Irmãos.
Vamos ler alguns textos antes de prosseguirmos com o estudo a respeito dos Fundamentos da nossa Confissão. Vamos abrir as nossas Bíblias em Efésios 19 Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; 21 no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, 22 no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.
1 Timóteo 3:15 para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.
2 Coríntios 6:16 Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Nós somos santuários do Deus vivente.
E último texto.
1 Coríntios 3:16 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.
"Pai. Nos ajude e nos supra essa noite para que tenhamos olhos para ver o que o Senhor tem a dizer â igreja: discernimento espiritual, entendimento. Que a Tua palavra possa frutificar em nossas vidas, frutificar para Ti, para alegria e satisfação do Teu Coração. Pedimos que o Senhor nos dê todo o suprimento necessário para que possamos receber a palavra do Senhor nessa noite. Em nome de Jesus, Amém."
Irmãos, hoje nós vamos examinar a quarta metáfora que Paulo usa para nos ajudar a entender algo a respeito da igreja. É muito preciosa a linguagem metafórica das escrituras. A palavra diz que o Senhor estabeleceu as coisas naturais para nos ensinar as coisas espirituais. Então a linguagem bíblica que se utiliza desses símbolos, nos ajudam a ter, mesmo que uma compreensão de alguma forma ainda pálida, mas nos ajuda a ter uma boa compreensão a respeito do que o Senhor tem para nos falar, tanto a nos falar, a respeito de verdades que sem essa linguagem própria metafórica seria para nós praticamente impossível conceber. Imagina se o Senhor não nos desse adequação espiritual com um mente assistida pelo Espírito. A palavra diz que a mente natural não compreende as coisas do Espírito de Deus e não consegue entendê-las porque elas se discernem espiritualmente. Mas nós temos a mente de Cristo. Nós nascemos de novo, somos do Senhor, nós temos aquele discernimento espiritual, que nos dá condição de entender algo, mesmo que palidamente, mas algo real, com conteúdo espiritual real a respeito de verdades tão sublimes a respeito da pessoa, obra e propósito de Deus, como reveladas em Jesus.
Essa é a maravilha de sermos santos. Essa é a maravilha de termos nascido de novo. Essa é a beleza de nós sermos igrejas de Deus. O Senhor nos deu a capacidade de receber algo de conteúdo espiritual, que a mente desassistida é completamente incapaz. É um privilégio, sublime privilégio. Quando Paulo usou essa seqüência de testos que nós acabamos de examinar, em todos eles, se os irmãos perceberem, a ênfase é a mesma. Observe, se você os anotou aí a seqüência, que em Efésios, ele fala que nós estamos sendo juntamente edificados para templo, juntamente edificados para santuário, ou em outras palavras ali, em outras versões, para habitação, que dá exatamente na mesma coisa. Habitação de Deus no Espírito. Isso então fecha na nossa visão a respeito de Paulo - e o encargo nosso tem sido esse, no momento - que nos ajuda nas escrituras usando cinco metáforas centrais, focais, para nos ajudar a respeito da igreja. Primeiro a Família, depois o Corpo, depois a Noiva, depois o Templo e depois o Exército. Então no que concerne a essa figura que vamos examinar hoje, talvez apenas nessa reunião, se assim for a vontade do Senhor, essa
quarta metáfora, a do Templo, é como as outras, da Família, do Corpo, da Noiva, favorita de Paulo. Todas elas tem um lugar especial na teologia de Paulo, mas algumas delas assumem um lugar especial. Nós podíamos dizer que a metáfora da família, a do Corpo, e a do Templo, se destacam dessa cinco. Hoje então, nós estamos examinando a figura do Templo.
Antes de entrar na visão de Paulo a respeito da Casa de Deus, ele diz nas suas epístolas aos Coríntios, diz ele que como um arquiteto, um prudente arquiteto, lançou um fundamento - você se lembra? - e que outro edifica sobre ele, mas cada um veja como edifica. Paulo se via como um arquiteto, e quando nós falamos sobre as três visões de Pedro, Paulo e João, nós então mostramos para os irmãos, como essa tríade se completa, sendo uma única a visão celestial, que o Senhor então incumbiu aqueles homens de maneira especial - Pedro, Paulo e João - a destacar aspectos especiais dentro de uma única visão. Então Paulo como esse arquiteto, ele nos ajuda com cinco metáforas principais a respeito da igreja. E como nos ajuda. Quando ele fala sobre família, nós temos então uma abrangência rica, como já examinamos nesse assunto. Quando fala de Corpo, extremamente rica. A igreja é corpo de Cristo. Como Paulo fala tanto sobre isso. Na metáfora do Templo não é diferente. Ela é então como eu falei que das cinco, faz parte das três principais. Paulo usa muito essa figura e por isso eu li todos os textos como introdução. Aos Efésios ele diz que nós somos habitação. A Timóteo ele diz que a Igreja é casa de Deus, coluna e baluarte da verdade. Quando começamos a falar sobre os oito fundamentos, os alicerces da visão apostólica, da revelação bíblica, da auto revelação de Deus, nós falamos para os irmãos que a igreja é um depósito onde o Senhor colocou isso. Ninguém mais possui. Só a igreja. Ela é coluna e baluarte, ela é casa de Deus. Depois os irmãos viram em Coríntios, tanto primeiro quanto a segunda epístola. Paulo diz: vós sois santuários. Que figura tremenda também. Ele mostra a profundidade disso no último texto que eu li, quando ele diz: não sabeis que sois? Se alguém destruir, atentar contra, pelejar contra, quaisquer formas que sejam, se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá. Muito peso nessa palavra, porque o santuário de Deus que sois vós, é sagrado(1 Coríntios 3:17). Muito peso nesse texto.
Então irmãos quando nós tocamos a igreja, nós estamos tocando o próprio Deus. Paulo descobriu isso tão cedo. Paulo descobriu isso, mesmo no caminho de Damasco, quando o Senhor disse a ele: Eu sou Jesus a quem tu persegues(Atos 9:5). Ele estava perseguindo a igreja, a casa de Deus. Ele descobriu isso desde o início, os dois alicerces da visão de Paulo: Jesus é Deus, e a Igreja é o corpo de Cristo. Ele teve aquela coisa impressa no seu espírito desde o primeiro dia que o Senhor o tocou e teve essas coisas desenroladas durante toda a sua vida com o Senhor, todo o seu ministério. Ele foi como discecando essas duas verdades. Jesus é Deus encarnado e a igreja é corpo de Cristo e isso regeu toda a visão e o ministério de Paulo. Então a metáfora do Templo é uma linda metáfora. Vamos procurar acompanhar um pouquinho pelas escrituras. Vamos deixar um pouquinho, mesmo que rapidamente, a linguagem de Paulo e vamos olhar a linguagem bíblica. Vamos andar um pouquinho pela palavra de Deus.
