02 outubro, 2025

É PROIBIDA A AUTORIDADE DE UM SOBRE O OUTRO


Pode ser surpreendente para alguns de vocês, leitores, que Jesus tenha proibido qualquer um de Seus seguidores de exercer autoridade sobre os outros. Embora isto seja uma prática bastante comum nas igrejas atuais, é algo estreitamente proibido por Jesus.

Ele diz: “Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós...” (Mt 20:25,26). Essencialmente, Ele está dizendo: “O mundo faz as coisas desta maneira, mas vós não podeis agir assim. A maneira humana é a de que um ser humano deve exercer autoridade sobre outro, mas na Igreja isso é proibido. “Não será assim no meio de vós.” Aqui, Jesus não está meramente proibindo autoridades abusivas, mas toda e qualquer tipo de autoridade de um sobre o outro.

No corpo de Cristo não há lugar para nenhuma figura de autoridade além da de Jesus. Ele é a única Cabeça. Somente Ele é autorizado pelo Pai a liderar, dirigir e comandar o Seu povo. Ninguém, absolutamente ninguém mais, deve assumir algum tipo de autoridade sobre os outros, seja ela pequena ou grande.

Essa verdade é repetida em Marcos 10:42,43, onde lemos: “Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim.” O tipo de autoridade onde uma pessoa manda ou tem controle sobre outra, é terminantemente proibido. Se você não compreende esta verdade extremamente básica, terá muitos problemas ao construir a casa de Deus.

Pode ser que você esteja pensando nos apóstolos, profetas, pastores e mestres citados do Novo Testamento. Possivelmente, muitas questões sobre isso estejam pipocando em sua mente. Mas, por favor, seja paciente. Chegaremos a essas questões ao seguirmos em frente com nosso assunto. Primeiro, precisamos estabelecer firmemente os princípios de Jesus. Depois, poderemos prosseguir para ver como se trabalhava na igreja primitiva e o que pode ser colocado em prática, hoje, entre nós.

Indo um pouco mais à frente, aprendemos que o exercício de autoridade de uns sobre os outros não apenas é proibido, mas é proibido pelo melhor dos motivos.

Gosto de acreditar que a maioria dos que estão agindo dessa forma na Igreja atual tem boas intenções. Eles acreditam que estão usando sua autoridade para o benefício dos outros. Estão tentando ajudá-los. Estão caridosamente exercendo autoridade sobre os outros para o seu conforto e bem estar. Interessante é que essa atitude e esse modo de agir são também expressamente proibidos por Jesus.

Em Lucas 22:25,26, lemos: “Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados benfeitores.” Um benfeitor é alguém que faz algo em benefício de outro. Supostamente alguém está tirando proveito de suas ações. O exercício de autoridade do benfeitor sobre alguém está fazendo bem a essa pessoa e lhe trazendo algum benefício.

Mas, referindo-se a este tipo de autoridade, Jesus afirma; “Mas vós não sois assim” (v. 26). Nós não devemos agir assim! Esta prática nunca deveria ser encontrada no meio do povo de Deus. Realmente, não pode! Em vez de ser benéfico e proveitoso, esse modelo está impedindo o fluir da autoridade sobrenatural. Torna-se um substituto para a verdadeira soberania de Cristo. Novamente lembramos Suas Palavras: “Todos vós sois irmãos” (Mt 23:8).

Não pode haver uma outra Cabeça ou fonte de autoridade no corpo de Cristo, mesmo se isto é feito com boas intenções. Quando permitimos isso, cria-se uma situação confusa. Os crentes não sabem a quem procurar em busca de direção: deveriam procurar Jesus diretamente ou simplesmente confiar em uma figura de autoridade?

Já que a autoridade humana é mais tangível, a tendência é que tal fonte se torne a principal. Portanto, precisamos estar sempre alertas contra essas tendências. Elevar-se para ter autoridade sobre os outros ou olhar para fontes humanas, ambas as atitudes devem ser evitadas. (...)

David W. Dyer

Nenhum comentário:

É PROIBIDA A AUTORIDADE DE UM SOBRE O OUTRO

Pode ser surpreendente para alguns de vocês, leitores, que Jesus tenha proibido qualquer um de Seus seguidores de exercer autoridade sobre ...