"Ó Pai. Nos ajude em nossa pequenez. Nos ajude em nossa necessidade. Pedimos ao Senhor que nessa noite nos dê a graça e o privilégio de realmente experimentarmos, como já pudemos tocar nesse período de adoração e de louvor, que o Senhor está de fato no meio de nós. Que nós aprendamos a nos calar Senhor. Sejam simples e poucas as nossas palavras, porque o Senhor está de fato no meio de nós. Nos ajude a Ti adorar em Espírito e também em realidade espiritual. Que nós experimentemos a verdade a olhos vistos que aqueles que se colocarem no nosso meio possam testificar que o Senhor, de fato, está no meio de nós. Para isso te pedimos que o Senhor venha, profundamente, conformar o nosso coração ao Teu, salvar-nos de tudo o que não é Deus, purificar-nos até as entranhas Senhor, para que possamos ser um testemunho límpido do Teu nome. Nos guarde toda imitação espiritual, de toda cilada do inimigo. Nos ajude a estarmos realmente vivenciando toda simplicidade e pureza que são de Cristo em nosso reunir, como também no nosso relacionamento diário como igreja nessa cidade. Nos ajude a abençoar os santos nessa localidade Senhor. Podemos ser para eles um verdadeiro testemunho de vida cristã autêntica e genuína. Ajuda-nos a abençoar os irmãos nessa cidade Senhor, a sermos este testemunho impactante do teu nome. Rompe todo tipo de barreira, de facção que possa haver em nossos corações. Nos dê um espírito aberto, um coração acessível, alarga as fronteiras de nossas vidas para que possamos acolher todos os santos nessa localidade, para que a igreja aqui nessa cidade tenha vigor de testemunho e aqueles que não crêem em Ti possam ser atraídos. Nos ajuda Senhor. Sabemos que essa é a nossa missão como igreja. Pedimos ao Senhor que fale mais uma vez aos nossos corações nessa noite. Abra a Tua palavra, e nos edifique mais Senhor, para que possamos resplandecer este
testemunho para a glória do Teu nome. Te pedimos em nome de Jesus. Amém."
Irmãos, vamos voltar a Efésios cap. 2, texto onde nós encerramos na reunião anterior. Vamos reler a partir do verso 17. Efésios cap. 2 17 E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe - Se referindo aqui aos gentios, o povo que estava fora da aliança de Deus - e paz também aos que estavam perto; - o povo da aliança, o povo judeu - 18 porque, por ele, ambos - então não há distinção, não há privilégio no que concerne à realidade espiritual, porque ambos, judeus ou gentios - temos acesso ao Pai em um Espírito. 19 Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,
Eu me propus examinar, junto com os irmãos, cinco metáforas, com relação a esse assunto “edificação da igreja”. Eu não sei se quando citei nas reuniões anteriores, se citei as cinco. Talvez não tenha citado todas, e vou fazê-lo então agora. Nós falamos para os irmãos que quando o Senhor usou Pedro naquela visão de Atos 10, ele nós falou muito sobre o fundamento da visão da igreja, que é o Corpo de Cristo. Pedro nos falou muito sobre os fundamentos, como nós já examinamos bastante. Nós somos por natureza imundos, o Senhor foi quem nos purificou, nos tornou santos. A igreja tem uma realidade celestial, ela foi escolhida no coração de Deus, antes da fundação do mundo, e por isso aquele lençol descia do céu e outros assuntos que já examinamos naquele texto. Pedro fala sobre o fundamento da igreja, um glorioso fundamento. Na epístola ele toca em alguns detalhes a respeito desse assunto. Falamos que a visão de Paulo - ela é complementar à visão de Pedro - trata da questão da edificação da igreja como corpo de Cristo. Se Pedro se atém ao fundamento, Paulo se detém na edificação. Então ele faz uso especialmente na epístola aos Efésios e por isso nós vamos ficar bastante tempo aqui, mas também em outras epístolas, principalmente em Efésios, ele faz uso de metáforas, para nos falar sobre a igreja. Ele usa cinco metáforas impressionantes. Preste atenção aqui. Todas as cinco, figuras de linguagem - metáfora é uma figura de linguagem, uma figura natural para expressar uma realidade
espiritual - usa cinco metáforas com um mesmo foco. O foco de Paulo é edificação. Paulo por excelência, ele descarregou diante da igreja, aquele seu encargo recebido de Deus pela edificação dos santos. Claro que os outros apóstolos também, tiveram o mesmo encargo, mas especialmente Paulo, ele trata abundantemente desse assunto edificação: como a igreja é edificada. Não somente como a igreja é fundamentada, embora Paulo também toque no fundamento, mas Paulo toca muito mais na edificação. Então os irmãos vejam isso primeiro porque é muito importante. Depois João, como temos falado várias vezes, o último dos apóstolos, o que sobreviveu mais tempo, ele descarregou diante da igreja aquele encargo do Senhor com relação à correção, à consumação, às últimas coisas, às coisas do fim. As coisas da consumação. Então quando chegarmos lá, vamos ver o quanto João fala dessa beleza do fechamento do propósito de Deus com relação á igreja. É claro que nós vamos ter que ver um pouco do livro de Apocalipse, aquele livro maravilhoso, que fala sobre esse fecho, de como que Deus vai consumar aquilo que Ele já começou. Paulo diz que Ele começou uma boa obra em nós e há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus, e talvez ninguém como João, nos fale tanto dessa consumação. Realmente ninguém fala como João dessa consumação. Então nós temos aí três homens, três visões, no plural, que formam uma única visão, no singular. Aquilo que Paulo em Atos 26 disse ao rei Agripa que ele recebeu uma visão em Damasco, diante da qual ele então não foi desobediente. A visão celestial. Uma visão, embora ele podia falar também de visões, ou seja, componentes particulares desta única visão. Os irmãos entendem? Qualquer tipo alegado de componente desta visão celestial, como tantos alegam por aí. Essa é uma nova visão, uma nova unção, uma nova revelação, qualquer dessas coisas novas, que não confiram com a revelação estrita da palavra de Deus, deve ser frontalmente rejeitada, e considerada anátema, porque não condiz com o Evangelho de Cristo. Isso porque toda a revelação da visão celestial, foi completada no „cannon” das escrituras. Nada o Espírito Santo deixou de fora para que nós não perdêssemos em desvarios de nossas próprias mentes. Então é muito importante os irmãos considerarem primeiro esse
panorama. Cinco metáforas nós vamos enfocar na visão de Paulo, ou na visão relacionada a edificação, já que Pedro fala do fundamento, Paulo da edificação e João da consumação. Quais seriam então as cinco metáforas? A primeira, a família. Já começamos a examinar na reunião anterior. Paulo ama essa figura da família. Ele usa nesse epístola aos Efésios. Vamos examinar um pouquinho da beleza do significado dessa figura. Ele diz que a igreja que está sendo edificada, ela está sendo edificada como uma família para Deus. Uma família de Deus. Que tremenda figura é essa irmão? Derivada do significado da família natural. Aos Coríntios ele diz que Deus estabeleceu primeiro o natural e depois o espiritual. Quando nós compreendemos alguma coisa da beleza da família natural, nós podemos ver o que é que significa e logicamente o que significará, quando o Senhor completar a sua obra em nós, naquele Dia, na volta do Senhor, o que significará essa grande família celestial. Que coisa gloriosa? Um Pai, muitos filhos, um Irmão mais velho, Aquele que já está sentado no trono por nós, e que é a garantia de que todos seremos semelhantes a Ele, porque haverão de vê-lo como Ele é. João quando fala sobre Ele, diz assim: e isso nós temos como nossa firme esperança e a si mesmo se purifica todo o que tem nele essa firme esperança, assim como Ele é puro. (1 João 3: 2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. 3 E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro.) Então Paulo usa a figura da família com grande beleza e a mesma coisa as outras metáforas. Ele usa a figura do corpo, nós vamos ver aqui em Efésios 2, onde ele usa todas as cinco. As cinco estão em Efésios. Mas ele usa também em outras epístolas. Então a figura do corpo nós vejamos com mais detalhes na carta aos Coríntios. Você se lembra de 1ª Coríntios cap. 12? Talvez seja a figura mais explícita do corpo nos escritos de Paulo. Então Paulo usa a metáfora da família. A igreja está sendo edificada como família para Deus. A igreja está sendo edificada como corpo de Cristo, dentro da visão edificação. A igreja está sendo edificada como noiva para Cristo. Já são então três metáforas.
Família, corpo e noiva, mas ele ainda não pára aí. Ele diz que a igreja é o exército de Deus. A igreja também está sendo edificada como um exército para Deus. Ela tem uma função embora aí um aspecto tão diferente na função da noiva. Você olha uma noiva e um exército, quase que não tem nada a ver a noiva e um exército. E a igreja é as duas coisas, porque ambos enfocam aspectos diferentes e Paulo usa, se você observar aqui em Efésios, em último lugar, esse próprio texto do cap. 2 que lemos, olhe lá no finalzinho, versículo 22, Paulo usa a última metáfora, que eu queria apresentar para você primeiro hoje. A metáfora do templo. Então olhe lá no verso 21 e 22. Diz que esse povo, essa família que ele já falou no verso 19, é um edifício 21 no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, Esse edifício é um santuário. 22 no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito. Qual é a figura aqui? Templo. É o pano de fundo do Velho Testamento. É o lugar da habitação de Deus nessa terra. Nós não somos panteístas como cristãos. Nós não cremos que Deus habita no vento, que habita na árvore, que habita no animal. Nós não cremos que Deus habita em todo mundo. Nós cremos que Ele habita unicamente, na igreja, que é o seu corpo, aqueles que Ele escolheu. Mas nós também não somos deístas. Nós não cremos que Deus criou o mundo e está fora Dele. Nós cremos que Ele criou o mundo e governa o mundo e embora não habite no que Ele criou, mas ele rege e governa providencialmente tudo o que ele criou. Nós não somos deístas. Nós somos Teístas. Então irmão, cinco metáforas. A família, o corpo, a noiva, o exército e o templo. Todas falam de edificação.
Hoje eu disse para os irmãos que nós iríamos examinaqr e nós vamos entrar rápido nesse assunto, quatro aspectos relacionados à primeira figura. Primeira metáfora: família. E se o Senhor permitir dirigir assim, nós vamos procurar gastar uma reunião para cada uma das outras metáforas. Então seriam mais quatro reuniões em torno desse assunto, uma para cada figura. Mas eu gostaria hoje, de gastar então mais tempo, já fizemos na reunião anterior com a metáfora da família, por causa da beleza do seu significado.
Vamos ver de novo alguma coisa aqui em Efésios. Olhe na sua Bíblia, acompanhe comigo, dentro da carta que está aberta aí. Efésios. Primeira coisa que nós precisamos olhar novamente aqui. Volte ao cap. 1 e veja o versículo 2. Efésios 1 2 graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai. Vá prestando atenção em duas palavrinhas para começarmos a falar sobre família. Deus e a segunda palavra, Pai. Olhe no verso 3. 3 ¶ Bendito o Deus e Pai . Irmão. Não é em toda epístola que Paulo faz isso. A epístola em Efésios é singular nesse aspecto. Eles sempre vai reunir esses dois nomes Deus Pai. Ele não faz isso nas outras epístolas. Em Efésios ele reúne o tempo todo. Os irmãos se lembram do que eu disse na reunião anterior? Que Efésios é governada por uma visão dupla. A epístola de Efésios vai nos mostrar que o Senhor Jesus é um Homem perfeito diante de Deus, e por isso nós pudemos ser reconciliados com Deus, porque Ele é um Homem perfeito diante de Deus, porque cumpriu toda a lei. É um varão aprovado por Deus. Este é o meu filho amado, o meu mensageiro, a Ele ouvi. E esse varão então, obediente até a morte, uma morte que não era Dele, morte de cruz, cruz que também, no que concerne à sua pessoa não era Dele, porque a cruz é lugar do maldito. Então o Senhor subiu naquela cruz, onde Ele se fez maldição por nós, como Paulo diz aos Gálatas, porque “maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”. Então Ele nos resgatou da maldição da Lei, porque Ele próprio se fez maldição por nós. Gálatas 3:13. Então irmão, esse homem perfeito diante de Deus, pôde nos reconciliar, como Paulo fala em Efésios 2, mas não só isso irmão, porque o homem perfeito nos reconciliando ele está apenas solucionando uma questão de inimizade. Nós éramos inimigos e agora não somos mais inimigos mas a coisa pára por aí, se fosse só isso. Mas não, Paulo prossegue. Paulo fala que o Senhor Jesus, o mesmo Homem perfeito diante de Deus que rompeu a nossa inimizade, porque Ele se fez pecado por nós, Ele é algo mais. Que algo mais que Ele é dentro do contexto da epístola dos Efésios? É o Filho. Não apenas o homem perfeito, mas o Filho amado diante do Pai. O homem perfeito diante de Deus. O Filho amado diante do Pai. O Senhor Jesus é ambos. Então Ele não só quebrou a inimizade, nos reconciliou com Deus, como Paulo fala no cap. 2:16 (16 e reconciliasse ambos
em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.) Veja que ele usa Deus. Agora olhe no verso 18. Mesmo contexto. 18 porque, por ele (Jesus que aproximou os que estavam longe), ambos temos acesso a quem? Agora ele não coloca Deus. Agora ele coloca Pai. Está vendo a importância dos irmãos verem essas duas coisas em Efésios? Vou citar os outros versículos para você ver se é aleatório, ou se isso é realmente uma revelação de Efésios. Olhe no cap. 1:17. Olhe como Paulo ora. Ele faz duas tremendas orações. Uma no cap. 1 de 17 em diante, e outra no cap. 3 de 14 em diante.
