"Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo," (Efésios 4.13)
16 maio, 2012
ESPÍRITO SANTO - Romeu Bornelli
Pai nós confessamos a Ti a nossa inteira dependência do Senhor. Tu és a nossa guarda, a nossa vida, o nosso sustento, a nossa paz, a nossa justificação, a nossa sabedoria. Desejamos que as riquezas de Cristo estejam sendo depositadas em nós de tal forma que realmente possamos experimentar Senhor, a plena suficiência da Tua obra objetiva e da Tua obra subjetiva em nossas vidas. Obrigado porque o Senhor é tudo em todos aqueles que crêem em Ti. Pedimos ao Senhor que nos dê plena provisão para que nessa noite possamos ver algo mais da beleza do Senhor, na tua palavra. Agradecemos a oportunidade de nos reunirmos com os santos, aqueles que o Senhor para Ti separou, ovelhas do Teu pastoreio, que reconhecem a Tua voz, que não seguem a voz dos estranhos. Nós oramos a Ti para que possas nessa noite exercer o Teu pastoreio sobre as nossas vidas, de tal forma que reconheçamos o Teu falar nos nossos corações. Habilita-nos, equipa-nos em nome de Jesus. Amém.
Irmãos, vamos reler o texto que nós lemos na última reunião, durante o nosso estudo a respeito da ressurreição de Cristo. Hoje nós iremos compartilhar a respeito do que seria então o sexto aspecto, o sexto alicerce da nossa confissão da nossa fé, a respeito do Espírito Santo. Seria bom nós lermos então o texto de Atos. Atos cap. 1.
1 ¶ Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar 2 até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas. 3 A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. 4 E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. 5 Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. 6 ¶ Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? 7 Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; 8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
Irmãos nós mostramos em outras reuniões que o aspecto anterior que nós compartilhamos com os irmãos, seria o quinto aspecto, o quinto alicerce da nossa fé, da nossa confissão, da revelação bíblica, a respeito da ressurreição do Senhor. Eu já disse, várias vezes aos irmãos, citando o texto, que a ressurreição do Senhor tem uma relação direta com a nossa justificação. Romanos 4:25 (25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.) Diz que o Senhor foi entregue por causa das nossas transgressões. Ressuscitou por causa da nossa justificação. Então, nós temos uma relação da ressurreição do Senhor com a nossa justificação. Seria impossível sermos justificados diante de Deus se Cristo não houvesse ressuscitado como homem, assim como Ele morreu como homem. Deus feito homem. A natureza divina, natureza humana em uma pessoa. Seria também impossível que sobre nós fosse derramado o seu Espírito e em nós habitasse o seu Espírito naqueles que crêem, naqueles que confessam o nome do Senhor Jesus, como seu único e suficiente salvador, naqueles que deram o seu testemunho através do batismo com água, é necessário que seja assim, o Senhor determinou que fosse assim, essa expressão da fé deles, expressa através do batismo na água é uma ordenança do Senhor, porque é uma expressão natural, literal daquilo que foi executado nos nossos corações espiritualmente, o derramar do espírito.
Haveria, portanto, uma impossibilidade total do Espírito Santo habitar em nós, naqueles que crêem no Senhor e professam o Seu Nome, se o próprio Senhor não houvesse ressuscitado. Claro. Porque Ele recebeu do Pai a promessa do Espírito. Nós nunca poderíamos receber do seu Espírito se Ele não tivesse ressuscitado. Então importante nós vermos a ligação desse ponto alto da ressurreição do Senhor com relação a esses dois outros aspectos que nós estamos partilhando. Tanto a justificação pela graça por meio da fé, quanto o recebimento do Espírito Santo de habitação. Aquele que habita em nós, que está conosco, que trás para nós o gozo da pessoa do Pai, da pessoa do Filho, porque Deus não pode ser dividido. A essência de Deus é una, indivisível: onde habita o Filho, está o Pai, está o Espírito; onde está o Pai está o Filho, está o Espírito. Deus não é dividido. Então se em nós habita o Espírito Santo, como o Senhor falou naqueles discursos chamados do Cenáculo, cap. 13 de João, até o cap. 16, ele disse que aquele que o amasse, guardaria os seus mandamentos, e o Pai o amaria, e Ele, o Senhor e o Pai, viriam para ele, esse que o ama, fariam nele morada. Veja o que o Senhor falou. Eu e o Pai, viremos para ele, e faremos nele, morada(João 14:23). O Senhor citou esse texto, exatamente no contexto da vinda do Consolador. Então, que clareza que nós temos em relação a essa pericorese, como nós já partilhamos em outras reuniões, e não vou repetir aqui – habitação do Pai no Filho, do Filho no Pai, pericorese, o significado dela, amplitude disso, Deus tri uno. Então, esse
Espírito Santo de habitação trás até nós o gozo do Deus tri uno, da pessoa do Pai, pelo Espírito nós clamamos Aba Pai - lembra do ensino de Paulo aos romanos? O Espírito habita em nós (Romanos 8:15) e nós clamamos Aba Pai. Em Gálatas 4: 4 vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5 para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. 6 E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! Veja essa expressão Espírito de seu Filho. Não há um Espírito do Pai, o Espírito do Filho, mais o Espírito Santo. Três Espíritos. Claro que não. O Espírito do Pai, é o mesmo Espírito do Filho, o mesmo Espírito Santo. Há um só Espírito. A Bíblia usa termos correlatos, intercambiáveis. Espírito do Pai, Espírito de seu Filho, Espírito de Cristo, Espírito de Jesus Cristo. A Bíblia usa todas essas expressões e Espírito Santo. Não são três Espíritos. É um único Espírito, que é o Espírito do Pai, que é o Espírito de Jesus Cristo, o Filho, que é o Espírito Santo. Então recebereis poder ao receber sobre vós o Espírito Santo e sereis as minhas – veja que quem está falando é o Senhor - sereis as minhas testemunhas, porque o Espírito Santo trás a nós a própria pessoa do Senhor, que nos resgatou. Ele disse: eu estarei convosco. Ele disse: Não vos deixarei órfãos. Claro que se você examinar, estudar o contexto, você vai ver que isso tem um duplo sentido. Primeiro, ele disse não vos deixareis órfãos porque Eu voltarei para vós outros. Em primeiro lugar é claro, isso se refere à segunda vinda do Senhor. Ele voltaria. Ele ressuscitou como homem, assim como morreu como homem. E Ele então prometeu aos seus que não os deixaria órfãos, mas Ele estaria com eles agora, na pessoa do Espírito Santo e naquele dia quando na sua Parousia, na sua segunda vinda, na sua manifestação final, nos últimos tempos.
Então irmão, que cuidado que nós temos que ter com aquele texto, nós vamos comentar mais para frente, porque há uma corrente, dentro do meio evangélico, que diz que o Senhor Jesus após ressuscitar, Ele se tornou, ele se transformou no Espírito Santo. Isso é uma heresia, porque Jesus não se transformou no Espírito Santo. O Senhor Jesus é o nosso Senhor, Deus homem, entronizado, ressuscitado como homem, à destra de Deus, um homem glorificado e derramou do seu Espírito porque é Deus, do seu próprio Espírito que é o Espírito do Pai, do Deus tri uno, derramou o seu Espírito sobre nós, na pessoa do seu Espírito, nós temos o gozo da pessoa Dele mesmo, mas Ele não se transformou no seu Espírito. Ele não se tornou Espírito Santo. A primeira pessoa, a segunda pessoa e a terceira pessoa da Divindade são eternos. Deus coexiste em três pessoas, embora sejam uma essência. Então, tão importante é esse ensino. Parece uma coisa simples. Parece uma coisa puramente acadêmica, questão de idéias, mas realmente não é, porque se o Senhor Jesus se transformou no Espírito Santo, então em si, Ele não existe mais, e nós não temos ninguém para
aguardar nos últimos dias. Mas Ele não se transformou no Espírito. Ele enviou o seu Espírito que é um com Ele e um com o Pai. Então, essa primeira noção é importante a respeito do Espírito Santo.
Agora veja nesse texto que você tem aí na sua frente, o versículo 8 diz: Atos 1:8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas (os meus mártires). Agora volte por favor ao versículo 4 E, comendo com eles (Lucas aqui reforça, mais uma vez, a humanidade do Senhor. Uma visão não come, um fantasma não come, uma alucinação não come, mas um homem come), determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Vamos para começar irmão, lançar hoje, um panorama geral. Durante todo o nosso tempo aqui, na próxima reunião, se o Senhor permitir a gente prossegue. Um contexto. Vamos procurar contextualizar a questão do Espírito Santo. O que é que significa esse derramamento? O que significa o Espírito Santo vir habitar em nós? Primeiro vamos dar uma olhada a respeito dessa nossa necessidade. O que é que a queda gerou em nós, para que nós possamos avaliar bem o significado dessa grande benção. Nós não fomos apenas salvos no sentidos de separados do mundo. Nós não fomos apenas justificados; éramos pecadores e por causa da oferta do Senhor na cruz, Ele nos cobriu com a sua justiça, Ele nos imputou, como também já estudamos no assunto da justificação, Ele nos imputou justiça, assim como o nosso pecado foi imputado a Ele, não apenas isso irmão, pois a nossa salvação vai bem além do que tudo isso, embora cada verdade dessa seja extremamente preciosa. Nós pecadores, considerados justos diante de Deus, por causa da justificação em Cristo. Isso é uma tremenda benção, mas ainda não pára aí. Ainda é pouco, porque o Senhor poderia nos justificar e nós ficarmos da mesma maneira. Ele já nos justificou e isso é uma questão posicional, uma questão fora de nós, é uma questão feita em Cristo, posicional. Por isso nós chamamos posicional, ou objetiva, porque foi feita fora de nós. Foi você que se justificou? Não. Você foi justificado por causa da obra de Cristo na cruz. Então nós poderíamos ser justificados e ainda continuarmos escravos do pecado, continuarmos sendo o que nós somos, andando da mesma maneira, falando da mesma maneira, vivendo da mesma maneira, homens velhos, no que se refere à experiência. Mas a salvação do Senhor, ela não é uma salvação limitada. É uma salvação plena. Hebreus diz assim: Hebreus 2:3 como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; Não é só uma salvação, nem uma grande salvação. É tão grande salvação. Porque inclui o nosso espírito, inclui a nossa alma e inclui até mesmo os nossos corpos. Tão grande salvação.
Então irmão esse assunto do Espírito Santo precisa ser visto primeiro dentro de um contexto que eu vou procurar passar aqui hoje. Nós precisamos andar para trás, um pouquinho primeiro, depois andar para a frente. Versículo 4, vai nos fazer andar para trás. Atos 1:4 E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Abra a sua Bíblia em Lucas. Vamos ver quando que o Senhor falou para os discípulos sobre a promessa do Pai. Lucas cap. 24:49. Vamos ver o contexto desde o 44? Preste atenção. Lucas 24:44 A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Isso é o resumo de todo o Velho Testamento: a Lei os profetas e os Salmos. Tudo testifica de Cristo. Você não vai ler os profetas para encontrar profecias. Você vai ler os profetas para ver Cristo. Você não vai ler os Salmos para embalar a sua alma. Não adianta a sua Bíblia ficar aberta no Salmo 91 lá na sua casa, porque ela vai ficar com a folha amarela. Não é? Porque a Bíblia não é mística. Os Salmos não são protetores por natureza. Isso é misticismo. Não é cristianismo. Todos os Salmos falam de Cristo. Todos. Do 1 ao 150. Todos os Salmos. Agostinho, aquele homem de Deus do quarto século, ele escreveu um comentário dos Salmos em três grandes volumes, cada volume deve ter umas quinhentas páginas. Ele procurou mostrar em cada Salmo a cristocentricidade do livro de Salmo. Todos os Salmos falam do Senhor, por essência, em primeiro lugar. Claro que existem aplicações também a nós, o seu povo. É claro. Nós fomos feitos um em Cristo. Ele é a cabeça nós somos o corpo. Mas os Salmos, em primeiro lugar, o nosso Senhor está falando aqui, no verso 44, Tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos. Se você busca a palavra de Deus de uma outra maneira, você não sabe o que está fazendo. Não é? Porque elas testificam apenas de Cristo, do que Ele é e do que Ele fez na cruz do Calvário. Pessoa e obra. Sempre andam juntos. 1 Coríntios 2:2 Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. Pessoa e obra. Vamos ao 45 Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; O que são então as escrituras? O verso 44 fala. A Lei de Moisés, os profetas e os Salmos. Essas são todas as escrituras. Não é? 46 e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia 47 e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. 48 Vós sois testemunhas destas coisas. Ele está falando para os doze esse texto aqui. 49 Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; Olhe aí onde é que Ele falou para eles; quando Ele ainda estava em carne, antes da cruz, antes de ressuscitar. Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder. É
essa a situação que o Senhor repete lá em Atos quarenta dias depois. Esse texto o Senhor fala com os discípulos depois de ressuscitar. Ele fala depois de ressuscitar. Aqui Ele não estava ainda em carne não. Já havia ressuscitado quando apareceu aos discípulos. Ele ordena a eles que esperem em Jerusalém a promessa do Pai que de mim ouviste. E a ocasião em que Ele falou sobre a promessa está aqui em Lucas, repetido então lá em Atos. Está certo?
