremos experimentar isso em nossa vidas, só tem um requisito, um único: não é fazer obra. É outro. E o que o Senhor falou, por exemplo em João cap. 15. João 15:4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. João 15:5 ........ porque sem mim nada podeis fazer. Esse é o único requisito. Nós queremos experimentar essa vida vitoriosa? Permanecei em mim, o Senhor disse. Como? Nós vamos chegar agora onde nós começamos. João cap. 15 verso 7, o Senhor vai nos ajudar a permanecer Nele, de como permanecer Nele. Ele fala assim: 7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. O Senhor está nos ensinando como é que Ele pode permanecer em nós, e na verdade, só tem essa maneira mesmo. Se as suas palavras permanecerem em nós. Irmão. Por isso Satanás gastou tanto tempo nesses dois mil
anos e ainda gasta hoje, e como gasta. Dois mil anos de história da igreja. Ele tentando ocupar a igreja com tudo, menos com a palavra de Deus. Você já pensou nisso? Desses dois mil anos, em pelo menos metade desse tempo, mil anos, do século 5 até o século 15, são mil anos. Tem muito tempo. Temos aí a chamada idade das trevas. O que é que aconteceu nessa idade das trevas? Por que é que ela chamada, na teologia, de idade das trevas? Porque a Bíblia não estava nas mãos do povo. Era um livro de antiquário. Estava lá em grego, latim, aqueles manuscritos que ninguém entendia. Só os eruditos. Só os monges. Estava trancada lá nos mosteiros e o povo não tinha nenhum conhecimento da palavra da vida. Então essa era é chamada de idade das trevas. O povo não tinha o que guardar, porque não tinha palavra, e quem não tem a palavra não tem nada. Não é? Então o Senhor falou: se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós. Não é? Então os irmãos vejam em primeiro lugar como que guerreiro de Deus, assim como ele encarregou Adão lá no Éden, já citei o exemplo, o que é que nós precisamos guardar? Guardar a palavra de Deus, porque a palavra de Deus é Ele mesmo. Não tem diferença entre Deus e a palavra de Deus. É por isso que o Senhor Jesus é revelado na palavra como o logos. No princípio era o logos, o verbo. Palavra. Verbo é palavra. No princípio era o logos, palavra, e a palavra estava com Deus, e a palavra era Deus. Os irmãos vêem? Não há nenhuma diferença entre Deus e a sua palavra. O Senhor Jesus ensinando os seus discípulos em João, Ele fala assim: as minhas palavras são o quê? João 6:63....... as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida. Não há nenhuma diferença entre Deus e a palavra de Deus. Eles são essencialmente um. É por isso que quando Ele olhou para aquele túmulo daquele morto, já cheirando mal de quatro dias, chamado Lázaro, e quando Ele falou assim: Lázaro. Sai para fora. Lázaro se levantou e saiu para fora, porque as suas palavras são espírito e são vida. Não há diferença entre Deus e a palavra de Deus. Os irmãos vêem porque Satanás range os dentes contra a Bíblia? Ele é capaz de levar os santos a se ocuparem com tudo, menos com a Bíblia. Ele é capaz de levar você a muita coisa, menos à palavra. Ele é capaz de fazer você levantar cansado de manhã, para você não
gastar tempo com a palavra. Ele é capaz de encher a sua mente de compromisso: o que é que eu tenho que comprar, o que é que eu tenho que vender, quem é que eu tenho que visitar, para que você não fique com a palavra, não medite na palavra, não coma a palavra. Porque ele sabe que se você não comer, você vai ficar raquítico. E ele vai ter um acesso então na sua vida, assim como ele teve na vida de Adão, que não guardou a palavra do Senhor lá no Éden.