Olhe o que é que ele fala em 1:17. (17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória,) Ele ora para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da Glória. Os irmãos estão vendo? As duas figuras juntas? Os dois nomes juntos? Deus e Pai.
Olhe de novo, no cap. 2, verso 16 que eu acabei de citar, reconciliasse em um só corpo com Deus, porque Ele é homem perfeito, aboliu a inimizade e nos deu acesso ao Pai, no verso 18, porque Ele é filho amado.
Olhe no verso 14 do cap. 3 (14 ¶ Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, 15 de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra,) Ele volta para a figura da família.
Olhe agora no verso 19, quando ele termina essa oração. (......... para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.)
Olhe o cap. 4: 6 (6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.) quando ele mostra que sete itens centrais na unidade espiritual. Cap. 4 de 4 a 6 (4 há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; 5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.) Paulo fala sobre sete fatores de unidade espiritual. Mas não vamos falar sobre isso. Vamos ver só o verso 6. O último desse sete ele diz: um só Deus e Pai. Você vê que isso acompanha a epístola inteira? Deus e Pai, Deus e Pai, Deus e Pai. Ele une essas figuras. Ele é Homem perfeito que nos reconciliou com Deus e Ele mesmo é o Filho amado que nos
introduziu no seio do Pai, usando as palavras de João. O Filho que está no seio do Pai.
Então irmãos eu estou usando esses textos para que você veja porque que a figura da família é importante para Paulo. Agora, dentro das cinco metáforas que eu coloquei, ainda um pequeno ponto de introdução, dentro das cinco que eu já citei, eu queria destacar três. Observe a família, a noiva e o templo. Primeira, terceira e a quinta. Qual é o Supremo Propósito de Deus? O nosso Deus é triuno. Deus o Pai. Deus o Filho. Deus o Espírito Santo. Todas as três pessoas, cem por cento Deus. Não um terço de Deus para cada uma, mas todas as três pessoas, cem por cento Deus, porque há uma comunicação de essência. Deus é um. Mas não é três, no que concerne à essência. Ele é trino no que concerne a pessoas. Então irmão, para que o Deus triuno esteja satisfeito, nós precisamos de uma família de filhos para o Pai, porque esse é o desejo de Deus, o Pai, ter uma família de filhos. Ele é Pai. Pai sem filho, não é pai. Deus não começou em um certo tempo, vamos colocar entre aspas, lá na eternidade. Não. Ele sempre é Pai, porque o Seu Filho não foi criado, como dizem as testemunhas de Jeová. Uma heresia. O Seu Filho é eterno. Seu Filho foi gerado eternamente de si mesmo, fora do tempo. Então o Pai, sempre é Pai, assim como o Filho sempre é Filho. Então, qual o desejo do Pai? Por meio do Filho, ter uma família de filhos. Ele plantou o seu único Filho. Aquele que se mantém rebelde contra o Filho, não verá a Vida. Sobre ele permanece a ira de Deus. (João 3:36 Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.) Porque a única forma de sermos filhos de Deus, não é sermos criados por Deus. Isso nos concede o caráter de criaturas. A única maneira de sermos filhos de Deus, é sermos adotados por meio de Cristo. É nós cremos em Cristo, o Filho unigênito que Ele enviou. 1 João 5:12 Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. João 3:36 Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. Então como que Deus o Pai pode ficar satisfeito? Com uma família de filhos, não apenas regenerados, mas feitos, semelhantes ao seu Filho. Você
consegue ver isso irmão com clareza? O desejo de Deus é levar esses filhos que ele inicialmente regenerou, Ele plantou o seu espírito morto, Ele plantou vida. (Efésios 2 1 ¶ Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados.) Ele vos deu vida. Então a partir da regeneração ele vai trabalhar esses filhos no coração, nas afeições, na vontade, na mente. O que é que Ele vai fazer com esses filhos? Tornar esses muitos filhos, semelhantes ao seu Filho. Você já pensou nesse privilégio? Você quer isso? Você quer ter um coração semelhante ao do Senhor Jesus? Você é capaz de orar como João Batista: importa que Ele cresça e que eu diminua!!( João 3:30 ) Você é quer sofrer esse processo da prensa de Deus, onde Ele possa moer você? Um pão inteiro não alimenta ninguém. O Senhor quer moer você, e formar o Seu Filho em você para que você possa ser plenamente feliz. Esse é o propósito de Deus: muitos filhos semelhantes ao Seu Filho. Por isso Ele tem trabalhado incansavelmente em nossas almas a partir do nosso Espírito regenerado. Não é? Quantos ensinamentos Bíblico existem em torno dessas questões que eu estou tocando aqui e você precisa estar claro sobre isso porque você é um cristão. Então irmão, para que Deus o Pai, que é cem por cento Deus, esteja cem por cento satisfeito como Pai, Ele precisa de uma família enorme, porque Ele assim quis, desde antes da fundação do mundo (Efésios 1:3) Ele nos escolheu em Cristo, antes da fundação do mundo. Não é? Nos predestinou para Ele. Para que Ele nos predestinou? Para a adoção de filhos. Efésios 1:4. Nos predestinou para Ele, para adoção de filhos. Huiothesia (adoção). Hoje nós não vamos ter tempo de falar nessa palavra. Ela é cheia de significado. Adotados como filhos maduros. Então o Senhor nos separou para adoção de filhos, mediante Jesus Cristo para que Deus o Pai esteja plenamente satisfeito. O Espírito Santo irá trabalhar incansavelmente em nossas vidas, para que isso seja cumprido e será cumprido, porque nenhum dos seus planos pode ser frustrado. Esse é o nosso Deus.