Agora irmãos, para nós termos um ponto de vista adequado sobre a graça, a benção, a glória, o gozo, a preciosidade da habitação do Espírito Santo em nós eu quero começar esse assunto do Espírito Santo por aí. Eu sei que a primeira abordagem está sendo subjetiva, mas estou invertendo propositalmente. Quero primeiro fazer uma abordagem subjetiva, uma abordagem experiencial. No final desse assunto, não sei quando, mais para frente, eu vou compartilhar algo objetivo a respeito do que a Bíblia ensina sobre o ministério do Espírito Santo, a obra objetiva do Espírito Santo que é revelar Cristo, nos regenerar, nos santificar, nos purificar, muitos aspectos. Mas por enquanto vamos entrar nesse pano de fundo, uma ênfase mais subjetiva.
Abra a sua Bíblia lá em Gênesis. O pulo vai ser grande. Vamos sair de Atos e vamos para Gênesis. Queria mostrar para os irmãos, três coisas aqui nesse livro. Primeiro o cap. 3, nós não vamos ler nada. Eu queria que você abrisse, para você estar olhando para as questões que eu quero colocar aqui. Irmãos, essa promessa do Pai, que o Senhor disse lá “de mim ouviste” a respeito da vinda do Espírito Santo, no que se refere à nossa experiência cristã, o agir do Espírito Santo em nós, habitando em nós, não como um turista, não como alguém que vem a nós e vai de nós, como por exemplo era no Velho Testamento, já citei isso aqui. É importante você notar essa diferença de foco. No Velho Testamento, porque o Senhor Jesus não havia sido revelado ainda, não tinha morrido, não tinha ressuscitado, então o Espírito Santo não podia ser derramado, porque o homem não havia sido redimido, não é assim? Então quando você olha o linguajar das escrituras no Velho Testamento sobre o Espírito Santo a ênfase é a preposição “sobre”, no Velho Testamento. É sempre “sobre”. O Espírito Santo do Senhor está “sobre “ mim, Isaías falou no cap. 11. Ele me ungiu para evangelizar aos pobres, libertar os cativos. “Sobre”. O Espírito de Deus se apossou de Sanção. Ele desbaratou um exército de Filisteus. Sempre “sobre”. O Espírito de Deus veio “sobre” Davi. Sobre Samuel. Mas a ênfase do ensino do Espírito Santo no Novo Testamento, na Nova Aliança, depois que o Senhor ressuscitou, não é sobre. É “em”. Muda a preposição, e muda tudo, porque “sobre” significa uma unção que vem e uma unção que vai. Mas “em” significa que Ele habita em nós, que Ele permanece em nós, que Ele nunca mais deixaria os que pertencem ao Senhor sozinhos. Que coisa tremenda irmãos. Deus habitando em nós, na
pessoa do Espírito Santo. No espírito nós temos a comunhão com o Pai, o desfrute do amor do Filho, na pessoa do Espírito. Irmão. Até onde você tem compreendido e experimentado isso na sua vida? Avaliada essa benção, será que nós como cristãos nós temos algo maior do que isso? Nós não temos nada maior do que isso. É Deus habitando em nós, e por isso você vê quantas vezes no Novo Testamento você encontra expressões como essa do Cenáculo quando o Senhor disse: “estarei convosco todos os dias”, quando Ele deu aquela comissão aos discípulos também, lá naquele Monte, na Galiléia: Mateus 28: 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Veja a clareza do Senhor. Lembra aquele texto lindo de Hebreus 13 que diz assim Hebreus 13:5 Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Você não precisa procurar foco em outras coisas. Avareza é isso. Não é especificamente amor a dinheiro. É você enfocar qualquer coisa que não seja o Senhor. Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tem. Que lindo texto esse. Ele contrasta coisas com Ele, o Senhor. Diz assim: Hebreus 13:5 Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; Por que contentai-vos? Porque “Ele”. Olhe o contraste das coisas com Ele, porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Aí o texto faz uma conclusão dizendo assim: 6 Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem? Irmãos, de onde vem essa coragem, essa ousadia, essa serenidade, essa tranqüilidade na vida cristã? Na permanência do Espírito Santo em nós. Nós poderíamos até mesmo ser justificados e viver uma vida com medo. Poderíamos, assim como muitos vivem, mesmo sendo cristãos. Não é? Poderíamos ser justificados e viver uma vida cheia de ansiedade. Justificados e com uma vida cheia de insegurança. Mas, na medida em que vamos compreendendo o habitar do Senhor em nós, o próprio Senhor e o Pai, na pessoa do Espírito Santo, irmão, a nossa vida vai ganhando uma outra dimensão. É o que Paulo chamou em Romanos 8, em Gálatas 5, de andar no Espírito. Gálatas 5:16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. O que é andar no Espírito? É alguma coisa mística, inalcançável? O que será que é isso? A palavra de Deus ensina tanto sobre isso, como que isso é prático, não é? Andar no Espírito é permanecer em Cristo. Andar no Espírito é ter as suas palavras permanecer em nós. Andar no Espírito é habitar ricamente as palavras de Cristo em nós. Andar em Cristo é amá-lo. Há muitas explicações Bíblicas sobre o que é andar no Espírito. Nada mirabolante, mas tudo muito doce, muito específico, muito prático. Aqueles que conhecem o Senhor sabem o
que é andar no Espírito. Então habitação do Espírito Santo em nós, ela é a nossa grande benção, porque primeiro o Espírito Santo vai nos falar de tudo aquilo que o Cristo cumpriu na cruz e está fora de nós e é objetivo. O Espírito Santo é quem nos vai dar a segurança da salvação. O Espírito Santo é quem vai ministrar para nós o significado da justificação, como já falamos, que está fora de nós. Em primeiro lugar o Espírito Santo é quem vai nos regenerar. Ele vai nos dar uma nova natureza, que não é adquirida pela cultura, pelo ensinamento, pelo esoterismo, pela iluminação espiritual, por nada, a não ser pela graça por meio da fé em Cristo Jesus. Este é o primeiro ato do Espírito Santo nas nossas vidas: Regeneração e concomitantemente arrependimento e fé. Arrependimento e fé. São como dois lados de uma mesma moeda. Regeneração, arrependimento e fé. Nós cremos no Senhor, fomos regenerados por Ele, então a partir daí, Ele vai aplicar, trazer para as nossas vidas toda a grandiosidade, o significado do que Cristo fez na cruz e aplicar. O Espírito Santo é o aplicador de Deus em nossas vidas. É aquele que vai trazer as verdades objetivas e torná-las subjetivas. Por isso a grande benção da habitação do Espírito Santo. Nós podíamos ter tudo como verdade objetivas, sem nenhum gozo delas, se não fosse a pessoa do Espírito Santo residindo em nossas vidas. Não é entrando e saindo, mas residindo. Depois que ouviste a palavra da verdade, o Evangelho da vossa salvação, tendo nele crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. Efésios 1:3. Selados com o Espírito Santo da promessa. Quantos textos há no novo Testamento sobre esse ensino tão rico. Por isso Ele é um alicerce. Irmão, se é alicerce a Bíblia tem muito que falar sobre ele. Você não encontra alicerce escondido e você nunca que poderia imaginar que aquilo fosse um alicerce. Então não é alicerce. Os alicerces são sólidos, são grandes, tem muito conteúdo e por isso são alicerces. Então você vai encontrar muito conteúdo na Bíblia sobre o assunto Espírito Santo, porque este é um tremendo alicerce. É Ele quem regenera, quem vivifica, é Ele quem santifica, é Ele quem trás as verdades do Senhor para nós, quem as aplica. É Ele quem nos glorificará. É pelo Espírito de Deus que os nossos corpos serão glorificados na vinda do Senhor. É o Espírito de Jesus Cristo que ressuscitou dos mortos. Então quando o Senhor for glorificado, nós seremos glorificados, se habita em vós o mesmo espírito daquele que ressuscitou Jesus. Esse mesmo Espírito daquele que ressuscitou Jesus também glorificará, ressuscitará, transformará os vossos corpos mortais, por meio do seu Espírito que em vós habita. Que tremendo ensino irmãos, sobre esse alicerce. Nós vamos dividir assim então em etapas para irmos compartilhando um pouquinho, porque é muito conteúdo sobre esse tão glorioso ensino.
Então vamos lá em Gênesis ver um pouco, abri um parênteses aqui, vou fechar e voltar.
Vamos olhar no livro de Gênesis o que é que o pecado arruinou em nós. O que é que o pecado distorceu em nós. O que é que o pecado produziu em nós, que então a habitação do Espírito Santo, agora de forma, enfatizando de novo, de forma experimental, porque quem lidou com as questões que eu vou colocar aqui, foi, em primeiro lugar, o Senhor Jesus, na cruz do Calvário. Vou citar para você e depois eu vou mostrar os capítulos: O pecado, a carne e o mundo. O pecado significa alienação de Deus, separação, Gênesis 3. O homem foi alienado de Deus porque desobedeceu a Ele, separado, alienado, teve medo, se escondeu, tudo o que você conhece de Gênesis cap. 3, resultado do pecado. Medo, fuga, quebra de comunhão. Ele ouviu a voz do Senhor e correu da voz do Senhor, quebra de comunhão. Então Gênesis 3 - Pecado.
Gênesis 6, para você abrir a sua Bíblia, a Carne. Gênesis 11: o Mundo. Então eu queria sugerir para você irmão, que o Espírito Santo deixou claro nas escrituras, vamos chamar aqui de três passos da queda. É claro que isso não significa que a queda foi dada em três passos. Quando o homem caiu no Éden, ele caiu de uma vez, de uma vez por todas. E ele caiu irremediavelmente. Mas, como que os tentáculos do pecado, eles foram se estendendo na natureza humana, a partir de Gênesis 3, a partir da queda, o pecado, alienou o homem. Aí você vai ver o cap. 4 o que é que acontece e o 5 também. No seis você vai ver uma declaração de Deus que diz assim: Gênesis 6:3 Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos. O meu Espírito não vai poder contender com o homem. O Senhor falou que a situação do homem era tão irremediavelmente perdida, está lá em Gênesis 6, e depois eu queria ler esses textos para ficar muito claro para você. A situação do homem era tão irremediável que o Espírito de Deus não conseguiria redimir o homem. Você já pensou nisso? A não ser pelo caminho da cruz, pela oferta do Senhor, não tem caminho de volta. Contender significa pleitear, seria a melhor tradução. A minha Bíblia diz contender, e creio que na maioria daqui, mas penso que existe uma versão que existe a palavra pleitear. Meu Espírito não há de pleitear para sempre com o homem, porque este é carnal. Por enquanto não precisa olhar, depois eu vou te mostrar esse texto em Gênesis 6. O que é que significa isso? Você tem Deus aqui e o homem aqui, separados pelo pecado. Gênesis 3. O homem caiu e caiu de uma forma definitiva. Quando chega em Gênesis 6, essa situação é manifestamente pior. Não significa que o homem deu mais um passo. Ele caiu em definitivo da presença de Deus no Éden, pois a palavra diz que ele foi expulso do Éden. Expulso e ficou a peregrinar. Mas irmão, a expressão da queda, ela se intensificou. Não na sua magnitude, mas a sua expressão. Você compreende a diferença? A sua expressão, a sua exteriorização. Se em Gênesis 3 temos o pecado, em
Gênesis 6, nós temos a carne. Depois vamos explicar o que a Bíblia chama de “a carne”.