Então irmão, que coisa importante, eu queria começar por aí e se fosse o caso de enfatizar só isso essa noite, eu estaria satisfeito. A principal coisa que nós precisamos guardar é a palavra de Deus, porque ela é a revelação do próprio Deus a nós e como eu já falei nós não vamos poder entrar em detalhes, porque isso é assunto para muito tempo, mas se você estudar a batalha espiritual na Bíblia, já fiz isso aqui uma vez com os irmãos estudando Juízes, os irmãos se lembram, se você estudar a batalha espiritual na Bíblia, você vai ver que ela se centraliza na questão da palavra. Armadura de Deus ela tem um único instrumento de ataque, se você ler lá. Todos os outros são de defesa. É um capacete, uma couraça, são as sandálias, é o escudo. Todos são instrumentos para se defender, mas tem um único instrumento ofensivo nessa armadura de Efésios 6. Qual é? A espada do Espírito, que é o quê? A palavra de Deus. Como que o Senhor Jesus usou, brandiu essa espada lá no deserto quando Satanás estava diante Dele, não é? Satanás vinha com aquelas sugestões que para o homem, tão magníficas: ―te darei todos os reinos do mundo e a glória deles, se prostrado me adorares‖. E o Senhor se limitava à palavra. Ele dizia assim: ―Está escrito: só ao Senhor Deus adorarás e só a ele darás culto.‖ ―Mande que essas pedras se transformem em pães.‖ ―Está escrito: não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus‖. Você vê como que o Senhor fez? Você vê que isso explica muito da nossa fraqueza irmão? Muito mesmo? Nós somos fracos porque o nosso apego à palavra é pequeno. Nós somos apegados a tantas coisas, mas não à palavra. Mas, realmente o Senhor nos chamou para sermos homens e mulheres da palavra. Coma o pão todo dia. Seu maná diário. A palavra, porque se você não guardar a palavra, involuntariamente claro,
você vai conceder lugar ao inimigo na sua vida. Ele vai manusear você, ele vai insuflar coisas em você. Ele vai colocar pensamentos na tua mente, dardos inflamados. Ele vai conduzir você para descaminhos. Ele já tem feito isso com muitos santos. Não há nenhum bom e nenhum invulnerável na vida cristã. Muito pelo contrário. Todos nós somos vulneráveis. Essa é uma grande necessidade. Quando Paulo fala ―combati o bom combate‖, o texto que nós temos aberto aí. Completei a carreira e guardei a fé. Eu queria que você visse isso por dois ângulos. Eu entendo que em primeiro lugar, Paulo está se referindo ao bom depósito. Esse é o foco de Timóteo. Tanto 1ª quanto 2ª. Ele fala para Timóteo usando a mesma palavrinha: guarda. Ele fala na primeira carta. Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que há em nós. Ele fala: guardei a fé. Então na carta a Timóteo, essas palavras Fé e Bom Depósito, Sã Doutrina, elas são a mesma coisa. A Fé, o Bom Depósito e a Sã Doutrina. Paulo fala para guardar estes três. Tudo a mesma coisa. O que é que ele quer dizer com isso? Eu já expliquei para os irmãos, e vou repetir. Em primeiro lugar ele está se referindo a um corpo de verdade, que é tremendamente precioso à igreja, que se a igreja abrir mão disso, ela deixa de ser igreja. Quais são elas? Qual é esse corpo da fé, esse corpo de doutrina, essa são doutrina, esse bom depósito? Qual é? É o que nós temos estudado aqui há tanto tempo. Acho que nós estamos na mensagem quarenta, se não me engano, a fita de hoje. É a Trindade, a revelação Bíblica da Trindade, a revelação da Encarnação, a beleza do significado da Encarnação. Depois a Propiciação, depois a Justificação pela Fé. Esse é o bom depósito. A igreja tem que saber isso a fundo, porque a igreja vai viver disso e vai pregar isso. Irmão. Que coisa importante. Se a sua fé não estiver alicerçada sobre esse fundamento, ela não estará alicerçada em nada. Não é? Você vai julgar Deus sob o seu ponto de vista. Você vai julgar Deus pelas circunstâncias. Vai julgar a Deus pelo seu bem estar. Vai julgar a Deus pelo que acontece com você ou não. Você não vai ter um parâmetro seguro: ―Deus é bom‖, não importa o que aconteça. Deus é fiel. Não importa se eu estou em um leito de dor, com enfermidade crônica. Ele é Bom, Fiel e Amoroso. Isso não muda, absolutamente. Se você conhece Deus assim, então a sua fé tem
fundamento. Se você não conhece Deus assim, você não tem nada em mãos. Então irmão, esse é a Fé que Paulo está falando aqui em Timóteo. Eu guardei a Fé. Ele guardou e pregou, como apóstolo, como mestre, como pregador. Então irmão, essa é a primeira coisa que nós temos que guardar: a palavra de Deus, tanto no sentido de revelação, de fundamento, de corpo de doutrina, quanto no sentido subjetivo, não é? Nossa fé pessoal, nossa relação com Deus. Mas creio que nesse texto o primeiro significado é ―corpo de doutrina‖. Agora é claro que não é só doutrina. São fatos referentes ao nosso Senhor. Não é isso? Então você vê que a fé, seja no sentido objetivo esse corpo de doutrina, ou no sentido subjetivo o ato de nós crermos, na verdade então eles se entrelaçam. Não é? Imagine a tristeza de você poder conhecer a sua esposa, só baseado no que ela faz. Apenas no que ela faz. Imagine, que pobreza. Não é? Você conhecer uma pessoa com a qual você vive em aliança, só baseado no que ela faz. Você não conhece quem ela é. Imagine a pobreza disso. Nós também não conhecemos o Senhor baseado apenas nos fatos objetivos que Ele é um Deus triuno, que Ele se encarnou, que Ele foi ao Calvário, que Ele ressuscitou. Esses são tremendos fundamentos. Mas não é só assim que nós conhecemos o Senhor. Nós conhecemos porque este que é triuno, esse que se encarnou, esse que nos justificou pela graça, esse que ressuscitou, mora em nós. Mora em nós. Habita em nós pelo seu Espírito. O Espírito de Deus testifica com o nosso espírito, que nós somos filhos de Deus(Romanos 8:16 ). Uma questão de ser. Não é uma questão de fazer. Não é? Então irmão, que coisa importante esse ―guardar‖. Estou me detendo nisso porque este é o fundamento da batalha espiritual. Nós não vamos discorrer sobre esse assunto porque a finalidade não é essa, mas eu queria que você ficasse com a essência. O Supra Sumo. O mais importante. A igreja é Exército de Deus, a quinta figura que Paulo usa, é o guerreiro de Deus, então o que é que significa isso? Significa que como ele diz em Efésios, Efésios 6:12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. E como que nós lutamos? Guardando a palavra. Conhecendo a Deus em Cristo,
alimentado pelas palavras. Paulo falou isso para Timóteo. Você se lembra? Timóteo. Você deve ser um servo alimentado com as palavras da fé, e da boa doutrina que já tem seguido. Timóteo, até a minha chegada, aplica-te à leitura das escrituras(1 Timóteo 4:13), na meditação, e ao ensino. Timóteo. Medita nessas coisas e nela sê aplicado ou diligente, para que o teu progresso a tudo seja manifesto(1 Timóteo 4:15). Está vendo como Paulo procurava ligar Timóteo à palavra? E você? Você procura ligar a sua esposa a quê? Você procura ligar o teu marido a quê? Você procura ligar os teus filhos a quê? Você procura ligar os irmãos da igreja a quê? Se não é a palavra, é a nada, porque a palavra é o nosso fundamento. É a nossa base. Nós exortamos com a palavra, pastoreamos com a palavra, servimos de acordo com a palavra, edificamos uns aos outros com a palavra. Orada, cantada, pregada, compartilhada, em todos os níveis. É a palavra. A palavra é o foco da nossa vida e do nosso viver e do nosso reunir.
Então irmãos, isso realmente é muito importante na nossa visão da igreja como Exército de Deus. Guarda. Guarda porque o dia mal é certo. Esse texto de Efésios 6 de 10 a 20 é tão lindo irmão, tão rico. Expressões aí tão significativas, mas como já falei, a finalidade não é entrar a fundo e estudar, mas pense alguma coisa aí, para a sua edificação. Vamos ficar só com esse texto para abordar esse assunto. Pince alguma coisa aí irmão. Veja que Paulo fala - vou destacar algumas coisas deste texto - abra de novo em Efésios 6. Vou destacar algumas expressões aí. Veja que Paulo fala assim nesse texto e a primeira expressão que seria interessante destacar. Efésios 6:10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Duas palavras. Se você quisesse saber mais sobre essa palavra, precisa ler Efésios inteiro, para ver o contexto. Então olhe por exemplo no cap. 1, verso 20. Sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Olhe como a Bíblia nos ajuda nela mesma. Olhe como ela vai explicando. Vai nos levando um pouco aqui, um pouco ali, e você vai compreendendo mais, entrando mais, podendo levar isso mais diante do Senhor e pedindo. Senhor: aplique isso na minha vida, descobrir isso, experimentar isso, não é? Olhe o que é que ele fala no cap. 1 sobre esse Senhor e a força do seu
poder. Ele vai explicar. Efésios 1:19. ele diz assim. Ele ora pelos Efésios por três coisas. No verso 17 e 18, ele fala sobre olhos do coração iluminados para saberdes: agora vem três coisas. A esperança do seu chamamento, no meio do verso 18. Segundo, a riqueza da glória da sua herança nos santos. Esse é o segundo. Terceiro. E qual. Paulo está orando para que os Efésios descubram, experimentem, vivam essa realidade aí. Olhe o verso 19. Efésios 1:19 e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; Nós somos os que cremos. Suprema grandeza do seu poder, para nós, para mim, para você. Que poder? Como que esse poder ficou claro, ficou manifesto, ficou evidente? Aí está escrito: segundo, por meio, através da eficácia da força do seu poder. Veja que é o mesmo tema lá de Efésios 6. Revesti-vos do Senhor e da força do seu poder. Não é? Então a eficácia da força do seu poder. Agora o verso 20, vai aí mais fundo. Olhe. 20 o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais. O qual. Irmão. Não é assim um poder que o Senhor vai exercer completamente sobre você. Veja a beleza deste texto. Tem muito de ensino Bíblico aí de Paulo em todas as suas epístolas. E também ele exala aqui. Não é uma questão do Senhor estar lidando com você. Tem irmãos que compreendem assim. Eles se imaginam como se fossem um objeto qualquer movido por eletricidade. Um rádio, por exemplo e o Senhor fosse a bateria. Então, quando o rádio começou a falhar, não está dando para escutar direito, chiando demais, não está dando para sintonizar bem, então liga na bateria. Quantas pessoas se referem assim à Deus? Uma referência tão leviana até. O Senhor não é nenhuma espécie de bateria celestial. Eu já ouvi cristãos dizerem assim: ―eu estou precisando carregar as minas pilhas'. Essa expressão, mas Deus não é bateria. Então carregue em algum outro lugar. Nosso Deus é um Deus relacional. Não é uma bateira. Ele é uma pessoa. E essa pessoa realizou algo por nós. E realizou algo por nós, que é absolutamente poderoso. Não tem nada mais poderoso do que isso. O que é que essa pessoa fez? O versículo 20 está explicando. Exerceu o seu poder. Veja que não é uma parcela do seu poder. Não é algo do seu poder, mas é o seu poder.
Onde que Ele exerceu? Em mim? Em você? Não. Exerceu ele em Cristo. Fazendo o quê? Ressuscitando-o dentre os mortos. Irmãos, você vê que é aí que está o poder de Deus? Então agora vamos fazer uma pergunta. Como experimentar o poder de Deus em nossas vidas? Como? Você pode responder assim: pela oração. Pelo jejum. Pelo sei lá o que. Não é? Mas não são respostas satisfatórias, porque são meios de graça. Meios. Como nós podemos experimentar o poder de Deus? Em Cristo. Porque Nele, Deus exerceu o seu poder. Tragando a morte. Esse texto fala da ressurreição, que é um dos alicerces da nossa fé. Ele ressuscitou o Senhor dos mortos. Aí está o poder. Foi por isso que o Senhor falou, voltando agora em João 15, permanecei em mim e eu permanecerei em vós, porque sem Mim nada podeis. Olhe o podeis aí. Nada podeis. Não tem poder sem mim. Ele. Sem mim, nada podeis fazer. Então o Senhor Deus exerceu todo o seu poder, arrancando Cristo da morte. Não é? Ressuscitando-o entre os mortos. Se eu e você habitamos em Cristo, em uma relação com Ele, comendo a sua palavra diariamente, momento após momento, mantendo a sua palavra no nosso coração - em Colossenses Paulo diz isso falando: habite ricamente, não pobremente, não superficialmente, Colossenses 3:16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. Instruí-vos e aconselhai-vos. De que jeito? Com o que der na sua cabeça? Com psicologia? Não. Instruí-vos e aconselhai-vos com a palavra. Claro. E em Efésios, quando ele ora pelos irmãos, ele fala a mesma coisa. Efésios 3:17 e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, Efésios 3:19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. Compreender o amor de Deus.