Irmão. Essa é a metáfora da família, uma família de filhos semelhante ao seu Filho. Agora Deus não é apenas Pai. Deus é Filho e para que Deus o Filho esteja cem por cento satisfeito, Ele quer algo. O que é que o Filho quer? Uma noiva. Quando
você lê Apocalipse 19, você vê a alegria do Filho diante dessa noiva. Aquele coro cantando Apocalipse 19:7 Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, Esse é o Deus Filho que é cem por cento Deus, cem por cento satisfeito. Ele precisa de uma noiva. Paulo sabia disso e quando ele escreve aos Coríntios ele diz: 2 Coríntios 11:2 Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo. Porque eu vos tenho preparado para vos apresentar como que? Uma virgem pura para um só esposo que é Cristo. Então essa é a segunda metáfora, a da noiva, para que Deus o Filho esteja satisfeito. Ele está preparando, de novo, através do seu Espírito, uma noiva, adornada, de veste de linho fino, como Apocalipse 19 diz, para que então ela entre nas bodas do cordeiro. Mas irmãos, ainda não estamos completos. O Espírito Santo é Deus, cem por cento Deus. E o Espírito Santo foi enviado do céu, baseado na obra de Cristo, Pentecostes, baseado no Calvário, para que Ele o Espírito Santo sendo Deus, cem por cento Deus, encontre o quê em nós? Um lugar de habitação. Um templo. Então Efésios 2:22 diz que nós, Paulo diz: vós juntamente estais sendo - olhe o processo – estais sendo edificados para habitação de Deus, no Espírito. Então para que Deus, o Espírito Santo, esteja também totalmente satisfeito, Ele deve encontrar um templo no qual Ele possa habitar. Então irmãos isso toca o Supremo Propósito de Deus, o Deus triuno satisfeito. Essas três coisas estão se processando em nós. Nós somos uma família de filhos e isso agrada ao Pai. Nós somos uma noiva e isso agrada ao Filho, e nós somos um templo e isso agrada ao Espírito. Então Paulo usa essas três metáforas em Efésios. Se você puder pegar isso na sua visão, você vai ter muita ajuda quando ler as epístolas. Muita ajuda. Você vai ver que sempre Paulo está caminhando por essas figuras. Lembra os Tessalonicenses? Só para ti ajudar um pouquinho mais, quando ele escreve aos Tessalonicenses, ele fala assim: eu vos quero muito e eu sou para vocês como uma ama. É a figura da família, do Pai. Uma ama que acaricia os próprios filhos(1 Ts 2:7). Eu estava disposto a dar para você não somente o Evangelho, mas a minha própria vida. Ele usa aquela
figura da galinha(Mateus 23:37), que reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas e cuida delas, ele escreveu aos de Tessalônica. Então você vai ver Paulo sempre usando essas três metáforas de forma muito especial.
Mas hoje então, no tempo em que ainda temos, eu queria falar sobre esses quatro componentes, e eu quero ser objetivo, citar os textos para depois você desenvolver por você mesmo, porque o assunto é muito extenso. Então, se você puder ter uma visão mesmo que panorâmica, você mesmo vai fazer o seu estudo. Quatro itens pelo menos, que no meu modo de ver são muito significativos sobre essa primeira metáfora, família. Quatro itens. Vamos examinar na própria epístola aos Efésios. Abra primeiro no cap. 3, para enfocar um primeiro aspecto que eu gostaria de ver com os irmãos que já citei até na reunião anterior. Primeiro item importante com relação a sermos família de Deus, ou seja sermos edificados como família de Deus, é que nós compartilhamos, e isso é algo inerente à família e não há família sem isso. Sendo família de Deus, primeiro lugar, nós compartilhamos a natureza de Deus. Seu vizinho não compartilha a sua natureza. Seu melhor amigo não compartilha a sua natureza, mas seu filho compartilha a sua natureza. Então o Pai e a sua família de filhos. Por que nós somos filhos? Porque por causa da obra do Calvário nós fomos adotados. O Senhor Jesus quando morreu cancelou o espírito de dívida que era contra nós. Quando Ele ressuscitou, pôde repartir a sua vida conosco. Sangue e água. Quando Ele ressuscitou e repartiu a sua vida conosco. Ele vos deu vida estando vós mortos. Primeiro item: a família compartilha da natureza Divina. Irmão, isso é um imenso privilégio. Esse é o grande problema do mundo. O mundo só tem uma natureza que se chama natureza adâmica: recebeu de Adão. Uma natureza caída, uma natureza que não quer a Deus, que não busca a Deus. Nem tateando pode achar, mas pela graça de Deus e pela palavra da verdade do Evangelho, aqueles que o Senhor então alcançou e gerou naquele espírito morto, vida. Nova natureza. Novo nascimento. Quem não nascer da água e do espírito não pode nem ver o reino de Deus e nem entrar no reino de Deus. Então o primeiro item sobre a família, um imenso privilégio cristão nosso, se você é um cristão genuíno,
se você foi achado pelo Senhor Jesus, se você conhece ao Senhor Jesus, se você não tem apenas uma profissão externa de fé, mas se você já tocou o Senhor pessoalmente, se a sua vida tem dado este testemunho, com tudo o que Ele significa, então você pertence ao Senhor Jesus, agora por natureza. Pedro também fala disso na sua epístola de uma maneira linda. Ele diz assim que nós fomos tornados pela sua imensa graça, Ele nos concedeu todas as coisas que nos conduzem à vida, à piedade e etc. Depois ele diz assim: 2 Pedro 1:4 pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo, O irmão está vendo que é a única forma de sermos livres da corrupção das paixões que há no mundo é participarmos de uma natureza nova? Na natureza antiga não tem jeito. Você tentar lutar contra falsos focos, ilusões, ambições, desejos, cobiças, paixões, baseado na energia de sua própria carne, está alimentando a sua própria carne. Quanto mais você luta, mais você fortalece a sua carne. Você só pode ser vitorioso, habitando em Cristo, baseado na nova natureza que ti foi dado. Uma natureza que, nela mesma, não tem nenhum amor ao mundo. Uma natureza que nela mesma é