17 outubro, 2012

2ª Vinda de Cristo 2 - Romeu Bornelli




....quanta realidade espiritual há nesses textos. O Senhor tem revelado, tem-nos alimentado, Domingo após Domingo, e de certa forma nos dando tanto gozo, tanta alegria....
Por outro lado, nós também, de certa forma...
Estejamos nos encorajando uns aos outros, nos estimulando. A palavra de Deus, diz em Hebreus que nós devemos nos estimular ao amor e às boas obras, não deixando de congregar, como é costume de alguns. Então essa é uma ordem na palavra. Que nós estejamos fazendo isso com os nossos irmãos, não estejamos deixando de congregar, mas estejamos, vez após vez, Domingo após Domingo, nos nutrindo desse rico alimento espiritual através da mesa do Senhor.
Vamos ter um momento em torno da palavra de Deus, prosseguindo com o encargo que o Senhor tem nos dado. Lucas cap. 17, vamos ler a partir do versículo 20. Lucas 17:20 Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. 21 Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós. 22 A seguir, dirigiu-se aos discípulos: Virá o tempo em que desejareis ver um dos dias do Filho do Homem e não o vereis. 23 E vos dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Não vades nem os sigais; 24 porque assim como o relâmpago, fuzilando, brilha de uma à outra extremidade do céu, assim será, no seu dia, o Filho do Homem. 25 Mas importa que primeiro ele padeça muitas coisas e seja rejeitado por esta geração. 26 Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem: 27 comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos. 28 O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; 29 mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos. 30 Assim será no dia
em que o Filho do Homem se manifestar. 31 Naquele dia, quem estiver no eirado e tiver os seus bens em casa não desça para tirá-los; e de igual modo quem estiver no campo não volte para trás. 32 Lembrai-vos da mulher de Ló. 33 Quem quiser preservar a sua vida perdê-la-á; e quem a perder de fato a salvará. 34 Digo-vos que, naquela noite, dois estarão numa cama; um será tomado, e deixado o outro; 35 duas mulheres estarão juntas moendo; uma será tomada, e deixada a outra. 36 Dois estarão no campo; um será tomado, e o outro, deixado. 37 Então, lhe perguntaram: Onde será isso, Senhor? Respondeu-lhes: Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão também os abutres.

"Pai. Abra os nossos olhos para que vejamos as maravilhas da Tua lei. Abra os nossos olhos para que vejamos algo mais da pessoa gloriosa do Senhor neste texto. Nós pedimos que o Senhor possa nutrir-nos com a Tua palavra escrita e falada e dar-se a nós através da Tua palavra, nesse tempo em que gastaremos. Nós desejamos que Cristo mesmo seja por nós, recebido, visto, tocado, e que o Senhor nos conduza a uma maior profundidade em Ti, uma maior profundidade de arrependimento, a uma maior profundidade de convicção de pecado, a uma maior profundidade de devoção a Ti, a uma maior profundidade de ações de graças, Nós te pedimos Pai, em nome de Jesus, Amém."

Irmãos, nós temos partilhado a respeito deste último alicerce da nossa confissão, a revelação Bíblica a respeito da vinda do Senhor. Gostaria hoje de mastigar um pouco mais esse assunto junto aos irmãos. Esse é um tremendo texto com relação à vinda do Senhor que de forma nenhuma poderíamos deixá-lo de fora dessa visão panorâmica.
O Senhor usou dois exemplos imensamente significativos nesse texto. Noé e Ló. Gostaria de ilustrar, através da vida desses dois homens, e do que o Senhor operou na vida deles para que servissem como um tipo, do que o Senhor, o Filho do Homem fará na sua vinda, que está então tão próxima. Nós temos entendido assim com tanta clareza: a vinda do Senhor realmente está próxima. Ele usou nesse texto dois exemplos claros a respeito da situação quando da sua vinda e não apenas
isso, mas usando a figura desses dois homens, Noé e Ló, para nos dar advertências muito específicas com relação à sua vinda. Antes de entrar nas exortações propriamente ditas, eu queria mostrar para os irmãos como o falar do Senhor é diferente para os fariseus e para os discípulos. Veja no versículo 20 que ele foi interrogado pelos fariseus e então ele deu uma resposta aos fariseus que eram aqueles que se gloriavam na lei, que se achavam justos, que se achavam dignos, que se achavam aptos e então eles perguntaram ao Senhor sobre esse reino de Deus e o Senhor, para os fariseus, Ele deu a resposta adequada aos fariseus que eram pessoas que se preocupavam com questões externas e entendiam que o Reino de Deus era questão de lavar bem as mãos antes de comer as coisas, fazer diversas abluções e lavagens cerimoniais, guardar o Sábado, dar o dízimo de tudo o que ganhavam, e assim por diante. Jejuar três vezes por semana e todos os preceitos da lei, diante do qual eles se gloriavam diante de Deus. Então a resposta adequada aos fariseus era exatamente essa que o Senhor deu. Quando eles quiseram saber a respeito do Reino de Deus o Senhor disse: não vem com visível aparência. Essa é uma resposta adequada aos fariseus. O Reino de Deus não é questão de comer ou beber, não é questão de dar dízimo, de fazer isso ou aquilo, ou tentar guardar a lei, porque é impossível que os homens sejam justificados diante de Deus pelas obras da lei. Ele disse. O reino de Deus é uma realidade, em primeiro lugar, espiritual. Se reflete sim, obviamente, através de atitudes e atos, já que atitude é uma condição de mente, ato é uma questão externa, então esse reino de Deus, que é uma atitude de coração, uma realidade espiritual, ele então se traduz em atos. Aqueles que estão no reino de Deus, eles vivem de forma adequada a este reino. Aqueles que dizem que andam na luz, e vivem na luz, mas as suas obras não são adequadas à luz, o apóstolo João diz: é mentiroso. Não há realidade neles do Reino de Deus. Então o Reino de Deus ele tem uma característica, uma essência, acima de tudo interior, o Reino de Deus está dentro em vós, ele não está dizendo que estava dentro dos fariseus, mas está apontando para uma realidade interna, corrigindo então os fariseus que se ligavam a questões externas. Esse é o motivo dessa resposta do Senhor a eles, mas veja que