Irmão, qual é a primeira menção bíblica de casa de Deus? Você sabe? Primeira menção. Porque toda primeira menção de um fato, de uma palavra, de uma idéia nas escrituras, estabelece um princípio. Não é assim? Qual a primeira menção de Casa de Deus nas escrituras? Gênesis, o livros das sementes, cap. 28, quando Jacó, fugindo de Esaú, cansado, ele toma aquela pedra, coloca por travesseiro, deita sobre aquela pedra, tem um sonho, uma escada cujo topo atingia até o céu, os anjos de Deus subiam e desciam por ela, e quando ele desperta do sono, o que é que ele faz? Ele erige aquela pedra em coluna. Ele diz assim? “Quão terrível é este lugar. É a Casa de Deus. A porta dos céus”. Então aquela menção estabelece um princípio como nós como nós já falamos. De Jacó nós temos os doze filhos de Israel, assim como o Senhor Jesus edificou os doze apóstolos - Judas saiu, Matias entrou - doze da mesma forma. O Senhor edificou aqueles doze, e a partir dele cento e vinte, e a partir deles três mil, cinco mil, a sua igreja. Então quando os irmãos acompanham a visão da casa de Deus nas escrituras, na verdade ela começa subentendida em Gênesis, antes da queda. Cap 2, quando o Senhor fala sobre aqueles rios que regavam o Éden, e naquele rio havia toda sorte daquelas pedras preciosas. Gênesis 2. Quando você vai a Apocalipse 21, você vê as mesmas pedras. Você vê que o Senhor
processou seu trabalho de edificação do natural até o espiritual. Então aquela linha, como um fio de ouro, passando por todas as escrituras com o mesmo tema: edificação. A palavra chave. Edificados casa, para Deus. Irmãos, o cristianismo de hoje, mais parece um monte de pedras, um monte de pedras despejadas em um terreno baldio. O desejo do Senhor não é apenas nos converter em pedras vivas - naquele dia em que nascemos de novo, porque a vida espiritual, a vida do Senhor Jesus foi gerada em nós - mas o desejo de Deus é nos justapor, o desejo de Deus é fazer com que uma pedra quebre a quina da outra pedra, e se ajuste a outra pedra, que seja a base de uma outra pedra, e diz talvez mais uma outra pedra, como Efésios diz, que nós somos edificados não apenas sobre fundamento que é Cristo, a Pedra Angular, mas o fundamento dos apóstolos e profetas - então os irmãos vêem? - Cristo como sendo aquela grande pedra fundamental, a única, singular, de esquina, como Pedro fala em sua epístola, E assim para vós, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina, 1 Pedro 2:7 , mas nós vemos que Paulo em Efésios 2, Paulo diz que sobre essa pedra de esquina nós temos outras pedras e essas pedras são os apóstolos e os profetas, aqueles que de primeira mão receberam a revelação de quem é Cristo e do seu propósito eterno, como Paulo, Barnabé, até mesmo Timóteo, além dos doze apóstolso do Cordeiro. Nós temos apóstolos enviados pelo Espírito, como nós vemos em Antioquia, Atos 13. Então esse fundamento dos apóstolos e profetas, Ele mesmo, Cristo, a pedra angular, mas você veja que Paulo, então é tão cuidadosos, em nos mostrar que esses apóstolos e profetas, também são fundamentos. Eles não são fundamentos ao lado de Cristo. Cristo é “o” Fundamento. Mas eles se tornaram fundamento, porque Cristo, que é “O Fundamento” foi literalmente formado neles, na sua visão, no seu ministério, e então eles se tornarm fundamento, tão importante, porque o Senhor deseja que nós não só como igreja estejamos assentados sobre o ombro de outros e nenhum de nós é original no que concerne à revelação de Deus, os originais foram apenas os apóstolos e os profetas, nós estamos assentados sobre os ombros de muitos irmãos, nesse edifício sagrado de Deus, e muitos outros irmãos deve se assentar sobre nós. Esse é o
Templo de Deus. Essa é a nossa responsabilidade como pedra. Uma coisa tremenda irmão. Que coisa maravilhosa, que privilégio. Você é uma pedra. Você deve estar sobre outros. Outros deve estar suportando você. E você deve estar suportando outro. Esse é o edifício de Deus. Cap 4 Paulo fala: com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Efésios 4:2.
Então quando nós acompanhamos a visão de edificação no Velho Testamento, eu queria destacar alguns pontos já que a visão é tão cheia, ela é tão completa no Velho Testamento a visão de Edificação. Para chegarmos em Paulo, vamos olhar um pouquinho desse tema no Velho Testamento que vai nos servir de retrospectiva, de um fundamento, para depois entrarmos na visão de Paulo. Então, lá em Gènesis 28, os irmãos vêem a primeira visão de Casa. A Casa de Deus foi designada a ser, nessa terra, a porta dos céus. Olha como na visão de Jacó essas duas coisas estão unidas. Na visão de Jacó, você vai ter muitas outras explicações do que é a casa de Deus, a natureza da casa de Deus, mas na menção de Jacó, em Genesis, a primeira explicação porque é a primeira menção é que essa casa de Deus, ela seria a porta dos céus. Olha irmão que coisa tremenda. Olha quem somos nós. Olhe qual o significado da igreja para essa terra. Não há nenhuma outra porta do céu a não ser a igreja. Por isso que João começou a tocar aquele gnosticismo incipiente da sua época, ele é tão categórico. Lembra que que citei para os irmãos, uma ocasião que João estava tomando banho em um banho público, em Éfeso, já velhinho, e ele viu entrar ali Serinto, que foi um dos primeiros combatentes a respeito da divindade de Cristo, e João combateu ferozmente a Serinto. Ele escreve as suas epístolas dizendo que “aquele que náo confessa que Jesus veio em carne, esse não é de Deus. Ele combateu especialmente o fato, não da divindade apenas, mas especialmente o fato de que em primeiro lugar Jesus não era Deus, e em segundo lugar e especiamente aquele Jesus de Nazaré era apenas um homem, nada mais do que um homem e então João escreveu as suas epístolas, dizendo que aquele Verbo Ele se fez carne. Ele fala no seu Evangelho e na sua epístola ele diz que todo espírito que não confessa que Jesus veio em carne, não é de Deus. Então quando ele estava naquele banho público, com alguns dos seus discípulos, e
