23 abril, 2012

Ressurreição 7- Romeu Bornelli

Atos Cap 1 1 ¶ Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar 2 até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas. 3 A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. 4 E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. 5 Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. 6 ¶ Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? 7 Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; 8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Irmãos. Dentro do assunto que temos partilhado a respeito desses Fundamentos da nossa Fé, da nossa Confissão, nós dissemos aos irmãos, que esses tópicos que temos enfatizado a respeito da ressurreição, ele se liga aos dois outros anteriores, naquele conjunto então, aquele esquema que fizemos de oito grandes alicerces da nossa fé, ou da nossa confissão. Já mostramos o quão importante é para a igreja que nós estejamos claros a respeito deles, especialmente nesses dias de dificuldades que vivemos como igreja em todos os âmbitos, dificuldades no nível de visão, compreensão da palavra, dificuldades no nível de entendimento de experiências espirituais, nós vivemos dias de muito misticismo no seio da igreja, e essas coisas tem realmente um impacto sério para aqueles que se comprometem com o Senhor. Se você observar com cuidado as escrituras, você vai ver que a Bíblia sempre liga os tempos do fim, as revelações do Senhor Jesus, a sua segunda vinda, os tempos do fim, a um grande aumento de sinais e prodígios. Mas, se você irmão for cauteloso e não preconcebido, você vai ver que esse aumento de sinais, maravilhas e prodígios, está ligado não à ação do Espírito Santo, mas sim à ação do diabo. 2ª Tessalonicenses, Paulo é muito claro naquela epístola, quando ele diz que antes da revelação do iníquo, o homem da inquidade, essa terra, a igreja especialmente, passará por uma hora de apostasia. Apostasia significa abandono da fé. E durante esse período o apóstolo Paulo diz claramente em Tessalonicenses, que nesses dias da revelação do iníquo - você conhece o texto? – 2ª Tessalonicenses cap 2, durante os dias da revelação do iníquo, haverá um grande aumento de sinais e prodígios da mentira. (2 Ts 2:9 Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira). Então irmãos, todos os corações dos filhos de Deus, que não estiverem guardados pela genuína revelação fundamental da palavra, mas estiverem com os seus corações expostos, abertos a qualquer tipo de influência, seja psicológica, mística, experiencial, eles sofrerão algum tipo de dano, maior ou menor. Então há muitas necessidades de que nós, nos nossos dias, estejamos sondando aquilo que temos visto, ouvido, guardemos os nossos próprios corações a respeito de nossas experiências espirituais, para que saibamos se ela tem realmente uma fonte espiritual, se ela tem uma fonte que enaltece Cristo. Então é um dos encargos do meu coração, ao partilhar esses oito alicerces que nós saibamos sondar, em primeiro lugar, as nossas próprias vidas, porque nós já vivemos e ainda viveremos dias mais difíceis. Irmãos, seria muito melhor para mim e para vocês chegar aqui e poder dizer que os dias que antecederiam a vinda do Senhor seriam dias de paz e segurança. Mas a Bíblia diz que os dias que antecederiam a vinda do Senhor, não seriam dias de paz e segurança, segundo a genuína pregação apostólica de Paulo por exemplo, mas seria a pregação dos falsos profetas. Paz, paz, quando não há paz, como também diz Jeremias. Então, que necessidades nós temos de estarmos sempre voltando aos fundamentos, sempre voltando aos fundamentos. Confira sempre a sua fé com o que é fundamental. Nunca interprete as suas experiências espirituais de acordo apenas com o que você sente, mas de acordo com o que a palavra de Deus diz. Procure adaptar, procure coordenar, procure direcionar as suas esferas de experiências espirituais naquilo que confere com as diretrizes da palavra. Faça tudo o que deve ser feito para edificação. Então, um dos motivos de nós estarmos batendo e rebatendo, esses tópicos aqui durante todos esses meses que já tenho feito isso, é que nós estejamos claro com relação à necessidade de sermos um povo de alicerce. Lembra aquele texto de Lucas quando o Senhor falou sobre isso usando aquela parábola, da edificação da casa? Ele diz que o homem prudente ao edificar uma casa ele não lança a sua base sobre a areia, mas em primeiro lugar cava, depois procura a rocha, encontra o seu alicerce sobre a rocha e ali então ele lança o seu alicerce e contra aquela casa podem soprar os ventos, podem vir as enchentes e ela permanecerá firme porque foi edificada sobre a rocha. Então, mais uma vez, repetindo aos irmãos, existem pelo menos oito grandes revelações nas escrituras que formam um eixo central, e sobre central você precisa se debruçar, você precisa se debruçar. Quem sabe não é mais tempo de você ficar tão interessado em ler biografias e livros de auto-ajuda. Desperte do sono. Creio que nós não estamos mais nesse momento como igreja. Creio que nós precisamos de alicerces, de fundamento. Creio que você precisa, como irmão ou como irmã, se debruçar sobre o que é fundamental, porque dias virão em que talvez nós não tenhamos mais oportunidades de fazer assim. Ou esse assunto estará no nosso coração ou será tarde demais. Então existem pelo menos oito aspectos que a nossa fé deve estar firmemente solidificada. O PRIMEIRO deles é a Revelação da Trindade. Um conhecimento bíblico do Deus Triuno. Não é um Deus que você interpreta de acordo com as suas circunstâncias, com o que você acha entende, experimenta, pensa, sente, mas