imediatamente no verso 22, se você observar com cuidado os Evangelho isso acontece muito, o Senhor dá uma resposta ao povo em geral, e se volta para os seus discípulos em especial. Sempre há essa separação. O Senhor quando ora a sua oração sacerdotal em João 17, diz assim: Eu não rogo pelo mundo, mas pelos que me destes do mundo, porque são teus. Pai. Santifica-os na verdade. O Senhor tem uma palavra para expor o mundo diante deles. A necessidade de arrependimento, a necessidade de tocar o reino de Deus na sua realidade espiritual, a necessidade de tocar o Senhor como Senhor e ele tem uma outra palavra para os discípulos, porque estes são aqueles que já o tocaram, como nós vimos aqui nessa noite, mais essas duas irmãs, aqueles que professaram publicamente, e que pela graça de Deus viram a Cristo. Quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. Quem não nascer não pode entrar no Reino de Deus. Então o Senhor se volta no versículo 22 Ele vai falar para os que estava dentro agora. A seguir dirigiu-se aos discípulos. Então agora o assunto não é dos fariseus. Fariseus apenas recebem aquela resposta para atentarem para a realidade espiritual e os discípulos recebem uma resposta com relação ao Reino, também para estarem atentos a uma realidade espiritual, só que muito mais profunda do que aquilo que ele disse para os fariseus. Ele vai entrar em detalhe. Detalhes do Reino, detalhes interiores, detalhes espirituais, detalhes do coração e por último detalhes a respeito da sua segunda vinda. Como o apóstolo Paulo diz e já enfatizei aos irmãos que aqueles que amam ao Senhor Jesus, amam a sua vinda. O que é que você tem esperado para o dia de amanhã? Você tem uma expectativa de encontrar o Senhor hoje? Você tem irmão? Você pode dizer sim, Maranata? Você tem essa expectativa? A palavra de Deus diz que a nossa fé é provada por essa pedra de toque. Você ama ao Senhor, então você ama a sua vinda. Todos quantos amam a sua vinda. Você não é um homem cheio de planos. Você não é um homem cheio de perspectivas. Você é um homem simples que vive para Deus, que ama a sua vinda, que sabe que por mais que desfrute a presença Dele hoje, você está só comendo um repasto. Imagine você faminto, entrar em um restaurante de primeira linha, cem reais a cabeça para fazer uma refeição, você entra faminto
naquele restaurante, e aí vem aqueles garçons, que parecem mais um príncipe do que garçons, todos paramentados, chegam na sua mesa, com aquelas panelinhas desse tamanho assim, e é só o anti gozo, só a entradinha, e colocam aquelas coisinhas na sua mesa assim, e você prova aquelas coisinhas muito gostosas, mas é só o anti gozo. A refeição está por vir. Aí o garçon chega para você e diz: infelizmente não vai ser possível, não temos mais nada hoje para oferecer. Tudo o que você poderia desfrutar está aí nesse pote, que você já comeu, volte para a sua casa. Seria mais ou menos assim, se nós estivéssemos a realidade do Reino de Deus apenas para essa vida de agora, para o presente. O Senhor Jesus disse que se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a essa vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. 1ª Coríntios cap. 15. Então irmão, será que nós temos podido ver isso? Eu não estou fazendo aqui apologia da morte. Eu estou fazendo apologia da vinda do Senhor, de estar com o Senhor, porque o cristão não faz apologia da morte. O cristão não é mórbido. Muito pelo contrário. Mas estou sim trazendo aos olhos dos irmãos e pedindo ao Senhor pela graça, que mostre a você o quanto há além. O quanto há reservado para Aquele Dia, como Paulo o chamava. Pedro diz que nós fomos regenerados para uma herança incorruptível. Lembra as palavras de Pedro? Imarcescível. Que não murcha, guardada nos céus para vós outros, que sois guardados pelo poder de Deus para salvação - naquele aspecto que Pedro ministra ali, salvação tem três tempos, fomos salvos no passado, ele já nos regenerou, estamos sendo salvos no presente, porque Ele está trabalhando as nossas almas, seremos salvos no futuro porque este nosso corpo será revestido da sua glória. Então Pedro aponta para esse aspecto da salvação no futuro e diz que essa herança imarcescível, essa herança incorruptível está guardada para nós que somos guardados pelo poder de Deus, para uma salvação preparada para revelar-se no último tempo. E Pedro diz assim: E nisso exultais.( 1 Pedro 1:6) Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, Quem é que não tem provação? Quantas pessoas tem sido enganadas pela teoria da prosperidade, correndo atrás das suas empresas que tem se chamado igrejas
mas que não são, que tem prometido o céu e tudo o mais aqui na terra num piscar de olhos desde que você pague um pouquinho por isso.
Irmãos, o Evangelho da graça nos diz que mesmo no presente tempo sejais contristados por várias provações, quem sabe provação na vida financeira, na saúde, provação nos relacionamentos, várias provações. Pedro diz que isso é para que o valor da vossa fé seja apurado e que na revelação de Jesus Cristo redunde em louvor, honra e glória a quem, não havendo visto, amais, em quem não vendo agora, mas crendo, exultais, com alegria indizível, cheia de glória. Irmão. Sonde o seu coração diante do Senhor. Se eu disser para você que de repente, você, por algum motivo, recebeu uma doação de algum irmão generoso, e amanhã é só você ir lá no seu banco, do qual você é correntista, e tirar o seu extrato bancário e você vai ver no seu extrato cem mil reais, você iria passar uma noite maravilhosa. Você nem iria dormir, aguardando o banco abrir e tirar esse extrato. Cem mil reais. Mas irmãos, o que é que é isso diante do que o Senhor é para nós, diante do que o Senhor significa para nós, diante do que o Senhor comprou para nós, diante da habitação Dele em nós, diante dessa herança imarcescível, sem mácula, reservada nos céus para nós outros. Mas por que é que cem mil reais são capazes de nos fazer perder o sono? Mas a presença do Senhor não. A expectativa da vinda Dele não. Por que é que nosso espírito não geme como Romanos 8 diz? Geme e suporta angústias até agora. Geme porque não estamos plenamente revestidos. Geme porque mais benção que tenhamos da parte dele somos Dele, temos absoluta segurança de que pertencemos ao Senhor, mas isso é o antepasto. Você está diante do garçom paramentado, comendo aquelas tacinhas da entrada. Você não está na refeição principal e nem estará enquanto o Senhor Jesus não se manifestar. Nós estaremos comendo só a entrada. Cada dia é uma entrada diferente, mas é só a entrada. Só quando o Senhor vier é que nós teremos a refeição principal. Aquela manhã de comunhão, como João 21, quando Ele se colocou naquela praia, chamou os discípulos que não tinham pescado nada, você se lembra? Haviam passado a noite pescando e peixe nenhum, aqueles profissionais, pegaram nada. João cap. 21, o