Seringo entrou, ele disse assim: “vamos sair daqui rápido, porque esse edifício pode cair em cima de nós”, tão era clara a visão de João a respeito da singularidade, tanto da divindade, quanto especialmente da humanidade de Cristo, porque esse é o fundamento da casa de Deus. Então irmãos, a igreja é porta dos céus. A igreja guarda essa verdade de uma maneira singular. Você lembra que quando Pedro pregou o Evangelho, ele está abrindo essas portas? Você lembra que antes disso em Mateus, o Senhor falou para ele: “eu te darei as chaves do Reino, eu edificarei a minha igreja e as portas do inferno - agora não dos céus - mas as portas do inferno não prevalecerção sobre ela, e Eu darei a você Pedro - chave - e quando Pedro começa a usar essa chaves no Pentecostes, você vê que ele abre a porta: arrependei-vos. Pedro está usando as chaves. Cada um de vós seja batizado em nome do Senhor Jesus. Ele está usando as chaves. Recebereis o dom do Espírito Santo. Então três mil entrarm naquela casa de Deus. Depois Pedro vai de novo, usando as mesmas chaves, e mais cinco mil entram na casa de Deus. Não é que Pedro ali é o sucessor de Cristo, como diz o catolicismo romano, mas é que Pedro é um dos apóstolos inspirados, e aquele que o Senhor concedeu o privilégio de dar aquela palavra inicial ali no Pentecostes. Então irmão, vejam como essas coisas todas se interligam. A visão da casa de Deus que você tem no Velho Testamento, é exatamente a mesma que você tem no Novo Testamento, só que no Novo, você tem luz maior. Você tem a luz espiritual clara, mas no Velho Testamento, você tem os símbolos ricos que te ajudam a ver com mais clareza a luz do Novo, e a luz do Novo te ajuda a ver com mais beleza os símbolos do Velho Testamento. Então a Casa de Deus, em primeiro lugar, na primeira menção, lá com Jacó, Gênesis 28, a visão de Jacó, de Betel, você vê que ele diz: Quão terrível é esse lugar. É casa de Deus. Ou seja; Aqui o Senhor mora. É porta do céu. E lembra que o Senhor Jesus como João registra no seu Evangelho, quando Natanael vem até ele, desconfiado que estava de quem era o Senhor, e quando Natanael chega ao Senhor ele fala assim: eu sei que você é um homem piedoso em Israel, eu vi você lá atrás antes de você me ver, eu te digo que você verá muito mais em mim. Você verá os anjos de Deus subindo e descendo – e agora Ele diz assim - sobre o Filho do Homem. Você vê que Jesus usa a mesma visão de
Betel, de Gênesis 28 em João cap. 1, depois você confira na sua Bíblia, o Filho do Homem é casa de Jacó. O Senhor Jesus é aquele que é o mediador entre a terra e o céu. Os anjos de Deus, subindo e descendo não sobre a escada como Jacó viu, mas agora sobre o Filho do Homem. Há um só mediador entre Deus e os homens: Cristo Jesus homem. Estou citando esses textos, mesmo que esparsos, para que você possa fazer união, para que você veja como que a visão da edificação percorre as escrituras de Gênesis a Apocalipse, e como o Senhor usou a figura do Tabernáculo, do Templo, de uma maneira linda, para nos falar aspectos muito maravilhosos a respeito da igreja, muito específico.
Então irmão, quando você acompanha essa visão da edificação, você vai ver que a partir de Jacó você vai ter doze pedras, as doze tribos de Israel. A partir das doze tribos, doze filhos, você vai ter todo um povo, que foi gerado no Egito. Vamos abrir no livro de Êxodo. Quero enforcar bem rapidamente, alguma coisa muito significativa aqui, a respeito da Casa de Deus. Nessa metáfora de Paulo, nós vamos olhar o Velho Testamento então. O livro de Êxodo tem muito a nos dizer sobre a Casa de Deus. Muito. Se você observar como o livro começa e como o livro termina, é impressionante, porque é exatamente a história do Supremo Propósito de Deus. Você vai ver que o livro começa, Êxodo 1:1, se você quiser saber do que é que um livro da Bíblia trata, qual o seu foco, o seu enfoque, ajuda muito você ler o primeiro capítulo e o último capítulo. É uma regra que nos ajuda bastante. Se você fizer isso com Êxodo, você tem um contraste maravilhoso. Êxodo 1:1, veja só. 1 ¶ São estes os nomes dos filhos de Israel que entraram com Jacó no Egito; Então esse livro começa no Egito, com aqueles setenta – lembra? - que desceram com Jacó, habitaram naquela terra chamada Gosen onde o povo de Israel proliferou e se tornou ali uma grande nação. De Êxodo 1:1: No Egito. Agora vá lá para para Êxodo 40. Não desmarque cap.1 por enquanto. Vá em Êxodo 40 e leia o último versículo. 38 De dia, a nuvem do SENHOR repousava sobre o tabernáculo, e, de noite, havia fogo nela, à vista de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas. Onde que a nuvem repousava? Sobre o Tabernáculo. Olhe como o livro começa e como o livro termina. O livro começa com Egito e o livro termina com Tabernáculo. Esse é o Supremo Propósito de Deus irmãos, e
fala tudo da nossa salvação. Por isso é um livro tão rico e que precisa ser tão estudado por nós. Livro de Êxodo. Ele começa com Egito, que é uma figura do mundo. Debaixo da aflição de faraó - uma figura do diabo. – debaixo daqueles exatores. O povo de Israel em escravidão. Se você quiser em outras palavras, começa com Egito e termina com Tabernáculo. O livro começa com escravidão, se você ler o capítulo 1 e logo você vai ver até o versículo 14, começa com escravidão e o livro termina com glória. Se você ler Êxodo 40, versículos finais de 34 para frente, o que é que você encontra? A glória do Senhor encheu o Tabernáculo. E o povo não podia entrar porque a glória do Senhor...........duas vezes a menção de glória. Glória, glória. Êxodo 40. Começa na escravidão, termina com glória. Paulo quando ora aos Efésios, no cap. 3, ele diz assim: Para que vós juntamente - olhe o Templo aí - para que junto com todos os santos possais compreender a altura e a profundidade, a largura e o comprimento e conhecer o amor de Cristo que excede todo entendimento para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. Ele diz. Efésios 3:20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, Efésios 3:21 a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém! Paulo faz uma inversão ali que não é descuidada. Paulo nunca inverte Cristo com a igreja. Ele nunca teve problema com isso. Agora, naquela oração ele faz uma inversão proposital. O tema da sua oração é a igreja. Então ele está falando que os santos sejam fortalecidos nos seu espírito, no homem interior e tenham uma riqueza de entendimento e juntamente alicerçados, arraigados possam compreender, ser cheios do Espírito, do conhecimento de Cristo, do amor de Cristo, da plenitude de Deus. Ele está falando da igreja. Ele está orando pela igreja. Então ele termina a oração dizendo: a Ele, glória na igreja, porque esse é o propósito de Deus, assim como em Cristo Jesus. Em Cristo Jesus, Deus já tem toda a glória. Não há nenhum problema com isso. Em Cristo Jesus., Deus já tem toda a sua glória, manifesta. Mas, e na igreja? O supremo propósito de Deus é Efésios 3:10 para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais. Será que nós já tocamos isso adequadamente irmãos? Até