é o Deus da Bíblia, o Deus como Ele é revelado na Bíblia: o Deus soberano, o Deus autônomo, o Deus auto-suficiente, o Deus que não necessita de nada, de mim nem de você, um Deus que não aumenta a sua glória com o nosso louvor, que não pode sofrer progresso nem regresso, um Deus imutável, Pai das luzes, um Deus que é cheio de amor e também cheio de justiça, em plena igualdade, um Deus cujos atributos são imutáveis, eternos, um Deus que se revelou em três pessoas. Então há uma necessidade de você se debruçar sobre esse assunto porque é o Deus que você adora. Senão a sua fé vai ter tanto conteúdo talvez, quanto a dos atenienses que ergueram aquele altar ao Deus desconhecido. Então, a revelação da Trindade é o PRIMEIRO grande alicerce que nós precisamos nos debruçar. Se você não tem feito isso, você tem perdido tempo, você tem, quem sabe interpretado a igreja com outros olhos, reunião da igreja com outra finalidade, gasto o tempo examinando assuntos, pescando daqui e dali, mas eu disse para os irmãos várias vezes e quero repetir que Satanás é capaz de andar junto com você, enquanto você estiver circundando o que é essencial. Enquanto você estiver circundando o que é essencial, ele estará com você, distraindo você. Na hora que você começar a tocar realmente o que é essencial, quando você começar a sair da periferia e tocar realmente o que é essencial, quando você começar a sair da periferia e tocar o que é essencial, você vai perceber que mais de perto, você terá de enfrentar as batalhas espirituais, contra o mundo, contra a carne, contra as investidas do diabo, porque você estará tocando no que é essencial. Então, nós já falamos um pouco sobre a Trindade, em ocasiões bem anteriores, e não foi desse tópico que nós recomeçamos o nosso assunto aqui. Depois, o SEGUNDO grande alicerce é a Encarnação. Já falamos também para os irmãos, há mais de um ano atrás a importância desse alicerce na vida da igreja, a Encarnação de Cristo, o quanto isso significa para a igreja. Depois, o TERCEIRO, nós falamos sobre a Expiação, e foi desse ponto que nós retomamos essa última série de estudos. O Terceiro alicerce da nossa fé, a Expiação: o que significa a Expiação, qual a importância da expiação, a cruz, o sangue, o valor eterno da expiação, a segurança da nossa salvação. Depois falamos do QUARTO alicerce, que é a Justificação pela Graça por meio da Fé. Quão importante esse alicerce sobre o qual Martinho Lutero disse que a igreja estaria de pé ou caiaria, baseado exclusivamente nele. Uma compreensão da igreja sobre a Justificação pela Fé. Irmão. Muito tem sido dividido na compreensão da Igreja hoje, com relação à salvação entre os méritos do homem e o mérito de Deus. Deus fez uma parte: quem sabe Deus fez noventa e nove por cento? Ele fez aquela obra na cruz tão maravilhosa, tão linda, mas um por cento dependeu de eu crer. Um por cento dependeu da minha fé e de alguma maneira o mérito da salvação é dividido entre Deus e o homem. Mas, quando nós temos uma compreensão Bíblica, clara sobre a Justificação somente pela Graça, por meio da Fé, então nós temos uma compreensão clara da Justificação. Então a nossa vida exalta Deus, e a pregação do Evangelho exalta Deus. Então você não ergue seu peito e diz: “Eu cri”. Mas você dobra a sua cabeça e diz assim: Nós amamos porque Ele nos amou primeiro. Você dobra a sua cabeça e diz assim: Não fostes vós que escolhestes a mim, mas Eu escolhi a vós. Eu vos designei para que vades e deis frutos. Então irmão, faz muita diferença. A compreensão correta do que é essencial faz toda a diferença. Depois nós caminhamos do quarto alicerce da Justificação pela Fé, para esse que nós estamos a Ressurreição, o QUINTO alicerce. E mostramos para os irmãos como que esse alicerce Ressurreição, ele se liga ao quarto, a Justificação, porque se Cristo não ressuscitasse, nós não poderíamos ser justificados, porque a ressurreição de Cristo é a prova de Deus de que aquele sacrifício foi aceitável e que então a nossa salvação foi absolutamente concluída sem nenhum tipo de dívida, de falha, diante dos olhos da avaliação de Deus que é o único capaz de avaliar. Nós sofremos muitas dificuldades na nossa vida cristã, quando nós avaliamos o peso que tem a nossa salvação por nós mesmos, pelo que você pensa ou acha dela. Você só pode avaliar a grandiosidade da sua salvação quando você vê como Deus a avalia e quando você compreende a palavra de Deus, você vê como Deus a avalia. Quando o Senhor Jesus realizou aquela obra na cruz do Calvário, e ali na cruz Ele disse “está consumado”, e ao Pai entregou o seu Espírito, aquela palavra “está consumado” no grego original - "Tetelestai" - significa tudo está pronto, tudo está perfeito, tudo está feito, nada falta. Paulo em Colossenses cap 2:10 (10 Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade.) fazendo alusão a esse termo em outras palavras ele diz que nós, no caso os Colossenses, vós, Nele, em Cristo, estais perfeitos. Nele estais perfeitos, aperfeiçoados. A palavra tem a mesma raiz do termo que o Senhor Jesus usou na cruz do Calvário quando Ele disse: Está consumado: "Tetelestai" . Quando Paulo escreve aos Colossenses 2:10, abra a sua Bíblia por favor, ele diz: Também Nele estais aperfeiçoados, ou em uma outra tradução diz: Nele estais perfeitos, a palavra Teleioi, a mesma raiz da palavra Telestai, lá de João 19, a palavra que o Senhor usou na cruz do Calvário, Tetelestai. A mesma raiz, a mesma palavra, o mesmo significado. Foi porque o Senhor, João 19:30, quando lá na cruz ele diz: está consumado (Tetelestai), é por causa dessa realidade espiritual tão tremenda, que