Então irmãos, isso é fundamental, na nossa relação com o Senhor. O Senhor não tem poder para te dar. Esquece isso. Ele já despejou todo o seu poder em Cristo, assim como tudo Dele está em Cristo. Toda a sua justiça está em Cristo porque Cristo é Deus, toda a sua santidade, sua glória, seu amor, sua misericórdia, sua verdade, Cristo é tudo. Cristo é tudo e em
todos os que crêem. Não é isso que Paulo fala? Então Ele já exerceu o seu poder - está escrito aqui - exerceu ele em Cristo. Não é em mim, não é em você, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais. Preste atenção aqui: fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais. Quem está sentado? Cristo. Segundo esse texto. Mas vai para Efésios 2, e leia o versículo 5 e 6. O que é que está escrito lá? Efésios 2:5 e 6. Efésios 2:5 e estando nós mortos (essa é a nossa cooperação, no propósito de Deus. Nós entramos com a morte.)em nossos delitos (olhe o tamanho da nossa cooperação. Diante do que Deus fez eu entro com a morte, eu entro com os pecados, no que concerne à minha salvação), nos deu vida (diretamente? Não.) juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, 6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; Você vê que é tudo é juntamente com Cristo? Os irmãos estão vendo? Tudo é juntamente com Cristo. É vida juntamente com Cristo, é ressurreição juntamente com Cristo, é assentado sobre lugares celestiais juntamente com Cristo. Não é? Então não tem nenhuma parcela de poder guardada nos céus para você te esperando para que você ore e receba. Não. O Senhor te chama para você habitar Nele e se você habitar Nele, você tem todo o poder para uma vida vitoriosa, para uma vida triunfante. Agora, desligue-se do Senhor e você cairá. Sem mim, nada podeis fazer (João 15:5). Você pode ter vivido noventa anos de uma vida cristã. Desligue-se do Senhor e você vai cair aos noventa anos de idade, porque sem mim, nada podeis fazer. Juntamente com Ele nos ressuscitou. Então o verso 6 diz a mesma coisa do cap. 1: nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo. Não é a toa que Paulo usa a expressão em Cristo em torno de duzentas e cinquenta vezes em suas epístolas. Duzentas e cinquenta vezes em treze epístolas. É muita coisa. Em Cristo. Só assim nós podemos ser guerreiros de Deus. Agora, para você não achar que eu estou forçando uma interpretação, eu queria que você fosse a Efésios 6, e olhasse mais uma expressão que vai lançar luz sobre a mesma verdade que eu estou procurando enfatizar aqui. Efésios 6:11 agora. Efésios 6:11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; Olhe a
expressão: para poderes ficar firmes. Os irmãos estão vendo que é uma posição de permanência? Não é uma posição de ser arrojado. Não é uma posição de você fazer uma ofensiva a um território inimigo. Não é. O Senhor Jesus já fez a ofensiva dentro do Hades, como diz a palavra. Não é? Aquela jornada ultra tumba do Senhor. Três noites o seu corpo no túmulo, mas seu Espírito muito ativo. A Bíblia diz que em Espírito, ele pregou àqueles que foram desobedientes na época de Noé. Pedro nos diz isso. (1 Pedro 3:20) Lembra? Então Jesus faz uma jornada ultra tumba antes de ressuscitar no domingo. E nessa jornada Ele cumpre muitas coisas. Muitas coisas, e uma delas é pregar o Evangelho lá naquele tártaro, aquela região onde aqueles desobedientes estavam presos, desde a época de Noé. Pedro aborda lá este difícil assunto. Então veja que tremendo poder Deus exerceu em Cristo. E quando Ele ressuscitou a Cristo, Ele ressuscitou Cristo. Nós, só por inferência. Não é? Só porque nós pertencemos a Ele. Só porque Ele repartiu a sua vida conosco, então nos uniu a Ele, e por isso nós experimentamos o poder da ressurreição. Então irmão não ache que cristianismo é filosofia. Se você vai ganhar poder por fazer isso ou por fazer aquilo, ou por vir à reunião, ou por ler a Bíblia, tudo isso é muito importante. Mas, são meios da graça. Meios para fortalecer a sua relação com o Senhor. Você vai experimentar poder na mesma medida em que você habita em Cristo. Isso é muito importante, sabe por que? Se fosse diferente, pessoas poderiam experimentar poder sem santidade. E sabe o que é que acontece com qualquer tipo de experiência de poder sem santidade? Desgraça. Ruína. É o que nós temos visto aí, infelizmente. Pessoas que colocam o carisma na frente do caráter. Não é? Colocam o poder na frente da santidade. Vivem vidas secretas que não agradam a Deus, mas querem esbanjar poder de Deus. E nós já temos aí exemplos após exemplos de onde isso vai parar. Quedas as mais terríveis, porque Deus não se deixa enganar, não se deixa subornar. Então irmão, a nossa relação com o Senhor é dominante nesse assunto de poder. Poder não é uma coisa. Poder é uma pessoa. É o Senhor. Efésios 6:11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; Olhe que lá para frente, versículo 13, no final, depois de teres
vencido tudo, olhe a palavra aí agora, permanecer. Está vendo que a expressão ficar firme dá exatamente essa idéia? O Senhor não está dizendo assim: vai. Abre o peito e entra no território inimigo. Não. O Senhor está dizendo assim: eu já entrei no território inimigo, arranquei as insígnias de autoridade do diabo - em Colossenses 2 está escrito que Ele despojou, lembra dessa expressão? Despojou os principados e potestades e retirou aquelas insígnias de general, aquelas patentes de autoridade. Ele despojou. E mais, diz que Ele os expôs à vergonha, a ignomínia. Onde, quando? Quando triunfou sobre eles na cruz. É por isso que Satanás vai estar ao seu lado quando você estiver pregando Jesus. Pode pregar Jesus o quanto você quiser. O diabo vai estar do seu lado. Mas a hora em que você pregar Jesus e a cruz, ele vai se irritar com você, porque nós não somos salvos por Jesus, mas por Jesus crucificado. Paulo fala assim: 1 Coríntios 2:2 Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. Ele escreve para os Coríntios. Ligue a televisão e você vai ver muita gente pregando Jesus. E olhe o que é que eles estão fazendo com essa pregação de Jesus. Um Jesus sem cruz. E Cristo sem cruz, não é Cristo. Quando Lucas escreve sobre Ele no Evangelho, Lucas diz que Ele tinha, até na sua face, até no seu semblante, Lucas diz que Ele tinha uma intrépida resolução de ir para Jerusalém. Que ninguém iria tirá-lo desse caminho. Nem Pedro que ele amava tanto. Quando Pedro falou: Não meu Senhor. Não suceda isso com você. Se você for para lá você vai ser ferido. O Senhor mesmo já tinha falado isso. O Filho do Homem vai ser entregue. ―Não Senhor. Não suceda isso contigo. Tenha piedade de Ti.‖ O Senhor olha para Pedro e diz assim: Arreda-te de mim, Satanás. Está vendo o que é Cristo sem cruz? Quem que prega Cristo sem cruz é o diabo. Não são homens de Deus. Homens de Deus pregam Cristo e sua cruz. Cristo crucificado. Escândalo para os judeus, loucura para os gentios. Mas para nós que somos salvos, poder de Deus e sabedoria de Deus. Vamos ler esse texto para nós terminarmos? (1 Coríntios 1:23). Olhe lá. A partir do versículo 18. De tanta faceta que então nós poderíamos abordar sobre esse assunto da Igreja como Exército de Deus, se nós entrarmos por muita raia, você vai ficar sem nada no coração. Então eu queria ser bem focalizado nessa
noite para que você guarde uma coisa no coração. A necessidade de se guardar a palavra de Deus na sua relação com Cristo. Só isso. Guardar a palavra de Deus na sua relação de comunhão com Cristo. Você não precisa de nada mais. Só do Espírito e da Palavra. Nada mais. Orando em todo tempo, no Espírito. Lembra o que Paulo fala lá em Efésios 6? O Escudo da fé, para apagar os dados inflamados do maligno, a espada do Espírito que é a palavra de Deus, orando em todo tempo no Espírito. O Espírito e a palavra. Sempre estão juntos. Sempre juntos. Enchei-vos do Espírito 9Efésios). Habite ricamente em vós a palavra de Cristo. (Colossenses) Pedro diz: nós nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. As duas coisas sempre andam juntas. Não pode separar. Se você separar o Espírito da Palavra, você vai ser um místico. Se você separar a palavra do Espírito você vai ser um intelectual. E nem o místico e nem o intelectual tem utilidade para Deus. O Espírito e a palavra tem que andar juntos. Vamos ler este texto então para nós encerrarmos. E que palavra? A palavra da Cruz, porque ali Deus exerceu o seu poder. Ali Deus se revelou o seu caráter. Ali na cruz ele se mostrou absolutamente santo e nós, absolutamente pecadores. Ali na cruz Ele deu um não para você e para mim. Você não pode. Pára de tentar se justificar. Você não pode. Então é por causa dessa palavra ―não‖ que os judeus achavam aquilo e os gentios também, um escândalo. Isso é uma loucura. Como que Deus pode descer a um nível tão baixo? É porque o homem desceu a um nível tão baixo. Por isso é que Deus desceu a um nível tão baixo. Ele não precisava. Ele podia ficar lá recebendo a adoração, glória, louvor, tudo o que Ele criou. Ele é Deus. Então quando os sábios desse século, perguntarem para você por que é que Deus desceu a um nível tão baixo, responda para ele que você desceu a um nível tão baixo. Ele se despiu da sua glória e se fez servo, obediente até a morte e morte de cruz, porque isso era absolutamente necessário. Então, 1ª Coríntios 1:18 Certamente, Não tem nenhuma lenga-lenga aqui. Não tem nenhum tipo de conjectura aqui. Tem um certamente. Certamente, a palavra da cruz. Olhe que ele não fala palavra de Jesus, aquela coisa melosa que você escuta por aí. A palavra de Jesus, e hoje você escuta de certos cantores e de tantos pregadores nesses púlpitos modernos. Não
é essa coisa distorcida aí não. Paulo está falando: a palavra da cruz. Você nunca vai ouvir essas pessoas falando de cruz. Você vai ouvir elas falando de Deus, de paz, de Jesus. Essas coisas você vai ouvir. Mas isso não salva ninguém. Irmão, é impressionante hoje nós vermos pessoas que se dizem ateus. Estou colocando isso aqui só de relance, porque até o diabo é crente. Em Tiago cap 1 diz que até os demônios crêem que Deus é Deus e eles estremecem, porque sabem que são criaturas. Você vê que existe um tipo de fé que não salva ninguém, que até os demônios têm? Quão importante é nós vermos isso. Os demônios não só crêem em Deus como tremem, estremecem. Tiago diz lá na sua epístola. Então, qual é a fé que salva? É a fé em Deus, o supremo arquiteto de tantos? O Jesus super stars ou sei lá mais o quê? É essa fé que salva? Não. O que salva é o Jesus da cruz. É o Cristo crucificado, aquele que é escândalo para judeus, que é loucura para gentios. Mas, para nós que somos salvos, poder de Deus, e sabedoria de Deus. Certamente a palavra da cruz é loucura. Se você quiser se bem aceito na hora de pregar o Evangelho, desista de pregar o Evangelho, porque o Evangelho implica, naturalmente, em você ser visto como um antiquado. Ele só é esclarecido para aqueles que o Senhor revelar. É uma obra de Deus no coração humano. Não é? E nós somos chamados para pregar a palavra da cruz. Não é você tentar florear. A teologia do século 20, muitos teólogos por aí, grandes intelectuais e a maioria deles mais nada, só intelectuais, tentaram usar a filosofia como ferramenta para tentar interpretar a teologia e fizeram uma bagunça tremenda. Usaram a filosofia: Jesus se encarnou por causa disso, por causa daquilo, tentam explicar e burilar a verdade e porque na filosofia diz que a essência não sei do que, e você vai ver eles usando a filosofia para tentar interpretar a teologia, como se a teologia precisasse da filosofia. Paulo era por natureza um filósofo. Não tenha dúvida disso. Mas quando ele escreve para os de Corinto, ele diz: eu decidi nada saber entre vós, porque nada disso interessa para vocês. O que interessa para salvar vocês, e edificar vocês, é Cristo Jesus e este crucificado e quando eu estive no meio de vocês eu não fiz uso de oratória, de retórica de linguagem, de filosofia humana - está escrito no cap. 2 dessa epístola - mas eu
estive no meio de vocês em demonstração do Espírito e de poder, para que a fé de vocês não se apoiem em sabedoria humana, em filosofia, palavras bonitas, em oratória, em eloqüência, nada disso. Mas no poder de Deus. Os irmãos estão vendo? Paulo tinha um ministério tão focal, não é? Então vamos ver o final deste texto para terminarmos porque o tempo já acabou. 21 Visto como, na sabedoria de Deus, (que é Cristo encarnado, essa a é sabedoria de Deus) o mundo não o conheceu. João disse que Ele veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. O mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, (a sabedoria do mundo não foi capaz de reconhecer o Senhor encarnado) aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação. Aprouve a Deus salvar não os que sabem, não os que entendem, mas o que crêem. Que coisa linda, não é? O Senhor é capaz de salvar o louco e condenar o sábio, porque o sábio apóia no que ele crê. O inepto, se o Senhor revelar quem é Cristo, ele vai crer e isso não depende de inteligência. Não é? Aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação. A pregação de hoje não é loucura. A pregação de hoje é aceita pelo mundo. A igreja está cheia de mundanos, pessoas que acharam que se converteram, mas que nunca se converteram. Estão lá esperando uma hora em que vai cair um monte de dinheiro no quintal delas que é isso que está sendo pregado para elas. Não é? Essa pregação não é loucura. Pregação é muito lógica. Muito sensata. Só que ela é espúria. 22 Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; Isso aí é o cristianismo de hoje. Pede sinal e busca sabedoria. Os místicos e os intelectuais. Pedem sinais e buscam sabedoria, 23 mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, uma loucura para os gentios 24 mas para os que foram chamados, Essa é a questão irmão. Pela graça de Deus nós fomos chamados e a pregação do Evangelho, vai alcançar os chamados. Não se preocupe não. Pregue o Evangelho apenas e não se preocupe com os resultados. Não se preocupe em colocar florzinha em torno do Evangelho. Pregue o Evangelho como ele é o Senhor vai chamar aqueles que Ele quiser. tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. 25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Porque a
loucura de Deus: está se referindo à cruz. As pessoas olham a cruz e vêem ali loucura. A loucura de Deus é mais sábia do que os homens. A fraqueza de Deus - também se refere à cruz - é mais forte do que os homens. 26 Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; 27 pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo ( eu e você) para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas ( eu e você) do mundo para envergonhar as fortes; 28 e Deus escolheu as coisas humildes do mundo (eu e você) , e as desprezadas, e aquelas que não são (esses somos nós) , para reduzir a nada as que são; 29 a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. 30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção. Mais uma vez Paulo usando o ―em Cristo Jesus‖. 31 para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.