onde isso para você é só na cabeça? Até onde isso já é realidade do coração para você? Até onde você vê que você faz parte da porta do céu? Até onde você vê que você faz parte da casa de Deus? Até onde você vê que você é uma pedra viva sobre o ombro de outros e pedra que tem outros sobre o seu ombro. Até onde você compreende a responsabilidade derivada disso? O que tantos tentam na medida da pressão - olhe o seu testemunho irmão!!! - um testemunho imposto. Não é assim que funciona. Na medida em que você vê quem você foi tornado, pela graça de Cristo, o Deus dos hebreus nos encontrou - você lembra? (Êxodo 3:18 E ouvirão a tua voz; e irás, com os anciãos de Israel, ao rei do Egito e lhe dirás: O SENHOR, o Deus dos hebreus, nos encontrou.) O Senhor falando para faraó como o Senhor ensinou a Moisés a falar para faraó quando ele perguntasse: quem é você, de onde você veio? Moisés falou assim: Êxodo 3:18 E ouvirão a tua voz; e irás, com os anciãos de Israel, ao rei do Egito e lhe dirás: O SENHOR, o Deus dos hebreus, nos encontrou. Não foi você quem encontrou a Ele. Foi Ele quem encontrou você. O Deus dos hebreus nos encontrou e Ele nos tornou porta dos céus, casa de Deus. Êxodo 5:1 Depois, foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto. O foco é Ele. Me celebrar. Não é celebrar estruturas, instituições, pessoas, doutrinas. Me celebrar uma festa no deserto. Que lindo esse livro de Êxodo. Irmão. Leia esse livro de Êxodo. Estude esse livro. É um livro tão precioso sobre esse assunto. Quando então você compara o começo e o fim de Êxodo, ele começa com a escravidão e termina com a casa de Deus. E por todo o livro você vê como o Senhor edifica a sua casa, inequivocamente. Como Ele edifica. Você vai ver o sangue, você vai ver a cruz, você vai ver a passagem pelo mar, o batismo, você vai ver os trabalhos no deserto, você vai ver o Senhor chamando corações voluntários de um povo que era escravo e só sabia obedecer. Agora o Senhor não queria escravizar aquele povo, e isso não é do caráter de Deus e então quando Ele quer construir a sua casa para habitação, Êxodo 25, Ele fala assim: Moisés, peça oferta para o povo. Eu quero receber oferta de todos aqueles cujo coração o mover. O Senhor tirou o povo da escravidão e disse: Êxodo 25:2 Fala aos filhos de Israel que me tragam oferta; de todo homem cujo coração o mover para isso, dele
recebereis a minha oferta. Então irmãos, isso é um panorama que nós temos em todo o Velho Testamento para nós compreendermos a casa do Novo Testamento. Quantos princípios lindos, ricos.
Mas eu queria enfocar hoje uma coisa mais específica. Se for preciso nós vamos terminar hoje apenas com essa lição hoje e na outra reunião continuar esse assunto, mas eu queria ir com calma nela. Ainda uma lição do Velho Testamento. Eu queria tomar um texto do primeiro livro das Crônicas, no cap. 21. Eu queria examinar com cuidado esse texto, embora eu não vá ler porque senão nós vamos gastar muito tempo. Eu pediria que você pudesse ler. Quando Davi compra a eira de Ornã, o jebuseu, naquela região em Israel onde habitavam os jebuseus, o último povo a ser conquistado por Canaã e Davi entendeu que de alguma fora ele deveria comparar aquela eira, mas aconteceu alguma coisa muito especial naquela hora, naquele momento para que Davi tivesse um discernimento espiritual de Deus, de que aquele seria o lugar que ele iria ter cumprido aquilo que sempre esteve no coração de Davi. Você sabe se você conhece a Bíblia. Você sabe que há Salmos em que Davi fala que ele não daria repouso aos seus olhos enquanto o Senhor não tivesse, na terra, um lugar de habitação. Ele é um Deus que habita nos céus. Não tem nenhum problema quanto a isso, mas Ele é um Deus que procura habitação na terra. De uma forma individual, o meu e o seu coração deve ser um lugar de habitação para Ele, para a pessoa Dele, um lugar onde Ele ache contentamento, onde Ele ache satisfação. Mas, acima do individual o Senhor busca o coletivo. O Senhor não tem buscado apenas uma pedra aqui, uma pedra ali, alguém lá ou alguém aqui, onde Ele encontre descanso. Mas Ele tem sim procurado um povo onde ele encontre descanso. E para ser mais específico, um povo em cada localidade. Esse tem sido o nosso entendimento sobre a casa de Deus. Não é? Um povo específico em cada cidade, um povo que são capazes de expressar largura maior, profundidade maior, altura maior, um comprimento maior, amor de Cristo maior. Esse é o desejo de Deus: um povo. E não um ou outro. Então irmãos, lá no tipo, Davi sempre teve esse coração. Davi não queria que a arca de Deus estivesse lá em Siló, lá nos montes. Ele queria trazer a arca de Deus para o lugar da arca de Deus: Jerusalém. Ele queria fazer com que Jerusalém houvesse um
lugar definitivo para a arca de Deus. Um Templo. Não um Tabernáculo móvel onde a arca vai para lá, vem para cá, mas um lugar onde Deus pudesse habitar e o seu povo pudesse ter uma relação com Ele de forma então muito pessoal, muito íntima. Davi sempre teve isso no seu coração. Você sabe muito bem – ele expressa isso nos Salmos. Você vê isso em Crônicas, em Reis e nos Salmos. Então irmãos, quando está chegando o momento do propósito de Deus esse homem Davi, esse homem segundo o seu coração, como diz a palavra que cumprirá toda a minha vontade, eu queria que você visse quando chegou esse momento, específico na vida de Davi, narrado em 1º Crónicas 21, onde algo aconteceu para que Davi tivesse um discernimento - vou falar do conteúdo, do assunto primeiro para o irmão se localizar, e poder receber isso espiritualmente - Davi chegou em um momento da sua história com Deus narrado aqui em 1º Crônicas 21 e começo do 22, em que ele teria um discernimento espiritual de que aquele era um lugar de se construir a casa, porque ele tinha muitas opções. A casa, naquela instância, era uma casa literal. Onde Davi iria construir? Ele iria fazer como Ló? Vou olhar as campinas ali e está muito bom. Vou escolher aquele caminho e terminar lá em Sodoma. Será que ele iria fazer uma escolha como Ló? Não. Ele queria fazer uma escolha de Deus, uma escolha segundo o coração de Deus, porque ele ia construir um templo para Deus, e então não é no lugar de Davi. É no lugar de Deus. É no lugar que Deus tivesse apontado, porque na casa de Deus nós não temos lugar para opinião humana. Então você vai ver que nesse momento da história de Davi ele tem um discernimento espiritual claro de que aquele era o lugar para ele levantar a casa de Deus. Não ele, mas o seu filho Salomão. Nós sabemos o motivo disso, mas o que importa agora é entendermos então o que Davi viu dessa realidade, para que ele dissesse assim: Aqui é o lugar! É como um engenheiro escolhendo o terreno. Não é? É claro que ele vai procurar do ponto de vista natural. Aqui é a melhor topografia, está de frente para o sol, etc. mas Davi não era um engenheiro natural. Ele era um engenheiro de Deus. Davi era um homem segundo o coração de Deus e então ele iria procurar o lugar de Deus, que Deus quisesse ordenar. Então irmão, nós vamos ter que ir em Crônicas, um fundamento muito importante. Qual é o lugar da casa de Deus? Davi vai nos ajudar. Que o Senhor te ajude a ver isso
