18 maio, 2012

Espírito Santo 2 - Romeu Bornelli

Vamos abrir as nossas Bíblias na 2ª epístola de Paulo a Timóteo, capítulo 1, somente o verso 14. 2 Timóteo 1:14 Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós. Quanto conteúdo em um simples versículo. Guarda: primeiro. O bom depósito, o Evangelho, aquela sã doutrina que Paulo escreve nessa epístola, especialmente esses pontos que eu tenho chamado de fundamentais, dentro da revelação de Deus, esses Alicerces da nossa Fé. Guarda bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita, não que vem e vai, mas que habita, em nós, a igreja, o corpo de Cristo. Quanto conteúdo em um pequeno versículo. Irmãos, esse versículo além de, claro, muitos outros, ele vai nos ajudar a fazer conexão entre alguns dos alicerces. Temos mostrado aos irmãos que os oito alicerces são uma corrente de elos. Você não pode tirar um sem danificar a corrente. Você precisa dos oito, precisa conhecer bem a verdade sobre o Deus tri uno, a Trindade, conhecer a verdade sobre a Encarnação do Verbo de Deus, conhecer bem a verdade sobre a Expiação, ou a Propiciação, conhecer bem a verdade da Justificação pela Fé, conhecer bem a verdade da Ressurreição de Cristo, conhecer bem a verdade do Espírito Santo e assim do corpo de Cristo que é a igreja, e da segunda vinda do Senhor da Parousia com uma abrangência também com relação também ao supremo propósito de Deus. Então irmão, são fundamentos da nossa fé, e veja como que um elo vai se unido ao outro. Por causa da segunda pessoa da Trindade ter se manifestado em carne, nós temos a doutrina Bíblica da Encarnação do Verbo. Por causa desse Verbo encarnado ter executado por nós a morte na cruz expiatória, para a nossa redenção, realizando propiciação por nós, nós temos esse alicerce da Expiação. Veja que um depende do outro. Você começa lá por cima. A Trindade, a Encarnação, a Expiação, a Justificação pela Fé. Por causa de Cristo ter ressuscitado, nós temos a Justificação pela Graça por meio da Fé. Por causa de Cristo ter ressuscitado, o Espírito Santo foi derramado, e porque o Espírito Santo foi derramado a igreja foi constituída corpo de Cristo, do qual Ele é o cabeça. E o corpo de Cristo, aguarda numa ânsia de expectativa a segunda vinda do Senhor, a Parousia, para que a redenção do nosso corpo, o aspecto final da nossa salvação, possa se consumar. Os irmãos vêem a corrente? Você não pode remover sequer um elo, sem danificar a corrente, toda a corrente. Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós. E nós estamos considerado a verdade da habitação do Espírito Santo que seria então o sexto alicerce dentro da ordem que temos considerado, o sexto elo da corrente. Irmãos, na reunião passada, eu procurei colocar um pano de fundo do Velho Testamento usando na verdade o Velho Testamento porque essa é uma verdade do Novo Testamento mas usando um pano de fundo do Velho Testamento a respeito do Pecado, a Carne e o Mundo, Gênesis 3, 6 e 11, para que nós vejamos - disse aos irmãos que entraríamos então pelo aspecto mais subjetivo - para que nós vejamos qual é a função, uma das funções, da habitação do Espírito Santo em nós, ou se quisermos os principais aspectos da habitação do Espírito Santo em nós. Ele habita em nós para que de uma vez por todas nós possamos andar naquelas riquezas que Cristo obteve por nós, através da sua obra na cruz do Calvário. Então a presença do Espírito nos livra da escravidão ao pecado, falamos sobre isso em Gênesis 3. A habitação do Espírito Santo em nós nos livra da obediência ou do andar segundo a carne. Paulo fala isso em Gálatas quando ele diz que os que são de Cristo - ele coloca o verbo no passado - já crucificaram a carne com as suas paixões e cobiças. Quando que isso aconteceu? Na cruz. Não significa que você cometeu um ato qualquer na sua vida anterior, que você matou a carne. Significa que a sua carne já foi morta pela cruz de Cristo. E se você aprender a andar no Espírito, você jamais satisfará a cobiça da carne. Isso é o que Paulo diz aos Gálatas: andai no Espírito e jamais satisfareis a cobiça da carne. Irmão, isso é possível, isso não é misticismo. Isso não é vida apenas para aqueles que compreendem algo do viver no plano mais alto, como uma corrente evangélica do passado dizia, isso não é uma erradicação do pecado da nossa natureza, como uma outra corrente dizia, mas isso é um aprendizado da vida em comunhão: Habitai e mim e eu habitarei em vós. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. João cap. 15, a Videira, o Senhor. Então é um descobrir, a respeito do habitar Nele, ter as suas palavras habitando ricamente em nós, como Ele mesmo diz, e Paulo repete em Colossenses, Habite ricamente em vós a palavra de Cristo. É esse aprender a viver essa vida em Cristo, no Espírito então, é a mesma coisa, que nós vamos então experimentando de forma prática a libertação das garras do pecado, da carne e do mundo, porque o nosso Senhor Jesus venceu os três ao mesmo tempo. Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós. 2ª Coríntios, cap. 5, para que Nele nós fôssemos justificados, ou feitos justiça de Deus, livrando-nos do pecado. Em Gálatas Paulo diz que aqueles que são de Cristo já crucificaram a carne; o Senhor já nos livrou da carne e há vários textos na Bíblia, por exemplo o Senhor mesmo em João, cap. 12, quando Ele estava ali às vésperas da sua cruz, Ele diz assim que chegou o momento de ser julgado este mundo, e o seu príncipe será expulso, e Paulo em Gálatas escreve que o Senhor se entregou por nós para nos desarraigar deste mundo perverso. Então os irmãos vejam que todas essas coisas foram feitas: o livramento a respeito do pecado, da carne e do mundo. Como nós podemos experimentar? Andai no Espírito. Irmão, não tem como você ensinar ao outro como andar no Espírito. Ele tem que descobrir por ele mesmo. É uma vida de comunhão com Cristo, alicerçada Nele, uma vida de comunhão que supera a sua vida consciente, uma vida de comunhão na qual nada tem direito de se interpor entre você e o seu Senhor. Você não permite que nada se interponha entre você e Ele. Se algo se interpõe entre você e Ele, Ele pela habitação do Seu Espírito em você, convence a você na sua consciência de algo interpôs entre você e Ele. Então o que é que você faz? Você vai ao Senhor, porque se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Isso é vida de comunhão. Não é vida para super cristão, para super crente. É vida para o simples cristão, o cristão normal. Irmão, se você não compreende o que é habitar em Cristo, mesmo que de uma forma limitada, você jamais se tornou um cristão, porque habitar em Cristo é uma experiência de todo cristão, em um nível maior ou menor. Então andar no Espírito é algo que nós temos que estar descobrindo a cada dia. Habitar e permanecer tendo as suas palavras permanentes em nós, não permitindo que a sua mente fique vagueando por muito tempo, mas ir aprendendo a levar a Cristo os seus pensamentos errantes. Pensais nas coisas lá do alto onde Cristo vive. Isso é um aprendizado, um treino, onde você vai aprendendo a habitar Nele e consequentemente, observando na sua vida o livramento a respeito do pecado, da carne e do mundo. Então irmão, nós começamos por esse ângulo subjetivo, embora é difícil você separar o subjetivo do objetivo, nós sempre estamos tocando nos dois pontos ao mesmo tempo. Hoje eu queria tomar, dar um passo além com os irmãos, e tem sido o meu encargo não para esse reunião, mas para uma outra, quem sabe uma ou duas, conforme o Senhor dirigir, falar um pouco a respeito de Avivamento Espiritual, porque esse é um assunto confuso no cristianismo de hoje. Nós temos dois mil anos de história da igreja, para saber o que é avivamento genuíno, e o que é avivamento falso. Quais são as marcas de um genuíno avivamento. E esse é um dos motivos do encargo do meu coração: quero falar sobre as marcas do avivamento genuíno. Por que? Porque há um segundo encargo paralelo: precisamos orar para que o Senhor vivifique a sua igreja, para que o seu Espírito seja derramado sobre nossas vidas, nos seus e obviamente com os seus resultados autênticos. Nós não queremos engano do diabo; nós não queremos ilusão; nós não queremos fanatismo; nós não queremos misticismo e nem emocionalismo. Nós queremos o vigor da presença de Deus entre nós na vida da igreja. E é óbvio que isso não se resume a reuniões, porque a igreja é muito maior do que as reuniões da igreja. As reuniões da igreja duram talvez quatro a cinco horas por semana, mas a vida da igreja dura vinte e quatro horas por dia. A igreja é maior do que a reunião da igreja. Então nós cremos e pedimos e almejamos que esse vigor do Espírito seja algo vivo na vida da igreja dos últimos dias, do contrário irmão, por mais que nós façamos e façamos e esse é o nosso dever, você não vai cruzar os braços, e esperar que o Espírito seja derramado, porque isso é leviandade. Você vai trabalhar, trabalhar e trabalhar a sua salvação. Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor, mas sempre sabendo que o melhor que possamos fazer precisa ser energizado, revestido pelo próprio Espírito de Deus. Sua pessoa. Não é um poder. Não é uma influência e nem uma energia, mas uma pessoa viva, que já foi dada à igreja, que já habita em nós, mas que então, segundo a graça do Senhor e a sua soberania, vez após vez, nesses dois mil anos, ele tem soprado novamente sobre a igreja, e reascendido aquelas brasas que muitas vezes estavam prestes a se apagar. Algumas vezes o Senhor começou pela reforma levando irmãos a um compromisso de vida, a uma reforma de vida, de estilo de vida, de modo de vida, em todos os sentidos, no pensar, no falar, no viver, no relacionar. Muitas vezes o Espírito Santo começou esse derramar pela reforma, avivando a sua palavra, trazendo a sua palavra através de um, outro ou mais, com poder, com graça, com unção, e essa palavra viva foi reformando vidas e então o Espírito foi derramado posteriormente. Outras vezes o Senhor começou pelo extremo oposto. Primeiro Ele derramou o seu Espírito e depois Ele reformou as vidas. O Senhor pode começar, ou por um lado ou pelo outro. Ele é soberano nesse assunto. Mas no que compete a nós, é estarmos sabendo que o desejo do Senhor é, que nós tenhamos nesses dias do fim um testemunho revigorado. Irmão. Quando você olha o mundo você tem alegria? Quando você olha o cristianismo em geral, você está satisfeito? Então nós só temos uma