23 maio, 2012

Espírito Santo 4 - Romeu Bornelli

Vamos abrir as nossas Bíblias no cap. 14 do Evangelho de João. Vamos ler alguns versículos, a partir do verso 16. 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, 17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. 18 ¶ Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. 19 Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis. 20 Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós. 21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. 22 Disse-lhe Judas, não o Iscariotes: Donde procede, Senhor, que estás para manifestar-te a nós e não ao mundo? 23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. 26 mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. Cap. 15, últimos versos, versículos 26 e 27. 26 ¶ Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; 27 e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio. Cap. 16: 7 ¶ Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. 8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9 do pecado, porque não crêem em mim; 10 da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; 11 do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. 12 Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; 13 quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. 14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. 15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. Irmãos, na reunião anterior, nós entramos nesses chamados Discursos do Cenáculo, dizendo para os irmãos que o cap. 13 dessa série, ele faz a abordagem inicial a respeito desses discursos que seria então indispensável para nós lermos o cap. 13, antes de entrarmos nos discursos específicos a respeito do Consolador. Já comentamos o que o Senhor fez no cap. 13, chamando aqueles discípulos como sendo então o anfitrião da festa. Foi Ele quem preparou, separou aquele local, aquele pequeno Cenáculo mobiliado, e disse aos discípulos que Ele desejou, ansiosamente, comer aquela Páscoa com eles, antes do seu dia então, se referindo à cruz, aquele cálice, a cruz, acontecesse. Então o Senhor preparou aquela festa e deu para os seus discípulos, como sempre, em todos os casos, aquelas últimas palavras, que são então, sem dúvida nenhuma, como é verdadeiro com relação a qualquer vida humana, não é diferente com relação ao Senhor. Ele expressou aos discípulos, aquele assunto que, sem dúvida, era o mais caro ao seu coração, que eram os seus próprios discípulos, tanto que Ele consuma os discursos do Cenáculo, no cap. 17, os irmãos se lembram, orando. E orando com um foco específico ali, claro que em primeiro lugar o Pai, João 17:4 Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer, mas imediatamente, conseqüente de ter o seu foco no Pai, Ele tem o seu foco nos discípulos, os que são do Pai. Então Ele diz: João 17:9 É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. João 17:17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Então, se a mensagem central dos discursos no Cenáculo foi a respeito do Espírito Santo e realmente foi como nós acabamos de ler os textos, o cap. 14 todo praticamente, final do 15, e o cap.16, estão impregnados do ensino do Consolador. Não é assim? Exatamente porque o foco nesses capítulos, são aqueles pelos quais o Senhor intercede: nós, a sua igreja. Então quando Ele diz, o Consolador que é Deus, é pessoa Divina, Ele será enviado pelo Pai em meu nome. Eu vos enviarei da parte do Pai e Ele habitará em vós. Ele estará em vós, Ele será responsável por vós, Ele vos guiará a toda verdade, e vocês também serão responsáveis diante Dele. Vocês não vão entristecê-lo, usando as palavras de Paulo lá em Efésios, vocês não vão apagá-lo; vocês não vão resistir a Ele. Essa é a nossa responsabilidade, mas o Senhor enfoca nos discursos do Cenáculo, a responsabilidade do Espírito Santo, quando Ele diz assim: Ele vos guiará a toda verdade. Ele me glorificará, dará testemunho de mim, anunciará as coisas que haverão de vir. Irmãos, são muitos elementos e nós já compartilhamos na reunião anterior, cap. 14, até o verso 17. Nós andamos desde o início do cap. 14, até o verso 17 e abordamos vários aspectos, com relação ao ministério do Espírito Santo. Falamos então no caso desse alicerce que nós temos estudado, como um dos oito alicerces fundamentais da revelação cristã, a pessoa do Espírito Santo é um deles, e eu disse aos irmãos que nós faríamos, primeiro, uma abordagem subjetiva, observando então, primeiro o que o Espírito Santo faz em nós, através de nós, e depois fazemos uma abordagem objetiva, porque o Espírito Santo faz o que concerne a Ele mesmo, faz porque Ele é o que é. Então nós começamos a fazer isso na reunião passada, quando entramos nesses discursos chamados “do Cenáculo”. Então o Espírito Santo irá fazer essa obra independente de nós. É claro que ela tem um cunho subjetivo, mas ela é uma função objetiva do Espírito Santo. Ele irá fazer. Ele convencerá o mundo do pecado, até o Senhor Jesus voltar. Ele convencerá o mundo do juízo, até o Senhor Jesus voltar, não importando se o mundo creia ou não creia, entenda ou não entenda, aceite ou rejeite, é claro no que concerne, de novo eu digo, à responsabilidade humana, porque aqueles que o Senhor separou, Ele realmente faz a sua obra, a sua graça é irresistível, Ele alcança aqueles que Ele escolheu, mas olhando do lado da responsabilidade humana, nós podemos dizer que o homem tem uma responsabilidade, diante da palavra de Deus, sendo cristão ou não cristão. Mas, a ênfase nos capítulos que nós acabamos de ler é com relação à obra objetiva que tem aplicação subjetiva, mas é uma obra do Espírito, então objetiva: Ele não falhará em fazer, é Dele. Então vamos prosseguir esses aspectos, enfatizando um pouquinho mais, e se o tempo permitir, avançaremos em mais alguns textos, e procuraremos estudar um pouco de Romanos 8, a ênfase ali de Romanos sobre o Espírito Santo. Se não for possível hoje, faremos um outro dia. Cap. 14 do Evangelho de João, nós lemos na reunião anterior, até o verso 17. 17 ......o Espírito da verdade Você observou nos textos que nós lemos no início, quantas vezes Ele é chamado assim? Os irmãos que tiveram presentes hoje na reunião da manhã, você viu como Paulo enfatiza essa questão de verdade e mentira? Deus lhes manda a operação do erro para darem crédito à mentira, todos aqueles que não acolheram o amor da verdade para serem salvos. A Bíblia sempre faz um contraste tremendo e Paulo orientou a Timóteo então, a ser aquele que proclama com paciência, com longanimidade a verdade ou a são doutrina, no poder do Espírito, porque o Espírito é o Espírito da verdade. È a única verdade. A verdade de Deus, revelada em Cristo. É a única verdade. Eu sou o caminho, a verdade. Espírito da Verdade, é um outro nome para Espírito de Cristo, porque Cristo é a verdade. O Espírito da Verdade, é o Espírito de Jesus, é o Espírito do Pai, é o Espírito Santo. É um, e único Espírito, essa pessoa divina, responsável então não só por convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo e operar no mundo a regeneração, àqueles que são chamados - nem todos são chamados - mas aqueles que são chamados, eficazmente por Deus. Então naqueles Ele opera eficazmente a graça regeneradora. Então irmãos, a partir daí, o mesmo Espírito continua operando, agora conduzindo os crentes, como um pastor faz como o rebanho. Essa é a idéia aqui: Ele vos guiará – isso é um pastor - a toda verdade. Eu disse aos irmãos que a palavrinha “outro” do verso 16 desse capítulo 14, “outro Consolador”. Eu vos darei outro Consolador. Lembre-se que “outro” não é um outro de outra qualidade, muito pelo contrário. A palavra outro aí no original aponta para outro de uma mesma essência. Isso é muito importante, porque está dentro da linguagem bíblica da tri unidade de Deus. Onde está o Espírito Santo está o Pai, está o Filho, por causa da Pericorese. Eles inter habitam. Um habita no outro. Você não tem jeito de ter um terço de Deus. Não. Não tem. Quando você tem uma pessoa, você tem todas as pessoas. Então nós temos o Pai, temos o Filho, porque temos o Espírito Santo. Essa é a revelação trinitária Bíblica. Então o verso 16, outro, da mesma qualidade que eu. O Senhor falou: Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Esse outro não é diferente. Ele é o Espírito da verdade que guia essa palavra do Pastoreio. Ele vos guia: “Não é por aqui. É por aqui.” Mas nós temos uma responsabilidade, conservarmos atentos os nossos ouvidos, e aqui de novo, como eu disse para os irmãos, e isso é muito bom, nós dificilmente conseguimos separar o objetivo do subjetivo. A gente só faz isso didaticamente, porque a obra de Deus ela é casada. Esse Deus que operou fatos, objetivos na cruz do Calvário, Ele opera esses fatos em nossas vidas, para que eles tenham poder sobre nós. Então a cruz de Cristo, ela é um fato objetivo, mas ela é também um fato subjetivo. Nós cremos no Senhor que se ofereceu por nós, com uma fé subjetiva, porque o Espírito gerou fé em nós. Não é? Então, de novo aqui, você vai ver essas duas coisas aqui andando juntas. O Espírito faz sim uma obra objetiva. Agora, Ele também nos orienta sim, a termos um ouvir subjetivo. Não é assim? Ele faz uma obra objetiva: convence, ensina, lembra, guia, se você quiser usar os verbos. Não é? Esses que imprimem então a ação. O que é que o Espírito faz? Ele convence, lembra, guia, ensina. Está tudo aí, no texto que nós acabamos de ler. Tudo isso é ministério do Espírito Santo. Ele regenera, vivifica, transforma, glorifica. Tudo isso é ministério do Espírito. Muita coisa, muito assunto, dentro desse grande alicerce, mas irmãos, diante desses fatos objetivos, ele faz e nunca vai deixar de fazer, mas há uma exortação Dele mesmo, o Espírito Santo, em muitos lugares, por exemplo no livro de Hebreus: Ele o Espírito. O Cap. 3 de Hebreus diz especificamente: como diz o Espírito Santo. O Espírito Santo diz: Hebreus 3:15 Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação. Os irmãos estão vendo? Objetivo e o subjetivo. O que é que o Espírito Santo faz e não fala em fazer, e o que é que nós precisamos fazer respondendo ao falar Dele? Não endureçais os vossos corações, como aqueles pais fizeram lá no deserto. Colocaram o Senhor à prova, diversas vezes. Murmuraram. Abandonaram a Deus, ergueram até mesmo ídolos. Quiseram voltar para o Egito e muita coisa mais. Imoralidade, promiscuidade, idolatria. Não é? Murmuração, queixas, contra Deus, contra Moisés, contra tudo. O cap. 3 de Hebreus tem como pano de fundo o deserto, e o Espírito Santo diz: não faça como aquela geração, porque sabe, Deus, é o Deus de toda graça, mas sabe, Deus é o Deus do governo. E aquela geração que foi alvo de toda a graça, ela não experimentou o governo de Deus e por isso aquela geração ficou prostrada no deserto. Você vê irmão. A graça de Deus introduz o governo de Deus. Você separar de Jesus como Salvador de Jesus como Senhor, é fazer uma dicotomia que não existe no Evangelho Os mesmos que confessam que Jesus é o nosso Salvador, que se entregou por nós na cruz, são os mesmos que confessam que Jesus é o nosso Senhor, que requer direitos absolutos sobre nossas vidas. Ele quer a tua mente; Ele quer as Tuas emoções; Ele quer o Teu coração. Filho meu, dá-me o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.( Provérbios 23:26 Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.)( Provérbios 4:23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.) O Senhor quer, nada mais nada menos do que tudo. Irmãos, que Deus ciumento que nós temos. Esse ciúme se expressa através do Espírito Santo. É uma outra ênfase, magnífica, doce, sobre o ministério do Espírito Santo. Antes de prosseguir aqui em João, eu queria citar somente pontos aqui para passarmos, avançarmos aqui nesse assunto, mas antes de prosseguir, deixe marcado aí esse texto de João, e abra a sua Bíblia lá em Tiago cap. 4. Ele nos diz que esse agir do Espírito mais uma vez aqui, a gente vê a obra objetiva e subjetiva, casada. Ele faz. Ele nunca vai deixar de fazer, retratado aqui de uma forma aqui muito linda em Tiago cap. 4. Veja que é o Espírito quem faz. Tiago 4:4 Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 5 Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós? O que é que a Escritura afirma? É como ciúme que por nós anseia o Espírito, que Ele fez habitar em nós. Que lindo texto. Não é ? Anseia. Anseia fala de um desejo imenso. Quase que incontrolável, é uma ânsia, é um desespero. Aqui está dizendo que o Espírito anseia por nós. Você vê que esse texto de Tiago está dentro do contexto dos discursos do Cenáculo? Jesus também falou isso lá. Ele guiará você a toda verdade, fará você lembrarem, Ele estará ali com a vara e o cajado meu, aplicando em vocês. Ele vai me glorificar, vai falar de mim para vocês, convencer vocês do erro, do pecado, vai trazer vocês de volta, chamar ao arrependimento, não é? Porque é com ciúme, tudo o que Ele faz como o Senhor disse nos discursos do Cenáculo, está resumido aqui por Tiago em uma frase. Ele anseia por nós como ciúme. O Espírito que Ele fez habitar. O ensino bíblico do Espírito Santo no Novo Testamento, é o Espírito de habitação. Que privilégio irmão. Honra para mim e para você. Porque naturalmente falando, o nosso destino era o inferno. Filhos da ira, como também os demais. Não é? Como o nosso irmão leu no início da reunião: Efésios 2:4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou. Ele só não nos salvou, mas Ele nos de a habitação do Espírito Santo, o Espírito que clama no nosso espírito, Aba Pai. Um Espírito que antes tinha tremor diante de um juiz, uma consciência que acusava de condenação e de pecados. Agora, por causa da regeneração e da habitação do Espírito Santo nosso coração se volta para esse juiz tremendo que é Deus, juiz santo eterno, e chama esse juiz de Pai. Aba Pai. Que coisa tremenda, porque agora o juízo que esse juiz declarava sobre nós, caiu sobre Ele mesmo, na pessoa do seu Filho. Ele assumiu o nosso lugar. Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, mas imputando a Cristo e nos confiou a palavra da reconciliação. Então veja como é doce irmão, o ministério do Espírito Santo. Hoje se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração. Você não precisa de um professor do seu lado. Você não precisa fazer seminário. Você não precisa ser um acadêmico de teologia. Você precisa andar no Espírito, ser ensinado pelo Espírito. O Espírito vai te conduzir às Escrituras. O Espírito vai te explicar as Escrituras. Irmãos, um dos maiores homens de Deus, que eu já conheci, já pude ouvir, não são acadêmicos, não são teólogos no sentido acadêmico da palavra. São homens de Deus, porque o Espírito Santo doutrinou esses simples pescadores, publicanos, homens do início da carreira cristã, da história cristã, de uma forma tão erudita que quando eles davam o seu testemunho perante autoridades, as pessoas ficavam boquiabertas. Elas diziam assim: (Atos 4:13 Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus.) Como podem homens iletrados e incultos, porque não estudaram em escola secular, como podem homens iletrados e incultos falarem assim? Lembra dessa observação lá em Atos? E eles mesmos tiravam a conclusão. Lá diz que eles falavam assim: Eles reconheciam que eles haviam estado com Jesus. Você sabe que Jesus é mais um iletrado e inculto? Jesus nunca freqüentou uma escola, naturalmente falando, é claro. Mas a palavra de Deus diz que, ao doze anos, porque Ele não é apenas homem e Ele é Deus, na medida em que Ele crescia em sabedoria, estatura e graça, o Logos presente naquele homem, ia ministrando à sua mente humana, edificando a sua mente humana. Então, como doze anos, aqueles letrados sábios ficaram impressionados com eles. Doze anos de idade. Ele falou coisas que impressionou os sábios, quando Ele estava tratando, como Ele chamou, de “negócios do meu Pai”. Mas Jesus também não tinha nenhuma formação acadêmica. Então irmão, veja a preciosidade do ensino do Espírito Santo. O mais singelo entre os cristãos, o mais iletrado, o mais inculto, Ele é sim o mais sábio, do que o mais erudito dos homens, porque Ele tem o Espírito da verdade habitando em si. Ele sabe a verdade sobre Deus. O erudito secular, não sabe. Ele sabe a verdade sobre Cristo. O erudito secular, não sabe. Ele sabe a verdade sobre a vida e sobre a morte, coisa que o erudito secular, não sabe. Ele sabe de onde ele veio. O erudito secular, não sabe. Ele sabe para onde ele vai. O erudito secular, também não sabe. O mais simples cristão é mais sábio do que o mais erudito, porque o Espírito da verdade habita em vós. Ele vos ensinará toda a verdade. Que coisa preciosa irmãos, o ministério do Espírito Santo, e aqui o texto de Tiago enfatiza, mais uma vez, a habitação. Não é alguém que vai e volta, não é nem mesmo alguém que está ao nosso lado. É muito mais do que isso. É alguém que está “em” nós. Por isso, na reunião anterior, no Domingo passado, eu enfatizei com os irmãos aquele texto e Efésios 4, onde Paulo diz assim: não entristeçais o Espírito Santo, no qual fostes selados para o dia da redenção. Selados. O selo vem e gruda. Selado. Selados para o dia da redenção. Não entristeçais. Ele habita em vós. Então o próprio Espírito através dos apóstolos, através das Escrituras, diretamente, Ele mesmo, o que Ele nos fala aos nossos corações é exatamente isso. “Olha. Eu sou responsável pelo teu ensino, mas me ouve. Não endureça o seu coração. Eu falo com você vinte e quatro horas por dia. Eu sou paciente. Eu ensino para você as mesmas lições, perseverantemente. Eu ensino para você o mesmo assunto, muitas vezes.” Você já fez uma análise assim? Você já pensou assim, por exemplo, em um mês? Quantas vezes o Espírito Santo te ensinou a mesma lição dentro de um mês? Acho que você fizer, você pode chegar a ficar espantado, em como nós somos surdos, porque Ele está batendo, freqüentemente, na mesma tecla, com a qual Ele quer nos salvar, nos libertar, quer arrancar de nós realmente aquilo que tem nos escravizado, não no sentido literal da palavra, porque o pecado não é erradicado de nós. Mas no sentido de nos ensinar a andar Nele, para que então nós não satisfaçamos a cobiça da carne, andando no Espírito. Quantas vezes irmão, Ele bate, a mesma tecla, porque Ele é o Espírito da verdade, porque Ele é o Espírito perseverante, porque Ele começou uma boa obra em nós e há de completá-la até o Dia de Cristo. Mas irmão, nós temos uma responsabilidade diante do falar do Senhor. Pare de tomar decisões na sua vida. Pare de escolher por você mesmo. Pare de achar que a sua vida está nas suas mãos. Quanto mais cedo você fizer isso, melhor. Você vai apressar, vai agradar de redimir uma colheita muito desastrosa. Pare de decidir por você, de pensar por você. Assuma a sua posição de tolo e dobre os seus joelhos diante do Senhor e procure o ensino da unção. Ele vos guiará em toda verdade. Ele falará de mim. Ele ensinará para você onde você deve ir e onde não deve ir Ele vai ensinar para você sobre os seus relacionamentos, Ele vai falar para você onde está a sua obstinação, a sua cegueira, sua dura cerviz. Irmão. Ouvir. Deixe-me abrir um pequeno parêntesis com você para quem sabe te ajudar a pensar um pouco. O ouvir é algo tremendo. Ouvir. Essa faculdade natural. Ouvir. Foi o Senhor quem nos fez. Há uma analogia tão tremenda entre o que Deus fez naturalmente falando e o que Ele faz espiritualmente falando. Coríntios diz que Ele fez o natural para que nós entendamos o espiritual. Não é assim? Primeiro o natural, depois o espiritual. Por isso é que impossível, assim como é impossível que um astrônomo seja ateu, só se ele for louco, é impossível que alguém que conheça um pouquinho do ser humano, também seja. Só se ele for louco. Porque irmãos, se você puder compreender um pouquinho, mesmo em uma linguagem simples, o que é que é o ouvido humano, você fica impressionado com o que significa “ouvir Deus”. Como Deus deu um lugar tão especial a questão do ouvir. Por isso que o livro de Hebreus exorta: Hoje, se ouvirdes a sua voz não endureçais o vosso coração. Irmão, esse nosso ouvido - as vezes o que nós chamamos de ouvido é orelha - mas na verdade a coisa é bem diferente. O Espírito Santo não diz em Apocalipse assim: Quem tem orelha, escute o que o Espírito diz às igrejas, porque todo mundo tem orelha. Mas Ele diz: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Esse nosso ouvido que o Senhor fez e criou, ele só começa com a orelha. Ele é chamado de ouvido externo, fica do lado de fora, essa cartilagem. Ela não é lisinha, e sim cheia de rugosidade. Deus fez assim. Ele colocou o dedo Dele lá e fez os buraquinhos, quando Ele estava formando o homem. Ele fez esse ouvido externo para que a gente pudesse captar o som. O som vai girar aqui nessas circunvoluções, e a gente vai captar melhor. Esse é o ouvido externo. Aí vai fazer vibrar uma membrana chamada tímpano, e essa membrana vai passar essa vibração sonora para três ossinhos, chamados popularmente de bigorna, martelo e estribo, três ossinhos mais minúsculos do corpo e o Senhor para fazer aquilo, trabalhando ali como um artífice, ourives, o Senhor planejou ali três ossinhos delicadíssimos que iriam vibrar com som e colocou dentro do ouvido médio e depois colocou lá dentro, na área mais interna, o ouvido interno. E naquele ouvido, aquelas vibrações sonoras, Deus colocou lá dentro umas células, milhares de células. Foi Deus que fez irmão. É o seu Senhor, o seu Criador. Sabe o que essas células fazem? Elas vibram em graus diferentes na escala sonora. Você imagina isso? O Senhor colocou milhares de células diferentes no ouvido interno, para vibrar conforme a graduação do som que ela então é capaz de receber. Quem é que afinou esse diapasão? Darwin diria que foi a evolução. Que coisa ridícula, não é? Deus colocou milhares de células ali, para vibrarem de acordo com aquela sonoridade específica e depois aquelas células vibram como cordas, recebendo diferentes vibrações, aqueles estímulos sonoros se transformam em estímulos elétricos. Como? Ninguém sabe. Só Deus. Cientista nenhum sabe e nunca vai saber como que os estímulos sonoros se transformam em estímulos elétricos e são transmitidos por trinta mil linhas de transmissão diferentes dentro do seu ouvido. Tem mais de trinta mil linhas de transmissão - um centro de telefonia móvel, dentro do seu ouvido. Deus que fez. Trinta mil circuitos para decodificar os estímulos elétricos para que o cérebro decodifique os estímulos elétricos que então eram sonoros. Deus fez assim. Teceu cada ossinho, cada célula, cada circuito num processo todo delicado e perfeito, porque Ele deu importância para o nosso ouvido. Ele não jogou uma orelha nessa sua cara para você ficar bonito com essas duas coisas abanando aí. Mas Ele te deu capacidade de ouvir. Ele fez delicadamente. Eu não estou dando aula de fisiologia aqui, mas eu quero que você fique um pouquinho assombrado diante do seu criador, porque hoje, os estudantes, os acadêmicos estão sendo bombardeados com a teoria ridícula da evolução. Dizem que isso tudo aconteceu assim, foi evoluindo, aparecendo. Você saiu lá de dentro d’água. Você tinha um rabinho. Depois você perdeu o rabinho, começou a andar de quatro, andar de dois. Não é assim? Essa teoria ridícula. Então irmãos, o Senhor teceu cada órgão, cada pedacinho, cada circuito, de uma forma delicada, perfeita, tremenda para que nós pudéssemos expressar algo que Ele quer nos falar. E se você for observar a ênfase Bíblica no Novo Testamento sobre o ouvir, você fica impressionado. Ouvir é uma questão delicada. A primeira coisa para você ouvir, é parar de falar. Então, para você ouvir Deus, você tem que aprender a guardar o silêncio interior. Irmão, o mundo tem feito de tudo, e agora nós vamos começar a ser mais aplicados. O diabo através do mundo tem feito tudo para ensurdecer os cristãos. Não é assim? As pessoas entram no carro e mal assentam no banco e já ligam o rádio. Não é assim? Tem que ouvir um barulho. Ele não sabe ficar sozinho. O silêncio do coração humano consigo mesmo é ensurdecedor. O silêncio do homem natural é cheio de culpa, cheio de medo, cheio de vergonha. É isso que o homem natural sente no seu silêncio: medo, culpa, vergonha, insegurança. Ele não quer sentir isso e para não sentir isso ele põe barulho, ele põe música, procura pessoas, quer conversar, falar, relacionar, sair, ver gente, viajar. Não é? Porque ele não sabe ficar sozinho com o seu próprio coração. Romanos 2 diz que nós temos aqui uma coisa chamada consciência que é uma função do nosso espírito, que Deus deu para todo homem, quer seja cristão, quer ele não seja cristão, e a Bíblia diz em Romanos 2 que essa consciência o acusa ou o defende diante de Deus. Ela é um reflexo da Lei de Deus, gravada nos nossos corações. Paulo fala exatamente isso em Romanos 2, que a nossa consciência nos acusa ou nos defende diante de Deus. É como um homem natural, porque ele não encontra defesa, porque a defesa da nossa consciência, é somente Cristo. Hebreus diz que o sangue de Cristo purificou as nossas consciências de obras mortas e então o homem natural não tem defesa para consciência dele. Ele fica tentando se defender por ele mesmo. Mas eu, mas eu, mas eu. Mas eu fiz isso, porque ele fez aquilo. Porque eu fui criado assim, eu não tive outra chance, não tive outro jeito, eu estava isso, eu estava aquilo. Irmão, qual o criminoso que você já viu, entrevistado na televisão, a não ser um psicótico mesmo, que não tem controle sobre as suas faculdades, que diz assim: eu matei e matei e pronto. De qual que você escuta dizer isso? Nenhum. Só se ele for psicótico. Do contrário ele vai dizer: mas não fui eu, foi isso, e foi aquilo, e outro fez assim. Eu só reagi, etc, etc. Nós perdemos a capacidade de ouvir, tanto naturalmente quanto espiritualmente. Irmãos, se nós queremos falar de forma significativa sobre o ministério do Espírito Santo eu penso que nós temos que unir sempre teologia à ética. Teologia à prática, à doutrina, porque senão nós vamos nos tornar áridos, e você então, voltando, fechando o parêntesis, nós não temos como desligar o ministério do Espírito Santo e o ouvido atento. Isso anda junto. Ouvido atento e o ministério do Espírito. Quanto que o Senhor falou sobre isso, não é? As minhas ovelhas - o que é que elas fazem? - ouvem a minha voz. Não seguem a voz dos estranhos. Vamos olhar agora do lado espiritual. Se eu falei que do lado natural, o Senhor pôs milhares de células para vibrarem aqui, conforme a escala de som, para podermos ouvir vários níveis de som, espiritualmente falando, é a mesma coisa. Ele nos deu um órgão, chamado espírito humano, vivificado, que então vibra de acordo com a unção do Espírito. 1ª João 2 diz assim: 1 João 2:20 E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento. E não tens necessidade de que alguém vos ensine, porque esse espírito habita em vós e vos ensina sobre todas as coisas e ele é verdadeiro. Permanecei nessa unção assim como ele vos ensinou. Não é isso? 1 João 2:27 Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou. Então veja que o ensino da unção e o ouvido atento andam juntos. Na verdade, é o Espírito quem abre os nossos ouvidos irmão, mas nós podemos colocar muito entulho nesse ouvido, assim como os filisteus entulhavam os poços de Isaque. Então, que você pegue isso para você nessa noite e leve com você. Nós temos, as vezes, tanto medo do misticismo que nós achamos que ouvir o espírito e o ensino da unção é coisa de místico. Não é? Mas irmão, sabe o que é que o Espírito fala? Aquilo que a palavra fala. Então, se você guarda a palavra no se coração, você ouve o ensino do Espírito. Se você não guarda a palavra, você não ouve o ensino do Espírito, porque o que Ele fala é a palavra. Então, na medida em que você guarda, estoca a palavra em você, o Espírito de Deus fala com você, convence você. Irmão essa comunhão é tão maravilhosa que ela está acima do nível consciente, está acima. Se você estiver trabalhando conscientemente, você está trabalhando, está concentrado no seu trabalho para não errar, mas espiritualmente, se a sua consciência não te acusa, se você não tem pecado conhecido por você, e que não foi então julgado, confessado e levado ao Senhor para que Ele te limpe, então se você está em uma condição adequada na sua relação com o Senhor, essa comunhão vai acima do consciente. Você pode não estar consciente, mas você está em comunhão, porque se ela dependesse da vida consciente nós seríamos muito miseráveis. Ela vai muito além do consciente. Então você está ali fazendo uma coisa concentrado, com bastante atenção, você já percebeu e de repente o Espírito vem e fala com você. Não é assim? Ele fala com você. Você nem mesmo estava consciente Dele, mas vem e Ele fala com você, porque o caminho está livre. Você pertence a Cristo e você anda no Espírito. Você não está praticado pecado; você não está andando em caminhos conscientes que estão desagradando a Deus na sua vida. Você não está cultivando a carne e o pecado. Você tem andado no Espírito, e então o Espírito Santo fala com você a respeito do Senhor, a respeito da palavra, a respeito dos seus caminhos. Ele te estimula à adoração, não é? Quantas vezes você está ali no cantinho fazendo alguma coisa, lendo alguma coisa, muitas vezes que não tenha relação direta com os assuntos do Senhor e de repente o seu coração começa a queimar, queimar, queimar. Quantos cristãos conhecem isso? Praticamente todos. O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que habita em nós. É o Espírito Santo quem comunica a você esse senso do amor de Deus. Você é meu. Eu sou teu. Testificar do Espírito. Ele tem prazer em fazer isso. Irmãos não adianta discorrer uma lista do ministério do Espírito se nós não estamos mesmo checando as nossas vidas de acordo com o aspecto subjetivo também, porque Ele realmente faz. Você tem experiência disso irmão? Sentimentalismo, misticismo, essas coisas não agradam ao Senhor. Mas cuidado, um Cristo não experimentado, um Cristo não vivido, um Senhor não sentido, não tem realidade. Você lembra que uma das coisas que o Senhor pela sua Graça trouxe à tona durante o movimento de avivamento do século 18, com aqueles homens de Deus foi essa questão? Lembra que eu já compartilhei isso com os irmãos uma vez? Lembra daquele primeiro encontro daqueles homens tão amados do Senhor e nossos, mesmo não os tendo conhecidos, que Deus usou tanto durante aquele período? George White Fields e Daniel Holland? Esse era escocês. O outro era inglês. Os dois se encontraram durante o período chamado grande avivamento, em vários países da Europa, Escócia, País de Gales e também nos Estados Unidos, esses dois irmãos se encontraram a primeira vez. Deus havia usado e estava usando tremendamente White Fields: milhares e milhares de almas estavam se convertendo pelo ministério dele. Lá na Escócia esse irmão Daniel. E quando eles se encontraram sabe qual foi a pergunta que White Fields fez para ele? Impressionante, porque ele também era um homem de Deus. White Fields quando encontra esse irmão ele pergunta assim: “Irmão Daniel. Você sabe que os seus pecados foram perdoados?” Que coisa. Que pergunta! Isso é para fazer para um bebê na fé. Porque João quando escreve ali para os filhinhos ele diz: 1 João 2:12 Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome. Essa é a revelação mais elementar da vida cristã. Mas White Fields pergunta isso para um outro homem de Deus. Mas só que ele não pergunta assim: Você crê que seus pecados foram perdoados ? Tomem cuidado com a pergunta. Ele diz assim: Você sabe que os seus pecados foram perdoados? Sabe. O que ele quis dizer é: Você sente? Você sabe? Ou você só sabe porque está escrito? A base da nossa fé está aqui. Não é no seu sentimento. É na palavra. É o que a palavra declara: o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado. Nossa segurança é objetiva, mas não é só objetiva. É subjetiva, porque o Espírito Santo comunica ao nosso coração esse gozo do perdão, essa alegria do perdão, de ser perdoado, esse prazer do perdão. Então irmãos isso é o que esses irmãos chamavam de um. Eles usavam essa expressão. Então esse irmão White Fields dizia que um Cristo não sentido, não é de valor algum. Um Cristo não sentido não é de valor algum. Irmão, veja que o Espírito Santo quis recuperar essa nota durante aquele avivamento, por que? Porque as pessoas estavam em uma aridez intelectual, quem sabe até ortodoxas, com uma boa doutrina, uma boa doutrina sobre Deus, a trindade, a encarnação, boa doutrina, mas aridez, frieza, intelectualismo, elitismo. Andar no Espírito não é nada disso. Andar no Espírito é para todo cristão. Ele habita em vós. Em tem ciúme de vós. Ele anseia por nós. Ele nos guiará por toda a verdade. Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações. Então irmãos, quem benção esse Espírito habitar em nós. Eu queria hoje colocar mais alguns elementos mesmo que rapidamente, nós tempo está curto, lá de João, para nós terminarmos hoje, e se o Senhor permitir na próxima reunião a gente fala de Romanos, cap. 8, a Ênfase do Espírito ali em Romanos 8. Volte a sua Bíblia por favor, para encerrarmos por hoje, lá em João 14 e eu só vou passar os itens para você meditar por você mesmo. Nós paramos no verso 17. No 19 diz assim: 19 Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis. 20 Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós. Mesmo conhecimento que nós já falamos aqui anteriormente, aquele conhecimento que é experimental, aquele conhecimento que sabe com o coração. Não é com a cabeça só não. O Senhor está dizendo: vocês vão experimentar, conhecer que Eu estou no Meu Pai, vós em Mim, e Eu em vós. A entrada pela graça de Deus na Pericorese trinitária. Nós podemos ter comunhão com o Deus triuno. Não é vir a ser Deus, é claro. Mas ter comunhão com Deus no seu modo de vida. Comunhão com Deus, por meio de Cristo, através do Espírito. Então Ele diz: naquele dia, vós conhecereis. Naquele dia é o Pentecostes. Então ele diz: Naquele dia conhecereis. Esse dia é o Pentecostes, é o dia de Atos 2, quando o Espírito foi derramado e abriu para a Igreja aquelas verdades que antes eles só sabiam na mente. O Senhor tinha deixado estocado na mente deles, mas eles ainda não tinham experiência com o coração. Então em Atos 2, foi o que exatamente o que aconteceu. Antes, Pedro sabia de tudo isso. Pedro estava aqui, dentro do Cenáculo, ouvindo o Senhor falar. Aqui dentro ele ouviu todas essas palavras. Mas ele estava trancado no Cenáculo com medo dos judeus, até que o Espírito Santo desceu. Quando o Espírito Santo desceu ele deu testemunho subjetivo no coração de Pedro sobre essas verdades, ele saiu do Cenáculo e ele se colocou diante do Sinédrio, diante das autoridades, governadores e começou a pregar. E não tinha medo. E não era suficiente levar varadas não. Eles levavam varadas e continuavam pregando. E não era suficiente ser presos também não. Eles eram presos e continuavam pregando. Porque o Espírito Santo fez algo no coração. Agora não só na cabeça. Você vê a importância disso irmão? E quanto à sua vida? Quanto você tem de doutrina na cabeça? E quanto você tem de Cristo no coração? Quanto você conhece do amor de Deus derramado em Cristo Jesus? Quanto você conhece de alegria no Espírito Santo? Quanto que você conhece de paz? O reino de Deus não é comida nem bebida, mas é justiça, paz e alegria. Onde? No Espírito Santo. Romanos cap. 14. Isso é o que os nossos irmãos do século 18 chamavam de Cristo sentido. Não é emocionalismo, não é subjetivismo, não é misticismo. É vida cristã normal. Então irmão, quanto que é importante eu e você atentarmos para isso, não é? Eu queria reforçar essa nota aqui para os irmãos. Olhe mais. Versículo 23, de novo reforçando a mesma ênfase. O Senhor está falando de novo sobre a nossa comunhão com o Deus triuno. 23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Viremos. Viremos é quem ? É Ele quem está falando, Jesus o Senhor, o Filho, e o Pai. Eu e o Pai, viremos (plural) e faremos nele morada. Agora ele está falando do Espírito Santo, o Consolador. Não é? Pela presença do Consolador, nós temos comunhão com o Pai e comunhão com o Filho. Um Espírito que clama Aba Pai. Irmão. Você já pensou que a vida cristã começa é pelo contrário, entre o intelectualismo e o subjetivismo? O intelectual e o emocional? Se você pensar bem, a vida cristã, espiritualmente falando começa como uma vida natural. O que é que uma criança de um mês sabe? Ela só sabe que está viva, mas não sabe explicar que está viva, não fala nada, não sabe comunicar. Ela sente. Ela por excelência, sente. Ela sente o calor da mãe, o leitinho da mãe, o afeto dos pais, a atmosfera na qual ela está, ela capta aquela atmosfera, e então ela sente, porque ela nasceu ali. Agora, ela não é apenas um sentimento. Ela vai ser ensinada, ensinada, porque ela vai aprender e aprender e muito. Cada dia ela aprende um tanto, e então veja que nós não podemos dissociar essas duas coisas. Não entre pelo caminho satânico do emocionalismo, porque satanás vai usar você. E não entre pelo caminho satânico do intelectualismo, porque satanás também vai usar você. Ele tem prazer nas duas coisas. Que você seja um