Em Gênesis 11, no episódio da torre de Babel, muito conhecido de vocês, você tem a experiência do homem em uma vida coletiva, sem Deus. Primeiro o homem cai: pecado. Depois o pecado estica os seus tentáculos em toda a natureza humana. Isso é evidenciado porque o homem se torna carnal. Toda a imaginação do seu coração é má. Está escrito em Gênesis 6. Depois eu vou te mostrar os versículos. É mau todo o desígnio do seu coração. Está escrito lá em Gênesis 6, e como se isso não pudesse piorar, você tem Gênesis 11. Esses homens que são maus e com todo o desígnio do se coração que são maus, eles se ajuntam, se reúnem em Gênesis 11. Torre de Babel. Confusão. A palavra de Deus, o Espírito Santo diz assim: o homem é um e tem uma só linguagem. Agora não haverá limite para o que eles querem fazer. Então o Senhor desce ali e faz o quê? Confunde a linguagem deles. Não é? No momento posterior nós vamos comentar, mas você já viu a analogia que existe entre a torre de Babel e Pentecostes? Você já viu a beleza disso? Em Gênesis 11, Deus, Ele desce até aquela torre, aquela cidade e confunde a linguagem do homem porque o homem era pecador, porque o homem se tornou carnal e porque o homem se ajuntou em uma sociedade carnal, ímpia, edificando uma cidade, edificando uma torre, o topo chegar até o céu e fazer célebre o seu nome. Significa auto glorificação. O homem se deificando, se glorificando. Então o Senhor desceu ali e disse: Vinde e confundamos a sua linguagem, para que eles não se entendam, para que essa obra pare por aqui. Um ato duro, um golpe duro de misericórdia. Um duro golpe de misericórdia das mãos de Deus, separando, confundido, bagunçando a linguagem deles, para que um não entendesse o outro e aquela obra enfim parasse e eles se dispersassem pela terra. Então irmão, que coisa linda, você contrastar esse texto com Pentecostes. Com Pentecostes foi o contrário. Muitas línguas, homens de muitos lugares. Mais de dez lugares diferentes, depois que o Espírito desceu. Eles não podiam entender a língua um do outro, línguas diferentes, mas o Espírito Santo é derramado sobre aquelas cento e vinte pessoas, e aquelas línguas repousam uma sobre cada um deles. E Pedro diz que eles começam a falar cada um na sua língua, sobre as maravilhas de Deus. E falar de tal forma que aqueles de outras línguas que estavam ali em Jerusalém, porque era a festa do Pentecostes, então tinha judeu de tudo quanto é canto, eles estavam ali, e ouviam aqueles cento e vinte, que eram judeus - judeu só sabe falar hebraico, aramaico talvez e grego, não mais do que isso - mas ali você tinha gente de tudo quanto é canto, ouvindo aqueles cento e vinte falar das maravilhas de Deus, nas línguas maternas deles. Então você vê aquela mesma e única mensagem do Espírito Santo unificando aqueles corações, aquelas vidas com o mesmo centro. Todos eles falavam das maravilhas de Deus, o significado da morte, da
ressurreição. Você lembra que quando Pedro toma a palavra, é isso que ele prega. A primeira mensagem da história da igreja, Atos 2, aquela pregação de Pedro. Então não te como você ler Atos 2, e não se lembrar de Gênesis 11, porque é um quadro contrário. Gênesis 11 é confusão de línguas. Em Atos 2 todos entendiam as línguas estranhas. Aqueles que vieram de longe, com uma língua completamente diferentes, ouviram a mensagem do Evangelho ali em Jerusalém, por alguém que não sabia falar a língua deles, mas estava falando a língua deles. E todos puderam entender o que se ouvia. Que coisa linda, não é? Você vê que a ênfase não está nem no dom de línguas. Há pessoas que usam o dom de línguas pelo dom de línguas. Mas até mesmo nessa manifestação inicial em que as línguas apareceram, a mensagem edificou a outros e não apenas ao que falava. Pessoas então que tinham aquela língua lá da sua pátria, estavam em Jerusalém puderam entender a mensagem que quem falou não estava entendendo, porque era uma língua estranha para ele, mas, entendida por aquele visitante. Ele ouviu das maravilhas de Deus na língua dele. Veja a preocupação do Espírito Santo. Edificar, sempre. Por isso que quando Paulo fala em Coríntios, ele diz que 1 Coríntios 14:28 Mas, não havendo intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus. Porque é necessário que se edifique a igreja, sempre. Estude Atos 2 e você vai ver que foi isso que o Espírito Santo fez até no Pentecostes, preocupado em que aqueles estranhos entendessem as línguas que estavam sendo faladas. Então, vamos olhar nos capítulos que eu falei para você.
Cap. 3, ele fala dessa separação. Pecado, alienação, expulsos do Éden. Uma queda definitiva em Gênesis 3, uma queda irreversível. Agora, como eu já coloquei e vou repetir, você vai ver agora o que é que essa queda iria produzir. Até onde isso iria. Vamos então lá em Gênesis 6, o texto que eu citei, versículo 3. 3 ¶ Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos. O meu Espírito - esse é o Espírito Santo, o Espírito de Cristo, é o Espírito do Pai, é um único Espírito. O meu Espírito não agirá. A minha versão é agirá. Outras versões traduzem com “contenderá’. Outras “pleiteará”. O sentido então, como eu estava colocando é esse, Deus está de cá, o homem pecador está de lá, e o homem pecador está caído de uma tal forma que Deus não pode redimi-lo por instrução. Deus não pode redimi-lo por falar com ele. Deus não pode redimi-lo por pleitear com ele; Deus não pode redimi-lo como que simplesmente concedendo arrependimento a ele, porque o homem está de tal forma alienado, endurecido e corrompido que não tem forma de redenção, a não ser que a sua alienação, o seu pecado, seja justamente de acordo com Deus, julgado. É uma situação que exige juízo. Você precisa ler esse texto com muita seriedade irmão, sabe por que? É uma pregação do Evangelho da graça lá nos primórdios, lá em Gênesis, assim como no Éden aconteceu isso. O
homem fez a roupa dele lá de figueira, para tentar resolver o seu problema e não resolveu, porque na hora em que Deus desce ao jardim e chama pelo homem, ele já está com aquela roupinha que ele fez, quem sabe muito bem feita, muito bem tecida, e quando ele ouviu a voz de Deus, aquela roupinha não adiantou para nada. Tanto não adiantou que quando ele vai falar com o Senhor, o Senhor pergunta para ele, “Adão, onde estás?” Ele responde que “tive medo porque eu estava nu, ouvi a Tua voz e me escondi”, mas irmão, literalmente falando ele não estava nu. Não estava nu, porque nos versos anteriores, já foi dito lá em Gênesis 3 já havia feito cintas de figueiras para si. Literalmente não. Mas estava nu espiritualmente. Ele não podia ter comunhão com Deus. Ele não podia suportar a voz de Deus porque ele estava nu, no que concerne à sua consciência. Não é o que concerne ao seu físico. Você vê? Então essa é uma pregação linda do Evangelho lá no Éden. O Senhor vem, desce até o Éden, veste o homem de pele de animal, que aponta para o sacrifício de Cristo. Não é assim? Lá no Éden, linda figura.