alternativa: orarmos para que o Senhor vivifique a sua igreja e isso implica, é claro, na revelação viva e fresca da sua palavra novamente. Foi assim que Ele fez nos dias de Esdras, já citei tantas vezes aqui. Lembra? Esdras é chamado pelos judeus de “O Escriba”. No singular. O maior dos escribas porque ele fez algo tremendo. Ele compilou as escrituras do Antigo Testamento em um livro só. Ele é o Grande Escriba dos judeus. E lembre que foi Esdras com aquela segunda leva de cativos, voltando dos setenta anos de cativeiro da Babilônia que exerceu o seu ministério centrado e como primeiro encargo, recuperar a palavra de Deus. Esdras significa “auxílio, ajudador”. Ele então recuperou a palavra de Deus e lembre que ele foi um dos irmãos que pregou e Neemias registra no seu cap. 8 quando Esdras lê a lei diante do povo, da alva até o meio dia, possivelmente umas seis horas, se revezando com outros irmãos, pregando, pregando e pregando. Diz a palavra que aqueles irmãos pranteavam por um lado e adoravam por outro. Alegravam-se, porque eles viam que o Senhor estava recuperando o seu testemunho por um lado, mas por outro lado eles viam que aquele testemunho do passado, do tempo de Salomão, era maior do que o testemunho atual, aquele Templo que tinha sido restaurado. Então irmão, da mesma forma quando nós olhamos o testemunho da igreja primitiva, nós vemos que é muito maior do que o testemunho que a igreja tem dado nesses dias. Eu creio que nós temos a mesma atitude daqueles judeus do tempo de Esdras, não é? Por um lado nós pranteamos e por outro lado nós nos alegramos. Nós pranteamos porque quando olhamos para a igreja primitiva nós falamos: Senhor tem misericórdia de nós. Tem misericórdia de nós, para que o nosso testemunho seja vigoroso. Que nós sejamos aqueles que tomam as suas refeições com alegria e singeleza de coração. Aqueles que aprendem a ter as coisas em comum, aqueles que vivem servindo uns aos outros, aqueles que não consideram seu cada uma das coisas que possuem, mas aprendem a servir a igreja com tudo o que é e com tudo o que tem. Então quando nós olhamos a igreja primitiva nós choramos, mas quando nós olhamos o que o Senhor tem feito no meio do cristianismo hoje, nós nos alegramos porque Ele tem pela sua graça sim, dado a sua palavra, liberado aquele encargo do Seu coração através de muitos irmãos, pela face da terra, e Ele como sempre, nunca ficou sem testemunho, mas irmão, nós precisamos orar. Esse é um assunto diário de oração. Senhor, vem visita novamente a sua igreja, pela sua misericórdia. Revigora as nossas vidas, recupera o Teu testemunho. Converte as nossas afeições para Ti. Irmão, por amor à tua alma, não limite à vida cristã à vinda à igreja, às reuniões da igreja. Não limite a sua vida cristã a isso. Você será o mais infeliz de todos os homens. O Senhor foi dado a você para que você viva uma vida Nele e para Ele. Ele morreu e ressuscitou para os que vivem, não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Irmão você não pertence mais a você. O seu tempo não é seu. Sua vida não é sua, sua família não é sua. Seu dinheiro não é seu. Se você tem usado segundo os seus critérios, você tem profanado o que do Senhor tem sido dado a você. Não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou. Irmão se nós não reconsideramos essas coisas nos nossos dias, sem dúvida nenhuma, no que confere ao testemunho prático da glória do Senhor, nós estaremos muito aquém. Nós somos só pessoas religiosas, que apaziguam as suas consciências vindo às reuniões da igreja quatro vezes por semana, mas que não vivem para Cristo com o que são e com o que tem. Não tem afeições convertidas. Irmão ore sobre isso, ore sobre as suas afeições. Peça ao Senhor que ganhe o seu coração e não só a sua mente. Peça o Senhor que ganhe as suas afeições e não só as suas convicções. Como nós precisamos disso nesses dias, não é? Eu quero compartilhar isso, uma outra vez. Parte do meu encargo eu já liberei aqui, mas quero falar isso um outro dia. Irmão considere isso por amor à sua própria alma. O mundo tem atentado, um dos três inimigos que nós consideramos na reunião passada, que o Espírito Santo então, pelo seu poder, aplicando o que Cristo realizou por nós no calvário, um dos inimigos dos quais o Senhor já nos desarraigou, nos libertou, é o mundo. Mas o mundo, irmão, o mundo é mágico. Ele coloca um rosto diante de você que você não tem quase que nenhuma alternativa. Ele seduz: aquela bolha de Eclesiastes, vaidade. Ele seduz. Ele vai mostrar para você uma face linda e você vai correr atrás se não estiver habitando em Cristo. Se não estiver aprendendo a habitar Nele, ele vai te mostrar somente a face luminosa e nunca a face sombria. E você vai sair correndo atrás dessa bolha e ao tocar nela, ficará de mãos vazias. Lembra de Alexandre o Grande, ou o Grande Alexandre? Depois de conquistar todo o mundo conhecido da sua época, constituindo ali o império grego, quando ele morreu ele pediu que fosse enterrado com as mãos para fora do seu esquife, para que ficasse claro para todos, embora ele não fosse cristão, ele nunca foi um cristão, mas ele viu a vaidade dessa vida, para que ficasse claro que ele, o grande Alexandre, nada trouxe para