s. os chama ali para a praia, Pedro reconhece que é o Senhor, pula dentro d’água, vai nadando, vê o Senhor e o Senhor tem ali na praia, armado aquele fogareiro, e ali em cima havia peixes, sendo assados e pão para eles comerem. Uma manhã de refeição, de comunhão com o Cristo ressurrecto. Foi o que os discípulos tiveram ali naquela praia. E isso é o que nos aguarda. Uma manhã de comunhão com Cristo ressurrecto, comendo pão, comendo peixe espiritualmente falando, nutrindo-nos Dele mesmo, uma refeição de comunhão a partir da qual nós estaremos para sempre com o Senhor. Irmãos. Nós precisamos ser homens e mulheres que vivem para isso, que vivem com essa expectativa, que vivem com esse coração. Trabalhem, seja fiel ao Senhor, crie os seus filhos, seja um profeta na sua casa, sacerdote, um rei, mas saiba que isso tudo é um pequeno anti gozo diante do que o Senhor tem para nós. Seja um servo fiel no pouco, mas saiba que o muito ainda virá. Sobre o muito eu te colocarei. Futuro. Entra no gozo do Teu Senhor. Que o Senhor possa estar resgatando em nós nesses dias, essa expectativa. Nós seríamos cristãos miseráveis se pudéssemos desfrutar o Senhor só nessa vida. Então irmãos, quando Ele se volta para os seus discípulos, no versículo 22, é mais ou menos isso que Ele vai falar. Só que o Senhor vai usar palavras extremamente melhores do que as minhas. Mas Ele vai falar o que eu quis dizer, mais ou menos, com as minhas palavras. Ele vai usar o exemplo de Noé e o de Ló. Ele vai dizer assim que no tempo de Noé, as pessoas casavam e davam-se em casamento. Normal. Não estavam ociosas, de braços cruzados. “Eu sei que o Senhor está vindo, Ele está tão próximo que eu não vou fazer nada. Eu vou só aguardá-lo”. Casavam-se, davam-se em casamento, comiam, bebiam. Quando Ele citou o exemplo de Ló no verso 29, Ele diz no contexto, que na época de Ló eles também comiam, bebiam e também compravam e vendiam – a vida não pára - e também plantavam, e obviamente colhiam, e edificavam até o dia em que Ló saiu de Sodoma. Irmãos, a palavra de Deus nos ajuda em outros textos de uma forma magnífica usando a figura desses dois homens. Interessante. Eles foram colocados juntos, fazendo um parzinho, Noé e Ló. Se o Senhor permitir e se for possível, quanto ao tempo, nós vamos examinar esse parzinho em Pedro.
Eles aparecem juntos de novo, na Segunda epístola de Pedro. Se não for possível chegar lá, examine na sua casa. Segunda Pedro cap. 2, você vai ver esse par de novo lá: Noé e Ló. O Senhor nos exortando através de Pedro usando o evento dos dois de novo, porque ele tem algo sólido a nos falar. Eles são postos juntos em dois lugares nas escrituras. E isso não é por acaso. Então, o que é que Noé e Ló tem para nos falar? Vamos ver Noé primeiro.
A palavra Noé no hebraico significa “descanso, repouso”. Que lindo significado. Irmão. Sabe o que é que o dia do Senhor vai significar em primeiríssimo lugar? Descanso. Lembra que na reunião anterior eu disse isso aos irmãos? Quando você, pela graça do Senhor, estiver Naquele Dia, vendo ao Senhor, nós seremos como Ele, porque haveremos de vê-lo como Ele é, promessa do Senhor na sua palavra, quando você estiver diante Dele naquele dia, sabe qual a sensação mais gloriosa que o Senhor vai ter, pelo menos assim de primeira mão? “Cheguei em casa - enfim, em casa”. Já não haverá luto, já não haverá pranto, já não haverá dor, as primeiras coisas passaram. Não haverá mais luta da carne contra o espírito, seu coração não vai estar borbulhando de cobiças e paixões e ambições e desejos. Você estará em casa. Chegaremos em casa. Noé significa descanso. Noé entrou na arca. Claro que nós não temos tempo para tantos detalhes ricos, mas se você consultar Pedro na sua epístola, 1ª Pedro, você vai ver que a arca é um tipo de Cristo. Pedro nos diz isso, que assim como aquela arca foi um instrumento de salvação de oito pessoas, Noé, a sua esposa, os seus três filhos e as esposas dos seus três filhos - oito pessoas - assim como a arca foi um instrumento de salvação daquelas oito pessoas, ela tipifica Cristo. Cristo, que através da confissão do Seu nome pelo Batismo - olhe a figura do batismo aí - linda figura de 1ª Pedro, a confissão do seu nome no Batismo, também nos salva, porque é a indagação de uma boa consciência para com Deus. É o que Pedro nos diz. Então Pedro nos diz - o Espírito Santo através de Pedro - que a arca é um tipo de Cristo. Então, nós estamos usando as escrituras para se auto interpretarem. A arca é uma figura de Cristo. Então como que você interpretaria que Noé entrou na arca? Só há uma maneira de você interpretar essa simbologia. Aquele homem de
Deus, aquele então que viveu uma visão clara diante de Deus, como um pregador da justiça, Pedro diz isso, aquele que foi divinamente instruído, Hebreus nos diz isso, a gente vai tentar ler o texto agora mesmo, este homem Noé – descanso - ele entrou na arca. Vamos tentar interpretar isso. A arca é Cristo. Efésios cap. 4, Paulo diz que nós como igreja, através do auxílio dos dons da graça que Deus concedeu à igreja, apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, com vistas a aperfeiçoar todos os santos, para que os santos desempenhem o seu serviço, o serviço não é só dos cinco ministérios, muito pelo contrário, os cinco ministérios não servem para nada, a não ser que aperfeiçoe os santos. Se eles não aperfeiçoarem os santos eles são inúteis. Os ministérios servem para aperfeiçoar os santos para o desempenho dos seus serviços – serviços dos santos – para edificação do corpo de Cristo, Paulo fala assim. Aí diz assim, até que todos nós cheguemos – olhe o até - até que todos nós cheguemos aonde? À plena varonilidade, um homem coletivo adulto. Um homem perfeito, à estatura da plenitude de