com clareza. Vamos lá. Olhe na sua Bíblia então em 1º Crônicas, cap. 21. Vamos ver essas características da Casa de Deus como Davi viu. Primeiro, se você ler o cap. 21 de Crônicas, você vai ver que ele começa: 1 ¶ Então, Satanás. Que coisa interessante. É um capítulo sobre a casa de Deus. Ele termina assim. O foco desse capítulo está nisso, você vai ver, mas no capítulo começa com satanás. Que coisa interessante, não é? Porque satanás é o inimigo da casa de Deus. Satanás é o inimigo de Deus, dos propósitos de Deus, da vontade de Deus, da glória de Deus, do nome de Deus e do caráter de Deus. Tudo o que se refere à casa de Deus. Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar o censo de Israel. E aí você sabe o que é que aconteceu. Ele foi reprovado por Deus, o Senhor não se agradou disso, é como se Davi tivesse fazendo o levantamento do seu poderio. “Deixa eu ver quanto de poder eu tenho, deixa ver quanto de homens eu tenho, capazes de lançar mão da espada” Aquilo desagradou a Deus porque era como se Davi saísse da dependência de Deus, e passasse a ficar contando o seu exército e o seu próprio poder. Satanás incitou Davi a isso. Satanás está sempre na porta da casa de Deus. Ele está sempre incitando homens a contar o seu poder, a contar a sua força, a contar a sua glória, a elevar o seu nome. 1 ¶ Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar o censo de Israel. Então quando os irmãos lerem a partir do verso 7, você vai ver 7 ¶ Tudo isto desagradou a Deus, pelo que feriu a Israel. Então Ele faz três propostas para Davi, pois ele era o representante, de como que ele queria que Israel fosse ferido. Então se você ler no verso 12, só para você entender o contexto, 12 ou três anos de fome, ou que por três meses sejas consumido diante dos teus adversários, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que por três dias a espada do SENHOR, isto é, a peste na terra, e o Anjo do SENHOR causem destruição em todos os territórios de Israel; vê, pois, agora, que resposta hei de dar ao que me enviou. Uma das três ele teria que escolher. Mas Davi, sendo homem segundo o coração de Deus, ele escolheu a terceira opção sabe por que? A terceira opção é: A espada do Senhor. E por isso Davi escolheu a terceira. Ele sabia que terrível para o seu coração, e para o seu povo seria sofrer três anos de fome, uma situação simplesmente natural. Terrível para o seu coração seriam três meses diante de
inimigos, mas de alguma maneira, três dias debaixo da espada do Senhor e da peste na terra, seria então aquela direta espada do Senhor. De alguma maneira ele queria que fosse a espada do Senhor. Ele não queria fome e nem inimigos. Agora irmão, naturalmente falando, a espada do Senhor é muito mais terrível do que três anos de fome ou três meses de adversários para a visão natural. “Fico aqui com os adversários porque por mais que eles vão me castigar, não é o Senhor. Eu prefiro a fome, porque por mais que eu vá sofrer com a fome, não é o Senhor. A espada do Senhor é algo muito duro”. Isso na visão da maioria. Mas não na visão de Davi. Davi preferiu a espada do Senhor, porque ele conhecia o caráter do Senhor. O irmão vê? Então olhe o que aconteceu por consequência: 14 Então, enviou o SENHOR a peste a Israel para a destruir; e caíram de Israel setenta mil homens. Essa é a espada do Senhor. Agora olhe o 15. 15 Enviou Deus um anjo a Jerusalém, Ele está destruindo ao redor de Jerusalém. E vai se aproximando. ao destruí-la, olhou o SENHOR, e se arrependeu do mal, e disse ao anjo destruidor: Basta, retira, agora, a mão. O Anjo do SENHOR estava junto à eira de Ornã, o jebuseu. Porque em Jerusalém estava o nome do Senhor, a glória do Senhor, a vontade do Senhor. Veja que riqueza de texto irmão. Então o Senhor disse ao anjo destruidor: Basta, retira, agora, a mão. O Anjo do SENHOR estava junto à eira de Ornã, o jebuseu. E Davi está observando tudo isso. Vamos ver o que mais que acontece. Vamos pular um pouquinho. É preciso que nós contemos essa história para que nós vejamos quais são os princípios quando nós chegarmos lá. Olhe o verso 18 ¶ Então, o Anjo do SENHOR disse a Gade que mandasse Davi subir para levantar um altar ao SENHOR, na eira de Ornã, o jebuseu. Foi ali que o anjo parou, quando ele ia destruir Israel. 19 Subiu, pois, Davi, segundo a palavra de Gade, que falara em nome do SENHOR. 20 Virando-se Ornã, viu o Anjo; e esconderam-se seus quatro filhos que estavam com ele. Olhe a visão terrível. Olhe a gravidade da visão. Ora, Ornã estava debulhando trigo. Isso é uma figura maravilhosa. Daqui a pouco nós vamos ver. A bíblia não joga palavras fora irmão. Nada na palavra é aleatório. A teologia liberal faz graça com o Velho Testamento e ridiculariza o Novo. Mas, a palavra de Deus não tem uma só letra que tenha sido escrita aleatoriamente. Só aqueles que tem mente espiritual podem
compreender o conteúdo espiritual. Ornã, estava debulhando o trigo. Isso é muito significativo. Quando Davi se vinha chegando a Ornã, este 21 Quando Davi vinha chegando a Ornã, este olhou, e o viu e, saindo da eira, se inclinou diante de Davi, com o rosto em terra. 22 Disse Davi a Ornã: Dá-me este lugar da eira a fim de edificar nele um altar ao SENHOR, para que cesse a praga de sobre o povo; dá-mo pelo seu devido valor. Então ele compra. Ornã quer fornecer de graça mas Davi diz não porque ele quer comprar. No verso 26 Edificou ali um altar ao SENHOR, ofereceu nele holocaustos e sacrifícios pacíficos e invocou o SENHOR, o qual lhe respondeu com fogo do céu sobre o altar do holocausto. Veja no versículo 22 que nós já lemos: 22 Disse Davi a Ornã: Dá-me este lugar da eira a fim de edificar nele um altar ao SENHOR, para que cesse a praga de sobre o povo; dá-mo pelo seu devido valor. Você tem duas coisas aqui muito importante. Nós vamos entrar agora mesmo no significado. Dá-me esse lugar da eira para que eu edifique um altar e depois no verso 26 e 27 você vai ver a confirmação. Edificou ali um altar, um altar de holocausto, um altar ao Senhor.
