08 abril, 2023

Do terreno para o celestial (Parte 02)



*O CHAMADO ASCENSIONAL*


Não estou dizendo que já obtive tudo isso, que já alcancei a perfeição. Mas prossigo a fim de conquistar essa perfeição para a qual Cristo Jesus me conquistou. Não, irmãos, não a alcancei, mas concentro todos os meus esforços nisto: esquecendo-me do passado e olhando para o que está adiante, prossigo para o final da corrida, a fim de receber o prêmio celestial para o qual Deus nos chama em Cristo Jesus. (Fp 3:13-14 - NBV)


O Senhor nos revela na Sua Palavra que fomos salvos e chamados por Deus com uma santa vocação (2 Tm 1:9) para prosseguirmos para o alvo proposto a fim de recebermos o prêmio dessa soberana vocação. Veremos adiante que tudo isso relaciona-se com Cristo e sua plenitude. Esse chamamento atualiza-se dia a dia (Hb 4:6-11), e aponta-nos  primeiramente para o grande privilégio do povo de Deus - ouvir a Sua voz; depois, para seu grande perigo - endurecer o coração para a voz de Deus. Vale ressaltar que essas palavras de advertência não foram proferidas para o judeu descrente, mas para os hebreus cristãos. O povo cristão de hoje também precisa dessas palavras. Sim, precisamos prestar dobrada atenção a estas palavras: "Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração". Que ouçamos a voz do Espírito de Deus! Que retenhamos Sua graça operante (Hb 12:28-29).

Todos os que foram chamados com essa santa vocação precisam compreender que estão numa corrida com uma meta adiante onde haverá recompensas conforme o dom gracioso de Deus em Cristo Jesus aos Seus santos perseverantes na fé. (1 Co 9:25-27) 

Essa era a percepção que Paulo tinha continuamente: Não, caros irmãos, não sou ainda tudo quanto deveria ser, porém estou concentrando todas as minhas energias para insistir nesta única coisa: Esquecendo o passado e aguardando esperançoso aquilo que está à frente, esforço-me para chegar ao fim da corrida e receber o prêmio para o qual Deus está nos chamando ao céu, em Cristo Jesus. (Fp 3:13-14) Como isso nos fala ao coração: um chamado para o céu; essa é a vocação ascensional - chamado para o alto; celestial. É muito interessante uma nota de Strong relativa a esse termo ‘soberana vocação’. Esse termo, além do que já mencionamos, também a palavra podia referir-se a lugar ou tempo - ‘a Jerusalém de cima’ - nos céus, ou tempo - a Jerusalém eterna que precedeu a Jerusalém terrenal.” 

Esse é o propósito porque fomos chamados por Deus em Cristo Jesus - tê-Lo como nossa porção e herança.(Sl 16:5-6; 73:24-26) 

Que os olhos do nosso coração sejam iluminados para compreendermos a preciosidade de tal soberana vocação (Ef 1:18-19). Que nossos ouvidos espirituais sejam despertados para ouvirmos tal chamamento (Is 50:4) e respondermos em fé perseverante até completarmos a carreira que nos está proposta. (Hb 12:1-2)

O Senhor está nos mostrando isso através do Seu Espírito, que há um ‘chamado ascensional’ - soberana vocação - e um prêmio resultante desse santo e bendito chamado para os Seus santos. São bênçãos que podem ser distintas - vocação e prêmio -, mas encontram-se inexoravelmente inter-relacionadas e convergem-se para a mesma realidade e propósito: Cristo e Sua plenitude.(Ef 1:10) É o mistério de Deus desvendado aos Seus santos segundo a sua vontade proposta no Seu Filho amado. (v.9) Uma vez que houve uma união vital, orgânica, indissolúvel entre Cristo e Sua igreja (2 Co 5:17; Rm 7:4), agora Ele é o Alvo, a Fonte de todas as bênçãos espirituais para Seu povo (Ef 1:3; Sl 87:7);“...e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.” (Ef 1:22) Oh! Glória a Deus! Que palavras encorajadoras vemos nesse versículo!

“Aqui está a nossa esperança, a dos salvos em Cristo. Depois do dom da vida eterna, devemos buscar alcançar o prêmio, a glória milenar. Deus, como o Pai da glória, deu o Salvador para ser Cabeça sobre todos. Esta recompensa ainda não é vista, mas somos chamados para dar crédito a ela, conforme o desígnio de Deus, antes que ela ocorra. Isto foi mencionado para nós mais de uma vez no Livro de Deus - a Bíblia. Jeová Elohim formou o homem do pó da terra, soprou nele vida, colocou-o no lindo Jardim, fez dele o governante sobre a terra e seus animais. Mas uma coisa ainda estava faltando, uma companheira para ajudá-lo e desfrutar com ele das bênçãos concedidas. As criaturas da terra são trazidas diante dele para que lhes dê nomes; mas entre elas nenhuma companheira adequada para Adão é encontrada. Então, enquanto Adão está mergulhado em profundo sono, o Altíssimo cria Eva de uma porção do próprio Adão. Quando ela lhe é apresentada, Adão imediatamente discerne sua superioridade sobre os animais e sua adequação a ele mesmo; e dá a ela um nome descritivo da sua origem, que foi ele próprio. Desta forma, vimos a glória de Cristo aqui apresentada como "o cabeça sobre todas as coisas" (Efésios 1.22).

Mas uma cabeça não está completa sem um corpo. A igreja, assim, a assembleia, é a nova Eva. Deus destinou seu Filho para ser "o primogênito entre muitos irmãos" (Romanos 8.29). Outros, feitos como o Filho de Deus, desfrutarão na ressurreição - glória da herança e da cidade de Deus, em cujo domínio Cristo é o centro.”* 

Aleluia! Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!

(* Robert Govett - Coment.de Efesios)



Do terreno para o celestial (Parte 01)


Do terreno para o celestial (Parte 03)


Nenhum comentário: