11 maio, 2012

Ressurreição 9 - Romeu Bornelli

Irmãos. Vamos abrir as nossas Bíblias no Evangelho de Mateus, cap 28. Vamos ler a partir do verso 16 ¶ Seguiram os onze discípulos para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes designara. 17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. 18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Ainda um texto que nós já lemos, de Atos, cap 1, em uma outra ocasião. Atos cap 1: 1 ¶ Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar 2 até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas. 3 A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. 4 E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. 5 Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. 6 ¶ Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? 7 Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; 8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. 9 Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. 10 E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles 11 e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir. Irmãos. Faltam apenas duas citações que nós acabamos de lê-las para que nós encerremos essa abordagem cronológica que estamos fazendo das aparições do Senhor após a sua ressurreição. Nós estamos traçando um quadro, seqüencial, cronológico, das aparições do Senhor após a sua ressurreição e procurando destacar quais seriam as ênfases de cada uma dessas aparições, porque é claro, como está aí na sua frente o texto de Atos, se o Senhor gastou um período de quarenta dias após a sua ressurreição, aparecendo aos seus discípulos, irmãos é muito óbvio que o Senhor desejava dar-lhes lições especiais, o Senhor desejaria fazer abordagens especiais, o Senhor desejaria reunir um número significativo de testemunhas oculares da sua ressurreição de tal forma que esse grande Fundamento da nossa Confissão, da nossa Fé que o a ressurreição de Cristo, ele ficasse provado, de muitas formas, por muitas testemunhas. Então veja que o autor de Atos, Lucas, ele disse que o Senhor apareceu durante quarenta dias. Observe que o período de tentação do Senhor naquele monte, naquele deserto, pelo próprio diabo, após o seu período de jejum, aquele tempo em que ele passou ali diante do Senhor e também sendo tentado, foi de quarenta dias. O mesmo tempo que Moisés passou no monte Horebe, e quarenta na Bíblia significa um período de provas e de testes. Então, quando o Senhor ressuscitado apareceu quarenta dias para os discípulos, como diz a palavra, Ele estava trazendo para eles um novo entendimento. Primeiro, uma abordagem de diversos ângulos, com diversas pessoas, com diversos grupos, de diversas maneiras, a respeito da sua ressurreição. Por outro lado ele estava então trazendo a eles, a novidade entre aspas, a novidade ou a nova esfera com a qual eles agora viveriam, a esfera do reino. A esfera não mais agora com o contado do Senhor Jesus ao seu lado, mas uma esfera do contato com o Senhor Jesus no seu interior, pelo Espírito Santo de habitação. Então lembro os irmãos que nós iremos, terminando a abordagem hoje, se o Senhor permitir, essa abordagem da ressurreição, esse alicerce, nós iremos passar imediatamente para o próximo que exatamente se refere ao Espírito Santo, ao Espírito Santo de habitação, porque a ressurreição está imediatamente ligada a esse outro alicerce. Se Cristo não tivesse ressuscitado nós não poderíamos ser alvos do Espírito Santo de habitação, porque Deus é luz. Ele não pode habitar, onde então a questão do pecado não foi tratada devidamente, de acordo com a sua santidade, de acordo com a sua justiça, de acordo com a sua glória. E isso exigia o sangue de Cristo, a sua morte, e isso exigia a sua ressurreição como prova de que a sua morte foi satisfatória, de que aquele sacrifício foi agradável, suficiente, aprovado por Deus. Ele ressuscitou por causa da nossa justificação. Ele ressuscitou para que nós recebêssemos a promessa do Pai. Dois ângulos. Nós vemos esse alicerce que nós temos abordado ligado ao anterior, e ao próximo. O Senhor ressuscitou para a nossa justificação e o Senhor ressuscitou para que recebêssemos do Pai a promessa do Espírito. Não é o que está escrito em Atos 1? Não nos compete conhecer tempos ou épocas. Eles viam na ressurreição do Senhor mais uma oportunidade singular do Senhor então expressar agora, se Ele não fez isso, quando em carne, quando como homem, então quem sabe Ele faria isso agora ressurreto. Quem sabe Ele faria isso agora, em glória e poder? Então eles começaram a indagar, vendo agora o Senhor ressurreto, o Senhor glorioso, o Senhor simplesmente se colocava na presença deles, o Senhor que não estava mais limitado a questões materiais, o Senhor agora que na passagem anterior que nós lemos de Mateus disse a eles que eles deveriam ir e fazer discípulos porque toda autoridade lhe foi dada. Não é isso? Quem sabe agora, esse Senhor Jesus restauraria o reino de Israel, o reino natural? E foi exatamente isso que eles perguntaram em Atos 1. Mas veja que o Senhor Jesus faz uma outra colocação. Que coisa interessante. Ele fala assim: Atos 1:7 Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade. Ele falou assim: o reino de Israel nunca será restaurado. Ele não disse isso, porque como também eu já compartilhei com os irmãos, haverá um tempo que de uma forma significativa e especial, o Senhor Jesus morto e ressurreto, com as marcas da cruz, ele então se revelará, quando os seus pés tocarem o Monte das Oliveiras e Ele então julgar o reino do anticristo nessa época na terra, Ele vai se revelar de uma forma singular, ao povo de Israel. Paulo ensina isso naquela seqüência de capítulos 9, 10 e 11 de Romanos, onde aquele restante de Israel será salvo. A profecia de Zacarias (Zacarias 12:10 E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito.) diz que eles veriam aquele mesmo que eles mesmo transpassaram e pranteariam por Ele, porque reconheceriam e reconhecerão que rejeitaram o Filho de Deus encarnado, o Messias, aquele que Isaías anunciou para eles mas eles não o reconheceram. (Isaías 9:6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;) Um menino vos nasceu, um filho se vos deu. O seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte. O nome desse menino será Deus. Deus Forte, Pai da eternidade, Príncipe da Paz. Uma vez um irmão perguntou para um rabino a respeito de Zacarias 9: a quem esse texto se refere? E o rabino judeu respondeu: ao Messias. O menino vos nasceu, um filho se nos deu. O seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz. O rabino respondeu que esse texto se refere ao Messias. E esse irmão então perguntou ao rabino. Qual então é a relação do Messias com Jeová? E a resposta do rabino foi. O Messias será Jeová. Só faltou o rabino falar que o Messias é Jesus. Se ele falasse isso ele tinha de deixar de ser rabino. Não é? Então irmão, vejam que os israelitas, eles aguardavam essa revelação clara do Messias. Só que eles tinham um entendimento literal e natural dessa situação. Então essa pergunta feita em Atos 1, é exatamente o que esse povo tinha no que se refere à sua visão nacional da aliança de Jeová com eles, como povo. Então mesmo agora o Senhor ressurreto, revelando agora a eles a sua glória, a glória da ressurreição, eles ainda não perdem a oportunidade de fazer para o Senhor, essa pergunta. Senhor, será agora – o Senhor não fez isso antes da sua morte - será agora então, o tempo em que restaures o reino para Israel? Será que agora o Senhor vai sacudir dos nossos ombros o jugo do império romano? Será que agora, Israel vai voltar a ser o centro do mundo? Esse povo teocrático. O Senhor então respondeu: não vos compete conhecer tempo ou épocas que o Pai reservou para a sua exclusiva autoridade. O Senhor descartou por um momento essa situação. Essa situação virá um dia, mas o Senhor colocou uma outra situação. Qual situação? A situação da descida do Espírito Santo e do reino espiritual de Deus e não do reino terreno de Deus. O reino terreno de Deus, será então revelado na segunda vinda do Messias, do Senhor Jesus. Mas na sua primeira vinda, a sua revelação, nessa sua revelação, ele instituiu o seu reino espiritual. E quando da revelação desse reino, natural e literal, o povo de Israel terá uma abordagem singular, mas em nada isto significa que eles serão salvos ou restaurados porque são judeus. Nós, somos salvos somente pela graça, por meio da fé. Não é? Então é importante nós insistirmos nisso, para não acharmos que o judeu é um povo especial no que concerne aos decretos eletivos de Deus, com respeito à salvação eterna, porque isso não é verdade. Os decretos de Deus, no que concerne à eleição eterna, é um decreto que aborda tanto judeus quanto gentios, eleitos em Cristo, antes da fundação do mundo. Em Cristo não há grego nem judeu, nem homem nem mulher, nem escravo e nem livre. Cristo é tudo em todos. Então irmão, eles fizeram essa pergunta para o Senhor ressuscitado nessa época. O Senhor tira essa situação em foco e coloca outra situação em foco. Ele diz em Atos 1: 8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Esse “mas” o Senhor introduz a outra situação. Mas recebereis poder: habilitação, capacitação espiritual, ao descer sobre vós o Espírito Santo. A pessoa do Espírito Santo. O Espírito Santo Ele não é poder. Ele é pessoa e como pessoa, Ele revela o poder de Deus, porque Ele é Deus, e Ele não é menor do que Deus. Então recebereis poder, capacitação. Paulo em Coríntios fala assim: ele nos habilitou: mesmo sentido. Habilitou. Dar habilidade ao povo para testemunhar, ser testemunhas. Ele nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra mas do espírito. Então recebereis poder, habilidade, capacitação pelo Espírito Santo que vai habitar em vocês e sereis as minhas testemunhas. No original, a palavra é „mártus‟ que significa literalmente, mártires. Sereis os meus mártires. Testemunhas até a morte, testemunhas até o fim, como nós falamos também na reunião anterior, quando abordamos João 21, aquela aparição do Senhor aos sete discípulos no mar da Galiléia. Ele restaurando Pedro na sua vocação. Lembra daquilo? Pedro que havia negado o Senhor há pouco tempo, e o Senhor quando restaura Pedro, ele já reconheceu seu nada, sua incapacidade, sua inabilidade, sua fraqueza, sua nulidade. Então quando o Senhor pergunta para ele: Tu me amas, com amor Ágape? Ele responde com aquele amor inferior. Ele diz: Senhor tu sabes que eu te amo, usando Fileo, um amor de qualidade inferior, não é um amor até o fim, até a morte, mas exatamente por causa de agora sim ele saber quem ele era, não confiava em si mesmo, agora sim Pedro foi levado a uma condição de depender do Senhor e não confiar em si mesmo, então agora o Senhor falou para ele: Pedro, você vai morrer um tipo de morte que vai me glorificar, porque agora você não confia em você. Quando você era mais moço, você se cingia e ia para onde queria e fazia o que você quisesse. Mas quando você for mais velho, outro te cingirá, e te levará para onde você não quer, mas ainda assim a sua morte vai me glorificar, como João faça no cap 21 do seu Evangelho. O gênero de morte com que Pedro havia de glorificar a Deus e foi exatamente isso que aconteceu na história dele. Então irmãos, que coisa impressionante, a vida de Cristo, pelo Espírito Santo substituindo a nossa vida. O covarde, aquele que teme, aquele que nega, aquele que se esconde, naquele que então morre uma morte para glorificar a Cristo. Então é exatamente isso que o Senhor está falando aí no verso 8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas (sereis os meus mártires) tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Minhas testemunhas. Irmão, que palavra importante para nós nesses dias que vivemos como igreja. Quando você olha para você, eu tenho certeza que você vê tudo, menos um mártir, mas se você tem visto bem o Senhor, se você de alguma forma tem visto você, então você sabe que toda essa guarda, essa capacitação, esse poder, vem Dele. Ele ensinou isso para os discípulos, só que eles não tinham condição de aprender ainda. Eles não tinham condição de aprender a maioria das coisas que o Senhor falou, mas o Senhor falou para eles. O Senhor falou para eles que „virá um dia em que serão enviados diante de autoridades e governadores e quando isso acontecer com vocês não temais e nem mesmo preocupeis com o que haveis de dizer porque o Espírito Santo vós dirá o que deveis testemunhar e dizer. O Senhor ensinou isso para eles quando Ele estava em carne. Eles mal podiam absorver os ensinos do Senhor mas agora com a descida do Espírito Santo tudo isso que já era “Logos”, já era uma palavra falada nos ouvidos e no coração deles pelo Senhor – aquilo já estava guardado - era um tesouro. Imagine que Pedro não se lembrava das palavras do Senhor. Isso é impossível. Imagine que João não se lembrava das palavras do Senhor. Isso é impossível. O coração deles era um depósito das palavras do Senhor e então todo aquele “Logos” que o Senhor liberou durante o seu ministério, foi guardado no coração dos discípulos. E quando o Espírito Santo desceu então, soprou aquele “Logos”, aquela revelação, aqueles ensinos, aquelas palavras, aquele Logos do Senhor se transformou então em “Rema”, a palavra viva. Então eles começaram a testemunhar com muito poder, com muita autoridade de tal forma que quando aqueles governadores ouviam aquilo, você se lembra daquele texto lindo de Atos 4? Eles ouviram Pedro e João, o texto diz literalmente assim em Atos 4, ouviram Pedro e João pregando e sabiam que eles eram homens iletrados, incultos e então eles reconheceram que eles só poderiam estar fazendo aquilo porque tinham estado com Jesus. Mas não com Jesus em carne e sim com Jesus ressurreto, porque neles habitava o poder do Espírito Santo. Que tremendo testemunho. Irmão, se a igreja, se você crê que o vigor e o frescor da igreja pode ser restaurado antes da vinda do Senhor, particularmente eu creio nisso, o Senhor irá restaurar o vigor da igreja como testemunho final antes da Sua vinda, vejo assim nas escrituras, então se você crê nisso, primeira necessidade, nós precisamos de um renovado vigor do Espírito Santo. Irmão quando você olha aquele mandamento de Efésios que se refere ao Espírito Santo, 18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, se você olha na carta paralela a Efésios que é Colossenses, qual seria o mandamento correspondente a esse de Efésios, você vai ver que em Colossenses, a