Então irmãos eu creio que esse é o foco. Nós, como Exército de Deus, temos que guardar o bom depósito da fé, os fundamentos, os alicerces da revelação de Deus - viva por isso e morra por isso - não negocie nenhum desses fundamentos, porque eles são fundamentos. Se você se afastar deles a sua casa vai cair. Se você se afastar da visão da Trindade, da Encarnação de Cristo Deus Homem, plena divindade, plena humanidade, a Cruz, a Propiciação, a Justificação, a casa vai cair se você não guardar esse depósito. E no que concerne à sua vida individual, se você não viver em estreita relação com Cristo, guardando a sua palavra e meditando nela, a sua casa também vai cair, porque nós vivemos não só de pão, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor. E nós somos guerreiros para permanecermos firmes na vitória do nosso vencedor que é Cristo, que Ele já conquistou, para nos vestirmos de toda essa armadura que ele concedeu pelo Espírito e pela palavra, todos aqueles itens, capacete da salvação, couraça de justificação, toda aquela armadura maravilhosa e permanecermos firmes contra as investidas do inimigo. O terreno do Senhor já está ganho. Nós temos que mantê-lo firmemente com a sua palavra. Qualquer ofensiva, nós abriremos com a palavra que é a espada. A nossa primeira
posição é de guardar o que nós conquistamos em Cristo, ou que Cristo já conquistou por nós. Tudo. Tudo. Simplesmente tudo. Então, eu creio que nós precisamos de um equilíbrio aí nessa visão para não nos confundirmos. Hoje, como eu já falei, você liga a televisão e você vê ali no palco uma arena. Uma arena muito estranha. Pastores brigando com pessoas que hipoteticamente estão endemoninhadas, e dialogando com demônio e o demônio dá toda a sua ficha, de onde ele vem, o que é que ele faz, o que é que ele gosta. Uma coisa absurda. Completamente sem fundamento na palavra. Não é? E quem está fazendo isso? Não é o mundo. É o cristianismo. Então nós precisamos nos guardar irmão. Nos guardar. Nós temos necessidade de termos uma visão clara de pregar. Nós somos tão responsáveis por anunciar aquilo que nós cremos, pregar esse Cristo crucificado. Simples. Mas é a única pregação que salva, porque é poder de Deus, sabedoria de Deus. Amém. Que o Senhor nos ajude. Vamos orar.
Ó Pai. Pedimos a Ti que nos capacite a viver em uma estreita relação com o Senhor, na Tua palavra, e no Teu Espírito. Nós queremos realmente guardar o bom depósito que foi já despejado em nós, na tua igreja. Nós queremos ter ousadia ao proclamar esse depósito. Nós queremos não acrescentar nada a este tão puro Evangelho mas pregarmos a Cristo e este crucificado. Nós queremos também Senhor que o Senhor nos aprofunde em uma relação em Espírito contigo de tal forma que possamos aprender a orar em todo o tempo no Espírito, em súplica por todos os santos como a tua palavra diz. Estejamos verdadeiramente guardados pelo Teu Espírito e pela tua palavra para que possamos resistir no dia mal e depois de termos vencido tudo, permanecermos inabaláveis. Nos dá mais clareza também nesse assunto de que nós somos para Ti, um guerreiro. Nos ajude a ver a nossa posição assim, Senhor, para podermos cooperar contigo nesta batalha espiritual, guardando o nosso coração, sendo guardadores de outras vidas. Pedimos a Ti que nos dê compreensão e graça em nome de Jesus. Amém.
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Extraído de uma série de estudos com o tema "FUNDAMENTOS DA NOSSA CONFISSÃO"(Romeu Bornelli)
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