10 fevereiro, 2026

Olhando Unicamente para a Pessoa de Jesus Cristo



“Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;”

(Ef 4:1-3) 


Ao abordar o tema da vida cristã prática em Efésios 4, o apóstolo Paulo mencionou como ponto de partida a humildade. Ó, como isso é relevante! 

Como precisamos que o Senhor opere em nós, individual e coletivamente! 

De fato, a humildade é a beleza da santidade. "Somente o que temos de Deus, determinará nossa verdadeira humildade."

“Nenhum lugar será muito baixo, nenhuma inclinação muito profunda e nenhum serviço muito miserável,se simplesmente tivermos a oportunidade de compartilhar e  experimentar o companheirismo com Aquele que falou que "no meio de vós Eu sou como quem serve" (Lc 22:27)”

Coletivamente falando, ‘esse tipo de humildade é manifestado hoje em muitas igrejas clandestinas e perseguidas ao redor do mundo, porque elas deram um golpe mortal no orgulho e na independência. Esses crentes perseguidos tornaram-se unicamente dependentes de Jesus Cristo como o Cabeça para liderá-los e guiar suas reuniões como Igrejas. Um irmão expressou essa verdade de outra forma: “Cristo deve ser o centro de ajuntamento de Seu povo. Devemos ser atraídos por Sua presença, não por um homem. Quando os crentes veem isso e agem de acordo, a Assembleia local não precisa ser abalada pela partida de qualquer homem. Uma Assembleia onde os cristãos se reúnem para Cristo tem força, estabilidade e solidariedade.” 

Quando nos reunimos para ouvir um orador famoso ou elevar um ensino específico,  isso, de muitas formas, não glorifica nem fala de Jesus Cristo como Cabeça daquela Assembleia. É algo bom que, oralmente em cada reunião e através de cânticos, Jesus Cristo seja honrado, glorificado e proclamado Cabeça da Igreja. Essa referência constante à Sua pessoa garantirá que esse encargo seja mantido na vanguarda de cada comunhão de crentes.  “O sinal de uma Igreja da Nova Aliança é que as pessoas se encontram com Jesus cada vez que nos reunimos em Seu nome.” 

Quando nos reunimos para comunhão, somos propensos a trazer muitas noções preconcebidas de como uma reunião deve funcionar. Tendemos a avaliar nossa experiência com base em quão bem o louvor nos fez sentir, ou quão afetados fomos por um sermão específico — esquecendo-nos facilmente de que não se trata de nós. Trata-se d'Ele. Se viéssemos para nos encontrar com o Deus vivo e para experimentá-Lo, em vez de olharmos para homens, seríamos muito mais edificados e isso resultaria em glorificá-Lo ainda mais. O famoso pastor na Escócia (Robert Murray M'Cheyne), conhecido como o profeta de Dundee, escreveu certa vez: “Para cada vez que você olhar para os homens, olhe dez vezes para Cristo”. Esse olhar constante de volta para Cristo nos impedirá de julgar os outros,  e nos permitirá não desanimar, mesmo quando virmos problemas em outros no corpo.’

“O nada da criatura diante de Deus torna-se o lugar sagrado de onde vêm todas as suas palavras e ações.Que Deus nos ajude a entender que nossos pensamentos, palavras e sentimentos a respeito de nosso semelhante seja o teste e a evidência de nossa humildade para com Ele.”

(cristão anônimo)


Nenhum comentário:

Olhando Unicamente para a Pessoa de Jesus Cristo

“Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, co...