Agora, tem uma outra pregação do Evangelho da graça aqui em Gênesis 6, porque quando diz que o homem é carnal, o Meu Espírito não pleiteará, contenderá para sempre no homem, porque este é carnal. E Deus determinou um tempo fixado para a eliminação do homem da terra. A eliminação. Serão os seus dias cento e vinte anos. Foi o tempo que se passou, desde que o Senhor falou isso, até o dilúvio. Ele iria eliminar da face da terra o homem, com exceção de Noé e sua família. Oito pessoas. Cento e vinte anos se passariam, até que o dilúvio viesse. Então irmão, o que é que está acontecendo em Gênesis 6:3? O veredicto de Deus sobre o homem. Qual que é o veredicto de Deus sobre o homem? Não serve para nada. É carnal. Não posso redimi-lo simplesmente contendendo com ele, chamando a ele, pleiteando com ele, porque ele é surdo, ele é cego, ele é corrompido, ele não responde. Você vê essa declaração? É sobre mim e sobre você. Você precisa meditar sobre ela, para que você dê graças a Deus pela cruz da cruz de Cristo, porque na cruz, o nosso Senhor não só tratou com o pecado Gênesis 3, mas ele tratou com o que mais? Com a carne. Porque foi crucificado com Cristo o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos. O velho homem é uma outra expressão para a carne. Carne na Bíblia fala da nossa natureza humana decaída, inimiga de Deus. A carne não está sujeita à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Não é isso o que está escrito em Romanos 8? Carne significa natureza humana decaída. Carne é natureza humana corrompida. Carne é natureza humana irredimível. Lembra de Gênesis 3 a conversa do Senhor com Nicodemos? O que é nascido da carne é carne. Não adianta mexer com ela. Você pode educar a carne, pode tornar a carne tão bonitinha, tão polida, tão educadinha, tão jeitosinha, mas você não pode mudar a carne. A carne não pode ser mudada. Você pode tornar a
carne religiosa, a carne é muito boa religiosa. A carne sabe guardar preceitos, observar dias, vir na reunião, dar o dízimo. A carne é uma beleza. Religiosa. Mas a carne não pode ser redimida. Deus em Cristo, Ele nos deu uma nova natureza. Quem não nascer de novo não pode entrar no reino de Deus. Quem não nascer da água e do Espírito - o Espírito é regenerador - não pode ver o reino de Deus. O novo nascimento. Regeneração. Então você vê que precisa desse ensino prévio, precisamos desse ensino prévio, para darmos o devido valor e o lugar à gloria e à pessoa do Espírito Santo nas nossas vidas, do contrário parece que Ele é só um ajudante. Ele faz a metade do caminho, nós fazemos a outra metade, nós entendemos tudo errado na palavra, nós somos cooperadores. Operador é o que opera junto. Então o Espírito Santo faz uma parte e eu faço outra. Esse não é o estilo de cooperação que o Novo Testamento fala. O estilo de cooperação do Novo Testamento é Deus fazendo tudo e nós fazendo tudo. Que paradoxo, não é? Deus não faz uma parte e nós fazemos o resto. Ele faz tudo e nós fazemos tudo. Ele é quem em vós, tanto o querer quanto o realizar. Mas então Deus é quem faz tudo. Ele dá o querer e até o realizar? O que é que eu faço? Desenvolvo a minha salvação, com temor e tremor. Não é? É um aparente paradoxo, mas é assim que funciona. Deus sempre move a ação, mas nós temos a reação. Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração. É assim que nós cooperamos. Mas se Ele não falar, nada. Sem minha nada podeis fazer. Não é? Então você começa a entender o ensino do Evangelho. Irmão não adianta você tentar melhorar a sua carne. Não adianta você querer isso ou aquilo. Se você sofre de ansiedade, você vai ser ansioso até você partir com o Senhor. Você só pode ser livre da ansiedade andando no Espírito. E andar no Espírito significa ver melhor a Cristo, amar a Cristo, ter a palavra de Cristo em você. Cristo estando em você e você em Cristo. Não é? Isso é andar no Espírito. O que é nascido da carne é carne, sempre será carne e o que é nascido do Espírito é espírito. Não o espírito ansioso. Não tente redimir a carne, salvar a carne, mudar a carne, porque a carne nos engana, principalmente, através da religião. Mas as coisas que a carne mais gosta é religião, e outras seitas mais. Lá no mundo grego, onde não tinha nada a ver com a revelação de Deus tinham estóicos, filósofos que eram violentos contra a sua carne, pois se martirizavam, se infligiam flagelos para que eles pudessem purificar os seus espíritos, era a idéia que eles tinham. Isso, é presente em muitas seitas, muitas religiões, porque a carne tenta afastar Deus. A carne tenta se martirizar, mortificar, se redimir, se purificar. Quando ela faz isso, sabe qual que é o resultado? Mais forte ela fica. Por isso que o Senhor Jesus olhou para os fariseus e disse; “raça de víboras. Vocês viajam léguas pelo mar, pegam um navio e vai para o outro lado para fazer um convertido de vocês, e quando vocês conseguem vocês o tornam um filho do inferno pior do que vocês” Mateus 23:15 Ai de vós,
escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!. Palavras duras do Senhor. Porque essa é a carne, o que ela é. Pode ser instruída, educada, tornada praticante de religião, mas não pode ser redimida. O homem é carnal, o meu espírito não agirá para sempre nele. Agora, olhe Gênesis 6:5 5 Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra (olhe essa frase agora irmãos, pois ela é sobre mim e sobre você) e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; era mau. E não é algum desígnio. Tem alguma coisa boa. Ficou lá no homem algum restinho de Deus, como tantos aí querem, ou pregam. A Bíblia está dizendo que não ficou nada. Desígnio, intenção, propósito do seu coração. Não sobrou nada. Não foi uma simples batida, que deu lanternagem. Nosso carro foi batido e deu perda total. Nós precisamos de um carro novo, uma nova natureza. Você precisa ler esse texto com muita atenção. Vamos ler o versículo 8: 8 ¶ Porém Noé achou graça diante do SENHOR. Noé não era alguém que atraiu a graça, não é alguém que estava andando de tal forma que Deus falou: “Nossa, eu não tinha reparado nesse aqui. Todo mundo é mau e é carnal, mas esse aqui é diferente da turma”. Não. Noé achou graça, porque é graça. Graça é de graça. Deus chegou a Noé e disse: Noé. Você é um no meio da multidão carnal e eu vou separar você. Não é? Noé achou graça. Olhe essa palavrinha maravilhosa aí. Graça. Não é? Esse é o Evangelho da Graça, que depois é explicitado tão claramente lá no Novo Testamento. Noé achou graça diante do Senhor. Primeiro graça, no versículo 8, depois no versículo 9, diz que Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. É claro, pois ele tinha graça. Deus deu graça para ele. Se ele tem graça, ele é íntegro. Se ele tem graça ele é justo entre os seus contemporâneos. Se ele tem graça ele anda com Deus. Mas, Deus tem que dar a graça. Então esse é o cap. 6. Vamos olhar o cap. 11 para terminarmos por hoje. Tempo é um problema, não é? Nova Jerusalém, você vai ter tempo. Aqui, nós mal começamos, temos de terminar.