obediente. Uma natureza que nela mesma é mansa, é humilde, tem paz. Então irmão, a participação na natureza divina ela é singular da igreja. Nenhuma seita, nenhuma filosofia, nenhuma religião, nenhum homem mundano participa dessa benção. Só a igreja, participante da natureza divina. Irmão. Cheque com você mesmo essa experiência. Você é participante da natureza divina? Você já foi achado pelo Senhor Jesus? Você vive uma vida de relação com Ele? Ou você só teve um berço religioso? Essa pergunta é vital para a sua alma. Em primeiro lugar essa pergunta vai determinar se você vai habitar com Cristo eternamente ou você vai estar no inferno eternamente. Então você deve checar a sua experiência. Você participa da natureza divina? Você foi achado pelo Senhor Jesus? Você já rendeu voluntariamente o seu coração a Ele como único e suficiente Salvador? Isso é de vital importância. A família compartilha de natureza, co-participantes da natureza divina. Então Paulo usa um pouco dessa figura aqui nessa epístola. No cap. 3 por
exemplo, já falei, verso 14 e 15, o Pai de quem toma o nome toda a família. Olhe a intimidade aí. Olhe a participação na natureza divina. Desse Pai, toma o nome toda a família. Quem é toda a família? Ele chama mais para frente aí, de todos os santos. Não são todos os homens. Meu irmão. Tome cuidado com o universalismo. Univsersalismo pode ser fatal para você. Deus não é um Pai universal. Não. Ele é um criador universal. Ele é criador de todo o universo, mas é Pai daqueles que se renderam a Cristo. Pai daqueles que conhecem a Cristo, o seu Filho. Não é? Então o versículo Efésios 3:15 de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, Toma o nome do Pai. Participação na natureza. Nome na Bíblia sempre quer dizer pessoa, caráter, ser. Toda vez que a Bíblia fala nome de Deus, nome do Pai, é o ser do Pai, o caráter do Pai, é o que o Pai é Nele mesmo. Então quando a família toma o nome do Pai, quer dizer, participa da natureza, assim como no natural. Nós damos aos nossos filhos, o primeiro, o segundo o terceiro, o quarto nome que nós queremos. Ele não se dá nome. O nome é dado a ele. Primeiro, o segundo, quantos você tiver. Do Pai, toma o nome, toda a família. Que linda figura. Isso fala de participação da natureza. E você vai ver isso em outros textos, vamos passar para a segunda, para nós não ficarmos presos aqui nessa reunião.
Segundo aspecto. A família participa de propósito. Isso é muito importante, muito lindo. Nós vamos continuar em Efésios, voltar ao cap. 1, e veja por exemplo, vou citar alguns textos só em Efésios. Veja o versículo 9 e o 10, como são tremendos. Em primeiro lugar a família participa da natureza de Deus, por ser família. Em segundo lugar, outra tremenda bênção, que tem a ver com a nossa situação e posição de família, que nós participamos do propósito de Deus. Que coisa tremenda irmãos. Como eu falei no início, nós não somente fomos reconciliados por Deus, ou com Deus, mas nós fomos adotados em uma família e família fala de uma forma muito singular de propósito. Uma família sem propósito não significa nada. É uma família insípida. É uma família que não sabe de onde veio e nem para onde vai. Família fala de propósito. Para isso o Senhor estabeleceu o governo na família. Um pai de família é responsável por tudo o que entra ou que sai da família.
Ele deve funcionar na família como uma porta. Você sempre deve contemplar, e você iria ganhar muito fazendo um estudo por você mesmo, da figura dos dois sentidos. O que nós somos para Deus sendo família e o que a família natural significa, nesse assunto do Pai. O pai tem a responsabilidade de ser aquele filtro na família, do que entra e do que sai da família, porque família é lugar de propósito. O pai é responsável diante de Deus por dirigir a família a um propósito. O que é que ele quer que a família veja? A família veja que nós existimos nessa vida para ganhar dinheiro, trabalhar, ser felizes e prósperos. Então a família vai viver em função disso. Agora se o pai ver que a família existe nesse mundo para glorificar a Deus, amá-lo de todo o coração, então a família vai viver neste foco e tudo vai ser julgado segundo este foco. Então nós vamos deixar de ter silêncio de Adão na família, homens escondidos atrás de moitas, pais omissos e vamos ter homens verdadeiramente responsáveis por dirigir as suas famílias, porque eles serão cobrados por Deus com relação a esse assunto. Eles são pais, eles são figuras simbólicas. Não é? Que o Senhor nos ajude irmãos. Nós temos uma imensa responsabilidade. Às vezes algumas irmãs lêem aquele texto de 1ª Pedro cap. 3 de 1 a 7, e elas falam assim que o Espírito Santo foi tão injusto, digamos assim. Ali tem seis versículos sobre as mulheres, corrigindo as mulheres em diversos aspectos e só um sobre os homens. Irmão, mas aquele versículo sétimo sobre os homens ele inclui os seis sobre as mulheres e muito mais, tal o seu peso, tal o peso daquele verso 7 de 1ª Pedro 3, onde ele diz: 1 Pedro 3:7 Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações. Vivei a vida do lar. Não viva a vida do trabalho. Viva com discernimento. Não é o Adão atrás da moita, não. Viva com discernimento. Olhe o que está acontecendo na sua família, abra os seus olhos. Veja o que está entrando, veja o que está saindo, veja o que seu filho está ouvindo, veja o que o seu filho está lendo. Ajude-o, ore com ele, encoraja-o, exorte-o, discipline-o, ame-o, porque você é responsável. Maridos vivei a
vida comum do lar, com discernimento. Olhe o peso dessas palavras, tendo consideração para com a vossa mulher como uma parte mais frágil. Tratai-a com dignidade. Vocês são herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações. É muito peso. Só pela graça de Deus nós realmente podemos viver isso e vivemos pela graça e pela bondade do Senhor. Mas é nossa responsabilidade. Então irmãos, família fala de propósito.
