O Que é Tipologia Bíblica?
Resumidamente significa 'figura de fatos ou de verdades espirituais'.
"Tomemos, por exemplo, o capítulo dez de 1ª Coríntios
versos 6 e 11: "E estas coisas foram-nos feitas em figura" (ti-
pos) e, "ora tudo isso lhes sobreveio como figuras" (tipos).
Mas o que vem a ser um "tipo"? Paulo nos diz que as experiências dos filhos de Israel lhes aconteceram como "tipos",
e esta passagem parece tratar com tudo o que aconteceu com
Israel em sua jornada desde o Egito até Canaã. Paulo está nos
dizendo que tudo isso tem o propósito específico de ensinar-
nos certas lições. Os "tipos" são, na verdade, um grupo de figuras ou emblemas, vindos diretamente da mão de Deus, para, por meio deles, ensinar aos Seus filhos coisas que, de outra forma, seriam incompreensíveis."
Nesta primeira parte veremos alguns exemplos de tipos/figuras e a importância disso em nossa realidade espiritual de salvação em Cristo.
Em João 3:14 vemos a "serpente" levantada no deserto por Moisés. (Compare João 12:32 com 1ªJoão 3:8 e veja a importância disso).
- João 6:58 vemos o "maná" e o pão celestial.
- João 1:29, o "Cordeiro" de Deus.
- 1ª Coríntios 10:4b, a "pedra espiritual".
- Gálatas 4:25-26, "Agar...Sinai".
- Hebreus 10:20, "novo e vivo caminho... véu".
O que isso tem haver conosco?
Tudo, no que diz respeito à nossa salvação.(Rm 15:4).
Em 1ª Corintios o apóstolo Paulo usa a história dos filhos de Israel no Antigo Testamento como uma prefiguração dos crentes neotestamentários. Em 5:7-8, os crentes experimentaram Cristo como a sua Páscoa e começaram a celebrar a Festa dos Pães Asmos. Aqui, neste capítulo, foram batizados no seu
Moisés (Cristo), passando pelo seu Mar Vermelho (a morte de Cristo).
Agora comem o alimento espiritual e bebem a bebida espiritual para prosseguirem viagem (a corrida cristã) em
direção à boa terra (o Cristo todo-inclusivo). Além disso, aqui também são advertidos (v. 11) a não repetir a história dos filhos de Israel que fizeram o que é mau contra Deus, como ilustram
os vv. 6-11.
Assim temos através dos tipos um importante pano de fundo da história do povo de Israel no A.T. para compreendemos mais claramente os tratos salvífico por Deus através de Cristo Jesus.
Tudo nos fala de Cristo do princípio ao fim. Por isso, 'conhecer o Filho que fala e revela o Pai; conhecer o Pai para
quem e para cujo amor o Filho nos conduz; conhecer o Espírito
Santo com seus maravilhosos dons de graça e poder; ser restaurado à imagem e comunhão da Santa Trindade - isso é salvação...
Possa cada pensamento da glória de Cristo, de Deus, do
Espírito Santo e da grande salvação deixar em nós esta impressão: apega-te, apega-te mais firmemente àquilo que ouves. Encontra a abundante graça de Deus com um desejo abundante de ouvir e crer...'
Porquê concernente a uma "tão grande salvação"(Hb 2:3): o Pai fala de si mesmo para conosco em seu Filho; O Filho mostra e traz e nos concede tudo o que o Pai fala; e nós temos o Espírito Santo em nós, nos adequando para ouvir e conhecer e possuir e gozar tudo o que o Pai fala e concede no Filho. Possamos, acima de tudo, apegar-nos firmemente no fato que nenhum testemunho divino vindo do céu, ou segurança, ou experiência da salvação de Cristo são realizados exceto pelo Espírito Santo que veio do céu, que os transmite e os mantém em nosso interior. Apeguemo-nos, portanto, mais firmemente ao Espírito Santo que em nós habita, no qual o Pai e o Filho vêm até nós.
"Senhor, concede-nos o espírito de sabedoria e de revelação para vermos Cristo e tudo o que Tu ordenaste nele e através dele para nossa glória."
Nenhum comentário:
Postar um comentário