intelectual árido, ou que você seja um emocional desgovernado. Ele tem prazer nas duas coisas, porque a vida cristã normal, ela é equilibrada. É a mente e o coração. Um coração cheio de um Cristo que nós conhecemos. Então o verso 23 reforça essa ênfase do verso 20. No versículo 26, o Espírito Santo que o Pai enviará vos ensinará, didática mesmo, o Espírito Santo é didático. Ele é o melhor professor. Ele sabe ensinar você irmão. Sabe ensinar de uma forma doce e firme. O amor do Espírito Santo é um amor doce e firme. Você não vai conseguir negociar com o Espírito Santo, porque Ele é Deus. Mas você também não vai conseguir fazê-lo desistir do seu amor por você, porque o amor de Deus é derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Não é? Graças a Deus, por esse Espírito. Ele vos ensinará. Mais um item. 27 Deixo-vos a paz, como eu já citei aqui. O reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Romanos 14, se você quiser anotar aí, verso 17 se não me engano. Então, 27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; nós experimentamos isso pelo Espírito que habita em nós. Final do cap. 15 diz. Quando vier o Consolador, mais uma coisa do ministério Dele, que eu enviarei da parte do Pai, aqui a ênfase de novo, o Espírito da verdade, muitas vezes fala isso, não é? Da verdade, da verdade. A verdade é o mais importante. De que adianta você se sentir muito feliz com o erro? Você vê? Você vê que a doutrina anda antes da ética, até mesmo antes até mesmo do subjetivismo, no que concerne a governar a nossa vida cristã? Você vai feliz, para o inferno. Então, o Espírito é da verdade, porque nós vamos sentir prazer na verdade. A verdade é que nos vai alegrar. Não é a felicidade em si. “Eu vou fazer porque é muito bom, me agrada muito”. Hoje não faltam pessoas me ensinando isso. Relativismo. Einstein já dizia na sua relatividade. Depende do ponto de observação. Então se te faz bem, como não vai ser bom? Se te dá alegria, como é que não pode ser de Deus? Quantos tem entrado por esse caminho? E andado de uma forma tão enganosa? Porque isso é subjetivismo. Mas o Espírito Santo não é do subjetivismo. Ele é o Espírito da Verdade. João 15:26 Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; 27 e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio. Queria que os irmãos notassem também a questão do testemunho. Mais um item a respeito do ministério do Espírito Santo. A palavra no original, os irmãos sabem, se refere ao martírio, martus, testemunhas, aqueles que são totalmente do Senhor e para o Senhor. Sereis meus mártires. Vós testemunhareis porque o Espírito Santo testemunha. É uma consequência. Na verdade, a testemunha é o Espírito Santo e como Ele está em nós, Ele nos faz testemunhas. Agora então, você vai chegar a uma conclusão. Por que é que muitas vezes, e agora vamos falar de modo geral, só o Espírito Santo pode traduzir isso para você na sua linguagem específica, por que é que muitas vezes você se envergonha do Evangelho, por que é que muitas vezes você tem medo de pessoas, temor humano, respeito humano indevido, inadequado, você se acua diante de pessoas que não crêem no Senhor. Por que você faz isso? Porque você sufoca a testemunha que há em você, o Espírito. Se você estiver andando no Espírito, você não vai ter medo. Você vai ter ousadia, intrepidez. Deus não tem nos dado espírito de covardia, mas de poder, de amor, e de moderação. Não é assim que Paulo falou para Timóteo? Então Timóteo, guarde o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós. Esse é o Espírito que dá testemunho. Não perca essa palavra aí. Você e eu somos uma testemunha, destemida, se andamos no Espírito, mas senão, nós vamos nos acovardar. Você vai tentar negociar. “É. Quem sabe? Quem sabe é assim também?” Você vai negociar doutrina, vai negociar ética, vai negociar tudo, mas esse não é o Espírito. O Espírito é testemunha. Até o martírio se for preciso. Maravilhoso, não é? Irmão, você sabe porque o Senhor disse que os filhos das trevas seriam mais sábios nessa geração do que os filhos da luz? Palavra dura para nós, não é? Os filhos das trevas serão mais sábios, só que sábios na sua própria geração, do que os filhos da luz(Lucas 16:8). Por que é que você acha que isso é assim? Só tem um motivo. Porque os filhos das trevas, na sua própria geração, o que é que eles fazem? Eles se entregam totalmente naquilo que eles crêem, naquilo que está ali, no sustento do seu coração, que ganhou a eles. Se é estudar, é estudar. Se é viver para o prazer é para o prazer. Se é para o lazer é para o lazer. Se é ganhar dinheiro, é ganhar dinheiro, até o fim, e custe o que custar. Não é? Se é esporte, então é esporte. Se é vida lasciva, então é lascívia. Mas é uma entrega total. Eles são devotados, esses mundanos. Mas coisa triste é olhar um cristão dividido, porque ele não é nem uma coisa e nem outra. Ele não faz mal para ninguém, mas esse, não é o Espírito da verdade. O Espírito da verdade, ele dá testemunho de mim, disse o Senhor. Que privilégio, irmão. Isso é privilégio. Privilégio cristão. Não é? Então o Espírito Santo, se você for selecionar aí cada verbo que o Senhor usou nos discursos do Cenáculo, para retratar o ministério do Espírito Santo, cada um deles é um choque ao nosso coração, um doce choque. Por um lado, um doce, porque esse Espírito está em nós. Ele já nos foi dado. Por outro lado é um choque porque nós vemos quão distante nós estamos de sermos verdadeiras testemunhas, com ousadia, com convicção, com destemor. Paulo quando escreveu a Tito e a Timóteo ele fala assim: Timóteo. Não pense que um pregador é alguém que solta a língua falando tudo o que lhe vem na cabeça. É alguém que depende de guardar esse depósito da fé no Espírito, alguém instruído no seu coração, que tem poder para convencer os que se contradizem, para convencer pelo reto ensino, para falar para com aqueles que pregam erro, para edificar aqueles que estão na verdade. Você vê que coisa linda? Esses são os homens e mulheres de Deus. Deus os separou para isso. Irmão, reconsidere a sua posição. O Senhor não nos fez uma água morna, uma coisa choca e vazia. O Senhor nos deu o Espírito que é a testemunha. Vós também testemunhareis, Ele falou aí