Eu toquei aqui no aspecto natural para quem sabe poder te ajudar também, nessa parte aplicada. Agora vamos voltar para a família celestial. Vamos voltar para o Pai celestial, nosso Deus. Olhe o cap.1:9. O que é que esse Pai celestial fez? Ele não só, como diz no verso 3 nos escolheu e nos abençoou com toda sorte de benção espiritual, no verso 4 nos escolheu, no verso 5 nos predestinou, tremendas e eternas bênçãos, no 7 nos redimiu, e agora no versículo 9, como se não bastasse toda essa abundância de graça que ele já nos deu nos versos anteriores, olhe o que Ele fez no verso 9! Desvendando-nos o mistério da sua vontade. Está vendo? O Pai teve igual prazer, da mesma maneira que escolheu, predestinou, amou., redimiu, Ele teve igual prazer em fazer o quê? Desvendar, que no sentido literal significa rasgar o véu. Ele teve prazer de abrir o seu propósito para a igreja e dizer: sabe para quê que eu chamei vocês? Eu vou dizer: para louvor da glória da minha graça. Chamei vocês para mim, para serem minha propriedade. Vocês vão trabalhar, vocês vão ter bens, vocês vão ser cidadãos responsáveis, vocês vão poder estar em posição de autoridade; tudo secundário. Eu chamei vocês para o louvor da glória da minha graça. Nessas posições, qualquer que seja, se vocês estiverem vivendo o foco, o centro em mim, vocês vão expressar o meu reino, do contrário, vocês serão mais uma engrenagem no rolo compressor do mundo. Nada mais. Mas irmãos, por causa do versículo 9, nós não somos apenas uma engrenagem. Nós somos pessoas com propósito porque Deus desvendou o mistério. Paulo gosta muito dessa palavra também. Possivelmente ele a usa de forma muito proposital para combater aquele gnosticismo incipiente que estava perturbando algumas igrejas. Eles adoravam essa palavra “musterion” no grego, que significa algo que está oculto, algo que está fechado. Ele usou essa palavra, mas usou
em sentido diferente. Os místicos usam no sentido esotérico. Esoterismo. Significa doutrina oculta, fechada. Os gnósticos eram assim. Paulo pegou essa palavra emprestada deles e falou assim: sabe esse mistério que vocês tanto falam aí, esse mistério não tem mistério mais. Não tem mistério nenhum nesse mistério, porque todo o mistério já foi revelado em Cristo. Em Colossenses 2:2 ele diz assim: 2 para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, Cristo é este mistério, em quem estão ocultos todos os segredos da sabedoria e do conhecimento. Coisa tremenda. Irmão, saiba você que simplesmente por ter sido achado pelo Senhor, você é dos mais sábios entre os homens, porque habita em você unção celestial. Você sabe de coisas que as pessoas não nascem sabendo. Você desfruta algo que as pessoas não nascem desfrutando. Você tem um senso de direção que as pessoas não nascem tendo. Você foi alcançado pela graça de Deus e recebeu uma natureza nova em Cristo Jesus. Você pertence à família e por pertencer à família, família tem propósito e então o Pai desvendou o propósito para a família. Ele fala assim: “meus filhos, vamos andar por aqui, porque o que eu quero de você é torná-los semelhantes ao meu Filho. E se vocês quiserem saber alguns detalhes dessa caminho obscuro, busquem de mim”. Você necessita de sabedoria, peça a Deus que a todos dá liberalmente(Tiago 1:5). Eu vou poder dizer algumas coisas para vocês, e quando eu disser, não preocupa não. Se você manter seu coração fiel e leal a Mim, Eu conheço o caminho e tenho o propósito e nenhum de meus planos pode ser frustrado. Mesmo que você não saiba, eu sei. Confie em Mim, ande em Mim, permaneça em Mim. Efésios 1:9 desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, Esse mistério, segundo Paulo fala aqui, ele segue, ele é de acordo, a palavra aí é “segundo”, com um prazer, beneplácito, um prazer, que Ele propôs em Cristo. Prazer de Deus. Ele desvendou esse mistério que é segundo o seu prazer. Qual o prazer de Deus? Fazer com que todas as coisas possam convergir em Cristo. Está escrito no verso 10. Ele quer tornar muitos filhos iguais ao Seu Filho, usando as
palavras do verso 10, Ele vai convergir todas as coisas no Seu Filho. Não só a sua família, mas todas as coisas. É claro que nessas todas as coisas, nós não estamos falando, de novo, de universalismo. Nem todos serão salvos. O diabo não vai ser salvo. Não vai haver oportunidade de resgate para demônios. Nada de universalismo, mas todas as coisas, de uma forma misteriosa aos nossos corações, mas elas vão convergir para Cristo no sentido de dar glórias a Ele. Filipenses diz que todo joelho, no céu, na terra, debaixo da terra se dobrará e confessará que Jesus Cristo é o Senhor para glória de Deus Pai. Até os que estão em juízo o farão. Então irmão, desfruta de propósito. Só mais um versículo para ajudar a você ver mais essa carta. Olhe o cap. 2:7, um pouco mais desse propósito. Olhe o propósito dessa família que Deus separou. Efésios 2:7 para (uma preposição que fala de propósito) mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Quando você olha para a sua família, você encaixa a sua família aqui? Sua família serve para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça? Sua família tem sido cuidada para isso, para que na sua família possa ser visto graça sobre graça, sobre graça? O Senhor lidando, o Senhor cuidando, o Senhor trabalhando vidas, levando à semelhança com Cristo. Esse é o propósito de Deus para a sua família. Cap. 2:7, a família Dele, Deus.
Mais um versículo nesse assunto. O cap. 3. Olhe os versículos 10 e 11. Para que pela igreja, essa família, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida agora. Não só naquele dia que o Senhor vier, mas agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais. Agora olhe o verso 11. Qual a palavrinha que aparece aí? 11 segundo o eterno propósito e estabeleceu, isto é, nada vai revogar, Ele estabeleceu, está decretado em Cristo Jesus o nosso Senhor. Muito lindo esse verso também, porque família compartilha de propósito e você tem esse privilégio irmão. Você não é um tonto. Você não é alguém que está aí tateando no escuro. Você é alguém que sabe, porque conhece a Cristo e pertence ao Pai. Você sabe do Seu propósito. Então você deve viver para Ele em todas as facetas de sua vida, nas relações, no trabalho, na vida da igreja, em todas as áreas.