exortação de Paulo é assim: Colossenses 3:16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. Então essas duas coisas, o Espírito e a Palavra, se nós realmente desejamos, cremos que esse vigor será restaurado na igreja antes da vinda do Senhor, para que a igreja preste este último testemunho adequado do nome do Senhor antes que Ele venha, eu creio que a Bíblia ensina isso em muitos textos, que a igreja irá prestar este testemunho do vigor da ressurreição de Cristo, no período da revelação do anticristo, possivelmente antes da revelação do anticristo, e de qualquer maneira, com certeza, antes que o Senhor Jesus volte. Então se você crê assim, entende assim, então saiba que essas duas necessidades serão as mais fundamentais para nós. Em primeiro lugar, nós precisamos orar para que a genuinidade, do mover do Espírito Santo seja uma realidade em nossas vidas. Irmão, por favor. Eu não estou falando de reunião. Não ligue a atuação do Espírito Santo, nem a ativismo, nem a barulho, nem a nada disso. Eu estou falando de vida da igreja. E a reunião é apenas uma pequena parcela da vida da igreja. A igreja tem necessidade de ser reavivada, e renovada pelo frescor e vigor do Espírito Santo, de tal forma que isso tem um impacto nas nossas vidas, um impacto muito mais profundo do que tido. Impacto de consagração, impacto de postura, impacto de santificação, impacto na vida familiar, impacto na vida social, um verdadeiro impacto. Isso é avivamento espiritual, derramamento do Espírito Santo. É isso que a igreja necessita. Não são essas coisas que se ouvem por aí em nome de derramamento de poder. Não é? Mas um verdadeiro e genuíno avivamento espiritual, que muda caráter que transforma vidas, que muda pais, que muda mães, que muda filhos, que muda famílias. Não é? Isso é avivamento espiritual genuíno. Agora, nós precisamos e alguma coisa junta, paralela. Um avivamento espiritual não pode ser mantido sem essa visão renovada dos propósitos de Deus na sua palavra. A palavra e o Espírito sempre vão andar juntos - Atos cap 6. Quando Pedro pediu que a igreja mesmo escolhesse irmãos provados que pudessem exercer entre eles a função de diáconos, lembra? Pedro disse que não era conveniente, que eles, apóstolos, os presbíteros, estivessem se ocupando dessa função de servir as mesas, acudir as necessidade dos santos que eram muitos. Havia pelo menos três mil. Pedro havia pregado a sua mensagem e três mil se converteram logo de cara. Então haviam muitos irmãos e muitas necessidades e então Pedro diz Atos 6:2 Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. 3 Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; Agora preste atenção no que ele fala dele, dos demais presbíteros e dos demais apóstolos. Ele fala assim: 4 e, quanto a nós (presbíteros e apóstolos), nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. Nós nos entregaremos de todo a duas coisas. Quais são elas irmãos? Você conhece o texto? À oração - isso fala do Espírito Santo – a comunhão com Deus no Espírito “e” ao ministério da palavra. Estão vendo. Oração – Ministério da palavra. Essas duas coisas não podem ser separadas. O Espírito Santo e a palavra de Deus, andam juntos. Se você separar a palavra do Espírito, você tem letra morta, vazia, legalismo. Se você separar o Espírito da palavra, você tem misticismo e confusão. Então o Espírito e a palavra sempre vão andar juntos. Não é? Então irmão, se nós esperamos isso nós temos que orar nos dois sentidos. Que o Senhor restaure a genuína visão dos propósitos do Senhor na sua palavra nesses nossos dias do fim e Senhor visita a Tua igreja com o frescor do Teu Espírito. Nós cantamos um cântico tão lindo que fala isso, não é? Já faz um tempo que nós não cantamos esse cântico. Ele diz assim: “Vem visita a tua igreja, oh bendito salvador. Sem a tua graça ela murcha ficará e sem vigor. Vem visita, vem visita, nossas almas, oh Senhor”. Essa é uma oração ao Espírito Santo. Vem visita a tua igreja, enche-nos de novo, enche-nos novamente. Estejais-vos enchendo do espírito, é a ordem de Efésios 5:18. Não é uma experiência uma situação, uma circunstancia. Mas é estar sendo enchido, enchido e enchido constantemente. E por outro lado, a palavra. Que a palavra do Senhor esteja sendo clara, clara e clara. Que o Senhor esteja lavando a Tua igreja com a lavagem de água pela palavra. Lembra? Efésios cap 5. para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa. Não tem outra maneira. São só essas duas maneiras. O Espírito e a palavra. Então irmão, ore nesse sentido, ore nesse sentido primeiro, porque isso toca a glória de Deus. Mas ore também porque isso também toca a fúria do diabo. Irmão. Tenho ficado muito impressionado no meu coração. Hoje me ligou um irmão de uma outra localidade com a qual tenho tido contato, pedindo que nós tivéssemos - pediu a mim pessoalmente e eu então quero aproveitar e pedir para você. Não vou te dizer qual localidade, mas tome esse assunto no seu coração e interceda porque o Senhor sabe qual é. Esse irmão pediu que eu orasse pela situação da localidade porque dois dos irmãos que anteriormente eram presbíteros estão se dividindo da comunidade. Mais uma divisão. Mais uma afronta à unidade do Espírito ao testemunho de Cristo. Irmão satanás tem rilhado os dentes contra a igreja. Ele sabe que não obterá vitória, mas de alguma maneira, o prejuízo que ele puder causar, ele causará. Nossos corações precisam ser guardados debaixo da visão que temos da nossa responsabilidade. Que Deus não só nos concede graça, que Deus não só é soberano, mas que Deus nos confiou responsabilidade. Nós somos responsáveis. Essas pessoas que estão saindo dali e constituindo esse novo grupo evangélico, irão responder ao Senhor pelo que estão fazendo, porque igreja não é brincadeira. Igreja não é negócio, não é bar, não é empresa, que você abre e que você fecha ao seu bel prazer. A igreja é corpo de Cristo e testemunho do Senhor. O Senhor pela sua misericórdia coloca no nosso coração esse clamor nesses dois aspectos. Que o Senhor realmente visite a sua igreja com um avivamento espiritual genuíno, e que o Senhor renove na visão da igreja, na vida da igreja o frescor da sua palavra. Eu creio que foi isso que o Senhor falou para os discípulos aqui em Atos cap 1, no restante desse texto que nós acabamos de ler. Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo. Se você for ver o que Ele ensinou sobre o Espírito Santo em João 14, 15 e 16, você vai ver exatamente isso. Ele diz que esse Espírito que eles haveriam de receber faria o quê em primeiro lugar? Ele haveria de lembrá-los a respeito de tudo o que Ele tinha ensinado. Esse Espírito iria soprar aquela palavra que já estava ali no coração deles. Sempre esses dois vão andar juntos. Espírito e a palavra. Nós nunca teremos poder sem a palavra. Esqueça irmão. Esqueça. Não tem poder na reunião da igreja, não tem poder em ficar lendo livro, não tem poder nem em ler a Bíblia, por si mesmo. Essas coisas não são místicas. Você precisa manter uma relação adequada com Cristo, você precisa usar os meios de graça que Ele deu, e aí sim entram a igreja, os irmãos, os livros que você lê, a Bíblia com essa santa revelação escrita, para que o Senhor possa então estar se formando em você. Mas não trate essas coisas de forma mística. Não pense que ler a Bíblia, vir às reuniões, fazer isso ou aquilo vai te proteger você, ou vai conceder algum grau de santidade a você. Acho que nós como igreja, tenhamos um novo encargo de orarmos focalizados nesses dois sentidos. Senhor visita a sua igreja, nós precisamos. Você não pode dizer por onde o Senhor começa. Eu penso que algumas pessoas erram, sabem irmãos, tentando colocar lugar para o Senhor começar. Já li muitos livros sobre esse assunto, e algumas pessoas chegam a dizer assim: nunca poderemos ter reavivamento, sem reforma. Primeiro, precisamos de reforma, a igreja precisa ser reformada no seu caráter moral e depois o Senhor vai abençoar a reforma. Outros dizem assim: nós não podemos ter reforma sem reavivamento e na verdade irmão, eu penso que se você estudar a Bíblia, a história da igreja, você não pode dizer por onde o Senhor começa, porque Ele começa pelos dois lados. Se você conhece a história da igreja, você vai ver que o Senhor começou grandes avivamentos por um lado e começou grandes avivamentos por outro lado. Às vezes ele derramou o seu Espírito no meio de uma sequidão, de uma falta de visão, falta de compreensão da sua palavra. O primeiro ato de Deus foi derramar o seu Espírito e renovar aquelas vidas. Em outras ocasiões não. Em outras ocasiões, no seu falar constante, no seu falar da palavra, Ele foi então trazendo os santos para si, pela palavra, reformando vidas, restaurando, reforma nesse sentido. Restaurando vidas, trazendo almas e corações para mais perto Dele e então em um dado momento Ele derrama do seu Espírito sobre aqueles que Ele já tem restaurado. Então você não pode dizer que o Senhor começa por aqui ou começa por ali. Ele começa por onde Ele quiser. Quando na visão de Ezequiel, você vê a visão de Ezequiel, você vê que Ele derramou e soprou o Espírito sobre um vale de ossos secos. Sequíssimos, como diz Ezequiel. Ali você vê o começo pelo Espírito. E em outras situações você vê aquele texto de Ezequiel no cap 37, o texto que eu citei, que se refere exatamente a essa restauração que o Senhor iniciou pelo derramar do seu Espírito quando aqueles ossos segundo Ezequiel, não estavam não só secos mas sequíssimos, que é a expressão que Ezequiel usa. Agora irmãos, voltando ao texto que nós citamos, os dois textos que nós lemos, são as duas últimas abordagens que nós vamos fazer para encerrar hoje esse assunto da Ressurreição. O irmão se lembra que na reunião anterior, nós falamos sobre aqueles sete discípulos no mar da Galiléia. Aquela é a ante penúltima revelação do Senhor na ordem cronológica. Nesses dois textos que eu li, Mateus 28 vem primeiro, e depois Atos 1. Nós temos as duas últimas. O que é que está acontecendo em Mateus 28? Vamos olhar de novo por favor, vamos abrir as nossas Bíblias, os irmãos vão ver quanto significado espiritual, precioso, nós temos nesse pequeno texto, nessa aparição do Senhor aqui. Mateus cap 28. Observe aqui irmão, no versículo 18, Jesus aproximando lhes falou. Olhe aqui no verso 16 diz que os onze seguiram para a Galiléia, obedecendo aquilo que o anjo falou para as mulheres, na porta do sepulcro, os irmãos lembram? Ide dizer aos meus discípulos que vão para a Galiléia, e lá me verão. Então vejam que eles foram para lá em um Monte na Galiléia. Nós não sabemos qual monte. Em um Monte. Mateus 28:16 Seguiram os onze discípulos para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes designara. 17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. Então essa é a penúltima aparição do Senhor. A última é aquela do Monte das Oliveiras, da ascensão, que nós vamos tocar daqui a pouco. Essa penúltima ela é cheia de beleza também, de significado espiritual, por causa do que o Senhor fala. Em ocasiões passadas como vimos Ele falou: paz. Ele falou: Regozijai. Ele restaurou Pedro com relação à sua vocação. Ele se revelou a Maria Madalena, de uma forma muito singular e preciosa, mandando para ela aquela notícia, aquele Evangelho tão rico. Nós podemos dizer o Evangelho de Maria Madalena. Ela ouviu ali direto do Senhor para que dissessem para os seus discípulos: Eu subo para o meu Deus e o vosso Deus, o meu Pai e o vosso Pai. Esse foi o Evangelho que Maria Madalena foi pregar para os discípulos, dizendo que Jesus disse que Ele ia subir para o Seu Pai e o nosso Pai. A relação que Ele então nos colocou pela sua ressurreição, muito preciosa. Então cada revelação do Senhor há algo de singular. Trás algo de singular, rica. Não é diferente com esse texto. Pelo menos quatro coisas aqui, muito maravilhosas, nessa aparição do Senhor aqui de Mateus 28 então. O 18 diz assim: 18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Primeiro lugar. Conseqüência da ressurreição do Senhor, do sacrifício eficaz do Senhor na cruz, todo agradável a Deus. O que é que ele recebeu baseado no que ele fez? Felipenses diz que Ele foi, sendo Deus, não julgou como usurpação ser igual a Deus, mas voluntariamente Ele se esvaziou da sua glória, não da sua divindade – pois Ele nunca deixou de ser Deus – ele se esvaziou da sua glória, assumiu uma forma que Ele não tinha. Ele sendo Deus tinha a forma de Deus, mas assumiu forma de servo, porque Ele se fez homem, a partir do ventre de Maria, assumiu forma de servo. Foi reconhecido em figura humana e a palavra diz que Ele foi obediente em todas as coisas até a morte e morte de cruz. Aí termina o lado da morte. E o texto de Felipenses 2 continua assim. Então Deus o exaltou sobremaneira. Agora é ressurreição. Deus o exaltou soberanamente e lhe concedeu um nome que está acima de todo nome. É exatamente que Ele mesmo, o Senhor, está dizendo aqui para os discípulos. Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra, porque agora quem fala é Deus o homem. Irmão, não perca isso de vista. É claro que o Filho de Deus, o Verbo, a Segunda Pessoa da Trindade, sempre teve e tem toda a autoridade. Ele é Deus, mas agora quem está falando não é apenas a segunda pessoa da Trindade, mas é a segunda pessoa da Trindade feito carne. E que entrou na morte, e que ressuscitou. Então quando Ele diz que: Toda autoridade me foi dada, você precisa ver que agora a natureza humana está incluída aí. Autoridade Ele sempre teve. Ele é Deus, mas Ele está falando agora não só como Deus, mas como Deus Homem. E o que é que o Senhor recebeu, o Senhor Deus Homem, o que é que Ele recebeu como prova de que toda autoridade lhe foi dada a Ele como Deus Homem, repetindo? Ele entrou na morte e ressuscitou. Exatamente isso que a Bíblia chama de Dom, no singular, não no plural Dons, mas Dom no singular, Dom do Espírito Santo. Irmão. Deixe-me usar uma figura para ver se você entende melhor. O Verbo de Deus, a Segunda Pessoa da Trindade, sempre é Deus. Ele é Deus. Deus, o Filho, o Filho de Deus. Quando Ele se fez carne, Ele assumiu algo que Ele nunca teve: natureza humana. Então agora, essa pessoa que uma pessoa única, tem duas naturezas. Deus e Homem. Quando Ele ressuscitou, Ele eleva, até os céus, a natureza humana, porque Deus Ele sempre é, sempre foi. Agora, como homem ressuscitado Ele eleva até os céus e como a gente vai ver no texto de Atos 1, Ele foi elevado às alturas no Monte das Oliveiras aos olhos dos discípulos e