Gênesis 11, fala o último passo da queda do homem. Agora você vai ver, de novo, o pecado que começou em Gênesis 3, o pecado que estendeu os seus tentáculos em Gênesis 6, tornou o homem corrupto, carnal. As palavras de Romanos 8 diz assim: Romanos 8:7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. A carne é inimizade contra Deus. Ela não está sujeita à lei de Deus nem mesmo pode estar. Você lembra desse versículo? Ela não pode estar. Não adianta tentar submeter a carne a Deus. A carne precisa de cruz, de morte, não de submissão. Nós nos submetemos em espírito, não em carne. A carne numa vai se submeter a nada, nem a ninguém, nem ao seu chapéu, nem ao seu marido, nem aos seus irmãos, nem à liderança da igreja, nada, nem a ninguém, pois a carne é insubmissa. Ela não está
sujeita à lei de Deus nem pode estar. Os que estão na carne, não podem, podem tentar, mas não vão conseguir. Os que estão na carne não podem - podem, poder, ter capacidade, ser capacitados, estar habilitados para - agradar a Deus. Romanos 8. Então Paulo entra com aquele Evangelho maravilhoso - nós vamos chegar lá depois, estou só antecipando alguma coisa. Paulo fala assim: mas vós não estais na carne. Romanos 8:9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Que lindo versículo, não é? Então irmão, que coisa tremenda é esse ensino sobre o Espírito Santo. Mas ele precisa ver nesse pano de fundo, se não, você não vai dar o devido valor. Primeiro, olhe o pecado. Depois, olhe a carne. Depois, olhe o mundo, e aí você vai poder dar valor à Pessoa e Obra do Espírito Santo que habita em nós graças a Deus. Que dom. Não é um dom. É “o” dom. No singular. Por isso, o Espírito Santo habita em nós. Que benção.
Então para terminarmos hoje, Gênesis 11. Olhe o que é que está acontecendo aí. O pecado tornou o homem carnal. Como eu falei, não parou aí, porque isso está restrito ao indivíduo. Agora você vai ver os indivíduos lá de Gênesis 6, os maus, continuamente maus, você vai ver esses indivíduos se ajuntando em Gênesis 11 e isso é o que a Bíblia chama de mundo. Mundo significa um conjunto de indivíduos carnais, que são todos aqueles que nasceram de Adão, todos nós por natureza, todos sem exceção. Mundo é aquele conjunto de cidadãos, homens e mulheres, debaixo do pecado, que são carnais, juntos, em oposição a Deus. João, no Novo Testamento é o que mais faz uso dessa palavra mundo. Ele usa a palavra cosmos que se refere a um sistema enfeitado, adornado. Cosmo no original e adorno, enfeite, para atrair, seduzir, para conquistar corações. É o mundo. Então o mundo clama por aqueles que pertencem a ele, para os manterem escravos e especialmente ele clama por aqueles que não pertencem a ele, para quem sabe tentar atraí-los de volta, mundaniza-los. Então o mundo clama para a igreja, o mundo clama pela política, pelo dinheiro, pela economia, pela cultura, o mundo clama de muitas maneiras diferentes. E nós, cristãos, quando tocamos cada uma dessas coisas, nós temos que tocar em Cristo, do contrário nós somos mundanizados, corrompidos, porque o mundo continua exercendo atração. João nos diz isso: Não ameis o mundo. Se isso não fosse possível, não precisaria dele exortar. João diz: Não ameis o mundo, nem as coisas que no mundo há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. As coisas que há no mundo, a concupiscência dos olhos, e a soberba da vida, não procedem do Pai, mas procedem do mundo. Aí ele diz que o mundo passa, e assim também a sua concupiscência, mas aquele que ama o Pai, faz a vontade do Pai, permanece eternamente. Contraste, não é? Então você vai ver a primeira figura do mundo em Gênesis 11, a primeira figura, a torre de
Babel. Vamos dar uma olhada. Gênesis 11:1. Em toda a terra havia uma linguagem e uma só maneira de falar. Sucedeu que partindo eles do oriente, deram com uma planície na terra de Sinear. Essa planície se localiza ali na Mesopotâmia, aquela terra ali, que depois se tornou a Babilônia, o primeiro império mundial. E habitaram ali, e disseram uns aos outros. Vinde. Façamos tijolos e queimemos bem. Os tijolos serviram de pedra, o betume de argamassa. Irmão, há tanta diretriz linda, aí do Espírito nesse texto, no que concerne a essa linguagem figurada. Se você puder pegar alguns detalhes, o texto se torna mais precioso. Por exemplo, tijolo é obra de homem. Tijolo, você precisa amassar barro, misturar com palha, seja lá com o que for, colocar no forno; é uma obra humana o tijolo. Mas, e a pedra? Pedra é natural. Quando Deus mandou edificar o templo Dele em Jerusalém, quando eles saíram daquela dispensação do tabernáculo móvel, e passaram para o Templo fixo, o de Salomão, o Templo era feito de quê? De tijolo? De pedra, porque pedra é criação de Deus, é natural, é obra de Deus. Você vê o contraste aí? Viu que o Espírito Santo já coloca essa notinha aí? Façamos tijolos. Queimemo-los bem. No final do verso 3 diz: os tijolos lhe serviram de pedra. Olhem o contraste. Mas tijolo é obra do homem e pedra é obra de Deus. E o betume de argamassa e disseram: vinde, edifiquemos para nós uma cidade. Você vai ver lá em Gênesis 4 que Caim já fez isso. A primeira civilização ímpia na face da terra é a civilização de Caim. A sua cidade se chamava Enoque, não o Enoque que na Bíblia andou com Deus, mas o Enoque filho de Caim, dessa linha ímpia. Naquela cidade você vai ver uma tentativa de autosuficiência, uma tentativa de auto recreação. Eles não tinham Deus, não tinham alegria, e eles tentaram se auto recrear, eles não tinham Deus, não tinham segurança e então eles confeccionaram instrumentos de ferro e de bronze para se defender. Tiveram preocupação imediata com a defesa, auto defesa, porque eles não tinham o Senhor. Eles se preocuparam com a sua segurança, excessivamente. Você vê tudo isso em Gênesis 4. E aqui você tem de novo uma cidade e uma torre, cujo topo chegue até os céus, e tornemos célebre o nosso nome. Que coisa terrível irmão. Depois daquela declaração que é dada em Gênesis 6 que nós lemos, de que o homem é carnal, que ele é irredimível, que a situação dele é irreversível, você imagina juntar um monte de homens desses fazer uma torre e colocar lá em cima o seu nome célebre. Imagine o tamanho dessa impiedade. Esse homem com essa natureza que ele tem. Então Deus dá esse golpe duro de misericórdia. Ele desce e Ele bagunça aquela bagunça. Babel significa bagunça. Então Deus desce e confunde aquela linguagem. E eles não entendem mais um ao outro e não podem fazer mais nada juntos. Então eles se espalham como diz aí. 4...para que não sejamos espalhados. Eles falaram que fariam essa torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra.
