08 abril, 2023

Do terreno para o celestial (Parte 01)



"Os que são *da terra* são como o *homem terreno*, e os que são *do céu* são como o *homem celestial*. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial... *Prossigamos até à perfeição…* "Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas."

(1Co 15:48-49; Hb 6:1; Fp 3:20)


Que o Santo Espírito possa hoje, mais uma vez, enviar a Sua Palavra viva e eficaz - Sua espada de dois gumes - para dividir o que precisa ser dividido em nós. (Hb 4:12) Que haja cura e restauração espiritual - despertamento e vida - para o testemunho do Senhor na expressão do Seu Corpo para a glória de Deus.


Irmãos, nenhum de nós pode fugir desta verdade: ou estamos vivendo no âmbito terreno ou no celestial; no reino da alma ou do espírito. Não há meio termo. 

“Como parte de Adão, temos a imagem do homem terreno por nascimento; como parte de Cristo, - temos a vida celestial - e teremos a imagem do homem celestial em ressurreição. Isso indica que, assim como em Adão nascemos terrenos, assim também em Cristo ressuscitaremos celestiais. Esta ressurreição é o nosso destino. É tão certa como o nosso nascimento e jamais deve ser questionada.”* Há uma herança futura e gloriosa em vista. Aleluia! 

Porém, parece que muitos ainda não tem enxergado que o verdadeiro cristão vive a realidade da vida natural e a sobrenaturalidade da vida celestial. 

O que parece é que paramos como que na primeira, sem nos adentrarmos à realidade da segunda e ao seu desfrute. Não questiono o fato da veracidade do nosso novo nascimento ou não, mas ao propósito do mesmo, ao fim predeterminado por Deus - a Sua glória.(Rm 3:23; 6:23)

É fato que muitos professam ser crentes em Jesus e nasceram de novo, não obstante se comportam como se seu destino eterno fosse aqui neste mundo - apegando-se às coisas temporais e terrenas, e aos prazeres transitórios do pecado - e negligenciando as celestiais e eternas.

Precisamos urgentemente nos arrepender de viver uma ‘vida de fachada cristã’ - "por fora bela viola, por dentro pão bolorento" -, isto é, destituídos de realidade espiritual. O Senhor não se agrada disso! (Ap 3:14-22) Certamente a Sua morte de cruz tinha um propósito superior e eterno para o Seu povo: (Gálatas 1:4) Que o Senhor abra nossos olhos e nos faça ver nossa condição!

Essas palavras talvez, possam soar como duras e inflexíveis; mas não tanto quanto o caso exige. Lembremo-nos de que "o amor adverte".(Salmo 141:5)

Relativamente ao próprio Senhor lemos: "Muitos dos seus discípulos, tendo ouvido tais palavras, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?"(João 6:60) E o resultado imediato da rejeição da Palavra foi: "À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele." (João 6:66)

O Senhor - a própria verdade - falou com amor, mas muitos "não acolheram o amor da verdade para serem salvos." (2 Ts 2:10) Não houve discernimento daqueles que O abandonaram. O que era terreno teve primazia e prevaleceu sobre o que era celestial.

Ó irmãos e irmãs,"é fácil seguir a multidão, mas aquele que se dedica a viver a vida crucificada sempre será duramente atingido pelos ventos da oposição e dos mal-entendidos.

Assim, viver a vida crucificada não é uma proposição simples - aliás, você jamais enfrentará desafio maior. O preço certamente é alto. A trilha é difícil. O caminho é, com frequência, solitário. Mas as recompensas de conhecer Deus numa comunhão íntima compensarão a jornada."** 

O Senhor não rebaixou seu padrão celestial; o chamado para a igreja continua o mesmo: "Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum."(2 Pe 1:10)

Por isso, irmãos, procurai desenvolver as virtudes espirituais na vida divina, progredir no crescimento da vida divina. Isso firma o chamamento e a eleição de Deus para nós.*

Primeiramente é absolutamente necessário a obtenção de visão celestial para enxergar sob o prisma divino a atender às demandas do Espírito. Assim disse Paulo, o apóstolo do Senhor: "... não fui desobediente à visão celestial" (Atos 26:19) Agora, notem isso amados: obter a visão celestial não basta, pois seríamos apenas visionários sem o que a mesma a requer - precisamos de algo mais - , isto é, ser obedientes à ela. Visão celestial e obediência à mesma. "O que Deus uniu não separe o homem." Obediência à visão celestial é absolutamente necessária para alcançar a meta proposta, o objetivo final. (Ef 4:1)

Qual é a causa de tanta distorção e apostasia de nossos dias entre os chamados ‘cristãos’, porventura não é justamente o resultado disso: ausência de visão celestial (Pv 29:18)? O que é carne só pode gerar carne, mas o Espírito dá à luz vida espiritual. "Que possamos todos entender verdadeiramente que para alcançarmos 'fins espirituais precisamos utilizar meios espirituais'."¹

Tudo o que é terrenal - natural - não cumpre as demandas espirituais. "As coisas divinas só podem ser alcançadas por revelação e nunca pela razão…As coisas espirituais são percebidas apenas pelo espiritual, mas são muito mais reais do que qualquer outra coisa no universo quando você entra nelas."2

Eis dois exemplos ilustrativos. A música só pode ser entendida corretamente por aqueles que têm dentro de si a música. Um artista só pode ser entendido corretamente por aqueles que têm a arte dentro de si. Ambos expressam a realidade do que possuem interiormente. Disse Cristo: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem” (Jo 7:38-39) 

Ora,"para entender as palavras do Espírito Santo, é preciso que eu tenha anteriormente me entregado para ser guiado pelo Espírito, eu preciso estar vivendo no Espírito. Somente aquele que conhece hebraico pode esclarecer um texto escrito em hebraico; unicamente o Espírito de Deus, que conhece a mente de Deus, pode revelar-nos a mente divina…"O Espírito Santo falou, somente Ele pode esclarecer suas palavras."***

Sim, é mister que os santos busquem do bendito Espírito Santo 'luz e verdade' para que sejam conduzidos ao monte santo do Senhor para o desfrute dessa abençoada união - Cristo e Sua Noiva. (Sl 43:3-4)

(...)

(*W.Lee; **J. L.Snyder; ***A.Murray;¹ W. Nee; T.A.Sparks)



> Do terreno para o celestial (Parte 02)


Do terreno para o celestial (Parte 03)


Nenhum comentário:

Chamado, Eleito e Fiél - T A Sparks