foi então entronizado, a visão de João em Apocalipse 5, um Cordeiro de pé no meio do trono. Não é isso? Como tinha sido morto. Então Ele foi entronizado, Ele levou até o trono de Deus a natureza humana. Há um homem, no trono de Deus. Deus Homem. A natureza humana foi glorificada em Cristo. É por isso que todo fundamento do livro de Hebreus é esse entendimento. É por isso que o livro de Hebreus diz que Ele é aquele que está conduzindo muitos filhos à glória, porque Ele mesmo já está lá. É por isso que o livro de Hebreus diz que Ele é o precursor, o nosso precursor, e que Nele nós temos uma âncora da alma segura e firme que penetra além do véu, que se refere ao Santo dos Santos na presença de Deus, ao trono de Deus, onde Jesus entrou como precursor. Então irmão, quando Jesus foi ressuscitado, e foi ascenso ao céu, e agora vou usar uma figura para, quem sabe, entender melhor. ele recebeu do Pai uma promessa particular. Se Ele como Filho Homem, provado em todas as coisas, fosse fiel, obediente, em todas as coisas, agradasse ao Pai em todos os assuntos, de todas as maneiras, então na sua ressurreição Ele receberia uma benção do Pai, agora Deus homem e essa benção para Ele, Deus Homem, é o Dom do Espírito Santo. Então, o que é o Pentecostes? Pentecostes é como o derramar da benção, da dádiva que o Senhor Jesus Homem recebeu, para o seu corpo que é a Igreja. Vou te citar uma figura, linda, para você compreender isso. Salmo 133. Salmos 133:1 Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! 2 É como o óleo precioso (óleo é uma figura do Espírito Santo) sobre a cabeça(cabeça é Cristo), o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes(isso é a igreja). Então esse dom, essa benção, essa dádiva, que o Senhor Jesus homem, Homem Deus, agora ressuscitado, recebeu do Pai, Ele não retém para Ele mesmo. Ele derrama para a Igreja. Ele dá-nos uma oportunidade de desfrutar como Homem, aquilo que como homem Ele também desfruta. O que é que Ele desfruta como Homem e Deus. Não podemos separar essas duas coisas. O que é que Ele desfruta? Uma plena e íntegra, total comunhão com Deus, no seio da Trindade, porque Ele é Deus. E desfruta comunhão em um nível que nós nunca desfrutaremos, porque Ele tem filiação essencial, Ele é Filho Ontológico. Sempre foi Filho, sempre participou da essência ontológica, essencial da Trindade. Nós não. Nós somos criaturas, mas então quando Ele derramou sobre nós o Espírito Santo, Ele estava nos fazendo participar de algo que Ele sempre teve, a comunhão com o Pai. Ele não está nos fazendo participar da Trindade ontológica, da Trindade essencial, senão nós seríamos deuses, mas Ele está nos fazendo participar da comunhão do Espírito Santo. Então Paulo quando escreve por exemplo aos Coríntios, ao terminar a epístola, ele diz assim: o amor de Deus o Pai, a graça do Senhor Jesus e a comunhão do Espírito Santo, sejam com todos vós. O amor de Deus o Pai, revelado na graça de Cristo, que realizou a redenção por nós, e experimentada por nós na pessoa do Espírito Santo de comunhão no Espírito de habitação. Então Ele derramou esse Espírito sobre a igreja. Esse é o Pentecostes, que é um virar da bandeja. O Senhor está como que dizendo à igreja: quero repartir com vocês o que eu recebi. Quero repartir com vocês algo que o Pai me deu pela minha fidelidade, pela minha obediência e pela minha justiça. Ele então repartiu conosco o Espírito de comunhão. Que maravilha não é? O Espírito de graça, o Espírito de comunhão também é pela graça. Lembra que os Gálatas estavam achando que eles podiam crescer na santificação pelo Espírito, usando circuncisão, guardando dia, lua nova e fábulas e festas e não sei mais o quê? Lembra? Paulo adverte aqueles irmãos severamente e eles falam assim: Mas como? Vocês foram justificados pela fé em Cristo, vocês receberam o Espírito pela pregação da fé ou pelas obras da lei? Se vocês receberam o Espírito pela pregação da fé, então vocês vão continuar andando no Espírito pela fé. Vocês não vão ser santificados por causa de lua nova, dia de sábado, circuncisão, disso ou daquilo. Você vão ser santificados pela fé e pelo Espírito, da mesma forma que foram justificados. Então ele adverte severamente os Gálatas por causa desse erro, porque irmão isso é um erro tremendo. Qualquer coisa que você ache que possa fazer por você para se santificar, você está ofendendo o Espírito da graça, porque você não pode fazer nada. Ele é quem opera em você o querer e o realizar. Agora é claro, de uma forma misteriosa, explicável, há uma resposta dos nossos corações. Desenvolvei a vossa salvação, com temor e tremor. Desenvolvei. Cabe a você e cabe a mim, mas é Deus quem efetua em nós tanto o querer como o realizar. Você vê o mistério aí? É Ele quem efetua o querer, até o querer, e o realizar, mas desenvolvei a vossa salvação. Não cruze os braços. Não fique dizendo: “é meu irmão. Mas é difícil, complicado, quem sabe amanhã, o Senhor vai mexer, o Senhor vai tratar”. Nós somos mestres em procrastinar. O Espírito Santo sempre diz para nós quando ele fala: Hoje, agora. Hoje se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração. Não é? Então irmão, o Senhor repartiu com a igreja aquilo que Ele recebeu, o Dom do Espírito Santo. Agora, não é o Espírito Santo que vai, que vem, que sobre, que desce, como era no Velho Testamento, que se apossa até dos falsos profetas, Balaão por exemplo, para profetizar em nome de Deus. Não. Um espírito toma posse de Sansão e um exército de filisteus é desbaratado. Uma demonstração maravilhosa de poder, mas é muito mais do que isso. É um Espírito que não só toma posse e se vai, mas é um Espírito que veio e habitou. Esse é o Pentecostes. Ele veio e habitou. Então, quando Paulo escreve aos Coríntios, ele diz assim: 1 Coríntios 3:16 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Não sois de vós mesmos. Esse é um outro assunto. Eu vou falar depois. É um outro alicerce, mas eles estão intrinsecamente ligados. Não tem jeito de tocar em um sem tocar no outro. Nós recebemos o Espírito Santo como um dádiva do Cristo ressuscitado. Ele repartiu conosco. A comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Irmão, você tem Deus mesmo habitando em você se é que você foi justificado pela fé em Cristo. Se você nasceu de novo, é claro. Se você nasceu de novo, então você tem o próprio Deus, por meio de Cristo na pessoa do Espírito Santo morando em você. Ele te convence do pecado, ele torna a sua consciência sensível, coisas aí que quando a sua vida cristã começou, era simples, rotineira, corriqueira, normal, hoje não é. Sua língua era muito solta. Hoje não é, porque o Espírito Santo de habitação fala com você. Ele diz assim: “Olhe. Não fale mais assim. Esse comportamento que você está tendo é de arrogância. Isso é dura servis”. Ele te convence com aquela voz de amor, mas com aquela voz firme. Se você é sede do Espírito Santo de Habitação, então você tem essa benção, mas se você não é, você nem sabe o que eu estou falando. Você precisa nascer de novo, para você compreender. Então irmão, o Senhor Jesus concedeu à igreja aquilo que Ele recebeu do Pai. Ele recebeu do Pai a promessa do Espírito. Não é o que está escrito aí no texto? Quando Pedro pregou no Pentecostes, não foi o