Agora vamos terminar rapidamente para depois aplicarmos princípios espirituais. Olhe lá. 28 Vendo Davi, naquele mesmo tempo, que o SENHOR lhe respondera na eira de Ornã, o jebuseu, sacrificou ali. 29 Porque o tabernáculo do SENHOR, que Moisés fizera no deserto, e o altar do holocausto estavam, naquele tempo, no alto de Gibeão. A arca, o altar estavam lá no alto de Gibeão. Era lá que eles adoravam. 30 Davi não podia ir até lá para consultar a Deus, porque estava atemorizado por causa da espada do Anjo do SENHOR. 1 ¶ Disse Davi: Aqui, se levantará a Casa do SENHOR Deus e o altar do holocausto para Israel. Esse é um versículo importante. Irmão. Você vê que Davi fez uma escolha muito definitiva, muito imperativa. Você vê que diante de tudo o que aconteceu, Davi viu algo espiritualmente falando? Você consegue perceber isso aí? Você consegue perceber que esse “aqui se levantará” de Davi, é algo muito imperativo, muito significativo, como se ele dissesse: já vi tudo. Já vi tudo sobre a casa de Deus, sobre o que é que deve ser a casa de Deus, a maneira como Deus falou aqui, a maneira como Deus se manifestou aqui separa esse lugar para ser a sua casa. Esse lugar é diferente. É aqui. É aqui que se levantará e nós vamos ver porque. Primeiro, rapidamente, não
desmarque esse texto de Crônicas, abra a sua Bíblia em 2º Crônicas 3. Nós precisamos desse versículo para nós depois fazermos a interpretação. Olhe lá em 2º Crônicas 3:1. Nós sabemos que foi o filho de Davi quem edificou o templo, porque Davi foi um homem de guerra, de sangue e Salomão um homem de paz. 1 ¶ Começou Salomão a edificar a Casa do SENHOR (onde?) em Jerusalém, (onde especificamente na luz de 1º Crônicas?) no monte Moriá, onde o SENHOR aparecera a Davi, seu pai, lugar que Davi tinha designado na eira de Ornã, o jebuseu. Que coisa impressionante não é irmão? Onde que o Senhor Jesus foi crucificado? Onde que o Templo foi edificado? No mesmo lugar, Monte Moriá. Agora nós vamos ficar aqui com três aplicações importantes. Vamos deixar esse conteúdo para essa reunião. Primeira coisa. Qual é o lugar da casa de Deus? Na linguagem do Novo Testamento, qual é o lugar da igreja? Primeira coisa. A igreja é o lugar da cruz. A igreja é o lugar do altar que no Novo Testamento tipifica a cruz. O altar no Velho Testamento é uma figura da cruz do Novo Testamento É claro. É onde se colocavam os sacrifícios, o sangue era derramado, o altar era ungido, aquele sangue ia no que concerne ao tabernáculo lá para os santo dos santos da presença de Deus, e então o altar é sempre uma figura da cruz. Então você vai ter aí um aspecto objetivo e um subjetivo. Nós não teríamos casa de Deus, não há nenhuma possibilidade de termos casa de Deus, habitação de Deus entre nós se, a cruz de Cristo não fosse uma realidade. Por isso nós não podemos começar pela eclesiologia. Nós temos que começar pela cristologia. Nós não temos igreja sem Cristo. Então o altar é uma figura da cruz no Novo Testamento Isso é o aspecto objetivo, a cruz, a cruz de Cristo, o que Ele realizou, singular, único. A redenção que há em Cristo. Agora vamos olhar o aspecto subjetivo. Nós não temos igreja sem o trabalho da cruz em nós. Irmãos e talvez seja essa a palavra que a cristandade hoje mais precise ouvir: a palavra da cruz, que Paulo disse aos Coríntios que é loucura para os que perecem, mas que para nós que somos salvos é o poder de Deus, sabedoria de Deus. Sabe qual é o problema nosso hoje? Queremos edificar a igreja com as nossas mãos. Nós achamos que a igreja é um assunto humano. Como eu tenho dito tantas vezes aqui, achamos que igreja nós abrimos e fechamos, começamos ou acabamos. Mas a igreja é casa de Deus que tem começo em
Deus, meio em Deus e fim em Deus. Por isso essa visão de Davi é tão importante. Por isso esse “aqui” de Davi. Veja que esse aqui de 2º Crônicas 22 é muito importante. Fala que Davi viu algo. Ele pronunciou esse “aqui” ali. Naquele momento. Então Davi viu algo da realidade espiritual. Então aquele lugar foi um lugar separado. A igreja é lugar do altar. A cruz de Cristo é o fundamento da igreja. E a operação da cruz em nós é a maneira de Deus edificar a igreja. Por que é que a Igreja de Deus não tem sido edificada irmãos na sua genuinidade, na sua beleza nos dias de hoje? Você pode responder de muitas formas, porque há muitas formas de se responder. Mas eu creio que o foco, a forma centra, o principal toca exatamente esse assunto. Os homens não tem crescido do dez para o zero. Os homens tem crescido do zero ao dez. E se nós temos duzentos irmãos juntos, e cada um é dez, nós temos um número muito alto. Dois mil é um número muito alto. Nós precisamos ser reduzidos do dez ao zero, para que o Senhor possa ter a sua casa, o seu lugar de habitação. Se a igreja não é o lugar da cruz operando em nós não há igreja. Não há igreja. Se a cruz não operar em nós, como já vimos na visão dos evangelhos, nos separando do amor ao mundo, nos separando das afeições naturais, nos separando da glória pessoal, como em Gênesis 12, não há igreja. Igreja é o lugar do altar. Objetivo: a cruz de Cristo. A cruz de Cristo é o fundamento da igreja. Subjetivo: o trabalho da cruz em nós. O que é que significa isso? A palavra de Deus cortando em você tudo o que é lixo. A palavra de Deus separando tudo o que é alma, que é carne, que é natural, que é terreno, que é humano, que tem origem aqui, a sua inteligência, a sua capacidade, seus talentos. Enquanto a cruz não for cortando tudo isso, não há igreja. Há um empreendimento, mas não há igreja. A igreja é o lugar do altar. Davi edificou um altar naquela eira.