Cristo para que não sejamos mais como meninos. Nós vamos usar este texto: Efésios 4 de 11 a 13, para interpretar Lucas 11:27. Noé entrou na arca. Noé entrar na arca significa: esse povo que Deus tem separado para Ele como um remanescente fiel, entrar em toda a riqueza que o Senhor tem preparado para a sua igreja nesse tempo do fim. Quando no horário de Deus, Ele entender que não todo o cristianismo professo, não se iluda irmão, porque quando o povo de Israel foi cativo para a Babilônia, apenas um pequeno remanescente de todo o povo retornou. A grande maioria daquele povo ficou ali perdida, em torno dos ídolos, ali perdida em torno do seu comércio. A história diz que os judeus se tornaram muito bons comerciantes ali na Babilônia, começaram a ganhar dinheiro na Babilônia e ali ficaram. Criaram raízes por causa disso e estabeleceram as suas sinagogas que era a sua maneira de cultuar a Deus. Eles tinham Torá ali, a lei. Podiam ler a Torá, cantar os seus hinos, fazer as suas orações. Então a consciência deles estavam apaziguadas: “nós estamos cultuando a Deus, estamos lendo a nossa lei, vamos fazer as nossas orações, e nós estamos cantando os nossos salmos”. Mas a sinagoga nunca foi idéia de Deus, porque o Templo de
Deus, a presença de Deus, a vontade de Deus, o nome de Deus, estava em Jerusalém. E o povo não tinha nada que inventar sinagoga lá na Babilônia. Esse é o mundo religioso, muito bem estruturado, muito bem paramentado. Mas é apóstata. Está desviado do verdadeiro Evangelho. Então, o que é que o Senhor fez? Ele não foi edificar sinagoga na Babilônia, nada disso, porque Ele não tem nada a ver com sinagoga. O desejo Dele era de reedificar o templo em Jerusalém. Então Ele sua Ciro para liberar aquele decreto: todos quantos - usando as minhas palavras - estiverem convictos que o nome de Deus está lá, a glória de Deus está lá, a casa de Deus está lá, então saiam da Babilônia. Se quiserem. Se não quiserem, não saiam. O Senhor fala a mesma coisa conosco hoje. Se você quiser saia. Se você quiser, não saia. Fique girando em torno da sua religiosidade, mas se você quiser, saia. Saiamos a Ele fora do arraial, levando o seu vitupério. Entrar na arca significa que você está atraído só por Cristo. Arca. Significa que você está atraído só por Cristo, que você está podendo ver a beleza de Cristo, está seguindo após Cristo. O Apocalipse fala dos seguidores do Cordeiro onde quer que Ele vá. Esse é o remanescente fiel. São aqueles que seguem o Senhor onde quer que Ele vá. As minhas ovelhas ouvem a minha voz. Não seguem a voz dos estranhos, porque elas sabem muito bem qual que é a voz do pastor. Quando no contexto judaico primitivo, aqueles pastores criavam ovelhas, a finalidade não era obter carne, não era uma criação para se obter carne e então matavam as ovelhas. A criação era voltada para a criação de lã, e então o pastor estabelecia com as ovelhas um relacionamento muito pessoal. Foi nesse contexto que o Senhor falou em João: Minhas ovelhas ouvem a Minha voz. O pastor criava aquelas ovelhas até que elas morressem de velhas, porque a finalidade era então extrair a lã e o pastor estabelecia um relacionamento muito íntimo com aquelas ovelhas. Então o Senhor falou assim: as minhas ovelhas – se referindo aos seus discípulos - ouvem a minha voz, não seguem a voz dos estranhos. Eu lhes dou a vida eterna. O mercenário não. Quando via o lobo, ele era o primeiro a arranjar um cantinho para ele sair. Deixe as ovelhas, que se virem. Mas o pastor não. O pastor não entra pela janela. Ele entra pela porta. Ele não é mercenário. Eu sou o bom Pastor. O bom Pastor dá a vida pelas
ovelhas. Então irmãos, quando o Senhor chama esses remanescentes fiéis, Ele chama para Ele. O que o Pastor tem, é Ele mesmo. Quando Ele usa no Salmo 23, linguagem de pastos verdejantes, de águas tranquilas, saiba que aquilo nada mais é do que Ele mesmo. E quando Ele usa a figura de vale das sombras da morte, se referindo ás nossas aflições, tribulações, às dificuldades em nossa vida, ele está dizendo que quando nós estivermos cruzando esse período, nós vamos conhecê-Lo melhor ainda, porque a ovelha diz assim: porque eu sei que quando ando no vale da sombra da morte, Tu, estás junto a mim, comigo. A Tua vara e o Teu cajado me consolam. Essa é a comunhão da ovelha com o pastor. Irmãos, mas infelizmente, não é todo o povo de Deus que tem visto Cristo assim e tem desejado só a Ele. E para que a situação se torne mais difícil, há tantos falsos profetas, colocando outros alvos na frente do povo de Deus, que não é o próprio Cristo. Nosso Senhor pela sua graça tem restaurado a sua igreja e tem chamado corações de irmãos e irmãs a Ele mesmo. Noé entrou na arca. Nós precisamos entrar em tudo aquilo que o Senhor tem mostrado a nós que é possessão nossa em Cristo. No que é que você está precisando entrar irmão? Quem sabe como marido, quem sabe como pai, quem sabe como patrão, empregado. No que é que você percebe espiritualmente que você está precisando entrar? Verdadeiramente pela fé tomar posse: isso é meu em Cristo. Ele me conquistou. O que é que está faltando para o seu coração descansar? Noé significa descanso. Na medida em que nós vamos entrando espiritualmente falando em Cristo, numa vida de comunhão, através da palavra, através da habitação Nele, através do seu lavar pelo seu Espírito, através da vida da igreja, quanto mais nós vamos entrando, mais nós vamos descansando. O chamado para a igreja hoje irmão, é para entrarmos na arca. Na linguagem de Efésios, entrarmos em tudo aquilo que Deus nos tem dado em Cristo. Entre profundamente. Não fique no limiar da porta. Entra profundamente. O que é que você está carecendo? Cristo é. Entre profundamente em descanso, entra profundamente em júbilo, entra profundamente em ações de graça, entra profundamente em arrependimento, entra profundamente na sua luz, sem medo. Saiba que tudo o que você tem reservado
na sua vida tem causado dano a você. O Senhor deve levar à morte tudo o que está O ferindo em nossas vidas. Não ache, irmão. Não ache que você pode ter cantinhos reservados para o seu desfrute na sua própria vida, para o seu prazer, muito pessoal, apartado do Senhor. Isso é uma mentira, um engano do maligno. Você só pode ter verdadeiro prazer permitindo ....
Timóteo 6:17 Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; Mas em Deus. Em Deus, que tudo nos proporciona para o nosso prazer. Está vendo quem é que nos dá prazer? Deus. Quando Ele nos proporciona alguma coisa, ele nos proporciona para o nosso prazer. Lícito, mas não confunda as coisas que ele nos proporciona com Ele mesmo. Cuidado no seu coração, e não cultive prazeres que não dão prazer a Ele, Deus. Se não dá prazer a Deus, não pode dar intrinsecamente falando, prazer a você. Não pode. Só está matando a sua alma aos poucos. Sabe irmão. Satanás tem diversas formas de instilar morte nas nossas almas. As vezes ele é abrupto. Graças a Deus que a bontade do Senhor nos guarda. Nós somos como Asafe no Salmo 73. Cada um de nós pode usar aquela linguagem. Salmos 73:2 Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos. Mas a tua mão está sempre diante de mim, tu me preservas, me cuida. Cada um de nós pode dar este testemunho, mas essa é uma das maneiras de Satanás se infligir sobre as nossas vidas. A outra maneira é paulatina. Ele não é apressado. Ele é estrategista. Se alguma coisa cativa a tua alma, ele sabe trabalhar essa coisa. Ele sabe colocar essa coisa de forma sutil para realmente ganhar você, da mesma maneira que o pescador usa a isca certa para pegar o peixe certo. Não existe isca universal. Existe uma isca para cada tipo de peixe. É assim que Satanás nos atrai. Ele sabe como lidar. Ele sabe qual isca que ele vai usar na sua vida para então, pouco a pouco, ir levando você para caminhos de morte. Se não fosse a guarda do Senhor nenhum de nós estaria aqui. Nós somos reconhecidos disso, mas por outro lado temos que saber que esse processo continua. O inimigo de nossas almas nunca terá
descanso, enquanto ele não for finalmente vencido pelo Senhor. Alguns ele vai usar armas muito lícitas, aliás, no texto que nós estamos usando aqui como base, só existem armas lícitas. Casar, por acaso, é algo errado? Dar-se em casamento é algo errado? Comprar é errado? Vender é errado? Plantar é errado? Edificar é errado? Todos os termos estão aí no seu texto. Há alguma coisa errada nisso essencialmente falando? Não há. Mas a palavra de Deus, o Senhor Jesus, está nos dizendo que essa geração vivia para isso. E esse era o problema. Viviam para isso. Viviam para coisas legítimas, mas as coisas legítimas corromperam os seus corações. Então irmão, que cuidado nós precisamos ter. O Senhor usou essa exortação, Ele está falando para nós, para os seus discípulos. Aqui não tem pecado nenhum no sentido imoral da coisa, negativo da coisa. Aqui tem pecado no sentido de algo lícito nos atrair e nos levar a perder o alvo, porque esse é o sentido de pecado na sua forma original. Pecado significa errar o alvo. Pecar, palavra original no grego, errar o alvo. Aqui tem pessoas que erraram o alvo, porque viveram para beber, para casar, para plantar, para comprar e para vender. Não é? Então irmãos, se o Senhor não nos ajudar nessa esfera, nós estaremos em dificuldades. Ele diz em Lucas 21, que Aquele Dia, o Seu Dia, se nós não cuidarmos de nós mesmos, ele pode nos apanhar como um laço. Eu queria usar um pouquinho da linguagem exortativa do Senhor a respeito de Noé para nos ajudar a entender o que o Senhor queria dizer de forma mais específica. Vamos por favor em Hebreus cap. 11. Hebreus é um dos livros que nos ajuda no entendimento a respeito do significado da vida de Noé, do fato de Noé ter andado com Deus. Vamos dar uma olhada rapidamente. Hebreus 11, apenas um versículo a respeito de Noé, mas cheio de conteúdo. Hebreus 11:7. Preste atenção. Hebreus 11:7 Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé. Pela Fé, Noé. Primeiro. Irmão, Noé então é uma figura daquele remanescente no meio de todo cristianismo, daquele remanescente que pela graça, fidelidade e amor do Senhor ao seu próprio nome, tem sido conservado fiel, da mesma forma que Ele chamou o
remanescente lá na Babilônia. Noé, é uma figura daqueles que querem Cristo. Noé é uma figura daqueles que querem apenas Cristo. Então diz: Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam. Primeiro aspecto tão maravilhoso. Irmãos, quem somos nós? Se nós amamos o Senhor nós estamos incluídos aí. Nós somos aqueles que tem sido divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se vêem, mas que nós sabemos que são certos. Nós estamos podendo ler, como que em uma carta, os sinais claros da volta do Senhor, lendo na natureza, na criação, lendo na política, lendo na economia, lendo na situação financeira mundial, lendo na história da igreja, na apostasia, que o Senhor disse que viria antes dele, um desvio da verdade, universal, mundial, global, nós estamos lendo como que em uma carta, todos os sinais da vinda do Senhor, porque nós temos esse privilégio. Agora irmãos, e o mundo? E o mundo? Sejamos nós testemunhas fiéis do Senhor, porque o mundo nem essa carta conhece, mas nós temos sido divinamente instruídos acerca de acontecimentos que ainda não se viam. Primeira benção, porque aqueles que são tipificados por Noé tem. O Senhor tem nos advertido, tem nos falado, tem nos ensinado. Segundo. Sendo temente a Deus. Expressão interessante. Traduzindo em uma linguagem simples, ser temente a Deus significa levar Deus a sério. Como tem sido o seu relacionamento com Ele? Quantas vezes o Senhor tem dado a mesma nota, porque Ele tem dado essa nota nas nossas próprias vidas pessoais, individuais, eu sei de cada um de nós. Quantas vezes nós tocamos nessa mesma tecla? Você tem levado o seu relacionamento com Deus a sério? Significa que você não tem guardado pecados na sua vida não julgados, não confessados. Você não tem guardado recantos do seu coração fora da luz de Deus. Você tem sido temente. Você tem levado Deus a sério? Esse é o significado de ser temente. Noé levou. Não se sabia o que era chuva na época de Noé. Isso não existia. Imagine aquele homem, já avançado em dias. Segundo Gênesis, seiscentos anos. Imagine aquele homem, de repente, se colocando no meio daquela geração e pregando que o Senhor iria julgá-los definitivamente, porque a medida da iniquidade deles já havia enchido até o topo, e que o Senhor iria julgá-los. Pedro nos diz que Noé pregou assim.