em João 15, porque Eu estou convosco, e estarei convosco. Você serão as minhas testemunhas. O Senhor disse isso depois que Ele havia ressuscitado. A mesma coisa. Não saiam da cidade, esperem aqui porque o Espírito Santo será enviado a vocês. E vocês serão as minhas testemunhas, quando Ele estava ascendendo do Monte das Oliveiras. Minhas testemunhas, por toda Jerusalém, Judéia, Samaria, até os confins da terra. Irmão. Há alguma vocação maior para nós como seres humanos? Há uma vocação maior na nossa vida? Há? O que é que é maior do que isso? Eu queria terminar, te peço perdão, mais uma vez, não estou para falar aqui de mim, mas do Senhor, mas eu quero te dar um pequeno e rápido testemunho pessoal. Eu tinha dezessete anos quando fiz vestibular para faculdade para estudar odontologia. Eu tinha um amigo cristão muito querido e ele é exatamente da minha idade e quando eu fiz vestibular e fui aprovado para cursar, ele foi aprovado em um vestibular para teologia, para o seminário. Eu me lembro que aquilo aconteceu no mesmo ano. Nós dois fomos aprovados num dezembro de 81. Irmão, eu me lembro muito bem como se fosse hoje e o Espírito Santo falou algo muito tremendo no meu coração, naquele dezembro, quando eu estive com esse amigo cristão tão querido. O Espírito Santo me levou a uma agitação tão clara na minha mente que dizia o seguinte: Naturalmente falando, você vai se dedicar a assuntos naturais. Você vai estudar para exercer uma profissão, servir a algumas pessoas e isso vai morrer junto com você. Agora, esse seu amigo, que você preza tanto, ele vai se dedicar a assuntos eternos. Dezessete anos nós tínhamos. Ele vai se entregar a assuntos eternos. Eu sei que quando o Espírito Santo fala conosco isso passa pala nossa compreensão. É obvio. E meu entendimento naquela época era que o seminário era algo muito saudável, realmente de Deus para o bem das almas. Hoje o meu entendimento é outro. Hoje é que você conta nos dedos de uma mão só, quais seminários podem edificar vidas para exercer ministérios, porque na maioria dos seminários você entra com um pouco de fé, e sai sem fé nenhuma, porque eles são liberais. Eles não crêem que a Bíblia é a palavra de Deus mais. Eles crêem que ela tem informações sobre Deus, e não é a palavra de Deus. Esses são os seminários atuais. Mas eu lembro que o Senhor me falou e eu queria enfocar isso, que então aquele amigo estava saindo para se deslocar para assuntos eternos e essa palavra ficou no meu coração: assuntos eternos, assuntos eternos. E eu fui cursar o meu curso. O primeiro ano, o segundo, o terceiro ano, o quarto ano e essa frase não saía do meu coração. Assuntos eternos. Assuntos eternos. Até que eu entendi, que o Senhor também havia me chamado para os assuntos eternos, quando eu tinha vinte e um anos, no final do curso. Irmãos eu creio que todos nós temos essa vocação do Senhor. Qual é o teu assunto? É só a sua profissão? É um pobre assunto. Você foi vocacionado por Deus para assuntos eternos. Assuntos que você conhece pelo Espírito. Assuntos que esse Espírito da verdade testemunha por meio de você. Assuntos que tocam o coração de Deus, assuntos que vão conduzir você à própria presença de Deus, para estar com Ele, habitar com Ele, assuntos que vão ser merecedores, por mais incrível que isso possa parecer, assuntos que vão ser merecedores de recompensa, de galardão. Isso é demais para nós irmão. Pensar que o Senhor pode nos salvar e nos transformar, já é muito, baseado no que nós somos. Mas pensar que Ele ainda vai nos dar recompensa se nós formos fiéis? Aí é demais. E a Bíblia diz que Ele vai, que se nós formos fiéis Ele vai nos dar recompensa. Pedro falou isso na epístola dele, você se lembra? Quando o supremo pastor se manifestar, vós recebereis a imarcescível coroa da glória (1 Pedro 5:4). Recompensa, galardão. Então além de nos salvar e de nos transformar o Senhor diz assim: Seja fiel e eu vou te galardoar. Seja fiel no pouco, porque sobre o muito Eu te colocarei. Você vai entrar no gozo do Teu Senhor. Isso é um Evangelho assombroso para nós que éramos miseráveis pecadores, que é a graça de Deus e a habitação do Espírito Santo em nós. Amém. Vamos orar. Ó Pai, nós não temos palavras que possam ser condizentes para agradecer o Senhor, o Espírito Santo de Habitação. Ah Senhor que doce presença, que precioso Dom. Senhor nos ajude, nos livre da nossa dureza, da nossa tolice, nos ajuda Senhor, nos ensina a andar no Espírito, amando o Senhor e a sua palavra, aprendendo a discernir a sua voz e separá-la da voz de estranhos. Edifica as nossas vidas profundamente em Ti mesmo Senhor, nos livra da maldade, da malícia, nos livre de um andar leviano, nos livre de companheirismo inadequados, nos livre de mundanismo, de carnalidade, nos ajude Senhor a andar no Espírito, te conhecendo intimamente, com a nossa mente, com as nossas afeições, com tudo o que há em nós. Muito obrigado porque o Teu Espírito anseia por nós com ciúmes. Nós somos muito agradecidos. Desejamos que o Senhor possa completar, realmente, apressadamente essa obra que o Senhor começou em nós. Nós não queremos ser uma casa pelo meio do caminho, uma obra paralisada, feia, sem glória. Nós queremos que o Senhor complete essa obra de glória em nós que o Senhor começou. Queremos que Cristo seja formado em nós Senhor, e para isso pedimos que o Senhor nos leve a um profundo arrependimento e a uma profunda confiança em Ti, no teu perdão, na tua graça, na Tua provisão abundante no Espírito sobre as nossas vidas, nos ajuda Senhor, nós te pedimos. Nos reconsagramos a Ti Senhor mais uma vez. Que o Senhor, nos ajude a afazer isso diariamente, em momento após momento. Tem misericórdia de nós, nos livre de toda ilusão, seja natural, seja espiritual, e nos ajude a nos ocuparmos com aqueles assuntos que são o próprio Senhor que tocam realmente o Teu coração que são eternos. Muito obrigado porque o Senhor nos tem guardado assim. É pela tua bondade e pela glória do Teu nome que nós te pedimos e agradecemos em nome de Jesus. Amém. ____________________________________________ Extraído de uma série de estudos com o tema "FUNDAMENTOS DA NOSSA CONFISSÃO"(Romeu Bornelli)

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