Terceiro item. Amizade. Se você olhar essa epístola cap. 4 versos de 1 a 3, depois versos 25 em diante, se você olhar esse contexto, principalmente do capítulo 4, e do cap. 5 até ali pelo verso 10 e 11, você vai ver o quanto ele fala desse relacionamento. A família foi chamada para desfrutar essa intimidade de relacionamento, para que nós estejamos nos cuidando, nos suportando, sendo benignos, sendo compassivos, e ele fala assim em Efésios 5:1 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados. Está vendo que relação que ele coloca aí, de intimidade? De dependência uns dos outros, especificamente de amizade? 2 e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. Não é imitadores como servos. É mais do que isso. É imitadores como filhos, porque o Filho tem a mesma natureza. Então nós imitamos como filhos porque a natureza do Pai está em nós. Se não tivesse nós não teríamos nenhuma chance de imitá-lo. Ninguém consegue imitar a Deus. Só aqueles que tem a natureza de Deus. É Deus mesmo que vive neles e por meio deles. Então esse terceiro item você vai ver principalmente nesses capítulos 4 e começo do cap. 5. Essa amizade, esse laço se você quiser, esse laço de compromisso, laço de cuidado, laço de ajuda, laço de responsabilidade, laço de verdade. Efésios 4:25 Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Laços. Esse é um elemento importante na família de Deus. Laços. Quando você olha para o seu irmão, o seu irmão é descartável? Tanto faz para você a quantas andam o bem estar da alma dele? Tanto faz para você a quantas andam o seu bem estar espiritual? Então isso não é família de Deus. A família tem laços. A queda dos irmãos doem em nossos corações; o arrependimento dos irmãos alegram o nosso coração. O crescimento espiritual das famílias nos enchem de satisfação. Não é? Porque nós temos laços. Nós não somos religiosos, nós não estamos cumprindo dever uns diante dos outros. Nós temos laços de família. Amizade. Terceiro elemento importante. Depois você estude por você mesmo. E o último para nós terminarmos.
Serviço. Queria ler rapidamente no cap. 6, para encerrarmos então esse assunto sobre família. Família de Deus.
Irmão. No cap. 6 Paulo coloca alguns versículos se referindo ao servo natural, o empregado, mas eu queria extrair daqui princípios, porque é claro que Paulo não está falando apenas do empregado natural. Ele está dando ordens específicas a eles. Esse é o primeiro sentido. Mas com muita certeza e clareza nós podemos extrair princípios de serviço, baseado na orientação que Paulo deu aos servos, literais, os empregados, dizendo: “empregado. Obedeça ao seu patrão. Não trabalhe só debaixo da vista dele, como se você tivesse servindo a ele. Mas você está servindo ao Senhor no céu. São princípios assim. Então veja que nós podemos extrair aí princípios espirituais muito ricos, que falam de novo sobre a família, mostrando que a família, também, é um lugar de serviço. Assim então como é lugar de compartilhar a natureza, assim como é lugar de compartilhar propósito, assim como é lugar de compartilhar amizades, laços, família é lugar de compartilhar serviço. Uma das coisas mais preciosas, que você pode promover na sua família, são pessoas que servem. Não pessoas preguiçosas, egocêntricas, pessoas que são servidas o tempo todo. A pior coisa que os pais podem fazer aos filhos é servi-los todo o tempo. A melhor coisa que os pais podem fazer aos filhos é ensiná-los a servir, servindo-os, mas ajudá-los a servir, para que eles sejam retirados da sua ilha egocêntrica e torná-los então retos, aprendendo a ser servos. Na igreja é a mesma coisa. É muito fácil você se assentar em um banco, numa cadeira, uma reunião após outra, ficar cobrando de toda a igreja que te assista, que te ajude, ore por você, e faça. Isso é muito simples. Mas você entender que a igreja é família na qual você foi chamado, que você está ali como um dos servos, é diferente. Você está ali com uma responsabilidade de servir, segundo a direção que o Senhor for te dando. Ajudar um irmão, exortar um casal, aconselhar outro, orar com outro, ajudar a outro, em todos os sentidos, material, espiritual, físico, emocional. Não é? Serviço. É outra marca da família de Deus. Então bem rapidamente nesses versos. Verso 5 diz assim: Efésios 6:5 Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor. Primeiro item importante. Temor e tremor. Temor, porque nós reconhecemos que Deus é o único soberano. Tremor, porque nós reconhecemos que esse soberano julgará o nosso serviço.
Isso é muito falado pelo Senhor, inclusive em parábolas em Mateus. Parábola das dez minas, parábolas dos talentos - “muito bem servo bom e fiel. Foste fiel no pouco e sobre o muito te colocarei”. Então tremor e temor no serviço a Deus. Olha como você serve. Veja se você não está servindo na energia da carne. Não seja omisso no servir; não se deixe reter pela sua vergonha, pela sua timidez. Aprenda a servir. Se você é tímido envergonhado, ore ao Senhor, 2 Timóteo 1:7 Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. Então esse é um princípio importante. Temor e tremor no serviço de Deus. Temor porque ele é soberano e tremor porque Ele vai nos julgar baseado nos nossos serviços. Depois Ele diz: na sinceridade do vosso coração. Sirva, com sinceridade. Você sabe que a palavra original no latim, sincero, significa “com uma cara limpa, despida, sem cera”. Sirva com o coração sincero. Não sirva esperando receber. Não tem uma mão na frente e a outra escondida atrás, para ver o que é que você pode receber do serviço que você está dando. Não é? O nosso serviço na igreja deve ser despido, sincero. A sinceridade do vosso coração, como a Cristo. 6 não servindo à vista, Que princípio irmão. Que princípio. Sabe por quê? Porque uma das maiores tentações que nós temos é tocar o sininho quando nós estamos servindo. Tocar o sino. Os fariseus quando estavam jejuando eles ficavam com aquele rosto mais abatido, o mais fundo possível, para parecer aos homens que eles estavam jejuando. Até desgrenhavam o cabelo. “Nossa. Ele está sofrendo muito. Olhe o cabelo dele como é que está!!” Eles até desgrenhavam os cabelos para parecer aos homens que eles jejuam. Quando eles davam esmolas eles tocavam trombetas para que todo mundo vissem as esmolas que eles estavam dando. Nós temos a tentação no nosso coração quando servimos na igreja. Você quer que, de alguma maneira, os outros saibam o que você fez. E o Senhor diz em Mateus 6:3: não saiba a tua mão esquerda o que fez a direita. Então esse é um princípio de serviço no corpo. Uma das maiores tentações nesse sentido quem passa, são especialmente aqueles que pregam a palavra. E eu sou um deles. Há uma tentação grande no nosso coração, se não estivermos em Cristo de que nós sejamos visto, e isso é mau diante dos olhos do Senhor. Se há