Espírito Santo nos ajuda lá em Pedro porque ele diz que Noé era um pregador da justiça. Então Noé pregou sobre a justiça e o juízo de Deus lá para a sua geração. Antes de você ler a história de Noé em Gênesis 6, você vê que há um decreto de Deus para aquela geração. A palavra diz assim: Gênesis 6:5 Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; E a palavra é mais forte. Palavra no hebraico significa que aquilo pesou no coração de Deus, usando a expressão arrependeu-se o Senhor. Aquilo pesou no coração de Deus quando Ele viu o homem absolutamente escravizado, mundanizado. Então o Senhor deu aquele decreto em Gênesis 6, mas aí a palavra diz assim: 8 ¶ Porém Noé achou graça diante do SENHOR. A questão não começou com Noé, começou com Deus, porque o primeiro versículo sobre Noé, diz que Noé achou graça diante de Deus. Depois diz: 9 Eis a história de Noé. Você está vendo? Noé não teria história afora a graça. Primeiro Noé achou graça e se há graça, não é por mérito. Se é graça, não é por obras. Noé achou graça, porque Deus concedeu a ele graça. Sua graça é livre. Noé achou graça e porque Noé achou graça, Noé teve uma história. Então você lê em Gênesis 9 Eis a história de Noé. Então você vê aquela história tão maravilhosa. Ele achou graça. E você e eu? Quem somos nós? Quem é você? Você é um convencido a respeito das verdades da Bíblia? Ou você é um convertido por Cristo e a Cristo? Se você é um convertido a Cristo, então você também achou graça e você também tem uma história e o chamado do Senhor para você também é o mesmo de Noé. Aparelha a tua arca. Ele usa a exortação do próprio Noé, para dizer para nós essa geração do fim: olha. Como foi nos dias dele, será novamente. O Senhor está dizendo: Eu vou repetir a história, mas eu vou guardar Noé na arca que significa: o meu remanescente fiel será guardado. Temente a Deus, a expressão aí de Hebreus 11:7. Aparelhou uma arca. Tiago diz assim: a fé sem obras, é morta. Então Hebreus, por sua vez diz que Noé temeu a Deus porque ele creu. Ele levou Deus a sério. Então, ele praticou algo, porque a fé sem obras é morta. Nós não somos salvos pelas obras. Somos salvos pela graça por meio da fé. Mas a fé que salva nunca está sozinha. Sempre está acompanhada das obras da salvação, daqueles que
são salvos, que fluem dele naturalmente, porque são salvos. Não é para serem salvos, é porque são salvos. Então, a palavra de Deus diz o mesmo de Noé. Ele aparelhou uma arca. Irmão, que sentido você precisa aparelhar a arca. Arca é uma figura de Cristo. Onde você tem percebido, em que área da sua vida você tem visto que Cristo precisa levar você realmente ao pó? Humilhar você, quebrar você, ganhar você, libertar você, salvar você, encher você. Aparelhou uma arca. Saiba que ele não fará isso usando um pé de cabra para arrebentar a porta do seu coração. Isso não é atitude do nosso Senhor. Do lado de fora da igreja de Laodicéia, Ele batia e dizia: eis que eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir, eu entrarei e terei uma refeição de comunhão com ele e ele comigo. Esse deve ser o nosso maior anelo do coração. Isso é aparelhar uma arca. Onde o Senhor tem pedido. O que é que o Senhor tem pedido na sua vida? O que é que você tem retido Dele? Aparelhou uma arca. Agora veja aqui. Hebreus 11:7 ...... aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé. Pela qual condenou o mundo. Que coisa impressionante. Você vê que essa entrada desse povo remanescente fiel que o Senhor tem atraído para Cristo, para o seu Filho, só para Ele, você vê que a entrada desse povo em uma realidade espiritual mais profunda implica em duas coisas e não em uma só? Você vê que na medida em que a nossa vida cresce em Cristo, à medida da estatura da plenitude de Cristo, como Paulo fala, você vê que à medida em que nós entramos na arca, vamos entrando, na vida de Noé foi um processo de cento e vinte anos, foi o tempo que o Senhor deu, pela longanimidade do nosso Deus, Noé tinha em uma mão, figuradamente falando, a palavra de Deus, e na outra o martelo. De um lado ele pregava a palavra àquela geração e por outro lado ele fabricava a arca. Isso é fé com obras. Então a palavra diz que quando Noé aparelhou a arca, chegou a aquele momento, duas coisas aconteceram. Primeira: a sua família foi salva. Irmão. Maravilhoso, não é? Você tem tido esse anelo no seu coração? Você é um Noé? Você quer salvar a sua família? Você quer ser na sua família uma fragrância com cheiro de vida como Paulo fala em Coríntios? Você sabe que você homem como profeta, sacerdote e rei na sua casa, você tem a graça, o
privilégio de ser ali instrumento de Deus para salvação da sua família? Quando Noé aparelhou a arca, ele salvou a sua família. Agora olhe o outro lado que sempre está presente. Ele condenou o mundo naquela época. Que coisa irmão. Eu vou te citar um exemplo aqui, como eu disse, nós só podemos passar panoramicamente, mas é impressionante.