Uma civilização auto suficiente, auto protetora, e tudo ali era auto. Tudo que é auto com u. Hoje você vê o homem, irmão, andando da mesma forma. E para infelicidade nossa a igreja é ocupada com as mesmas coisas. Então a igreja nunca teve tão preocupada com a questão da auto imagem, como hoje. A igreja se preocupa tanto com essa história de auto imagem. Isso é influência da psicologia natural, acadêmica, demoníaca no meio da igreja. Auto imagem, como se se pudesse ficar lá olhando para o espelho, aprendendo a lidar com você, você tem potencial para isso, para aquilo, você é uma criatura singular de Deus e essas bobagens todas. A única maneira de nós termos uma auto imagem adequada, correta e santa, é vermos bem a Deus em Cristo. Aí eu vou saber que eu sou um miserável pecador e que Ele me amou. E que Ele me amou, e que Ele me recebeu em Cristo. Que Ele me fez o seu herdeiro, que Ele fez habitar em mim o seu Espírito e aí a minha auto imagem vai ser muito boa. Então queira que você notasse bem isso aí, essa civilização auto tudo, no versículo 4. No 5, o Senhor desceu ali e os colocou lá embaixo. 5 ¶ Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam; 6 e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer. “Isso é apenas o começo”. Olhem que interessante. Terrível. Não é? Não haverá restrição para tudo o que intentam fazer. Os irmãos já pensaram essa quantidade de homens carnais vivendo juntos, em uma civilização ímpia e isso aconteceu depois da história de Noé, o dilúvio. Você vê a Babilônia, o que é que aconteceu com a Babilônia? Nabucodonosor manda eles levantarem uma estátua de ouro, uma réplica dele, e todos os cidadãos do império vão chegar, dobrar e adorar o grande Nabucodonosor. Não é? Esse é o homem sem Deus. Então Deus vem, dá aquele sonho para Daniel, aquela cabeça decepada, coloca aquela enfermidade sobre Nabucodonosor, não é isso? Leva Nabucodonosor até o pó para que ele veja quem ele é, e quem Deus é. Não é? Isso é graça. Então o versículo 7 diz assim: Gênesis 11:7 Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro. Ele não está falando para anjos aqui não. O Deus tri uno está falando para si mesmo, o Pai, o Filho e o Espírito. Deus tri uno, sugerido nesse texto como tantos outros. Gênesis 11:7 Vinde, desçamos e confundamos (no plural. Deus falando consigo mesmo) ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro. 8 Destarte, o SENHOR os dispersou dali pela superfície da terra; e cessaram de edificar a cidade. 9 Chamou-se-lhe, por isso, o nome de Babel, porque ali confundiu o SENHOR a linguagem de toda a terra e dali o SENHOR os dispersou por toda a superfície dela.
Como eu já disse, você vai ver exatamente o contrário em Atos 2 no Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu. O Senhor deu um testemunho
aí, muitas línguas. Muitas línguas que na verdade, falavam uma coisa só. Todas davam testemunho das maravilhas de Deus, na língua materna de cada um daqueles visitantes que estavam em Jerusalém. Então irmão, o texto de Atos nos joga para Gênesis 11 e por causa disso nós demos esse pulo para trás, mas eu não queria partilhar com você só Gênesis 11. Eu queria que você visse o que é que tem antes de Gênesis 11, que primeiro Gênesis 3, o pecado, o homem se alienou de Deus. E depois de Gênesis 3, Gênesis 6, onde ele se torna carnal e todo o seu coração é mau, com toda intenção e todo o propósito, mas ainda não pára aí. Eles se ajuntam uns com os outros, para viverem por si mesmos. Uma civilização que se auto glorifica, auto suficiente, auto tudo. Então Deus vem e intervém com aquela descida ali.
O que é que nós temos hoje na pessoa do Espírito Santo? Em primeiro lugar o Senhor Jesus na cruz. Ele tratou como o pecado, a carne e o mundo. Com relação ao pecado 2ª Coríntios 5:21, diz que aquele Jesus que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós. Ele foi feito pecado por nós. Com relação à carne, Gálatas 5, Paulo diz assim que os que são de Cristo Jesus, os que pertencem a Ele, crucificaram - a palavra está no passado - já crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscência, porque a nossa carne também foi lidada na cruz pelo Senhor Jesus. Com relação ao mundo, terceiro aspecto, o Senhor Jesus ainda em carne, disse aos seus discípulos que chegou a hora de ser julgado este mundo. E o seu príncipe será expulso. Lembra do Senhor falando isso? João 12:32 E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo. Então na cruz o Senhor lidou com o pecado, a carne e o mundo e nós estamos libertos dos três ao mesmo tempo. Agora, o Espírito Santo por habitar em nós, ele vem aplicar essas verdades nas nossas vidas, para que não vivamos em sujeição ao pecado fazendo os seus desejos, nem à carne - nossas cobiças, paixões, desejos e ambições - e nem ao mundo, esse sistema perverso e contrário a Deus. Tudo isso é dado a nós, experimentalmente, pela pessoa do Espírito Santo, e objetivamente pelo que Cristo fez na cruz. O Espírito Santo aplica a nós o que o Senhor fez. Então esse é o pano de fundo. Nas outras reuniões nós vamos entrar em mais detalhes sobre essa obra dessa Pessoa tão gloriosa, o Espírito. Amém. Vamos orar.
Pai. Como poderíamos Te agradecer por essa tão grande salvação. Nos faltam totalmente palavras adequadas Senhor. Muito obrigado pela Tua imensa graça, muito obrigado pela Tua misericórdia, porque o Senhor pôs o teu santo coração na nossa miséria, e nos elevou Senhor a uma posição de união contigo, em Cristo Jesus. O que mais poderíamos querer Senhor? O que mais poderíamos almejar? Ajuda-nos a habitar em ti, apenas habitar em Ti, permanecer em Ti para que o seu fruto seja evidente nas nossas vidas. Senhor Liberta a tua igreja daquilo que ela já foi libertada
em Ti, do pecado, da carne e do mundo, para que as nossas vidas sejam vidas de testemunhas daquilo que o Senhor efetuou e daquilo que o Senhor é. Muito obrigado porque em nós habita o teu Espírito Senhor, nos selando e como esse penhor que temos a primeira prestação de toda a glória que o Senhor há de revelar em nós. Como agradecemos, em nome de Jesus. Amém.
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Extraído de uma série de estudos com o tema "FUNDAMENTOS DA NOSSA CONFISSÃO"(Romeu Bornelli)
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