Segundo aspecto. A igreja é o lugar da eira. Irmão, para que é que serve uma eira? É uma figura paralela ao altar, com uma nuance diferente, mas um sentido paralelo. A eira é onde se debulha o grão, onde se trilha o trigo, onde aqueles animais passavam em tração animal e as vezes tração humana, passava aquele instrumento de trilhar sobre aqueles grãos naquele terreno onde foram colocados, para que a palha fosse separada do grão. Irmãos, a natureza de Cristo foi plantada em mim e em você que fomos chamados
por Ele, que cremos Nele. Nós já somos novos homens. Ezequiel diz que Ele nos deu um novo Espírito, um novo coração, nos lavou com água, nos deu tudo. Nós temos Cristo em nós, nós temos a vida Dele em nós, mas nós temos também casca e se a casca não for separada do grão, não há igreja. A igreja expressa a sua realidade espiritual na medida em que a casca vai sendo separada do grão. Casca na vida espiritual fala de tudo aquilo que você possui e que não passou pelo altar. Todos patriarcas do Velho Testamento viveram aquela vida de altar e de tenda. Tudo o que eles iriam guardar na tenda, tinha que passar pelo altar. Quando Abraão, que é aquele primeiro representante da vida de altar no Velho Testamento - ele edificou quatro altares - Abraão sempre viveu uma vida de altar. Tudo o que Abraão tinha passava pelo altar e ele guardava na tenda. Tudo. A graça de Deus na vida de Abraão. Mas um dia na experiência espiritual de Abraão, ele guardou alguma coisa na tenda que não tinha passado pelo altar. O que foi? Seu filho, Isaac. Então Deus mandou Abraão pegar Isaac, tirar da tenda e levar para o altar, porque quando Abraão guardou Isaac na tenda sem passá-lo pelo altar, o coração de Abraão foi contaminado por Isaac. As afeições de Abraão, o foco de Abraão. Nosso Deus é um Deus ciumento. Ele quer Abraão por inteiro. Ele não quer ter metade de Abraão, e metade é do Isaac. Ele quer todo Abraão. Então ele tomou Isaac de dentro da tenda e disse: Abraão. Faz passar o teu filho pelo altar. É claro que isso é simbólico. É claro que isso fala do nosso Senhor Jesus, mas também fala de Abraão. Uma experiência literal de Abraão. Então ele levou seu filho, amarrou seu filho, entregou o seu filho obedecendo a Deus e ele então entendeu naquele momento quando ele levantou a sua mão que o Senhor estava separando o seu Filho do foco do centro do seu coração. Ornã estava na eira debulhando o trigo. Irmão. É isso que o Senhor tem feito em mim e em você: debulhando o trigo. Ele irá debulhar trigo até a sua vinda e quando Ele voltar, Ele vai recolher no seu celeiro os seus grãos. Primeiro as primícias e depois toda a sua colheita. Irmão. Será que essa visão cativa o nosso coração? Será que essa visão nos dá uma orientação espiritual muito adequada? Será que debaixo dessa visão você não consegue interpretar os seus sofrimentos, as suas aflições, as suas tribulações, a sua luta da carne contra o Espírito, o trabalho
tão profundo da palavra de Deus que tem entrado no seu coração e tem cortado para lá, e cortado para cá, na direita, cortado na esquerda, cortado em cima, em baixo, como diz em Hebreus: Hebreus 4:12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Esse é o trabalho da cruz. Olhe o trabalho da cruz: a palavra cortante, como espada de dois gumes. Ornã estava debulhando o trigo. Nós não temos a igreja sem o debulhar do trigo. Irmão. Você e eu temos muita casca e é por isso que as pessoas não tem provado o grão. As pessoas tocam na casca. Elas vêem o talento, elas vêem o dom, elas vêem a capacidade, elas vêem isso, vêem aquilo, mas elas não vêem Cristo. E por isso a igreja não é edificada. A igreja é o lugar da eira. Muito importante este entendimento. É o lugar do altar, o lugar da eira, e um último ponto para nós terminarmos: Davi viu com muita clareza, nesse acontecimento e usando as palavras de Paulo lá em Romanos 2, Davi viu que a igreja é o lugar onde a misericórdia triunfa sobre o juiz. Quando aquele anjo foi se aproximando de Jerusalém, e o Senhor falou: Basta. Davi viu que embora debaixo da espada do Senhor, aqueles que eram merecedores do juízo, ele viu aquela espada do anjo parar, porque causa da misericórdia do Senhor. E esse é então uma outra marca do lugar, da igreja. A igreja é o lugar onde a misericórdia - em primeiro lugar, já triunfou sobre o juízo, lá na cruz do Calvário, porque o que nós tivemos na cruz do Calvário não é a misericórdia triunfando sobre a justiça, senão você teria um confronto dentro do caráter de Deus. A justiça foi reivindicada cem por cento na cruz do Calvário. Ele não largou um tanto da justiça para lá, para poder perdoar pecados. Muito pelo contrário. Ele fez valer cem por cento da sua justiça julgando o pecado no Cordeiro bendito, exatamente para poder perdoar os nossos pecados cem por cento. Ele vindicou a sua justiça cem por cento, para nos dar um perdão cem por cento. Então na cruz a misericórdia não triunfou sobre a justiça, de forma nenhuma, mas a misericórdia triunfou sobre o juízo, porque o juízo que deveria cair sobre nós, caiu sobre Ele. A misericórdia triunfou sobre o juízo. E Davi viu isso. Então ele falou: é aqui nesse lugar. Como que nós vamos ter outro lugar para Deus
habitar? Deus só pode habitar onde a misericórdia Dele triunfar sobre o juízo. Ele não pode habitar conosco pois nós somos maus, pecadores, somos trevas. Se Deus vier habitar conosco Ele vai nos consumir. Onde a luz entra, as trevas saem. Não tem jeito dos dois conviverem. Mas Davi, de alguma maneira compreendeu na eira de Ornã, através do altar da adoração, através da figura da eira, através do ato do anjo parar com aquela espada, ele compreendeu que a habitação de Deus é tal que a sua misericórdia triunfaria sobre o seu juízo de uma forma santa, de uma forma justa. Isso foi o que aconteceu na cruz de Cristo.