que ele falou? As pessoas que viram aquele mover do Espírito no meio da igreja falaram: olhem lá aquele bando de loucos. Devem estar todos embriagados. Não é isso? Aí Pedro falou assim. Não estão embriagados, sendo essa a terceira hora do dia. O que está acontecendo aqui com esses cento e vinte, é aquilo que o profeta Joel disse. Ele falou: Isso é aquilo. Ele está ligando a velha aliança com a nova aliança. Isso é aquilo. Isso é o que Joel falou: o Espírito Santo seria derramado sobre toda a carne. Nossos jovens sonharão, nossos velhos terão visões, profetizarão e falarão novas línguas, e etc, etc, que ali no caso o Senhor fez questão que fosse evidenciado de forma externa para que houvesse um claro testemunho do derramamento do Espírito. Eu queira que você pensasse. Eu sei que isso é um assunto aí para frente que nós vamos entrar em detalhes, mas eu queria que você pensasse, por que é que naquela ocasião em que o Espírito foi derramado, aquelas cento e vinte línguas de fogo pousaram sobre a cabeça de cada um daqueles irmãos. Por que línguas de fogo em cada um deles? Tiago cap 3, onde achamos a menção Bíblica sobre a língua, diz assim que o homem é capaz de domar tudo, aves, bestas, feras e etc, mas é incapaz de domar a própria língua. Quando o Espírito Santo desceu e aquelas línguas de fogo se manifestaram naqueles cento e vinte irmãos, aquela era a maior prova de que aqueles irmãos estavam agora debaixo do Senhorio de Cristo. Irmãos. Não é simplesmente pelo fato de falar língua. Paulo quando trata do assunto em si de falar em línguas, ele diz que isso deve ser feito no seio da igreja, com interpretação, para que nós saibamos qual mensagem que está sendo transmitida, porque a mensagem em outra língua é uma língua estranha. Então Paulo diz: fale consigo mesmo e com Deus. Agora, se o Senhor está te concedendo interpretação, fale para a igreja, para que a igreja saiba o que você está falando, ou um outro que interprete o que você está falando. Isso é outro assunto. Eu quero falar sobre o fato “línguas de fogo”. Esse fato mostra que aqueles cento e vinte que estavam aguardando no cenáculo o Pentecostes, o Senhor deu uma prova clara de que eles estavam regidos agora por um novo Senhor, um novo Senhorio. E a prova era exatamente essas línguas. Eles agora estavam sendo regidos por um Senhor do alto. As suas línguas estavam agora, sendo controladas. O texto de Tiago cap 3, fala tanto sobre isso, tão lindo. Então eu creio que em primeiro lugar, a língua trás esse sentido. O Senhor está mostrando o Senhorio Dele no falar da Igreja. Mas irmão, tudo o que eu coloquei aqui, penso, tem relação com essa expressão do verso 19, de Mateus 18. Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Olhe que frase tremenda do Senhor ressurreto, conseqüência da sua ressurreição. Mas tem mais coisa aqui, vamos bem rápido, nós temos só quinze minutos: Mateus 28:19 Ide, portanto, fazei discípulos. Eu queria que você não perdesse de vista essa segunda coisa importante aqui, fruo da ressurreição do Senhor. Você vê a beleza disso irmão? A igreja não é uma companhia de instruídos fazendo prosélitos, assim como os judaizantes. O Senhor repreendeu os fariseus e disse: vocês pegam o barco aí, atravessa o mar para fazer um convertido de vocês, um convertido do judaísmo. E quando você fazem um convertido de vocês, vocês tornam a ele duas vezes filho do inferno, pior do que vocês. Lembra que o Senhor falou assim para eles? A igreja não é um grupo de intelectuais, instruídos, fazendo prosélitos convencidos ou convertidos a uma idéia. A igreja é a habitação do Espírito Santo resultado da ressurreição do seu Senhor que tem toda a autoridade e por causa dessa autoridade, ela faz discípulos. Não de si mesma. A igreja não tem discípulo nenhum. A igreja não faz discípulos dela. A igreja faz discípulos de Cristo. Nem um irmão ou irmã, pode fazer discípulos de si mesmo. Se você fizer um discípulos de si mesmo, você vai dar conta ao Senhor, porque o nosso serviço, o nosso ministério é fazer discípulos para Cristo. Nosso ministério é como o de João Batista. Quanto mais João Batista falava: Olha o noivo; Ele é o noivo. Eu não sou o noivo, sou o amigo do noivo e o amigo do noivo se alegra ouvindo a voz do noivo, quanto mais João Batista pregava menos discípulos ele tinha, porque todos os discípulos dele iam para Cristo. Não é? Quanto mais ele pregava, menos seguidores ele tinha, porque ele falava: Ele é o Cordeiro de Deus. Ele é. Não sou eu. É Ele quem tem a pá na mão. É Ele quem vai limpar a sua eira. É Ele que é alguém de quem eu não sou digno de nem desatar as suas sandálias. Ele é quem vai batizar com espírito e com fogo. Então irmão, isso é ministério cristão, é fazer discípulos de Cristo. Então você precisa ver esse assunto aí, precisa muito. Aliás, os líderes cristãos hoje, precisavam muito retornar a esse assunto, porque quantas pessoas se incham fazendo discípulos de si mesmo. Sabe porque pastor não gostam de ficar muito tempo fora da igreja como eles chamam, do lugar onde ele pastoreia? Porque ele tem medo de que as pessoas descubram que ele não tem necessidade, que ele é desnecessário. Então irmão, quanta necessidade nós temos de capturar esse ensino do Senhor? Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Fazei discípulos. Olhem como as coisas se ligam. Fazei discípulos. Olhem as conseqüências. De todas as nações. Não é só do judaísmo, de Israel mas de todas as nações. Agora, terceira verdade aí importante: batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Eu Vou colocar bem rapidamente alguma coisa sobre isso. Quando a gente tocar no alicerce do Espírito Santo, eu quero voltar um pouco nesse assunto, mas eu queria relembrar com você, até porque eu já falei a beleza dessa declaração. Não perca a ordem. Vamos devagar. O Senhor ressuscitado está falando coisas muito importantes. Todas baseadas na sua ressurreição. Primeira: Toda autoridade me foi dada. Segunda: Ide e fazei discípulos, Dele, para Ele. Terceiro. Batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Tremenda frase. Você está vendo o que é que ele está dizendo? Lembra que eu compartilhei com os irmãos aquele termo pericoreses? Você lembra disso? Na história do pensamento, no desenvolvimento do pensamento cristão, na história da igreja, se você estudar, na idade média apenas, foi que de alguma maneira o Espírito Santo levou o homem a se deterem sobre a verdade concernente a Ele, o Espírito Santo Antes ele já foi confessado. Desde o credo apostólico você tem a confissão a respeito do Espírito Santo, mas esse entendimento a respeito Espírito Santo do lugar dele na Trindade, o próprio modo de vida da Trindade, do Deus tri uno, ele só foi esclarecido pela teologia medieval, idade média. E então homens de Deus quanto da teologia grega, quanto da teologia latina, usaram um termo lindo. Os gregos usaram pericorese. Eu já vou explicar para você e os latinos usaram circum incessium, ou circo inserção. São exatamente a mesma coisa. Pericorese é um conjunto de duas palavras gregas: peri significa ao redor, de onde vem a nossa palavra perímetro, medida ao redor de uma área. Peri, periférico. Peri é ao redor. E coreses, vem de uma palavra grega – corea - que significa dança. Então se você unir as duas palavras, você tem dança ao redor. Em que sentido esses teólogos usaram essa palavra? Eles queriam explicar o modo de vida da Trindade e é muito difícil explicar o modo de vida da Trindade. Nossa mente é pequena demais para isso. Então, a melhor palavra que eles encontraram foi essa pericorese. Eles entendiam bem. Nós temos que explicar aqui para podermos entender. Os gregos tinham uma dança que eles chamavam de pericorese. Era uma dança que eles formavam dois círculos. Um círculo interno e outro externo. Se você já viu algum filme que retrate cultura grega você vai se lembrar. Eles fazem dois círculos. Um maior e outro menor, e dançam com um círculo girando um para um lado e outro para o outro, com as mãos entrelaçadas e em um dado momento da dança eles param e o círculo de fora, levanta os braços e abraçam os que estão no círculo de dentro, passando a mão por cima da cabeça deles. Eles então entrelaçam os dois círculos, e então irmão, esse termo foi usado pelos teólogos para falar sobre a dança de Deus. Sabe por que dança de Deus? Em João 14, o Senhor Jesus falou assim. Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? E depois ele falou assim: se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará e viremos eu e o meu Pai para ele e faremos nele morada. Então essa palavra pericorese ou círculo, inserção, ela se refere não apenas ao modo de vida da Trindade, mas se refere ao que foi realizado na nossa experiência cristã também. Nós fomos introduzidos nessa dança de Deus, nessa comunhão com Deus, mas essa palavra se refere em primeiro lugar a essa Trindade essencial, essa Trindade ontológica. O Pai, habita no Filho. O Filho habita no Pai. Olha como que isso é fisicamente impossível, não é? Deus não está restrito ao mundo físico. Deus é Espírito. Ele é uma pessoa, não é uma névoa, uma neblina, uma força, um poder, nada disso. Isso é misticismo, hinduísmo, é budismo. Não é cristianismo. Deus é uma pessoa com uma essência, e com uma revelação Trina no que se concerne às suas pessoas, e essas pessoas habitam uma dentro das outras. Elas inter habitam. O Pai está no filho. Não tem jeito do Pai ir a um lugar e o Filho não ir. Não tem jeito do Filho estar em um lugar e o Pai não estar. O Pai está onde o Filho está. O Filho está onde o Pai está. Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em mim? E aí ele fala sobre o Consolador, a mesma coisa. Eu e meu Pai viremos para ele e faremos nele morada. Como? Na pessoa do Consolador. O Senhor está falando que quando o Espírito vier, é ele e é o Pai. Que quando o Espírito vier, o Espírito está incluindo a pessoa Dele e incluindo a pessoa do Pai, porque eles são inseparáveis. Então os gregos usaram esse termo, pericorese. Irmão, esse é o termo, essa é a idéia do verso 19 desse texto. Os discípulos seriam batizados. Batizar, o termo literal grego, significa imergir, significa incluir. Esse é o termo que o Senhor usa aí. Batizando, incluindo dentro, em o Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Olhe que coisa maravilhosa. Nós, como cristãos, somos chamados para participar da pericorese. Essa pericorese eterna, plena, perfeita, intocável, que não precisava de nós. Nós somos chamados pela graça para participar dessa dança. A dança de Deus. Pericorese. Batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Deus Tri uno. E Ele termina dizendo: 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Quarto elemento nessa citação aqui. Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E N S I N A N D O. Nós só podemos ensinar uns aos outros na vida da igreja em dependência do Senhor ressurreto. Em dependência da sua capacitação, sua habilitação. Ele nos habilitou para sermos ministros em uma nova aliança. Eloqüência, poder de convencer. Palavras bonitas, oratória, não leva a nada. Nós só podemos ser ensinados pelo Cristo ressurreto. Da mesma maneira que discípulos só podem ser feitos pelo Cristo ressurreto. Não é? Então irmão, é uma texto simples mas tão importante. 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E a quinta e última frase importante nessa aparição do Senhor. Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação do século. A certeza segura da presença do Senhor, quer você sinta, quer você não sinta, quer você esteja bem, quer você esteja mal, não importa. Eis que eu estou convosco. A questão é: você é habitado pelo Espírito Santo? Você nasceu de novo? Cristo Jesus é o teu Senhor? Se assim é, estarei convosco todos os dias até a consumação do século. Você pode perder o senso da presença do Senhor, assim como a noiva no livro de Cantares. Você pode perder o senso da presença do Senhor, mas não o fato da presença Dele. Ele nunca te deixará. Hebreus cap. 13 diz. Hebreus 13:5 ............ ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Quinta questão importante nesse assunto. Irmão, com relação ao assunto da ressurreição, já li o texto de Atos 1, então vou só fazer as colocações rápidas para a gente terminar. Eu penso que o que há de importante naquele texto, a última aparição do Senhor foi no Monte das Oliveiras e dali Ele foi elevado às alturas. A profecia de Zacarias diz, assim como o texto de Atos, que Ele virá do modo como o vistes subir. E aquele texto diz que o Senhor foi elevado da vista deles às alturas e uma nuvem o encobriu. Se você ler o livro de Tessalonicenses, com cuidado, eu claro, não quero e nem posso ser dogmático em nada aqui, mas quero expressar para você a forma como eu vejo. Creio que isso não é o assunto central, essencial. Então não há necessidades de sermos dogmáticos. Você tem liberdade de pensar de outra maneira. Mas o livro de Tessalonicenses sugere que o Senhor descerá para revelar-se à sua igreja do trono até os ares. Do trono aos ares. O Senhor não está nos ares. O Senhor está no trono, entronizado. Assim João o viu lá em Apocalipse 5. E no livro de Tessalonicenses, Paulo diz que naquele ressoar da última trombeta, o mesmo Senhor que subiu, descerá, dos céus, e nós seremos arrebatados para o encontro com o Senhor nos ares. Lá não diz no trono. Lá diz nos ares. E estaremos para sempre com o Senhor. E foi exatamente esse processo da ascensão do Senhor aí em Atos 1. Em Atos 1, Ele desapareceu das vistas dos discípulos, elevado às alturas e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. Agora, o Senhor não ficou para cima da nuvem. Se você ler o livro de Hebreus, de Apocalipse, ele mostra que o Senhor está no trono, à destra de Deus. Destra, significa entronizado. Então como que o Livro de Tessalonicenses diz que nós seremos arrebatados até os ares para o encontro com o Senhor nos ares? Porque o Senhor descerá do trono para os ares. E talvez e coloco talvez mesmo, porque já falei que não podemos dogmatizar isso, talvez, essa seja a fase invisível do retorno do Senhor Jesus e o mundo não o verá. Ele descerá do Trono onde Ele está para os ares. Ele vai arrebatar os seus santos. Só os seus santos o verão, em primeira mão, porque ele estará nos ares. E os santos o encontrarão nos ares e depois, possivelmente, do período de grande tribulação nessa terra, então Ele se revelarão como um relâmpago que sai do oriente e se mostra no ocidente. Mateus 24:28 Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres. Ele se revelará de forma visível para essa terra para julgamento. Mas até então os santos já terão sido arrebatados com Ele. Um aspecto é invisível e o outro é visível da vinda do Senhor. Talvez seja por isso que de novo, quero frisar a palavra talvez, talvez seja por isso que o Velho Testamento usa duas expressões e o Novo Testamento também, uma para se referir ao dia do Senhor e outra para se referir ao dia de Cristo. Se você ler as duas, você vê que elas são incompatíveis. Em Joel e Malaquias diz que o dia do Senhor é um dia terrível, dia de trevas de escuridão, dia de juízo. Esse é o dia do Senhor. Você diz: puxa! Mas como pode? Por outro lado se você vai para o Novo Testamento você vê Paulo falando assim, que anelava por esse dia, que chama de dia de Cristo que é o dia das bodas. Ele vai se tornando tão íntimo desse dia que nos últimos escritos dele como para Timóteo por exemplo, que ele nem fala o Dia de Cristo, mas ele fala aquele dia. 2 Timóteo 1:18 O Senhor lhe conceda, naquele Dia, achar misericórdia da parte do Senhor.. Paulo anela aquele dia, porque é esse dia quando ele então encontrará o Senhor, quando ele comparecerá diante do tribunal de Cristo, quando ele será coroado com a coroa da justiça que ele diz estar guardado, o Senhor reto juiz me dará naquele dia, não somente a mim, mas a todos quantos amam a sua vinda. Se o Dia do Senhor é apenas um dia de escuridade de trevas e juízos, como amar esse dia? Mas irmão, ele é um dia de trevas e escuridade para o mundo. Mas ele é um dia de regozijo, de galardão, de recompensa para os santos. Então, possivelmente, o Senhor se revele, primeiro, de uma forma invisível ao mundo, mas visível aos santos, para que no tribunal de Cristo, nesse tribunal familiar, os santos sejam ali então argüidos pelo Senhor, como Paulo fala lá no tribunal de Cristo em Coríntios. É a partir daí, uma revelação a toda terra, quando então ele vai julgar esse mundo. A Bíblia diz em Tessalonicenses que os seus santos estarão com ele, que os seus santos virão com ele. Se nós viremos, é porque nós teremos vindo. Uma coisa implica a outra. Então, esse é o significado do texto de Atos 1. Você vê o Senhor sendo encoberto aos olhos dele por aquela nuvem e depois, no restante do Novo Testamento dizendo que esse Senhor está entronizado. E depois no livro de Tessalonicenses dizendo que nós vamos encontrá-lo nos ares, e estaremos para sempre com o Senhor. E depois ainda Tessalonicenses, dizendo que esse Senhor se revelará à terra. Ele não vai ficar nos ares. Ele vai se revelar à terra, vai julgar o iníquo, com a espada que sai da sua própria boca, o anticristo. Então irmão, há também essa aplicação linda, desse texto de Atos cap. 1. Assim virá, do mesmo modo como O vistes subir. Duas etapas, possivelmente. Nós estamos aguardando não o anticristo, nós estamos aguardando não dias de tribulação, de obscuridade. Nós estamos aguardando não a besta nem o falso profeta. Nós estamos clamando assim como os nossos irmãos primitivos Maranata. Vem Senhor Jesus. Nós estamos aguardando ao Senhor. Nós não estamos aguardando nem mesmo a morte. Nós estamos aguardando do Senhor. Nosso clamor é Maranata, Vem Senhor. Vem já Senhor. Vem agora Senhor. Leva os seus santos para Ti, Senhor. Porque irmão, segundo vários estudiosos, não há nada mais no que concerne à terra, que o Senhor precise cumprir para arrebatar a sua igreja. Tudo o que precisava foi cumprido. Para o arrebatamento da igreja, já está cumprido. A igreja pode ser arrebatada em qualquer momento, porque não há nada na palavra de Deus que diz, necessariamente, que nós iremos ver o anticristo, estarmos aqui debaixo do reino do anticristo e etc e etc. Eu sei que nem eu nem você podemos ser dogmáticos nesse assunto, mas não podemos ser nem para um lado e nem para o outro. Então a expectativa do nosso coração é que realmente nós vejamos ao Senhor em breve. Esse é o anseio do nosso coração. Nós não queremos saber como a política vai, como a economia vai, onde que o anticristo vai aparecer, o que é que ele vai fazer. Nós queremos ver a Cristo e não ao anticristo. Amém. Vamos orar. Senhor, obrigado porque o Senhor tem tido prazer em si mostrar aos nossos corações, como tu és. E nós agradecemos muito porque o Senhor nos tornou seus filhos, amados. Agradecemos Pai, porque viemos a participar da vida do Deus tri uno. Agradecemos porque fomos batizados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Muito obrigado por essa preciosa salvação, Senhor. Que herança nós temos. O Senhor é nossa porção, o Senhor é nossa herança. Nós somos eternamente Teu Senhor e o Senhor também é eternamente nosso. Tudo o que temos é o Senhor e de nada mais precisamos. Pedimos ao Senhor que trabalhe em nós um coração que realmente experimenta essa verdade que de nada precisamos, porque tudo temos em Ti. Senhor carecemos tanto que o Senhor possa resumir assim, todo nosso coração em Ti, para Ti. Senhor não permita que sejamos uma casa inacabada, mas que a Tua igreja, antes da Tua volta, realmente experimente esse privilégio de dar um renovado e vigoroso testemunho do poder da Tua ressurreição. Quanta necessidade nós temos Senhor que o Senhor realmente derrame do teu espírito sobre a igreja, uma vez mais, e que o Senhor renove a clareza e do ministério da tua palavra, na vida da tua Igreja nesses dias para que nós estejamos caminhando de uma forma sadia, equilibrada e cheia de Ti. E que Satanás não alcance vantagem sobre nós. Senhor nós queremos aqui, como igreja, interceder pelas igrejas, pela necessidade que as igrejas tem tido do Senhor, do falar do Senhor, do mover do Senhor. Senhor guarde a Tua expressão nas localidades. Pedimos que o Senhor mesmo venha julgar a tua casa, separar o trigo do joio, e nós pedimos que nesse processo que realmente Satanás não alcance vantagem. Que o testemunho do Senhor seja apurado, seja apurado pelo fogo. Aqueles que são seus, que tem um coração para Ti sejam realmente preservados, sejam alegrados. Guarde os seus filhos de excessiva tristeza. Nós intercedemos especificamente por essa localidade que tem experimentado dias difíceis e divisão Senhor. Guarda o coração dos irmãos de escândalos, guarde o coração dos irmãos de tristeza excessiva. Ministra no coração dos irmãos esperança, confiança em Ti, que o Senhor é o Senhor da igreja e de que as portas do inferno não hão de prevalecer. E nós te pedimos com relação a nós aqui em São Lourenço, teu povo aqui nessa cidade, que realmente vivamos em união, que tenhamos um testemunho unido da tua presença entre nós. Que o Senhor possa estar demolindo barreiras nos corações dos irmãos, sejam elas quais forem e nos ensinando a congregar em torno de Cristo, e apenas Cristo. Ajuda-nos Senhor. Nós precisamos de Ti. Pedimos que o Senhor avive a tua obra nesse tempo do fim. Recupere o Teu testemunho Senhor pelo Teu poder, pela Tua graça, pela Tua fidelidade, por amor do Teu próprio nome Senhor. Em nome de Jesus. Amém. ___________________________________________________________________________________________ Extraído de uma série de estudos com o tema "FUNDAMENTOS DA NOSSA CONFISSÃO"(Romeu Bornelli)

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