02 maio, 2023

Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para Si

Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.


“Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Gênesis 5:24; Hebreus 11:5-6)


O andar de Enoque com Deus era um testemunho de que ele agradava a Deus. “Antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus”. Essa é uma interpretação clara do apóstolo sobre o andar de Enoque com Deus e com certeza é a correta, pois o Senhor não andaria com alguém em quem não sentisse prazer. “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” (Amós 3:3). Se os homens andam de forma contrária a Deus, ele não andará com eles, mas contra eles. Andar junto implica amizade, camaradagem, intimidade, amor — e essas coisas não podem existir entre Deus e a alma, a menos que a pessoa seja aceitável ao Senhor.

         Enoque, sem dúvida, como Elias, era um homem de paixões como nós. Ele caíra, com os demais seres humanos, no pecado de Adão. Havia pecado sobre ele, como há em nós pela nossa natureza, e ele havia se extraviado em atos e obras como todos nós, como ovelhas, nos extraviamos. Portanto, ele precisava de perdão e purificação, assim como nós precisamos. Depois, para ser agradável a Deus, era necessário ele ser perdoado e justificado, assim como nós — pois ninguém pode agradar a Deus até seu pecado ser perdoado e a justiça ser-lhe imputada. Para isso, é necessário ter fé, pois não há justificação senão pela fé. E como dissemos, não há como agradar a Deus sem a pessoa ser justificada.

         Muito bem, então o apóstolo diz: “sem fé é impossível agradar a Deus”, e pela fé Enoque se tornou agradável a Deus, assim como nós nos dias de hoje. Isso merece uma observação muito séria, irmãos e irmãs, pois esse tipo de fé está aberto a nós. Se Enoque tivesse sido agradável a Deus em virtude de dons e talentos extraordinários, ou por ter realizado coisas maravilhosas e miraculosas, estaríamos perdidos! Mas se ele foi agradável a Deus por meio da fé, a mesma fé que salvou o ladrão da cruz, a mesma fé que tem operado em vocês e em mim — então o portão de entrada para o caminho por onde os homens andam com Deus está aberto a nós, também!

         Se temos fé, podemos ter comunhão com o Senhor! Como isso deve valorizá-la para nós! Os níveis mais altos da vida espiritual dependem dos mais baixos e procedem deles. Se você quer andar com Deus como um homem de Deus, deve começar simplesmente crendo no Senhor Jesus Cristo, como um bebê na graça! A santidade mais elevada deve começar pela confissão da nossa pecaminosidade, e pela nossa dependência no Cristo crucificado. De outra forma, o crente mais forte não vive mais do que o mais fraco — e se é preciso crescer para estar entre os guerreiros mais fortes do Senhor — é preciso que seja pela fé depositada na força divina.

         Começando no Espírito, você não deve se aperfeiçoar na carne. Você não deve continuar à distância, com fé em Cristo, e começar a viver por suas próprias obras — sua caminhada deve continuar como começou. “Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele” (Cl. 2:6). Enoque sempre foi agradável a Deus, mas porque ele sempre creu e viveu no poder da sua fé. Vale a pena saber e lembrar disso, pois talvez ainda sejamos tentados a lutar por um estilo mais elevado e fantasioso de vida religiosa, olhando para os nossos sentimentos ao invés de olhar somente para o Senhor! Não podemos deixar de olhar somente para Jesus, para Ele mesmo, nem mesmo para admirar a Sua imagem dentro de nós — pois, se o fizermos, iremos retroceder ao invés de avançar. Não, amados, pela fé Enoque se tornou agradável a Deus e pela fé ele andou com Deus — sigamos suas pegadas.(...) 

(C.H.Spurgeon)


Nenhum comentário: