14 abril, 2024

Somente uma Visão



O que é um cristão? 


Um cristão é alguém que está em Cristo. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Coríntios 5:17. Quando nascemos de novo, ganhamos em nosso interior a vida de Cristo e essa vida é que deve exercer em nós o governo. Tal experiência é também chamada de visão celestial, a saber, o nascido de novo é governado pelo Céu.


Quando o apóstolo Paulo, a caminho de Damasco, viu a Luz, isto significou que ele viu Jesus; numa linguagem simples, Paulo ganhou em seu espírito a presença de Cristo. Por isso, ele pôde dizer: não mais eu, mas Cristo. É uma visão espiritual, uma visão celestial. E esta visão o governou por toda a sua vida. Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial. Atos 26:19.


Ele pôde testificar diante do rei que não foi desobediente à visão celestial, ou seja, ele não foi desobediente a Cristo. Isto explica Paulo, explica sua vida, isto explica seu ministério. Isto nos fala do segredo de como ele enfrentou todas as dificuldades.


Mesmo no mundo natural, ninguém pode ter sucesso sem uma visão, sem um sonho. Se uma pessoa não tem visão, um sonho ou uma ambição, ela estará sem rumo, apenas vagueando ao longo da correnteza, sem propósito em sua vida.


O homem mais sábio do mundo, Salomão, escreveu um verso em provérbios 29:18, que diz: Sem visão o povo perece. Lance Lambert nos disse que o verbo perecer no hebraico simplesmente significa “desatar um nó” ou “desprender o cabelo e deixá-lo cair”. Em outras palavras, sem visão as pessoas perdem o controle e ficam perdidas.


No mundo espiritual é essencial termos visão. No sentido “religioso”, Paulo era um homem com sonhos, com ambições. Ele queria ser fariseu dos fariseus, o rabi dos rabinos. Mas tudo mudou, ele foi impactado com outra visão. Uma luz brilhou sobre ele, e ele caiu por terra.


Ele ouviu uma voz dizendo: Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegue. Atos 9:3-5.


No caminho para Damasco você pode ter duas visões em colisão. De um lado uma visão terrena ou religiosa e, do outro, uma visão celestial. Quando a “Luz” celestial atingiu o apóstolo Paulo, a visão “religiosa” caiu por terra. Quando uma pessoa nasce de novo, isto significa que o velho homem foi vencido por Cristo. A Cruz venceu o velho homem.


Deixe-me usar uma ilustração do nosso irmão Watchman Nee. Ele cresceu na família Chang, e em sua juventude ficou apaixonado por uma moça chamada Charity. Eles fizeram um acordo mútuo, um entendimento que se casariam; no entanto, Watchman Nee se converteu. E, depois de salvo, ficou preocupado com o seu relacionamento com Charity, tentando conduzi-la a Cristo, porém não logrou êxito naquele momento.


Aqui temos duas visões em choque, a “Celestial” e a “Terrena”. A terrena são aquelas que trazem a semelhança ou natureza de Adão. A visão celestial são daqueles que trazem a semelhança de Cristo. A palavra que veio a Watchman Nee, foi: Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra. Salmos 73:25. Assim, ele seguiu a visão celestial.


Deste dia em diante, ele estava apto para seguir o Senhor. Alguns anos depois, Charity nasceu de novo e finalmente eles se tornaram marido e mulher. Assim como o apóstolo Paulo não desobedeceu a visão celestial, ou seja, ele não foi desobediente a Cristo, assim foi também com Watchman Nee.


Nós nunca podemos obedecer a Deus por nós mesmos. Mas graças a Deus hoje há a possibilidade, há o potencial, porque na própria vida que recebemos de nosso Senhor Jesus quando cremos n’Ele há obediência. É somente por aquela vida, a vida de Cristo que Paulo disse: não fui desobediente à visão celestial. Porque não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim. Amém!


Stephen Kaung


Nenhum comentário:

Chamado, Eleito e Fiél - T A Sparks