Você se lembra em Gênesis, quando o Senhor prometeu a terra para Abraão e disse que os descendentes de Abraão possuiriam aquela terra de Canaã? Você se lembra que o Senhor disse assim para Abraão, que ainda não tinha se enchido até a boca do vaso a medida das iniquidades dos amorreus, ou os cananeus que era o povo que habitava em Canaã? Em Canaã, a terra que o Senhor prometeu ao seu povo era uma terra absolutamente perversa, terrível. Irmão, escavações arqueológicas na região de Jerusalém e arredores, mostram que a cultura dos amorreus na época em que Josué e aquele povo entrou na terra era uma cultura absolutamente perversa, maligna e diabólica. Um chefe de família, era costume dos cananeus, na terra de Canaã, quando um pai de família ia edificar uma casa, sabe o que é que ele fazia? Matava o filho mais velho e colocava o filho mais velho dentro de um jarro, e enterrava o filho naquele solo e então construía a sua casa, para que aquela casa pudesse ser abençoada pelos deuses, porque a ira dos deuses tinha de ser aplacada com sangue. Então eles matavam os seus filhos e enterravam, e depois edificavam a sua casa. Era uma cultura diabólica, maligna, perversa. Então o Senhor disse para Abraão, que a medida da iniquidade dos amorreus, olha a longanimidade de Deus! Aquela medida da iniquidade não tinha se enchido. Irmão, que coisa tremenda é o nosso Deus. Quando nós olhamos para a situação do mundo em geral hoje, e quando nós olhamos para a situação do cristianismo, parece que na nossa visão essa medida já se encheu a muito tempo, porque a nossa medida ela é muito pequena. Mas olhe a medida do nosso Deus! Ele disse para Abraão: Ainda não se encheu a medida da iniquidade dos amorreus. Então Ele disse que quando essa medida se enchesse o povo entraria lá e possuiria aquela terra. E a entrada de Josué em Canaã significou duas coisas e não uma só. Uma aqui, a entrada de Noé na arca, segundo Hebreus 11. Significou que o
povo de Israel herdou uma terra que era a terra da possessão de Deus, o Senhor iria limpar aquela terra através do povo Dele e conquistar toda aquela terra para ele, o que Ele fez até os dias de Davi, quando Davi conquistou toda a terra conhecida, o Reino Unido de Israel através de Davi, homem segundo o coração de Deus que é um tipo de Cristo, então, o que ele disse para Noé foi o mesmo que ele disse para Abraão tempos depois. Então irmãos, hoje, a mesma coisa, na medida em que Ele tem trabalhado a igreja, santificado a igreja, adornado a igreja, como Paulo fala, duas coisas estão acontecendo e não uma só. A igreja está entrando na arca para a salvação de sua casa, a família de Deus. Noé salvou a sua casa. A igreja está então possuindo plenamente tudo aquilo que ela tem em Cristo. Então isso é salvação plena para a família de Deus, para a própria igreja. Por outro lado, será condenação para o mundo. Você vê isso? O Senhor irá julgar o mundo segundo o seu horário de trabalho na vida da igreja. Que lugar importante nós temos nesse propósito não é? O Senhor vai julgar o mundo de acordo com o trabalho que Ele está fazendo na igreja. Sabe por que? Ele deseja que a igreja seja a luz desse juízo para o mundo. Paulo em Coríntios diz que nós devemos ser em Cristo, para com Deus, um bom perfume. Naqueles que se perdem, cheiro de morte para a morte. Mas naqueles que se salvam cheiro de vida para a vida. Aí Paulo pergunta assim. Quem de nós é suficiente para essas coisas? A palavra ali é idôneo, que significa: quem de nós tem um caráter adequado para isso? Irmãos. As pessoas respeitam você? Eu sei que o cristão, por muitos motivos, ele é motivo de zombaria. Nosso Senhor foi. Mas as pessoas, com as quais você se relaciona, respeitam você? Elas sabem que você tem temor de Deus? Ou você é aquele chuchu que toma o gosto da panela que você está? Ou as pessoas te respeitam. Respeitam a sua convicção, a sua postura, a sua fé, sabem da tua vida com Deus, buscam refúgio em você, ajudam, aconselhamento, orações. Deus tem te dado a graça de ser cheiro de vida para a vida, mas também de morte para a morte? Existem pessoas que tocam você e dizem que isto não é para mim, isso não dá, isso eu não quero. Mas não porque estão vendo religião em você, mas porque estão tocando Cristo mesmo. Fariseus tocaram Cristo e não o quiseram.
Aquele jovem rico tocou Cristo e não o quis. O Senhor o amou. O Senhor fitou o jovem rico, e o amou, mas o jovem não o amou. O Senhor foi quem amou o jovem. Então quando o jovem tocou o Senhor ele quis ir embora: isso é demais para mim. Não é assim. Não vamos ser tão radical. Vender os meus bens, dar aos pobres e te seguir, não. Quero um meio termo. Mas o Senhor sabia que para aquele jovem não havia meio termo, porque era um jovem avarento. Então irmãos, nós temos sido cheiro de vida para a vida e cheiro de morte para a morte, quem é idôneo para essas coisas? Idôneo, maduro, crescido. Irmãos. Esse era Noé. Eu creio que o horário de Deus é um horário não cronológico, mas um horário espiritual. Por que é que o Senhor ainda não voltou? Porque o seu remanescente ainda não está pronto. O seu remanescente não é uma carta clara a essa geração. O Senhor não tem voltado seus olhos para um ou outro homem, para uma ou outra mulher aqui e ali. O Senhor quer um povo que testifica a sua presença. O Senhor quer um povo que expresse a sua beleza, a sua graça, a sua santidade, a sua justiça, o seu juízo, a sua veracidade. Então irmão, esse é um dos significados da vida de Noé, pregador da justiça. Irmão, não seja alguém que se conforma à temperatura que lhe é imposta. Seja alguém que tenha uma temperatura própria, à medida da sua vida com Deus, porque o Senhor vai te usar, como cheiro de vida para a vida, mas também como cheiro de morte para a morte. Você deve ser um instrumento de salvação, mas também um instrumento de condenação. A palavra é tão clara sobre isso, no sentido de julgar pecados. A única possibilidade que nós temos de que pessoas sejam conduzidas ao arrependimento, é sermos para elas um instrumento da luz de Deus, porque a luz de Deus julga. A luz de Deus reprova. A luz de Deus não pactua com o mal. Então esse é um caráter importante a respeito de Noé que nós temos que destacar e da igreja do tempo do fim, se nós estamos em uma posição adequada.