Mas irmãos, agora o aspecto subjetivo, porque quase em todas as verdades você tem os dois aspectos: o objetivo e o subjetivo. No que concerne ao aspecto subjetivo isso tem que ser verdadeiro entre nós. Se nós queremos ser a casa de Deus, entre nós uma expressão viva do Reino de Deus em Sâo Lourenço, nós precisamos que entre nós a misericórdia triunfe sobre o juízo. Não sobre a justiça. Nós não vamos desconsiderar a vida de uns dos outros. Nós vamos nos ajudar, vamos aprender a julgar os nossos próprios pecados e os pecados na vida de outros. A Bíblia ensina. Exortai-vos mutuamente cada dia. Ajudem-se para que ninguém fique endurecido pelo engano do pecado. Então nós não vamos fazer vista grossa para pecado. Deus não fez. Mas na vida da igreja a misericórdia vai triunfar sobre o juízo, de tal forma que nós possamos nos cuidar, nos possamos nos apascentar, que nós possamos ter entranhas no relacionar, onde os irmãos não sejam figuras descartáveis para nós, figuras de encontro três vezes por semana, mas a igreja é um lugar onde a misericórdia triunfa sobre o juízo. Que o Senhor nos ajude a ver irmãos. Não adianta nós termos a doutrina da igreja do Novo Testamento. Todo teólogo tem. Nós não queremos isso. Nós queremos ter a visão espiritual da igreja no Novo Testamento e para isso nós precisamos essa visão do Velho Testamento, porque o Deus é o mesmo. O que Ele plantou no Velho Testamento, Ele colheu no Novo, por meio de Jesus Cristo. Então que o Senhor nos ajude a recuperar essa visão da casa de Deus. Medite sobre isso. É o lugar do altar de Cristo e nosso. Paulo em Romanos ele começa falando do altar de Cristo. Ele foi à cruz por nós; Ele é propiciação; Nele nós temos redenção. Mas depois ele fala do nosso altar em Romanos 12. Romanos 12:1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas
misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Que apresentei os vossos corpos..... no altar, por um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Sem isso não há igreja. É o meu altar e o seu altar. Não é o altar de Cristo. O altar Dele já está perfeito. Medite sobre a eira. O Senhor Jesus foi debulhado na sua vida humana e na cruz do Calvário. Quando Ele viveu a sua vida humana, Ele foi totalmente debulhado. Ele foi totalmente provado. O livro de Hebreus diz que Ele aprendeu obediência pelas coisas que sofreu. Ele viveu de uma forma totalmente aprovada por Deus. Na vida do Senhor Jesus não tinha pecado. Tudo Nele cheirava bem nas narinas de Deus. Mas isso não foi automático. Ele foi sendo descascado e debulhado. Satanás o colocou lá no deserto para o debulhá-lo quando Ele foi tentado lá no deserto. E o Senhor, o nosso Deus, pode então comer daquele grão tão puro, tão perfeito. E porque aquele Grão de Trigo, caiu na terra e morreu, Ele não ficou só. Ele produziu muito fruto, mas agora irmão, Ele é um grão perfeitamente glorificado como Deus, como homem. Nós somos grãos em transformação. Seus grãos, seus filhos. Nós não somos filhos de Maomé, filho de Krishna, filho de Brahma. Nós somos filhos de nosso Senhor Jesus, filhos de Deus me Cristo. Então Ele tem nos debulhado agora como grãos, para que Deus possa obter um pão. A igreja é pão de Deus. Irmão, se nós não permitirmos que esse trabalho se processe em nós, nunca seremos – subjetivamente falando - igreja. Nós seremos pedras. Pedras vivas. Cada um conheceu o Senhor, mas não estão ajustadas, suportando uns, suportado por outros. O trabalho da cruz sobre nós, o debulhar do Senhor, a misericórdia triunfando. Então que o Senhor nos ajude a recuperar todos esses sentidos não só na nossa visão, mas na nossa experiência, porque essa é a casa de Deus. Aqui se levantará a casa, como Davi disse.( 1 Crônicas 22:1 Disse Davi: Aqui, se levantará a Casa do SENHOR Deus e o altar do holocausto para Israel.) Que o Senhor te ajude irmão. Que o Senhor nos ajude. Amém. Vamos orar.
Ó Pai. Quando olhamos para nós, que vergonha que nós temos. Nós não somos material adequado para a sua casa. Mas também sabemos que o Senhor não intentou usar
esse tipo de material que somos nós. Não servimos. O Senhor já deu uma sentença de morte sobre a nossa casa, mas obrigado porque o Senhor já plantou em nós um novo homem criado segundo Deus, em justiça e retidão, procedentes da verdade. E por isso nós ousamos pedir ao Senhor que realmente sejamos a sua Casa nessa cidade. Não algumas pedras se reunindo mas uma Casa para Ti, para que outros entrando aqui possam atestar que Deus, de fato, está no meio de nós, como diz a sua palavra. Possamos ser Senhor um corpo, uma família, um templo, uma noiva que realmente possam expressar um trabalho do Senhor em nossas vidas. Senhor, nos ajuda. Muito obrigado porque o Senhor tem feito esse trabalho de edificação desde o Éden e nós estamos no fim do horário desse relógio, nos últimos minutos e nós desejamos ser adornados como uma virgem pura para um só esposo que é Cristo, e sermos realmente aquela casa em que o Senhor passeia e anda, espevitando os seus candeeiros e cuidando de nós. Senhor, que todo o propósito de nossas vidas seja esse. Pedimos pelo Teu favor que nós não nos confundamos. Nos ajuda Senhor na nossa pobreza, no nosso fracasso, na nossa necessidade. Trabalha a Tua palavra fundo em nossas vidas. Rasga-nos, disciplina-nos, separa a alma de espírito, nos leva ao fim de nós mesmos para que o Senhor cresça em nós, que o Senhor seja tocado em nossas vidas por outras vidas. Obtém em nós um testemunho para satisfação do Teu coração. Queremos Senhor, e te pedimos em nome de Jesus. Amém.
2 Deu ordem Davi para que fossem ajuntados os estrangeiros que estavam na terra de Israel; e encarregou pedreiros que preparassem pedras de cantaria para se edificar a Casa de Deus.
3 Aparelhou Davi ferro em abundância, para os pregos das folhas das portas e para as junturas, como também bronze em abundância, que nem foi pesado.
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Extraído de uma série de estudos com o tema "FUNDAMENTOS DA NOSSA CONFISSÃO"(Romeu Bornelli)
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