o apóstolo Paulo em Colossenses 2:10, ele diz: Nele, em Cristo, esse que cumpriu aquela obra no Calvário, Nele estais Teleios. A mesma raiz. Perfeitos. Irmãos, você já pensou nisso? Você medita sobre isso? Você adora a Deus por isso irmão? Isso é motivo de ação de graças para você quando você está bem, quando você está mal, quando o dia não amanheceu do jeito que você queria, quando as suas coisas não estão dando certo, a sua vida é pautada por isso, ou a sua vida é fundamentada pela palavra de Deus? Ou você tem segurança alegria, gozo, nessa absoluta certeza que temos, do que o Senhor realizou por nós, o significado da cruz? Sempre vai fazer diferença na vida cristã, sempre. Então esse QUINTO alicerce, Ressurreição, ele está ligado ao QUARTO, à Justificação de uma forma muito intrínseca. Se Cristo não Ressuscitou, nós não poderíamos ser Justificados. Em Romanos 8, um dos textos que nós citamos, são tão importantes e freqüentemente nós estamos repetindo, quando Paulo conclui aquele argumento tão lindo de Romanos sobre a Justificação - o assunto mais importante de Romanos - a Justificação pela Graça por meio da Fé, quando Paulo conclui o argumento em Romanos 8, de uma maneira tão linda, ele fala assim: Romanos 8:31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Ele está falando da Justificação pela Fé. 32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Como se ele estivesse fazendo perguntas e ele está, diretas, para os romanos e para nós, é a palavra de Deus. Então ele pergunta assim: se Ele não poupou o seu próprio Filho, você tem alguma dúvida que Ele te dará, juntamente com Ele seu Filho, todas as coisas? Ele continua fazendo várias perguntas. Ele diz assim: 33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. A Bíblia diz que Satanás é o acusador de nossos irmãos, nosso acusador por excelência. Esse é o seu ministério. Apocalipse 12:10 diz que Satanás é o acusador de nossos irmãos, que nos acusa, de dia e de noite diante de Deus, mas irmãos, Satanás nada mais faz do que jogar saliva fora, porque nenhuma acusação há contra os eleitos de Deus. Paulo diz: 33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Veja a justificação. Agora olhem a próxima pergunta. Qual o termo que ele vai usar. A Justificação é o quarto alicerce. 33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Esse é um alicerce. Depois ele pergunta assim 34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Esse é o QUINTO alicerce. Está vendo como Paulo passa pelos alicerces, como ele nunca perde de vista? Se você puder ver esses oito alicerces, você vai encontrá-los por toda a Bíblia, porque toda a teologia de Paulo caminha nesses oito alicerces, toda a teologia da cruz caminha nesses oito alicerces. É tudo o que os apóstolos tinham a pregar. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou antes, ressuscitou. Abra a sua Bíblia em Romanos oito. Olhe essas duas perguntas no versículo 32, 33 e 34. Veja que a primeira pergunta tem a ver com a oposição do diabo sobre as nossas vidas, porque ele é o acusador. 33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Acusação. Esse é o ministério do diabo. Acusação contra os eleitos de Deus. É Deus quem os justifica. Esse é o ministério do diabo sobre os crentes, tentando nos acusar. Não há nenhum poder nisso, porque Cristo consumou essa obra de uma forma que nos justificou de forma total, completa. Agora, na segunda pergunta, fala sobre ministério de acusação da nossa própria carne, da nossa própria consciência culpada. Então você tem dois acusadores. O diabo é o acusador de nossos irmãos, acima de nós, as hostes espirituais do mal, como Paulo nos diz em Efésios, e a consciência é um acusador dentro de nós. Não é assim que funciona? Então a próxima pergunta diz assim: quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou antes ressuscitou, o qual está a direita de Deus e intercede por nós. E essa palavra “intercede por nós”, ela nos faz lembrar, nos joga lá para o livro de Hebreus, porque é o tema do livro de Hebreus. Qual que é o tema de Hebreus? Cristo é o nosso intercessor, é o nosso Mediador. Não é? Então o livro de Hebreus trata com a questão da consciência. Você está acompanhando o raciocínio? O livro de Hebreus trata da questão da consciência. O diabo é o acusador acima de nós. Paulo fala em Efésios 6:12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Então revestidos de toda a armadura de Deus para ficar firmes contra as ciladas do diabo. Não é assim? E aí em Romanos 8 diz que ele é o acusador. Mas quem intentará acusação se é Deus quem justifica? Então para que nós possamos resistir o diabo, o que é que nós vamos fazer? Você vai disputar terreno com ele? Você vai investir sobre ele? Não é isso que a Bíblia ensina. A Bíblia ensina em Efésios 6 que você vai permanecer firme apenas. Por isso que você vai investir sobre ele. Diz que ele é quem vi investir sobre você, mas você depois de ter vencido tudo, vai permanecer inabalável. Se você estiver revestido com o capacete da salvação, isso fala de uma mente renovada pela palavra de Deus. O que é que ocupa a sua mente? Esses assuntos ocupam a sua mente? Trindade, encarnação, justificação pela fé, sangue de Cristo, a cruz, a expiação. Você conhece esses termos? Ou você já os estudou? Você debruça sobre isso? Você gasta tempo? Irmão, não há uma ocupação mais sublime em nossas vidas. Requer gastarmos tempo na compreensão dessas verdades. Irmão. Nada vai sobrar na sua vida. A sua saúde vai acabar. O dinheiro vai acabar, o seu bem estar vai acabar, a sua disposição para viver vai acabar. Estou profetizando para você de olhos abertos. Se você não firmar a sua vida, o seu coração em Cristo, os maus dias virão e você não terá neles, prazer. Então que o Senhor nos ajude a estar sondando quais são os alicerces de nossas vidas. Então, a partir desse quinto alicerce, a ressurreição, nós vamos partir em uma outra reunião, se o Senhor permitir, na próxima, para o sexto alicerce, o Espírito Santo e nós vamos ver, quando chegarmos lá, o elo, como que a ressurreição, ela promove um elo entre o alicerce da justificação, e do Espírito Santo, porque se Cristo não ressuscitasse, nós nem seríamos justificados e nem o Espírito seria derramado. O Espírito Santo foi derramado e habita nos crentes porque Jesus ressuscitou. João cap 7, o Senhor disse assim: quem crer em mim, como diz a escritura, do seu interior, fluirão rios de água viva, e João explica. Nós não precisamos de interpretar, João interpreta. João cap 7, dos versos 37 a 39, ele diz assim que Jesus disse isso por causa do Espírito Santo que haviam de receber aqueles que Nele cressem. Porque até aquele momento o Espírito Santo não havia sido dado, porque Jesus não havia sido ainda ressuscitado, morto e ressuscitado. Então você vê a ligação? É porque Cristo ressuscitou é que nós temos essas duas tremendas bênçãos. Por um lado, Justificação. Por outro lado, a presença habitadora e permanente do Espírito Santo que é então SEXTO grande alicerce da nossa fé. É claro que a gente vai fazer isso rapidamente e quando chegarmos lá, nós vamos estudar um pouquinho sobre o Espírito Santo, o espírito de habitação, o ministério do Espírito Santo. Hoje nós vamos avançar um pouquinho mais. Se for possível terminar, terminamos. Se não for prosseguiremos dentro ainda do assunto ressurreição. Então é preciso partilhar com os irmãos, algumas então, aparições a mais do Senhor Jesus depois de ressuscitado. Para os irmãos que não tem acompanhado desde o início, nós falamos que esse assunto da ressurreição, ele precisa ser abordado por pelo menos por dois ângulos. Um ângulo teológico e um ângulo histórico. O ângulo teológico seria qual o significado espiritual da ressurreição, o que é que isso significa para nós. Já falei muito aqui de novo. Pela ressurreição fomos justificados, pela ressurreição recebemos nova vida, pela ressurreição Cristo se tornou o nosso intercessor e etc e etc. Isso é o conteúdo doutrinário desse fato chamado ressurreição de Cristo. Agora há um conteúdo histórico desse assunto e ele é não menos importante do que o conteúdo teológico. Eles andam juntos como um casal, inseparáveis. O conteúdo histórico fundamental, nós precisamos saber que a nossa fé tem um conteúdo histórico irmão. Nós cremos no Deus que se fez carne e que então, habitando conosco como homem Ele pode efetuar uma obra de salvação por nós perfeita. Sendo Deus, Ele se fez homem, sem deixar de ser Deus. Aquela obra na cruz é tão singular exatamente por isso, porque ali havia uma pessoa com duas naturezas. Ontem eu caminhava um pouco na rua, e passei em frente a uma banca de livro antigo e parei um pouco para olhar os livros, e pude ver um livro de um famoso espírita do Brasil, chamado Bezerra de Menezes e esse livro, exposto nessa banca, um título com letras bem grandes, uma capa verde e o título do livro desse espírita é: Jesus não é Deus. Irmão, esse é um dos fundamentos do espiritismo porque se Jesus é Deus, eles teriam que rever tudo aquilo que eles anunciam, porque o fato simples e objetivo de Jesus ser Deus, é que significa toda a questão. É porque Jesus é Deus, que a nossa posição diante de Jesus, ela nunca pode ser uma posição de cima do muro. É por causa de Jesus ser Deus, que diante Dele, nós temos de dar uma resposta de sim ou não. É por causa de Jesus ser Deus, que diante Dele comparecerá toda língua, se dobrará todo joelho; é por causa de Jesus ser Deus que a salvação do Calvário é uma salvação Divina e eterna. Então o fato de Jesus ser Deus, a encarnação, um dos alicerces da vida da igreja, ele é combatido pelo diabo com unhas e dentes. Veja o exemplo desse livro. “Jesus não é Deus”, o nome do livro, porque esse é um alicerce da vida da igreja: Jesus é Deus feito carne, é o Verbo eterno que se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e a sua glória foi vista de tal forma como a do unigênito do Pai. Então, os irmãos vejam como que cada vez mais, quanto mais os dias da vinda do Senhor se aproximam, mais nós iremos ter necessidade de estarmos firmes pelo alicerce da nossa fé. Eu sei que tem assuntos que também são importantes para a igreja conhecer. São assuntos que a igreja precisa ser conduzida por Ele, a igreja precisa ter compreensão Dele, é importante a igreja compreender sobre como funcionar no corpo, ministério, dons. Assuntos importantes, mas são assuntos que nós podemos chamar de segunda linha. Não são assuntos essenciais da nossa fé. Então que o Senhor nos ajude a estarmos colocando os assuntos nos devidos lugares, não desprezando nenhum deles, mas colocando as coisas nos seus lugares adequados. Então irmãos, do ponto em que paramos na reunião anterior, eu preciso prosseguir um pouquinho falando ainda sobre esse conteúdo histórico da ressurreição, porque que é importante nos absorvermos esse contexto histórico de que Jesus ressuscitou. Já falamos bastante sobre isso. Quanta informação histórica a palavra de Deus nos trás nos Evangelhos, lindas sólidas. Como que Deus operou na história ressuscitando a Cristo de tal forma que aquilo fosse um assunto impactante, realmente, para os corações dos discípulos, do Sinédrio, as autoridades religiosas, de Pilatos, de Herodes, das autoridades políticas, como que o Senhor Jesus ressuscitado, como diz aqui o relato de Atos que acabamos de ler. Ele gastou aqueles quarenta dias aqui na terra se manifestando, aparecendo aos discípulos se apresentando vivo, por que é que você acha que Ele fez isso? Ele poderia ter tido uma ascensão mais rápida, não é? Porque afinal de contas, a sua obra já estava completa. Nada podia ser acrescentado nem precisava. Por que é que Ele passou quarenta dias? Lucas diz isso em Atos. Ele usa a expressão „dando provas incontestáveis da sua ressurreição‟. Por que é que você acha que o Senhor Jesus fez isso, para que houvesse então uma abundância inequívoca de provas de fatos de que a ressurreição do Senhor Jesus dentro da história é um alicerce da nossa fé. É porque Ele ressuscitou como homem, com um corpo de homem, Ele comeu na presença deles e Lucas faz questão de repetir isso aqui em Atos, assim como ele fez no Evangelho. Lucas é o autor tanto do Evangelho quanto do livro de Atos. E olhe aí em Atos 1:4, o que é que Lucas fala? Atos 1:4 E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Lucas faz questão de repetir. Comendo com eles. Lucas quer dizer: Ele é homem. Quem ressuscitou e saiu do túmulo, foi o mesmo homem que entrou no túmulo. O homem Deus. O Deus homem. A sua ressurreição é a base da nossa ressurreição. 1ª Coríntios 15, dizem os estudiosos que Paulo escreveu 15 capítulos em 1ª Coríntios, aliás, escreveu 14, para chegar no argumento que ele chegou no 15, que tudo o que ele falou nos 14 capítulos de Coríntios era para chegar no 15. O cap 15 era o grande foco de Paulo para os Coríntios, e por isso que aquele capítulo é tão grande. É a maior menção bíblica da ressurreição, desse alicerce que nós estamos compartilhando. 1ª Coríntios 15. É um capítulo que você precisa ler muitas vezes. Lá diz assim, que a ressurreição de Cristo é primícia dos que dormem. Irmão, qual o tipo de certeza que você pode ter de que a sua vida não vai terminar no túmulo? Qual é a sua certeza? É que você vive uma vida muito boa, que você é temente a Deus, que você faz boas obras, que você dá esmolas, que você vai entregar o seu corpo para ser queimado, como Paulo fala em Coríntios e aí você vai ganhar uns tentos com Deus, e então Ele vai dar uma sobrevida para você na eternidade. Será que é assim? Qual é a segurança que você tem que você vai habitar com o Senhor por toda a eternidade, amando-o, servindo-, contemplando-o, adorando-o, em uma condição absoluta de condição espiritual, conhecendo e descobrindo e descobrindo o nosso inesgotável Senhor. Qual a certeza que você tem disso? O único lugar onde você pode basear essa certeza é a palavra de Deus que diz que Cristo é a primícia dos que dormem. Cristo é a primícia, o primeiro fruto. Ele ressuscitou como homem, e está assentado à destra de Deus. Hebreus diz que Ele está conduzindo então, por causa da sua ressurreição muitos filhos à glória, a participar da sua glória. Ele já está fazendo isso hoje. Quando você se converteu você era menos parecido com Cristo do que você é hoje. Você era um marido menos parecido com Cristo. Era um pai menos parecido com Cristo, um esposo menos parecido com Cristo. Hoje você já é mais parecido com Cristo, porque esse Espírito Santo de habitação tem trabalhado Cristo no seu coração. Então tudo o que Ele quer para você é Cristo. Ele não quer ficar manejando a sua vida para ficar te promovendo bem estar. Irmão, cuidado com a sua teologia. Tenha cuidado. Existem muitos falsos profetas por aí pregando coisas tão estranhas ao Evangelho bíblico. O propósito de Deus é dar Cristo para você em plenitude. Cristo não vive para ficar promovendo bem estar na sua vida. Cristo vive para formar você na semelhança Dele. Ele vai usar o que for preciso. Ele vai usar adversidades, tribulações, dores e doenças. Ele vai usar o que for preciso. Ele vai usar com uma mão habilidosa de hábil escultor e vai formar e está formando Cristo na sua vida. Cristo tem sido formado em nós, na igreja. Então, nós só temos certeza de que estaremos com ele plenamente, porque ele ressuscitou historicamente. Ele é Senhor da história. Ele ressuscitou na história. Ele comeu com eles e determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém e esperassem a promessa do Pai que se refere ao Espírito Santo. Não é? Queria que nós fôssemos juntos a um texto que você já tem aberto aí. João cap 20. Na caminhada que temos seguido aqui eu já comentei com os irmãos vários textos que mostram as aparições do Senhor Jesus ressuscitado e qual a importância Dele. Algumas expressões lindas que o Senhor usa de forma muito singular quando Ele aparece a Pedro, dando notícia antecipada de que Ele faria isso: vá avisar os meus discípulos e a Pedro que eles vão lá para a Galiléia e lá em vou encontrá-los. Nós já vimos que quando aquelas mulheres saem ali apressadas do túmulo, com aquela notícia do anjo de que Ele não estava mais ali de que Ele havia ressuscitado, o Senhor as encontra no caminho, você se lembra? Ele diz assim para elas: regozijai, aquela palavrinha tão importante, regozijai. Elas então se debruçam aos pés do Senhor abraçam os seus pés, e o Senhor fala só uma palavra para elas: regozijai, porque como Paulo diz em Romanos, o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas o Reino de Deus, agora revelado pelo Cristo ressurreto é justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Então o Senhor, quando Ele encontra aquelas mulheres no caminho e diz: regozijai, porque agora você vão poder viver em plena alegria, em plena confiança porque Eu ressuscitei. Eu venci a morte. A morte para você não existe. Eu venci a morte. A morte para você foi feita em mim uma mensageira de bem aventurança e quando vocês passarem por ela, vocês estarão ainda mais próximos de mim. Então, em outras palavras, foi isso que o Senhor quis dizer para elas. Em uma palavra. Ele encontrou com elas e disse: regozijai. Depois nós vimos um pouco mais tarde, no domingo mesmo da ressurreição, domingo à tarde, Ele aparece aos discípulos, com portas trancadas, se põe no meio deles e diz uma outra palavra importante. Ele diz assim: Paz seja convosco. Por que? Porque o Senhor Jesus ressuscitado é a garantia de que nós fomos justificados e justificados pois pela fé, temos paz com Deus por meio de Jesus nosso Senhor. Irmão. Você tem paz em toda e qualquer situação? Paz é um resultado da justificação pela fé. Paz. O Senhor Jesus se mostrou aos discípulos e disse: Paz. Porque Ele ressuscitou. Então, nós já abordamos algumas aparições do Senhor e o significado delas e eu queria falar hoje mais sobre algumas, até onde o tempo permitir. E começar pela aparição do Senhor agora, no próximo domingo, oito dias depois. Nesse primeiro domingo da ressurreição, Ele aparece aos discípulos à tarde. Tomé não está entre eles. Todos os outros vêem o Senhor, mas Tomé não está entre eles. Então, oito dias depois, contando de domingo a domingo, Ele se apresenta, de novo, aos discípulos e agora Tomé está ali no meio deles. É um texto muito rico no seu significado. Eu queria abordar com os irmãos, só em pinceladas, mas de duas formas para depois você pensar um pouquinho. Esse texto, tipologicamente, pode ser aplicada à revelação do Senhor aos judeus. Tomé é como uma figura dos judeus que rejeitaram o Messias. Eles não creram no Messias. Quando o Senhor se apresentou no domingo da ressurreição, Tomé não estava entre eles. Uma semana se passou. Sete na Bíblia fala de um período completo; significa plenitude ligada ao tempo. Paulo fala em Romanos que haverá um período da era da graça em que terá entrado nessa esfera da graça segundo o chamamento de Deus, toda plenitude dos gentios. Os gentios, aqueles que Deus elegeu no seu coração desde a eternidade. Então o Evangelho da graça tem sido pregado a dois mil anos. Não é assim? E durante esse período tem entrado a plenitude dos gentios. Agora irmãos, haverá um momento em que a plenitude dos gentios irá se completar dentro do calendário de Deus, na hora de Deus. E quando a plenitude dos gentios se completar, haverá uma revelação especial do Senhor Jesus ressurreto aos judeus. Paulo ensina isso nos capítulos 9, 10 e 11 de Romanos e ele mostra que essa revelação será tão tremenda a eles, que o remanescente de Israel será salvo. Há uma profecias sobre isso em Zacarias – não quero entrar em detalhes - você vai ter que procurar por você mesmo, que diz que eles verão Aquele a quem transpassaram e chorarão por Ele, prantearão por Ele, porque eles reconhecerão, que Aquele que eles cravaram no madeiro é o Senhor Deus. Foi exatamente a confissão de Tomé oito dias depois quando o Senhor se apresentou, quando o Senhor se mostrou ali. Naquele domingo, oito dias depois, Tomé incrédulo, assim como o povo judeu incrédulo nos dias de hoje, rejeita o Messias, não é assim? Abominam essa idéia de que Jesus Cristo é o Messias. Tomé é uma figura do povo judeu e então naquele domingo oito dias depois, quando o Senhor Jesus se apresenta ressuscitado e Tomé toca do seu lado, toca na sua cicatriz, Tomé se prostra, ele faz uma confissão tremenda em uma frase. Ele diz assim: Senhor meu e Deus meu. Essa será a confissão do povo de Israel nos dias do fim. A palavra de Deus diz em Zacarias que na segunda vinda do Senhor, o Senhor ocupa um lugar no espaço. Ele não é um fantasma, Ele tem um corpo, Ele comeu com os discípulos. A Bíblia diz que quando na sua segunda vinda os seus pés tocarão o Monte das Oliveiras e o Monte será fendido pelo meio e naquele dia Ele julgará o império do anticristo estabelecido naquela época no mundo, o governo do anticristo, e então quando os seus pés tocarem e aquele monte se dividir pelo meio, Ele julgará o anticristo e se revelará de uma forma especial dentro dos seus propósitos eternos, nos seus decretos ao povo de Israel. É claro que isso não significa, de maneira nenhum, que o judeu é um povo especial. Não há povo especial. Deus escolheu um povo, desde antes da fundação do mundo no seu coração e esse povo são os eleitos de Deus. Esse povo são os judeus. Esse povo são os eleitos de Deus, composto tanto de judeus quanto de gentios. A Bíblia é clara com relação a isso. Não confunda as coisas, mas a Bíblia também é clara, que nos dias do fim, o povo judeu, o povo da aliança terrena de Deus, terá uma revelação significativa e especial do Messias que o levará a prantear sobre Ele, reconhecendo que Ele é Aquele que eles rejeitaram. Ele é Aquele que eles conduziram pelas próprias mãos à cruz e disseram que o seu sangue caísse sobre eles. O Senhor na sua misericórdia irá se mostrar a eles como diz Paulo em Romanos cap 11, se você quiser examinar e estudar depois, e Paulo diz que aquele remanescente de Israel será salvo pela graça pela fidelidade, pela bondade de Deus. Será salvo pela mesma graça que nós somos salvos. Não será salvo porque é judeu. Será salvo pela mesma graça que nós fomos salvos. Então irmão, tipologicamente falando, é uma figura do povo judeu. Agora eu queria deixar ao lado a tipologia e entrar para o lado literal. Quando você lê o texto – vamos ler João cap 20:24 diz assim: 24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. 25 Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei. Quando você olha por esse lado que eu coloquei tipológico, é muito interessante. Você vê claramente aí o povo judeu que rejeitou o Senhor. 26 ¶ Passados oito dias, (uma semana, sete, veja bem, plenitude dos tempos, até que haja entrado a plenitude dos gentios como Paulo fala em Romanos, na tipologia, aqui sentido literal) estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! 27 E logo disse a Tomé: (você está vendo onde é que está a atenção do Senhor? Logo disse a Tomé, porque os outros já o reconheceram, porque os outros, se você olhar, suba aí na sua Bíblia um pouco, ao verso 22, aconteceu oito dias antes, no domingo da ressurreição. É o primeiro domingo. O Senhor já se mostrou aos discípulos, Tomé não estava lá e o verso 22 diz: 22 E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Então interprete dentro da tipologia. Quem recebeu o Espírito Santo? Onde o Espírito Santo tem habitado nesses dois mil anos de história? Na igreja e não em Israel. Na igreja. Deus tem chamado a plenitude dos gentios. O Espírito Santo habita na igreja e não em Israel. Mas então quando o Senhor se manifestou no oitavo dia, no outro domingo, que então tipologicamente fala na sua segunda vinda, a sua atenção vai para Tomé. A sua atenção ao incrédulo Tomé. Veja que passagem tremenda. Esse é o foco do Senhor. 27 E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. 28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! Uma das mais lindas frases do Novo Testamento. Senhor meu e Deus meu ! Esse é o Senhor Jesus. 29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Essa é a posição do povo judeu, até que veja claramente Aquele a quem transpassaram, como diz Zacarias. Bem-aventurados os que não viram e creram. Quem são os que não viram e creram? Nós. Dois mil anos de história da igreja. Nós não vimos o Senhor, mas nós cremos Nele. Totalmente. Mais do que isso, nós somos Dele. Ele está em nós. Nós estamos Nele. Abra a sua Bíblia em 1ª Pedro 1. Vamos ler a partir do versículo 3 e eu queria enfatizar o versículo 8. Irmão preste bem atenção nesse lindo texto. 3 ¶ Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia. Quem éramos nós irmãos. Nós éramos os gentios. Mas pela sua muita misericórdia, Ele nos regenerou. Eu não fui bem educado, bem instruído, cresci num bom lar, um bom pai e mais aquilo e mais aquilo. Não. Ele nos regenerou. Se eu tive tudo isso, graças ao bom Deus, mas tudo isso é nada. Ele nos regenerou. Nós nascemos de novo, de Deus. Não por vontade da carne, nem pela vontade do sangue, não é? Ele te escolheu, ele te chamou por uma graça irresistível e você veio a Ele. Ele nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Mediante a sua ressurreição, está vendo? 4 para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros 5 que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. Irmãos. A palavra de Deus é tremenda, não é? Lá em Romanos 8 diz: quem nos separará do amor de Cristo? Aqui Pedro diz assim: nós estamos guardados. Essa palavra tem origem militar no original. Nós estamos sendo patrulhados, escoltados, guardados pelo poder de Deus. Então como Paulo fala em Romanos 8: quem vai nos separar Dele. Quem? Angústia? Nudez, perigo, morte, anjos, demônios, principados, potestades? Altura, profundidade? Qualquer criatura? Paulo diz: Nada. Nada poderá nos separar. Aqui Pedro usa a mesma linguagem. Só que com as suas palavras. Sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. A única coisa que você deve verificar é se você faz parte desses que são guardados. Se você já fez a sua entrega definida, decisiva, voluntária, consciente do seu coração ao Senhor Jesus, ou se você é filho de crente, ou se você está confiando na vida, ou se você é jovem e quem sabe, está depositando a sua esperança aí em uma profissãozinha que você está tendo em mente para seguir. Não é? Ou alguma coisa que você acha que é muito interessante que você deve conquistar. Se você é um eleito de Deus, o Senhor Jesus vai te levar à convicção de que nada disso é nada. E você vai poder vê-lo bem. Vai poder se alegrar diante Dele, você como jovem, vai encontrar razão nas manipulações que Ele tem feito na sua vida, aqui e ali, te colocando aqui ou ali, mas porque Ele encontrou você e levou você a encontrá-lo. Se você tem comunhão com ele, se você tem um senso de que pertence a Ele, porque ninguém poderá salvar você. A fé dos seus pais não é suficiente. Nada poderá livrar você de uma vida de acusação, de uma vida infeliz. 5 que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. Olhem o verso 6. O Senhor ressuscitado, quando se apresentou àquelas mulheres ele disse para elas: Regozijai. Olhe o que é que Pedro está dizendo aqui. 6 ¶ Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados (entristecidos) por várias provações, O melhor da nossa vida ainda é cheio de provações. A vida é como uma bolha. Você põe a mão naquela bolha colorida e você vê que não tem nada dentro. 7 para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; 8 a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória. Que texto, não é? Eu já disse para os irmãos, já citei aqui, um relato que eu ouvi certa vez, nunca me esqueci, muito lindo, de uma jovem que usava um pequeno coração pendurado em uma corrente, um coraçãozinho de ouro e ela vivia uma vida, diante dos seus colegas de escola, que os impressionava muito. A sua vida tranqüila, de paz, feliz, e suas colegas ficavam muito impressionadas com aquela moça e um dia uma colega perguntou para ela qual era o segredo da vida que ela vivia. Então ela abriu aquele coraçãozinho, com um pequena caixinha, e dentro daquele coração tinha um papel, uma fita de papel, e nessa fita de papel estava escrito esse versículo: a quem não havendo visto, amais. Irmãos, esse sempre será o segredo da vida cristã. O amor de Cristo e o amor a Cristo. A quem não havendo visto, amais. 