isso em nosso coração, nós seremos julgados por ele, porque servimos com motivação impura, inadequada. Então esse versículo é muito importante. 6 não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; Agradar homens. Está vendo? Outra questão séria no corpo de Cristo. Veja como tem princípios aí ricos. Os irmãos estão vendo? Você vai servir o corpo de Cristo para agradar a homens? Quando você ouve um irmão que porventura está passando uma dor, um sofrimento, uma aflição, duas coisas. Você deve buscar do Senhor um coração empático. Não é só simpático não. É empático. Simpático significa sofrer junto. Empático significa sofrer dentro. Você deve procurar pelo espírito, passar “com” ele, aquele sofrimento, como ele mesmo passa: empatia. Esse é um lado. O outro lado, nunca deixe a verdade de fora. Segundo a direção do Senhor você deve falar a ele o que o espírito está te dizendo que ele precisa ouvir. Você deve, quem sabe, ajudá-lo a ver por que ele está passando por essa dificuldade, se é que isso é possível. Não é? Você não deve procurar agradar a homens. Você deve saber que você agradando a Cristo, está edificando a vida do seu irmão, confrontando-o, quem sabe, procurando ajudá-lo no arrependimento, em rever coisas que ele precisa rever, na sua situação familiar, paternal, doméstica, de trabalho. Há até os que estão no trabalho errado. São maus trabalhadores, são desobedientes. E eles sofrem conseqüência se eles querem que de alguma maneira a igreja supra aquilo. É um erro. Nós temos que ser responsáveis. A igreja não existe para ficar ensinando as pessoas a comer peixe. A igreja existe para ensinar aos homens a pescar o seu próprio peixe. Paulo escreveu para os Tessalonicenses que aquele que não quer trabalhar, que também não coma. Então, faz parte da igreja deixar alguém com fome se ele não quer trabalhar. Será que nós vemos assim? Então que o Senhor nos ajude a servirmos não para agradar a homens, mas servimos para agradar a Cristo. Não é? Então irmãos, há muito de emocionalismo no serviço de Deus. Há muito de carne, boa carne. A carne é boa, religiosa, atenciosa, filantropa, a boa carne. Mas que o Senhor nos livre da boa carne, porque a boa carne ainda é carne. 6 não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos
de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; Servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como homens e vamos parar nesse versículo. Depois o versículo 8 vai dizer exatamente o que eu já citei, que o Senhor vai galardoar os serviços. Eles vão receber do Senhor a recompensa quer seja escravo quer livre, ele fala no verso 8. Agora, no 7 ele diz: de boa vontade. Então de novo é mais um princípio que sonda o nosso coração. A igreja é família de Deus e a família serve, porque nós servimos. Nós servimos de boa vontade ou você está constrangido de alguma maneira? É teu marido que te empurra para servir? É tua mulher que te empurra para servir? Ou você serve de boa vontade? Então irmão, tem muitos princípios aí, claros, com relação ao serviço no sentido primeiro, do servo literal, o empregado, mas por excelência, princípios espirituais no serviço. O Senhor nos ajude a meditar neles para que entre nós haja manifestação deste serviço. Um serviço verdadeiramente altruísta, não egocêntrico, um serviço que nada espera receber, um serviço que não agrada a homens, que não tenha essa motivação, mas agradar a Cristo. Agrada a aqueles que são servidos, por conseqüência. Se você está servindo agradando Cristo, você irá agradar todos aqueles que querem Cristo. Agora, se você mantiver o seu foco no agradar a Cristo, você pode desagradar aqueles que não querem Cristo. É um preço que você tem de pagar. Se você quiser ser amigo de todos, você vai ter muita dificuldade, você vai ser infiel ao Senhor. O próprio Senhor Jesus não foi amigo de todos. No que concerne ao coração Dele, esse era o seu desejo, mas isso foi uma impossibilidade, porque os outros não podiam compreendê-lo no seu servir. Assim é na igreja.
Então irmãos, todos esses princípios eu tive desejo de enfocar com os irmãos, pois eles são importantes na nossa visão de família, esses quatro aspectos. Que o Senhor o conduza a gastar um pouco mais de tempo neles, meditando, orando e considerando diante do Senhor, para que o serviço na casa de Deus, que somos nós, possa ser fortalecido, um serviço genuíno. Um serviço que ateste que Deus está de fato, no meio de nós, para a glória dele. Vamos orar.
Ó Pai nos ajude a sermos verdadeiramente servos conforme o Teu Filho Servo, o Senhor Jesus. Quanto há no
nosso coração que precisa ser mudado. Quanto há no nosso coração a ser aprendido com o Filho que é servo, o Senhor Jesus. Pedimos ao Senhor que possa estar lidando com princípios que regem o nosso coração, não com a aparência externa, mas com a motivação interior. Que nós sejamos conduzidos a arrependimentos mais profundos em nosso serviço. Quanto precisamos disso. Nós desejamos ser assim apurados como família para ti, de tal forma que o Senhor venha a se agradar em nossa vida, como família tua. Que o Senhor possa nos dar essa testificação como o senso da sua presença entre de nós, de que o Senhor realmente tem se agradado de estar entre nós. Nós queremos ter esse privilégio de experimentar essa testificação de que o Senhor tem passeado entre o teu povo e tem espevitado esse candeeiro com a tua tesoura, a tua palavra, falado aos corações, arrumado a casa de nossas vidas, segundo aquilo que está no teu coração e nós pedimos a Ti que realmente prossiga essa obra em nossos corações. Nos conquista mais profundamente, mais definitivamente Senhor, mais integralmente. Nós pedimos a Ti Senhor. Revela-nos mais do Teu amor, da Tua graça. Possamos servir a Ti com temor e com Tremor. Dá-nos conhecer mais da tua santidade e da tua beleza. Senhor, faz tudo em nós. Nós somos uma obra inacabada. Precisamos da perseverança do nosso salvador, trabalhando em nossas vidas. Pedimos ao Senhor que nos assista, no supra, complete a obra que o Senhor começou em nós. Não nos permita ficar à margem, à beira do caminho. Nós te pedimos em nome de Jesus. Amém.
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Extraído de uma série de estudos com o tema "FUNDAMENTOS DA NOSSA CONFISSÃO"(Romeu Bornelli)
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