04 setembro, 2024

O DEUS DA LUZ - T. A. SPARKS

*O Deus da luz*


“Disse Deus: Haja luz; e houve luz.” (Gn 1:3)


"Disse Deus: Haja luz". Deus não suporta um estado de trevas, Ele é o Deus da luz, da iluminação - Seu anseio é que haja luz por toda parte.


Em Cristo temos a verdadeira iluminação, a verdadeira luz - Ele é a luz. Paulo, como bem sabemos, vinculou este primeiro capítulo de Gênesis, essas primeiras frases, com sua própria experiência espiritual, dizendo: "Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.”(2Co 4:6). A nova criação é uma nova iluminação; a partir desse momento a luz começa a brilhar.


Mas o crescimento na medida de luz, na medida de compreensão das coisas divinas, dependerá inteiramente de duas considerações.


Por um lado, dependerá de quão preparados estaremos para sujeitar nossa sabedoria à sabedoria de Deus. Nossas cabeças geralmente são o obstáculo para a iluminação espiritual. Queremos que tudo passe por nossas cabeças, por nossa razão, desejamos entender as coisas com nossas mentes naturais; lutamos, lutamos, e não vamos muito longe, concluindo: não consigo entender!


Nunca obteremos luz por esse caminho. Assim como a nossa vontade deve estar sujeita à vontade de Deus, nossa mente deve estar sujeita à mente de Deus.


Quando nos deparamos com algo da mente revelada por Deus e isso não está de acordo com nossas mentes, costumamos colocar nossa mente no caminho e dizemos: Mas ... mas ... mas ... E ali a luz é interrompida; o entendimento espiritual é interrompido.


"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos". (Is 55:8,9).


Entregue suas atividades mentais ao Senhor, levando à cruz essa tremenda faculdade de raciocínio que você tem, em humilde aceitação ao que Deus diz. Então, a luz brilhará.


O outro lado é esse: o Espírito Santo é o Espírito de iluminação, de revelação, e devemos ter o Espírito para ter entendimento espiritual. 'O Espírito de Deus pairou sobre a face das águas'. Ele foi o agente de transformação dessa cena, o trazer da luz, que fez toda a diferença no cenário de Gênesis 1. O Espírito de Deus faz isso.


Talvez isso pareça simples, ajudará os iniciantes na vida cristã. É uma coisa maravilhosa como, se entregarmos, por um lado, a mente, o coração e a vontade ao Senhor, o Senhor poderá continuar prosseguindo com Sua nova criação muito mais rapidamente do que se estivéssemos o tempo todo discutindo, reservando, retendo, contradizendo. Quando o Espírito Santo realmente consegue Seu lugar em nós, quão rápida é a mudança; quão maravilhosa é a transformação.


O que foi verdadeiro na ordem natural da criação, sob a mão de Deus, tem sua contraparte superior na nova criação espiritual, celestial, em Cristo.


E é isso que encontramos, ou deveríamos encontrar, em Cristo. Deus trabalhando contra aquilo que é negativo, para trazer à luz o positivo. Do  vazio para aquilo que é pleno; da desordem para a ordem; das trevas para a luz. Essa é a natureza da vida cristã.


T. Austin-Sparks (extratos selecionados de "A Positive and Purposeful God" - ‘Participantes de Cristo’).


Nenhum comentário:

Nossa Morada (Devocional)