esse mundo e nada levaria dele. Um ímpio, pediu que fosse enterrado dessa forma, para que o povo do seu império não se iludisse com conquistas. Um ímpio. Mas irmão, e eu e você que somos cristãos, que dizemos que o Senhor morreu por nós para nos livrar desse mundo perverso. E nós cristãos que confessamos que não podemos servir a dois senhores? Como que nós ficamos? Muitas vezes o testemunho de Alexandre é maior do que o nosso. Mas nós somos filhos de Deus, e possivelmente ele não tenha sido, então irmão que o Senhor ajude você a considerar esse assunto. A nossa maior necessidade, é que o Espírito Santo renove as nossas vidas para Ele, o Senhor. Ele recupere o seu testemunho em nós. Que nós possamos viver para Cristo e somente para Cristo. Em todos os assuntos, em todas as questões. Não fique tomando decisões na sua vida. Vou para lá, vou para cá, vou comprar, vou vender, vou fazer. Aprenda a tirar essas palavras dos seus lábios, isso é presunção. Aprenda a dobrar os seus joelhos e dizer: Senhor. O que eu sei é que nada sei. Qual que é o Teu desejo para mim. O Senhor me criou para me colocar no centro da Tua vontade. Eu não quero estar na periferia. Sabe irmãos que alguns cristãos obviamente são de Cristo, se neles habita o Espírito Santo, já nasceram de novo, mas há uma grande diferença entre você ser cristão e estar no centro da vontade de Deus, e ser cristão e estar na periferia da vontade de Deus. Todo o povo de Israel era povo de Deus, mas você se lembra que o Senhor diz na sua palavra, que havia no meio de Israel um populacho, aqueles que estavam sempre ao redor, sempre ao redor, como aquele que entra na fila e não sabe onde a fila vai dar. Ele entra porque todo mundo entrou. Havia um populacho assim no meio do povo de Israel e a palavra de Deus diz que quando alguns se levantaram ali, normalmente líderes, capitães, cabeças de família, chamando o povo para voltar para o Egito, mostrando o que Deus fez nos tirando da fartura do alho, da cebola, do melão, dos peixes, e nos trouxe para cá para morrermos de fome desse deserto, então vamos voltar para lá porque lá era muito melhor. Os primeiros que seguiram esses falsos profetas entre eles foi o populacho. São aqueles que estavam sempre ao redor, aqueles que não tinham compromisso genuíno com o Senhor. Lembra que Moisés colocou aquela definição clara entre eles quando ele desceu do monte. Lembra? Estava com as tábuas na mão, e viu o povo aquela idolatria lá embaixo, imoralidade, promiscuidade sexual. Moisés desceu com aquelas tabuas do testemunho, quebrou as tábuas quando viu aquela idolatria do povo e ele falou assim: Êxodo 32:26 pôs-se em pé à entrada do arraial e disse: Quem é do SENHOR venha até mim. Irmão essa palavra soa como um trombone nos nossos ouvidos. Porque Moisés falou isso foi para o povo de Deus. Ele não falou isso para os egípcios. Não. Ele falou isso para o povo de Deus, o povo da aliança. Parece que nós estamos ouvindo de novo essa voz do Espírito Santo hoje. Quem é do Senhor vem para aqui. Lembra como Paulo escreveu aos Coríntios? Um povo que tinha tanta dificuldade naquele meio ambiente pagão, Corinto, onde tinha aquele templo de Apolo, com um culto obviamente a esse ídolo, a esse deus entre aspas, um culto também cheio de imoralidade como sempre. Se misturam. O adultério espiritual e a imoralidade literal. Sempre andam juntos. No templo de Apolo não era diferente, assim como no templo de Ana em Éfeso. Então quando Paulo escreve a carta aos Coríntios ele diz assim: Sai dela povo meu. Eu sou vosso Deus. Habitarei e andarei entre eles. Purificai-vos dessas coisas impuras e Eu vos receberei. Paulo fala isso também para a igreja de Corinto. (2 Coríntios 6:17 Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei,) Então veja que necessidade irmãos, nós estamos tendo hoje, não é? Se ouvir esse alerta de Deus, peça a Ele para mostrar para você onde os tentáculos do mundo tem seduzido a sua vida, onde os tentáculos das riquezas tem agarrado você, onde os tentáculos da carne estão entrando, onde os tentáculos do pecado estão entrando e não permita que nada te separe do Senhor, porque você é Dele e Ele é seu. Irmão, o Senhor nos comprou para isso. Se o sal se tornar insípido, para nada presta. Nada presta, senão ser lançado fora e pisado pelos homens. A igreja tem uma posição da graça tão tremenda e esse abismo que o Senhor colocou entre nós e o mundo é tão grande, que o Senhor disse que se esse sal se tornar insípido, ele não só ficará lá no canto encostado como um sal insípido. Não serve, mas está lá no canto dele. Mas o Senhor disse que a igreja é sal, de tal forma ligada a Ele, unido a Ele, que é o sal, por excelência, o nosso Senhor. O nosso Senhor nunca foi alguém sem sabor. O nosso Senhor nunca foi alguém em cima do muro. O nosso Senhor nunca foi alguém que se escondia, se amedrontava se envergonhava. Esse não era o Senhor. Nosso Senhor era aquele que diante de fariseus os chamava de víboras, diante do jovem rico demonstrava todo o seu amor, mas falava sobre as suas riquezas que estava ocupando o centro do seu coração, mas citou aquele jovem e o amou, porque Ele é o Senhor. Então irmão, o caráter do nosso Senhor nunca foi um caráter dúbio, e esse deve ser o caráter da igreja. Nunca permita que o seu caráter seja dúbio. Tiago diz que um homem de ânimo dobre, duplo ou dúbio, é inconstante em todos os seus caminhos e não suponha ele que receberá algo do Senhor. Tiago diz isso com todas as letras. Se algum de vós necessita de sabedoria porque nós somos tolos, todos nós, nós não sabemos discernir não, escolher não, nós vamos pelas campinas do Jordão e quando vemos uma campina boa dizemos que vamos levar o gado para lá. Lá eu vou negociar e ter muito lucro, nas campinas do Jordão. Ló fez essa escolha quando se separou de Abraão e foi armando as suas tendas até Sodoma, que era a cidade mais ímpia daquele tempo onde Ló foi cair, porque ele escolheu segundo a visão natural. Mas Abraão foi aprendendo a depender de Deus, ele nem escolheu. Você se lembra? Ele pediu para Ló escolher, porque ele cria na soberania de Deus. Ele sabia que se Ló escolhesse a esquerda, ele poderia ir para a direita. Se Ló escolhesse o sul, ele poderia ir para o norte, mas Ló escolheu segundo a sua prosperidade natural. “Eu vou levar para lá porque eu tenho muito gado. Lá eu vou aumentar ainda mais o meu gado”. Escolha segundo os olhos. Os irmãos estão vendo a nossa tolice? Então irmão, peçam ao Senhor, da mesma forma que eu, no meu coração, tenho aprendido a pedir. Que você nada escolha, que você nada queira, senão que Cristo seja engrandecido na sua vida. Pela vida ou pela morte. Trabalhando ou sem trabalhar, se esse é o seu caso no momento, com dinheiro ou sem dinheiro, com saúde ou sem saúde. Não importa. Que Cristo seja engrandecido no seu corpo, quer pela vida, quer pela morte. Irmão eu creio no meu coração que o Senhor Jesus antes que Ele venha, Ele irá despertar esse Espírito na vida da igreja. Eu creio profundamente nisso que Ele vai despertar novamente o Espírito, o coração da sua igreja para Ele, porque chega de religião, chega de eloqüência, chega de oratória, chega de fanatismo, de misticismo, de emocionalismo. A igreja precisa da vida do Espírito Santo e do vigor da palavra entre ela, para que o Senhor seja aquele que realmente passeie e ande entre nós, com a sua tesoura de sacerdote que tem poder para estar espevitando os nossos pavios. Essa foi a visão de João lá em Apocalipse, lembra? O Senhor espevitando, o sacerdote que anda, passeia no meio dos candeeiros. Para que Ele faz isso? Para conservar a luz acesa e para a luz ser conservada acesa, duas coisas são necessárias. Uma, o pavio ser podado e isso fala do trabalho da cruz em nós. O Senhor está retirando de nós aquilo que não agrada a Ele. A tesoura, a espevitadeira. A outra coisa que nós precisamos e que o sacerdote tinha que fazer era manter o óleo nas maças, aqueles cálices que deveriam estar cheios com óleo, porque não adianta o pavio estar espevitado, sem óleo. Nós precisamos das duas coisas. Precisamos da obra do Espírito Santo usando a palavra de Deus para podar as nossas vidas, e precisamos do frescor da comunhão com o Espírito Santo, esse óleo de Deus, da pessoa que é Deus, Deus-Espírito Santo, para que o vigor das lâmpadas possa ser mantido aceso. Então irmão, você considere essas coisas e ore. Ore sobre isso. A palavra de Deus diz que aquele que pede, recebe. Aquele que busca, encontra. E para aquele que bate, se abrirá. Se vós sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, muito mais o Senhor dará. Dará o quê? O Espírito Santo. Lembra? Àqueles que lho pedir. Não significa que o Espírito Santo não habita em você. Você nasceu de novo, você é habitação do Espírito Santo. Mas dar irmão, significa dar, dar e dar. Dar mais, mais e mais. Efésios 5:18. Estejais sendo continuamente cheios do Espírito Santo. A nossa tradução em português, não transmite bem a idéia do tempo verbal no grego. Nossa tradução só demonstra o imperativo: enchei-vos do Espírito. Mas o grego tem muito outros detalhes mais. É o imperativo, é um presente contínuo, é um verbo passivo, que significa que nós estaremos sendo enchidos por outro, que é o Senhor. Uma tradução melhor desse texto, que diz: estejais sendo – também fala de um processo, é contínuo - estejais sendo continuamente cheios do Espírito Santo. Foi o que Paulo falou em Éfeso. Então irmão esse é o nosso assunto de hoje. Eu sei que quando nós abordarmos esse assunto, Satanás vai rilhar os dentes. Irmão eu tenho estado consciente disso. Por favor me perdoe por partilhar algo pessoal, mas antes que eu fizesse quarenta anos, eu escutava muito dizer a respeito da crise dos quarenta. Agora eu já fiz quarenta, e acho que eu estou pedindo ao Senhor que essa crise seja uma verdade espiritual, porque eu creio que o Senhor está me dando uma oportunidade muito singular de viver essa hora. Há pouco tempo o Senhor tocou de uma forma muito especial no meu corpo físico. Irmão eu tenho aprendido uma lição. Fragilidade. Fragilidade. Nós cantamos hoje de manhã um Salmo que diz: Salmos 90:12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. Salmos 39:5 Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos; à tua presença, o prazo da minha vida é nada. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é pura vaidade. Fisicamente falando eu estava muito firme, e aliás eu sempre fui grato ao Senhor que sempre me deu muita saúde. Sei que é dádiva Dele, mas de alguma forma me alegrava muito nessa dádiva. Mas o Senhor tocou e de alguma forma Ele tem ministrado ao meu coração verdade específicas irmão que tem sido preciosas para mim. Eu peço ao Senhor que possa aprofundar essas lições na minha vida, que eu possa ter ouvido para ouvi-lo, porque Ele tem de uma forma muito especial, me convencido da fragilidade. Apóstolo Paulo disse aos Coríntios que o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza (2 Coríntios 12:9). Eu peço ao Senhor que me capacite, me ajude, a aprender essas lições, que o poder Dele se aperfeiçoa na fraqueza. Nós somos vasos de barros, mas em nós está um tesouro. Nós levamos no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste no nosso corpo mortal. Tenho pedido ao Senhor que me ensine, a mim, pessoalmente, essas lições, consideradas por Paulo tão preciosas, a tal ponto dele dizer: Senhor. Não quero mais. Não vou orar mais sobre esse assunto. O Senhor falou para mim que a Sua graça me basta. Então, a Tua Graça, me basta. Não vou orar mais sobre esse assunto. Ele orou três vezes e parou de orar, porque ele aprendeu que a graça iria bastar. Irmão que o Senhor nos ajude. Que Ele nos ajude. Que o Senhor abra os teus olhos para que você não confie em você, na sua saúde, na sua prosperidade, nas bênçãos que o Senhor tem te dado. Não confie nas bênçãos. Bênçãos vem e vão. Vou profetizar para você de olhos abertos: sua saúde vai acabar. Tenho certeza que ela vai acabar. Não é? Tudo que tem começo nessa terra, tem um fim. Então considere diante do Senhor o seu chamamento. Você foi chamado para participar de uma vocação celestial, uma vocação celestial, que Paulo chama de soberana vocação. Quando ele escreve aos Efésios, um dos ensinos sobre o Espírito Santo, que é o nosso assunto, ele diz assim: Efésios 4:30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Em outra reunião nós vamos falar sobre o selo e o penhor, o que é que significa. Por hoje vamos deixar isso aqui. Não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. A mesma expressão que ele coloca no cap. 8, chamando esse dia da redenção de redenção do nosso corpo. Adoção de filhos. Longe de vós - olhe o que é que entristece o Espírito Santo, a lista, no verso 31. O que é que entristece o Espírito Santo? 31 Longe de vós, toda amargura. Irmão, eu disse que nós iríamos entrar pelo lado subjetivo primeiro e hoje eu quero dizer que o meu encargo inicial para essa noite, inicial apenas não era este, mas no momento em que e subi aqui, foi assim que o Senhor me conduziu e é assim que nós estamos indo, e assim nós vamos continuar porque nós só temos dez minutos. Depois em outra reunião nós vamos voltar, mas esse é o mesmo assunto, ou seja, o Espírito Santo, de forma subjetiva, Aquele que habita em nós. Então olhe o que é que a palavra está dizendo do que é que entristece o Espírito Santo. Amargura. Será que você com a ajuda do Senhor não pode sondar na sua vida o que é que o tem tornado amargo? Ácido. Com quais pessoas nós somos ácidos? Nós somos ácidos, especialmente dentro de casa. Mas por quê? Por quê? Se o Espírito de Deus não é um Espírito de amargura. Não é. É um Espírito de amor. Por que é que você tem sido ácido dentro da sua casa? 31 Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Blasfêmias, usando o nome de Deus de tudo quanto é jeito. Chove, você reclama. Faz sol, você reclama. Se está calor você reclama, se está frio você reclama. Eu creio que isso é uma forma irmão, de blasfemar contra Deus. Se você crê que Deus é soberano, então isso é blasfêmia. Aprenda a receber tudo das mãos Dele, porque nós cristãos não cremos em destino nem em acaso. Se o sol estiver rachando sobre a sua cabeça, é Deus. Foi Ele quem fez o sol, que cuida das estações, das épocas, dos tempos. Você acha quer isso não entristece o Espírito Santo? Você só acha, porque entristece sim. E bem assim toda a malícia. O que é que no seu coração é malicioso? O que é que você dá com uma mão, esperando algo em troca com a outra? Isso é malícia. O que é que você faz com motivações impróprias, impuras. Isso é malícia, não é? Longe de vós, porque isso entristece o Espírito Santo. Não adianta vir na reunião da igreja e dizer: Vem Espírito Santo, vem Espírito Santo. Não é assim. Ele já está em nós, e como eu falei nós devemos viver vidas Nele, para que Ele possa se alegrar em se derramar sobre nós. Não é assim? Vamos ver agora o oposto, que nos ajuda a entender ainda o negativo. 32 Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou. O que você faz é movido por benignidade? Você pode ser descrito assim? Lembra de Barnabé? Que descrição linda a respeito de Barnabé feita em Atos? Quando Barnabé foi enviado àqueles irmãos, para ver qual a situação do Evangelho ali entre os gentios, uma situação complicada, porque quem sabe essa benção é só dos judeus - até Pedro achava assim - aquele lençol precisou descer do alto cheio de animais imundos e Pedro precisou ouvir a voz três vezes para ele levantar, matar e comer, para que ficasse claro que a igreja seria constituída assim, dos imundos, como nós, dos gentios, daqueles que não tinham Deus, daqueles que estavam alienados, que não eram povo da aliança e Pedro falou: Não, Senhor. Duas palavras que não podem andar juntas. Ele falou um “não” para o Senhor, diante de uma ordem que o Senhor deu. E o Senhor, por três vezes, fez aquele lençol descer e dizer: Pedro. Levanta, mata e come. Ao que Deus purificou, não considere imundo, ou comum. Então irmão, Barnabé foi até esses irmãos gentios. E Atos descreve Barnabé como um homem em primeiro lugar, bom. E Barnabé era um homem bom, cheio do Espírito Santo, segundo, e terceiro, cheio de fé. E muita gente creu no Senhor por intermédio dele. Sede uns para com os outros benignos, compassivos, um coração que está aprendendo, diariamente a estar juntos, sofrer juntos, suportar, o que gosta, o que não gosta, o de nariz redondo, o de nariz quadrado, o feio, o bonito, não é? Não tem questão de preferências no corpo de Cristo. Quem preferiu foi o Senhor. Você quando vê aquele irmão no passeio em que você está andando, você atravessa a rua para não cruzar com ele? Heim? Se você faz isso, você está ofendendo o Espírito Santo. Não é? Porque o Senhor comprou você e o seu irmão para habitar no mesmo corpo. Compassivos, perdoando-vos uns aos outros. Outra marca do Espírito Santo em nós. Perdoando-nos. Setenta vezes sete. Fala de um perdão ascensional. Não tenha dúvida disso. Perdão é uma lição ascensional. Um sete, mais um sete em cima, mais um sete em cima, uma hélice, helicoidal. Setenta vezes sete, já que sete fala de algo pleno. Setenta vezes sete é o pleno, do pleno do pleno. Sete e sete e sete. Em nível cada vez mais amplo. Por que? Porque o Espírito Santo assim é dado a nós. Estejais sendo cheios. Mais, mais e mais. Não é? Perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou. O Senhor não reteve pecado de você. Você retém de alguém? O Senhor não reteve pecado de você. Você retém de alguém? O Senhor perdoou você sem limite. Você perdoa como? Assim também perdoai vós, como também Deus em Cristo vos perdoou. E ele ainda não terminou. Ele vai até o verso 2, e até prossegue pelo verso 3 afora dizendo o que é que ofende o Espírito. Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados. Não são imitadores que vão copiando, não é? Copiando pelo lado de fora, são imitadores que tem aquele que cumpriu tudo isso, que vive assim, que tem essa qualidade de vida, morando dentro deles. Na reunião passada, nós falamos que a ênfase do Espírito na Nova Aliança é “em vós”. Guarda o bom depósito mediante o Espírito Santo que habita “em nós” e não sobre nós. Em nós. Sede imitadores de Deus, imitadores assim, como filhos e não como empregados. Não como apenas um discípulo que está imitando do lado de fora, mas como filhos, ou seja, participando da mesma natureza. Só um filho participa da mesma natureza. Um empregado não. Nós imitamos como filhos. Olhe o peso disso irmão, porque o Espírito Santo habita em nós. E tem mais ainda. E andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus em aroma suave. Andar em Ágape, é um aprendizado para a vida inteira. Andar em Ágape, como Cristo andou. E depois ele entra pelo versículo 3. 3 ¶ Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; Impudicícias, que se refere especificamente a pecados sexuais, e toda sorte de impureza, tem a mesma conotação, ou cobiça. Os três aqui tem a mesma conotação de imoralidade. Especialmente a questão da área sexual. Como nós precisamos estar atentos a isso, porque o pecado sexual é algo diferenciado nas escrituras. A bíblia diz que qualquer pecado que o homem comete, é fora do corpo, mas aquele que peca de tal forma, com imoralidade sexual, peca contra o próprio corpo, e o Senhor diz que essas pessoas serão dignas de um especial juízo, se elas são cristãs, porque elas estão atentando contra o Templo do Espírito Santo. Então, Paulo da mesma forma aqui em Efésios dá uma conotação especial para a imoralidade sexual. Então irmão, guarde o seu coração. 3 ¶ Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos. Se Corinto tinha o templo de Apolo, Éfeso tinha o templo de Diana, mesma coisa. Idolatria e imoralidade sexual andando juntos, no templo de Diana. E Paulo escreve essa carta para os Efésios, que tinham lá a grande Diana, aquela deusa idólatra. 4 nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças. Conversas sujas, conversação torpe. Nem palavras vãs. Falar por falar, tagarelice. Sabe por que a palavra de Deus tem peso? Porque ela proveio do silêncio. Você já viu Romanos 16 que coisa linda? Paulo fala que esse Evangelho eterno ele foi guardado em silêncio nos tempos eternos, e então ele se manifestou. Toda palavra, em sua vida, que não provier de um silêncio interior, é má. A única palavra que tem peso é a que provém do silêncio. O domínio próprio. Aquela habitação funda de Cristo em você e de você em Cristo. Do contrário é palavra vã. É falar por falar. E tem pessoas que são apaixonadas com a sua voz, não é? Falar para ouvir a própria voz. Palavras vãs, ou chocarrices. Coisas essas inconvenientes, antes pelo contrário - olhe aqui o primeiro fruto do Espírito nessa segunda lista do verso 3. Esse assunto Espírito Santo é um dos encargos de Paulo quando ele escreveu aos Efésios. É um dos encargos. Logo no primeiro capítulo ele fala isso, que aqueles Efésios eles tinham recebido o Espírito da promessa, lembra? Logo no cap. 1. o Espírito da promessa, esse Espírito que é o penhor, a garantia, e a gente vai ver o significado disso, até o resgate da propriedade do Senhor que somos nós, especialmente o nosso corpo, naquela conotação ali, até o resgate da sua propriedade para o louvor da sua glória. Então o Espírito Santo é um dos temas importantes de Efésios, assim como o mistério, assim como a igreja, então alguns assuntos aí em Efésios são especialmente importantes. Espírito Santo é um deles. Então esse assunto do cap. 4 é um dos fardos de Paulo quando ele escreveu aos Efésios. Você veja que tudo o que ele falou aí, ele começou com o „não entristeçais o Espírito Santo, no qual fostes selados no dia da redenção”. Aí ele vem com toda essa lista. Então irmão, o que é que adianta ficar falando aqui sobre o Espírito Santo apenas de forma objetiva, o Deus que é Deus com Deus, o Deus que está naquela pericorese divina, etc, etc, e vai instruir sua mente, vai sair daqui inchado, aprendeu, mas com a vida pobre do mesmo jeito. Então que o Senhor nos ajude a unir uma coisa a outra. Você precisa compreender, você precisa ser doutrinado mas você precisa aprender a andar no Espírito, do contrário você vai satisfazer a cobiça da carne. Resultado: sal insípido. Só serve para ser lançado fora e pisado pelos homens. Alguém que não sabe o que é, não vive como o mundo, porque não é do mundo, mas não vive como cristão, porque não anda no Espírito. A velha antiga história do “sapomba”. O sapo que não é sapo e a pomba que não é pomba. Aquela mistura estranha. Que o Senhor nos ajude irmão, pela sua misericórdia, pela sua bondade, que Ele nos ajude, porque todos nós temos coisas no coração que precisam ser seriamente mexidas por Ele. E nós sabemos que isso é verdade, em relação a cada um de nós, mas a boa notícia é que o Espírito Santo foi dado a nós, com esse ministério. O ministério Dele é compassivo. O ministério Dele é tolerante, é benigno, é cheio de amor, mas também é cheio de peso. Hoje se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração. Lembra do autor de Hebreus? Então irmão que o Senhor nos ajude a estarmos com os nossos próprios corações diante Dele e orando e orando e orando, para que Ele venha e visite novamente a sua igreja. Irmão que privilégio que nós teremos se antes desses dias da vinda do Senhor nós pudermos ver novamente na igreja essa benção, vidas profundamente transformadas. Transformadas nos alicerces. Famílias, pais, filhos, esposas, maridos, porque o Espírito Santo foi soprado novamente sobre a igreja. Aqueles corações foram conquistados de novo, ouviram o que eles nunca haviam ouvido antes. Responderam àquela voz que há tempos vem falando com eles mas agora de forma diferente, porque o Senhor veio e rachou, o Senhor veio e estourou a casca. Muitas vezes é assim que ele faz. Ele vem e racha a casca. Que Ele nos ajude irmãos, que Ele seja um assunto dos nossos corações diante Dele, diário. Vem Senhor, recupera o meu próprio coração Senhor. Recupera nas entranhas, recupera tudo Senhor. Me dê sensibilidade para ouvir a tua voz. Fala comigo para mim, sobre o meu pecado. Fala para mim sobre a minha carne. Fala para mim sobre o mundo em mim, o que é que isso significa, onde que ele alcança, o que é que Ti entristece. Peça ao Senhor, porque se você não pedir, ele não irá te falar, porque Ele deseja manter comunhão conosco. Ele quer te ouvir, para ti falar. Ele ti fala e quer te ouvir, para ti falar de novo. Amém. Vamos orar. Senhor nos ajude em nossa fraqueza, porque nós nem mesmo sabemos orar como convém, mas nós temos certeza que o mesmo Espírito que intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis e segundo a vontade de Deus, é que Ele intercede por nós, os santos. E nós sabemos que a Tua vontade é produzir em nós um genuíno arrependimento, formar Cristo e nós. Então nós pedimos ao Senhor que tenhamos ouvidos para ouvir e falar do Senhor. Temos um coração que se arrepende. Senhor tem misericórdia de nossas vidas, recupera-nos para Ti de todo Senhor. Recupera o coração, a mente, as afeições, tudo que há em nós. Convence-nos do que é necessário para as nossas vidas Senhor. Quantos anos já vivemos Senhor e quanto tempo já perdemos. Que o Senhor nos assista com a sua misericórdia de uma forma nova. Pedimos ao Senhor que nos mude e nos mude mesmo. Nos mude no coração. Nos mude nos propósitos, nos mude nas entranhas. Nossa maior dor é carregarmos o que somos e nossa maior alegria é sabermos que somos teus. Nós queremos ser mudados, como disse o teu servo: inquieto está o nosso coração, enquanto não descansa em Ti. Senhor, age em nós de forma viva e nova. Sopra o Teu Espírito uma vez mais sobre a Tua igreja nesses dias Senhor, do fim, para que haja em nós um renovado vigor do Testemunho. Pai, como precisamos Senhor. Nós cremos que o Senhor assim o fará. Em nome de Jesus. Amém. -------------------------------------------------------------------------- Extraído de uma série de estudos com o tema "FUNDAMENTOS DA NOSSA CONFISSÃO"(Romeu Bornelli)

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