8 a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, Irmão. Qual a alegria que o mundo pode oferecer que você pode colocar esse adjetivo na frente? Qual? Casamento? Dinheiro? Família? Amigos? Alegria indizível e cheia de glória. Alegria só há em Cristo, para aqueles que são de Cristo, que estão em Cristo. Alegria indizível e cheia de glória, 9 obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma. Então irmão essa aparição do Senhor Jesus a Tomé, ela tem esses dois sentidos. O sentido tipológico e o sentido literal. Foi uma revelação muito especial a Tomé de que Ele era o Senhor Deus. Então Tomé se prostra diante Dele e faz aquela confissão e o seu coração se enche daquele fato de que o seu Senhor realmente ressuscitou. E o texto que eu li, na seqüência, mostram mais algumas implicações da nossa compreensão dessa confissão de Tomé: que Ele é o nosso Senhor e de que Ele é o nosso Deus. Mas ainda tem pelo menos três outros que eu gostaria de citar para os irmãos. Na próxima reunião se o Senhor permitir a gente prossegue. Nós vamos até a última, até quando o Senhor ressurreto ascende aos céus no Monte das Oliveiras. É um fato também muito importante para nós compreendermos o significado histórico Dele para a nossa fé. Que o Senhor nos ajude. Amém. Vamos orar. Oh Pai, que diremos pois à vista dessas coisas. Se o Senhor é por nós, quem será contra nós. Oh Senhor que descanso que nós temos no coração porque sabemos que nada nos separará do Teu amor. Senhor, como é bom vivermos com essa absoluta convicção de que quer vivamos, quer morramos, somos do Senhor. O Senhor é nosso e nos somos teus. Que aliança preciosa Senhor. Todo o desejo do nosso coração é descobrir mais essa aliança. Todo o desejo do nosso coração é sofrer o impacto maior dessa aliança, da graça. Todo o desejo do nosso coração é sofrer uma absoluta desilusão das coisas que nos infeitiçam e que nada são. Tem misericórdia de nós Senhor. Pedimos que Cristo Jesus seja exposto diante dos nossos olhos como que crucificado e ressurreto para que o nosso coração possa exultar com alegria indizível, cheia de glória. Ah Senhor como que o nosso coração se alegra por saber, simplesmente, que te pertencemos. Isso, e nada mais. Não precisamos de nada. Só de ti. Obrigado pelos seus cuidados. Obrigado pelo Teu amor, obrigado pela Tua presença. Jesus tem misericórdia de nós, da nossa pequenez, da nossa debilidade. Jesus, encoraja-nos na nossa vida cristã. Senhor ensina-nos a não viver por nós mesmos. Ensina-nos a não confiarmos nas nossas próprias forças. Senhor ensina para nós a maravilha dessa vida secreta da comunhão. Nós queremos aprender a viver em Ti Senhor, quer trabalhando, quer descansando, quer vigiando, quer dormindo, queremos viver nessa atmosfera, sabendo que somos teus. Oh Senhor. Concede a nós essa experiência espiritual real. Dá-nos que sejamos verdadeiros adoradores. Nós não queremos ser intelectuais e termos apenas compreensão desses fatos. Nós queremos experimentar Cristo. Cristo em nós, a esperança da glória. Nós queremos uma comunhão mais forte Senhor. Quão ainda fraca e pobre é a nossa comunhão contigo! Quanto tempo gastamos no vai e vem da vida Senhor? Ajuda-nos Senhor Jesus. Torna-nos mais vigilantes porque nós realmente sabemos que vai alta a noite, muito alta. Vem chegando o dia. Ajuda-nos a nos revestirmos das armas da luz. Ajuda-nos a andar dignamente como em pleno dia Senhor. Pai nós temos tanta certeza de que só o teu poder é capaz de nos guardar. Nós sabemos que a nossa vida é tão frágil. Quero pedir ao Senhor de forma especial, que o Senhor possa atrair o coração dos jovens aqui para Ti Senhor. Tem misericórdia Senhor Jesus. Não permita que eles estejam si distraindo com tanta vulgaridade Senhor, no mundo, com tanto apelo sensual, com tanto apelo indevido, com tanta distração. Guarda esses jovens pela tua graça. Leva-nos a um conhecimento mais significativo de Ti Senhor. Concede a eles, seja por que meio for, que eles possam Ti conhecer realmente de perto, como o seu Senhor e seu Deus. Salve as suas vidas, Senhor. Não permita que o mundo possa os engolfar. Não permita que o diabo possa brincar com a vida deles, cirandá-los. Nós vivemos realmente dias de trevas Senhor, furiosos. Pedimos ao Senhor que guarde as nossas famílias, guarde os nossos filhos Senhor, ajuda-nos a sermos nos nossos lares verdadeiramente profetas, sacerdotes e reis. Glorifica o Teu nome na Tua igreja. Nós desejamos ser um testemunho vivo do Teu nome Senhor. Não nos contentamos em estar aqui vez após vez, não nos contentamos em nos ajuntar apenas Senhor. Não queremos nada disso. Nós queremos viver uma realidade profunda e íntima Senhor. Nós queremos ser testemunhas do Teu grande amor por nós, unicamente testemunhas. Muito obrigado porque o Senhor nos chamou. Um chamado tão tremendo. Cortou-nos do mundo, amputou-nos de verdade. Separou-nos e nós somos totalmente teus. Completa a tua obra em nós Senhor. Não queremos ser uma casa edificada pela metade. Nós queremos poder resplandecer do nosso frágil corpo mortal. Alguma coisa da tua glória, alguma coisa da tua beleza. Completa em nós a tua salvação. Nós oramos intercedendo uns pelos outros, em nome do nosso Senhor Jesus. Amém. __________________________________________________________________ Extraído de uma série de estudos com o tema "FUNDAMENTOS DA NOSSA CONFISSÃO"(Romeu Bornelli)

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