Vamos à 2ª Pedro, eu quero ler o texto para os irmãos e depois os irmãos meditem em casa. Nosso tempo acabou. Cap. 2. Preste atenção nesses versículos. 2 Pedro 2:1 Assim como, no meio do povo (não é no mundo e sim no meio do povo de Deus), surgiram falsos profetas (veja bem e leia esse texto olhando para
a nossa história hoje como cristianismo em geral. Veja se você acha similaridades), assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente (é com jeitinho, é sutilmente), heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. (Primeira marca. O nome do Senhor vai ficar de lado. Essas pessoas vão pregar, pregar, mas nada de cruz, nada de sangue, nada de pecado, nada de redenção. É uma pregação mercantil. É isso que o versículo 2 vai nos dizer) 2 E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles (esses pregadores), será infamado o caminho da verdade; (Será que hoje não tem acontecido isso? Será que não? As pessoas tem vilipendiado o povo evangélico de modo geral. Por causa de quem? Por causa dos falsos mestres e dos falsos profetas. Eles tem sido objeto de vergonha na casa de Deus) 3 ¶ também, movidos por avareza (será que isso aí é verdade ou não), farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme. (Será que esses profetas já leram esse texto? Será que há um mínimo de temor no coração deles? A palavra vai compará-los com anjos caídos, na seqüência) 4 Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo; 5 e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios; 6 e, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, ordenou-as à ruína completa, tendo-as posto como exemplo a quantos venham a viver impiamente; 7 ¶ e livrou o justo Ló (de novo você vê os dois. Você precisa ler devagar na sua casa este texto para você meditar e ganhar mais. Estamos passando muito rápido. Aqui diz que Ló estava afligindo Sodoma pelo procedimento libertino daqueles insubordinados), afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados 8 (porque este justo, pelo que via e ouvia quando habitava entre eles, atormentava a sua alma justa (essa figura aqui é que vai nos ajudar muito. Você sabe que Ló foi um problema para Abraão e ele se separou de Abraão por uma visão muito materialista quando olhou para as campinas do Jordão e disse que queria ir para lá. Abraão disse que se ele fosse para a
direita, ele iria para a esquerda. Eu quero ir para lá, para as campinas do Jordão porque lá é bom para criar gado e eu tenho muito gado e vou levar o meu gado para o lugar que tem campo, para o meu gado engordar bastante. Assim que Ló fez a escolha para onde ele queria ir. Mas ainda assim, a Bíblia, o Espírito Santo através de Pedro, nos diz que Ló era um homem justo embora misturado, embora mestiço, embora com alvos errados no seu coração, mas a palavra diz que ele era um homem justo, ou seja, que vivia para Deus, que estava em aliança com Deus. E aqui diz então que ele afligia a sua alma justa pelo que via e ouvia. Que exemplo impressionante. Noé entrou na arca. Ló saiu de Sodoma. Exemplos opostos. O Senhor está nos ensinando pelos opostos. Nós, com relação a sermos Noé, como igreja remanescente fiel, nós precisamos de entrar em tudo aquilo que o Senhor nos tem revelado a respeito de Cristo. Entrando em Espírito, entrando em fé, em comunhão com o Senhor. Por outro lado, nós, como Ló, estamos saindo de tudo aquilo que o Senhor claramente tem posto diante de nós como sendo mundo. Tudo aquilo que como sendo mundo tem cativado os nossos corações. Noé, ou Ló saiu de Sodoma. E lembre que quando o Senhor fala em Lucas 17, eles nos ajuda um pouquinho nos lembrando da mulher dele, porque se Ló, de alguma maneira, mesmo que ali, como eu falei, meio dividido, meio misturado com Sodoma, Ló era um homem justo e estava afligido pelo que via e ouvia. Você está assim neste mundo? Você é um aflito pelo que vê e ouve? Quando você assiste ao jornal nacional o que é que você sente? Prazer, alegria, paz, descanso? Quando você lê as manchetes, quando você lê as revistas, lê um jornal. Irmão que coisa terrível, que coisa desastrosa. Não é? A palavra diz que Ló afligia a sua alma justa pelo que via e ouvia no meio daqueles insubordinados. A palavra diz que Ló saiu de Sodoma. Isso significa que o nosso coração embora estando no mundo, não somos do mundo. Não estamos permitindo que o mundo venha, dissimuladamente, nos prender. Venha devagarzinho com o seu comprar. Compre, compre. Devagarzinho com o seu vender. Vende, vende. Venha devagarzinho com o seu casar, dar-se em casamento. Planta, planta, edifica, edifica. Então nós temos que ter cuidado com essas coisas. Foi assim que o Senhor nos exortou. Assim será a
vinda do Filho do Homem, como nos dias de Ló. Assim como Ló saiu de Sodoma, e para terminar, se o Senhor me conceder assim, na próxima reunião nós vamos fazer mais exortações em torno deste texto se o Senhor permitir.
Por hoje, para terminar, no texto de Lucas 17, o Senhor nos ajude ainda um pouquinho, nos lembrando não só de Ló, mas da mulher de Ló. Aquele versículo para mim é impressionante, porque no meu coração soa como trombone irmãos, uma corneta. Lembrai-vos da mulher de Ló. Sabe que quando a Bíblia usa a palavra lembrai-vos, ela quer nos ajudar de uma forma muito específica? O Senhor disse que quando nós comemos o pão, e bebemos do cálice, o que é que nós estamos fazendo? Lembrando a morte do Senhor até que Ele venha. É uma doce lembrança que Ele deseja que nós façamos vez após vez. Tem algo mais que nós precisamos lembrar. Lucas 17. Lembrai-vos da mulher de Ló. O que é que a mulher de Ló fez enquanto saía de Sodoma? Tudo aquilo que estava debaixo do juízo de Deus era o que ela amava. Então, na medida em que Ló carregou aquela mulher pela mão e a tirou de lá, quando ela estava no alto da campina ela olha para trás, para tudo aquilo que Deus havia julgado, era onde estava o seu coração. Mateus 6:21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. E a palavra diz então que ela se virou e olhou e ela se tornou uma estátua de sal. Sal na Bíblia fala de testemunho. Vós sois o sal da terra(Mateus 5:13). A mulher de Ló é um testemunho vibrante aos nossos ouvidos. Cuidado com o plantar, com o edificar, com o comprar, com o vender e etc e etc. Lembrai-vos da mulher de Ló. Quem quiser ganhar a sua vida, perdê-la-á. Vida da alma, a nossa vida aí diária, de afeições, de relacionamentos, de vontade, de desejos, de pensamentos. Quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á. Então irmãos, que o Senhor nos ajude.
Como eu disse, a minha intenção nesses tópicos, nesses estudos específicos que nós temos feito, não é falar a respeito de fatos sobre a vinda do Senhor. Mas é tocar no espírito da vinda do Senhor. Seja fiel irmão e esteja preparado para que aquele dia não te apanhe como um laço. Que o Senhor derrame sobre nós a sua graça, que o Senhor derrame sobre nós espírito de sabedoria e de entendimento espiritual. Que o Senhor nos dê
viver como pessoas que estão no mundo, mas dele não são, santificando-nos cada dia pela verdade, pela palavra, pela palavra da verdade, desarraigando-nos como aquele trigo que vai amadurecendo e as suas raízes se soltando. Que o Senhor nos ajude. Leia este texto novamente na sua casa. Tanto o de Lucas, quanto o de Pedro e ore ao Senhor para que Ele te ajude, porque você vai estará tocando o mais elementar da sua vida diária. Peça que o Senhor te ajude para que você possa, em Cristo, plantar melhor, comprar melhor, vender melhor, edificar melhor, sem que o seu coração estar ganho por essas coisas. Quando Ele então falou sobre a sua vinda, Ele usou esses dois homens para nos exortar. Como Noé, precisamos entrar no nosso Cristo, cada vez mais profundamente. Como Ló precisamos ...............................

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Extraído de uma série de estudos com o tema "FUNDAMENTOS DA NOSSA CONFISSÃO"(Romeu Bornelli)  


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